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Como testar se o relê da ventoinha está com problema?

Enviado: 22 Mar 2013, 12:55
por JORGEMAZZA
Estou com um problema no meu carro.

A ventoinha não está ligando.
Já fiz o teste de ligar o A/C e a ventoinha funcionou.

Mas ela não funciona com o ar desligado.

Falaram que esse problema pode ser do relê da ventoinha.
Como testo para ter certeza se é isso?

O problema não pode ser no sensor de temperatura?

Ah, detalhe... o meu ventilador interno também parou. Não está funcionando em nenhuma velocidade.

O que pode ser?

Um abraço!

Re: Como testar se o relê da ventoinha está com problema?

Enviado: 22 Mar 2013, 17:45
por BICUDO
Vamos esperar alguém se já teve esse problema eu infelizmente não sei

Abraços

Re: Como testar se o relê da ventoinha está com problema?

Enviado: 22 Mar 2013, 23:34
por JulianoB
Estou com o mesmo problema da Ventoinha. Segundo a concessionária, é necessário a troca do conjunto completo da Veintoinha e a "resistência". Total: R$ 1800,00. Quando questionei se não seria possível a troca somente da peça com problema, ao invés de trocar tudo, responderam que aí não poderiam garantir o funcionamento.

Ainda não resolvido, amanhã levarei o carro a outro mecânico.

Re: Como testar se o relê da ventoinha está com problema?

Enviado: 23 Mar 2013, 11:05
por rgazetta
neste caso mande recondicionar o motor da ventoinha, você vai gastar mais ou menos 200,00 dilmas e tudo fica novo.
eu fiz isso.

Re: Como testar se o relê da ventoinha está com problema?

Enviado: 23 Mar 2013, 15:13
por JORGEMAZZA
Não é o motor da ventoinha!!!
Quando liga o Ar condicionado a ventoinha funciona.
Não precisa mexer no motor.

Acho que deve ser só o relê...
Ou até o sensor da temperatura...

Não é possível que ninguém saiba...

Vacês sabem como abrir aquela tampa plástica que fecha o radiador no C4 hatch?

Tentei abrir e não consegui... parece que a peça está presa no parachoque...

Abc

Re: Como testar se o relê da ventoinha está com problema?

Enviado: 25 Mar 2013, 08:49
por rgazetta
Eu digo que é o motor pois o meu fazia o mesmo, são as escovas do motor que já estão muito gastas....quando você liga o AC o sistema manda uma potência maior ao motor o qual acaba por funcionar normal.

Vá em uma auto elétrica ou um mecânico bom e manda testar o sistema eu fiz isso e no teste mesmo mandando ligar o motor ele não ligava ai veio que o motor estaria com problemas, mandei recondicionar e a loja especializada me disse que as escovas estavam péssimas.

Feito isso tudo resolvido.

Re: Como testar se o relê da ventoinha está com problema?

Enviado: 25 Mar 2013, 09:52
por danilort
Senhores, Bom dia!
Meu C4 está agora na Concessionária depois que, durante uso normal com trânsito, apresentou superaquecimento. Logo após surgir STOP parei, e chamei o reboque tendo em vista que não identifiquei nada solto no motor (mas também não consegui verificar direito pois estava meio escuro e eu não sei o local exato a ser verificado).

Notei que o ar condicionado parou de gelar um pouco antes de acender o STOP, sendo que como uso o ar na função de regulagem de temperatura automática, não sei se parou de gelar por ter atingido a temperatura certa na cabine( Posso estar enganado mas quando isso acontece, que eu me lembre, a ventilação fica fraquinha mas o ar continua a ser gelado. Desta vez o fluxo de ar continuava a ser mandado na mesma velocidade porém sem estar gelado).
Após deixar o carro esfriar, religuei e pós alguns minutos parado, o carro aqueceu novamente. As barrinhas foram subindo porém a ventoinha não armou.

Cheguei na concessionária com o c4 no reboque (cheguei durante o coquetel de lançamento do DS4!!!) e Consultor Técnico me informou que pelo que relatei, deveria ser uma tal de eletro-válvula + resistência (falou que não seria a válvula eletrostática) e que o valor das peças ficava em aproximadamente R$ 1850,00. Deixei o carro sem autorizar nenhum serviço e pedi para ser informado no dia seguinte após o carro ser verificado direito. No dia seguinte recebi o informe : - Seu carro precisa da troca das peças que informei antes, mais a válvula eletroestática e o valor total fica em torno de R$ 2.250,00!!
A explicação dada foi que a tal resistência "estragou", derreteu junto com a tal da eletro-válvula e o problema só poderia ser resolvido com a troca de todo o sistema de acionamento do motor da ventoinha (não disse ser o motor da ventoinha, mesmo depois que perguntei se seria). Fui informado ainda que foram estes defeitos que fizeram com que o meu ar-condicionado parasse de gelar, porém após resolvidos, o carro ficaria 100%.

Sabem dizer se está coerente? Nunca tinha ouvido falar nesta tal eletro-valvula da ventoinha nem desta resistência....

Desculpe-me se me alonguei na explicação... E desde já agradeço!

Ahhhh.. E gostaria de saber se alguem sabe algum local no rio de janeiro para efetuar este serviço sem ser em concessionária...
Obrigado!

Re: Como testar se o relê da ventoinha está com problema?

Enviado: 25 Mar 2013, 10:15
por Wah
A minha ventoinha ja liga direto, toda hora ela liga e desliga, mesmo com o A/C desligado!! As barrinhas da temperatura estão sempre no meio, não dando a entender superaquecimento..!!! Será q pode ser o relé tbm??

Re: Como testar se o relê da ventoinha está com problema?

Enviado: 26 Mar 2013, 01:42
por JORGEMAZZA
Pessoal, não é o motor!!!
Se fosse o motor ele não funcionaria nunca.
Se ele funciona com o Ar e não funciona sem, deve ser o relê mesmo...

Alguém sabe como abre aquela tampa plástica sob o capô para chegar no radiador?
Eu tentei tirá-la mas parece que ela está presa no parachoque do carro...

Um abraço!

Re: Como testar se o relê da ventoinha está com problema?

Enviado: 26 Mar 2013, 08:40
por rgazetta
Bom se é o motor ou não isso você poderá ver quando mandar arrumar, mas no meu caso foi o motor, e nada de relê, como eu disse ao ligar o ar a corrente é maior.

Para chegar a "ventoinha" tem que arrancar todo o para-choque dianteiro, da um trabalho mas é fácil.