Criou alguma Modificação no seu C4? Acrescentou algo que não veio de Série? Publique aqui e Ensine Como! Tem alguma Idéia mas não sabe Executar? Pergunte aqui!
maxcwb
Membros
Estado: PR
Veiculo: C4 Hatch 1.6 Manual

Limpeza de bico injetor - alguma dica para remover a flauta?

Mensagem por maxcwb »

Pessoal, o antigo dono rodava com gasolina. Usei uns tempos com álcool, gasolina, pódium e com certeza alguma sujeira parou no bico, pois tenho buracos na aceleração com pé no fundo em 1 e 2 marchas.

Por experiência própria, o que resolve é car80 pulsando o bicot => tem gás no car 80, se tampar com o dedo o bico aumenta muito a pressão interna, daí é só pulsar até que o jato saia regular - espirra uns 3m o jato. Usar descarbonizante no combustível limpa muito pouco e muito devagar, preciso de algo mais poderoso. Já troquei filtros, etc etc etc... já superamos essa fase.

Enfim, to afim de desmontar e vi que o espaço é apertado. Então antes de iniciar a operação, queria saber se alguém aí já fez e tem alguma dica para desmontar =)

Abs pra turma.
Max

loudenvier
Membros
Estado: RJ
Veiculo: C4 VTR
Contato:

Re: Limpeza de bico injetor - alguma dica para remover a fla

Mensagem por loudenvier »

Cara, eu estava desconfiado dos bicos (depois de trocar as velas... no final era carbonização do TBI, pouca, mas suficiente para eu perceber perda de "suavidade e resposta" de 1a marcha...), então levei na mecânica e acompanhei a retirada de tudo... Eu não aconselho a ninguém fazer isto em casa... à menos que tenha bastante experiência...

maxcwb
Membros

Mensagem por maxcwb »

Sei não, você que acompanhou, eles tiraram a flauta/bicos? Porque só a tbi não faz todo esse estrago. O que pensei também foi tirar o sensor de pressão / temperatura que aparentemente está bem acessível ali. Mas de todas as vezes que tive esse problema de aceleração, o bico "limpinho" era o que mais resolvia o problema.

Enfim, o chato é que pelo espaço apertado, não sei se a flauta sai sem ter que desmontar o coletor inteiro =P. Aí se for desmontar tudo, já compensa limpar tudo e perder um tempo enorme na operação. Começa a compensar mandar pro mecânico passar o dia todo mexendo...

Pensei em espirrar car80 na tbi, mas é tapar o sol com a peneira, só desgruda a sujeira e suja mais - externamente - o bico.

Agora tem outro lance que achei bem pertinente: a alimentação da flauta fica bem em cima e é bem fácil de tirar, talvez tirando a alimentação (DEPOIS DA PRESSÃO DA BOMBA BAIXAR, SENÃO ESPIRRA), esgotando a flauta com cuidado, consigo encher a flauta com car 80. Daí pode ser interessante. Pensei em ligar o motor com a bomba de combs desligada, mas certamente vai acusar algum erro na injeção e bla bla bla melhor não.

Vamos estudando o causo...
Obrigado pra turma.

loudenvier
Membros
Estado: RJ
Veiculo: C4 VTR
Contato:

Mensagem por loudenvier »

O meu carro tinha uma demora pra responder à aceleração em primeira marcha (com giro em 1.000RPM), que às vezes exigia embreagem para não dar tranco, mesmo já estando andando...

No meu caso eu troquei as velas, com 38.000km e 5 anos, mas não melhorou.

Pedi para limparem os bicos. Na medição estava perfeito. Não melhorou nada, mas deixamos 40 minutos no ultrassom (sobre descarbonizar bicos: Não aconselho, não faz sentido, bico não carboniza, às vezes entope, e normalmente entope com material do próprio filtro de combustível, mas não com "carbonização"... A pressão ali é altíssima, por isso se estiver "preso" algo ele não sai com mais pressão, mas sim com o ultrassom que desprende as partículas)

Quando finalmente levei no meu mecânico de confiança (fiz os procedimentos acima na Widman Barra, porque eles fazem na hora e não preciso deixar o carro por lá), ele me disse que isto é um pouco normal em todos C4/307. Como se faltasse um "estágio" no acelerador (por isso acho que tem reprogramação do carro que resolva isto, embora a Citroen nada diga...), mas que bico não causa isto, normalmente é TBI mesmo... Deixei lá para resolver outras besteirinhas e quando voltei ele tinha tirado o TBI e limpado e me falou só para dar um agrado para o mecânico que fez isto (R$ 50) e que agora se tivesse algo de estranho no carro ainda só fazendo macumba...

O carro está ótimo.. Ainda tem este "vácuo" na primeira aceleração mais brusca, mas não engasga nada, consigo andar em baixa de 1a marcha sem ficar dando trancos, etc.

Ele me disse que a TBI não estava muito suja não, mas que "com certeza vai estar melhor agora".

Já li também que a TBI do C4 fica em uma posição ingrata e carboniza muito...

maxcwb
Membros

Mensagem por maxcwb »

loudenvier escreveu:O meu carro tinha uma demora pra responder à aceleração em primeira marcha (com giro em 1.000RPM), que às vezes exigia embreagem para não dar tranco, mesmo já estando andando...

No meu caso eu troquei as velas, com 38.000km e 5 anos, mas não melhorou.

Pedi para limparem os bicos. Na medição estava perfeito. Não melhorou nada, mas deixamos 40 minutos no ultrassom (sobre descarbonizar bicos: Não aconselho, não faz sentido, bico não carboniza, às vezes entope, e normalmente entope com material do próprio filtro de combustível, mas não com "carbonização"... A pressão ali é altíssima, por isso se estiver "preso" algo ele não sai com mais pressão, mas sim com o ultrassom que desprende as partículas)

Quando finalmente levei no meu mecânico de confiança (fiz os procedimentos acima na Widman Barra, porque eles fazem na hora e não preciso deixar o carro por lá), ele me disse que isto é um pouco normal em todos C4/307. Como se faltasse um "estágio" no acelerador (por isso acho que tem reprogramação do carro que resolva isto, embora a Citroen nada diga...), mas que bico não causa isto, normalmente é TBI mesmo... Deixei lá para resolver outras besteirinhas e quando voltei ele tinha tirado o TBI e limpado e me falou só para dar um agrado para o mecânico que fez isto (R$ 50) e que agora se tivesse algo de estranho no carro ainda só fazendo macumba...

O carro está ótimo.. Ainda tem este "vácuo" na primeira aceleração mais brusca, mas não engasga nada, consigo andar em baixa de 1a marcha sem ficar dando trancos, etc.

Ele me disse que a TBI não estava muito suja não, mas que "com certeza vai estar melhor agora".

Já li também que a TBI do C4 fica em uma posição ingrata e carboniza muito...

Só comentando rapidamente sobre o acelerador: já tive alguns carros que tinham a mesma programação do acelerador - vc vai pisando, pisando... e de repente pula de 1000 rpm para 2000 rpm. Nunca parei para pesquisar sob qual "vantagem" as montadoras fazem isso... enfim, a GM que fazia isso, deixou de fazer a alguns anos.

To pensando na TBI suja, porque ela em si é muito simples. Pensem comigo que em WOT a borboleta está toda aberta. Então... ou é vela que não tá queimando de acordo, ou é bico que não estão "espirrando" ou... map sujo = tirarei para inspecionar no final de semana, ele tá bem na mira do respiro do óleo vindo do cabeçote. Em último lugar seria sonda, mas normalmente em WOT as vezes é ignorada a leitura da sonda.

Curiosidade sobre os bicos, tem uma contra-pressão que volta do pistão em baixa rotação e alta carga (andando em baixa rotação mas pisando um pouco), que pode sujar o bico de fora pra dentro. Obviamente isso depende de um zilhão de fatores como posição do bico, tamanho da abertura, carbonização no coletor e válvulas, combustível...., não acredito ser o caso, mas já tive problemas com isso.

Também já vi acontecer de: andar muito tempo com pé em cima, baixa rotação e quando precisa dar "motor" a injeção se perde toda, mas normalmente se corrige depois de algumas "puxadas".

Resumo da ópera: em 1-2 marcha com pé em baixo ele continua subindo a rotação de maneira não muito regular. Eu acho que tem alguma coisa a ver com troca de combustível (álcool/pódium) e alguma sujeira que se desprendeu parou onde não devia. Enfim, agradeço a colaboração do pessoal, já me dá uma luz para onde seguir. Obrigado.

Responder

Voltar para “DIY - Faça Você Mesmo”