Teve um problema no seu C4 e resolveu? Ensine aqui como! Não sabe solucionar o seu? Pergunte Aqui!
Avatar do usuário
emersongunsnroses
Membros
Mensagens: 101
Registrado em: 03 Dez 2012, 18:46
Estado: SP
Cidade: Mauá
Veiculo: C4 VTR
Localização: Mauá - SP

C4 sem força, defeito no sistema anti poluição

Mensagem por emersongunsnroses »

Pessoal boa tarde!!

Gosto muito do Meu VTR, lindo..... 80mil km!!!!
Mais já estou ficando muito chateado!!!!!!Essa semana o desgraçado ferveu em plena Radial leste, ainda bem que foi somente a válvula termostática e o sensor de temperatura.
Troquei eles e o carro ficou beleza.

Eu já havia notado que umas duas vezes já havia acendido a luz da injeção e a mensagem de defeito no sist. antipoluição, eu desligava o carro e re-ligava e beleza, seguia viagem sem falha no motor!!!


Mais ontem o desgraçado começou a falhar, principalmente em alta 3º ou 4º marcha, parecendo afogar ou dar falta!!!
Percebi que quando ele falha o conta-giros vai a zero e volta, o carro mal anda.....e derre pente ganha força....
Alguém já passou por isso? Gasolina não é, pois abasteço somente com aditivada e frequentemente coloco podium!!! Já estou p**o da vida....pois tinha um Xsara 2000 com 180 mil km que nunca me deixou na mão...

Abraços a todos!!
Il excuse la poussière, achète un Citroën ! ! !

Avatar do usuário
fmiglior
Moderador
Mensagens: 1953
Registrado em: 15 Fev 2010, 17:36
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Veiculo: C4 VTR
Localização: São Paulo

Re: C4 sem força, defeito no sistema anti poluição

Mensagem por fmiglior »

leva em algum lugar que tenha o scanner da PSA, veja quais códigos de erro tem aparecido.
perder força poderia recomendar trocar uma centena de peças, mas só ia ficar mais caro hehe veja o erro que chega fácil a solução.
EX C4 VTR

Avatar do usuário
loudenvier
Membros
Mensagens: 279
Registrado em: 30 Jun 2013, 00:47
Estado: RJ
Cidade: Rio de Janeiro
Veiculo: C4 VTR
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: C4 sem força, defeito no sistema anti poluição

Mensagem por loudenvier »

Nem tudo sai no scanner! Velas por exemplo não saem lá. Bicos meio entupidos também não... E, pior, muitas vezes acusa problema na sonda lambda quando é bobina, por exemplo... a sonda não é o problema, as ele é detectado nela, por isso a acabam culpando sem ser a causa!

Ordem de probabilidade do problema:

1) Velas
2) Bico injetor entupido
3) TBI (corpo de borboleta) carbonizado
4) Bobina ou Bomba de combustível
5) Sonda Lambda

Nenhum é grave, nem caro de consertar, mas se fizer tudo até achar o problema vai gastar uma grana... Por isso leve em um local onde possa acompanhar o serviço, se for limpar os bicos, peça para medir a vazão no aparelho primeiro, se estiver OK, pague só a mão de obra de terem tirado os bicos, não precisa pagar a limpeza. TBI: Dá para ver se está muito carbonizado... novamente tem que ter um mecânico de confiança e de preferência acompanhar...

Contudo, nenhum desses problemas é grave. Normalmente ocorrem por falta de manutenção correta do veículo, ou azar com gasolina ruim demais...

PS.: Apesar de eu ter colocado em 4o a bomba de combustível, este problema é bem característico dela... Eu chutaria velas ou bomba mesmo... A bomba vc consegue comprar apenas o 'reparo' dela, e não sai tão caro.

Avatar do usuário
emersongunsnroses
Membros
Mensagens: 101
Registrado em: 03 Dez 2012, 18:46
Estado: SP
Cidade: Mauá
Veiculo: C4 VTR
Localização: Mauá - SP

Re: C4 sem força, defeito no sistema anti poluição

Mensagem por emersongunsnroses »

loudenvier escreveu:Nem tudo sai no scanner! Velas por exemplo não saem lá. Bicos meio entupidos também não... E, pior, muitas vezes acusa problema na sonda lambda quando é bobina, por exemplo... a sonda não é o problema, as ele é detectado nela, por isso a acabam culpando sem ser a causa!

Ordem de probabilidade do problema:

1) Velas
2) Bico injetor entupido
3) TBI (corpo de borboleta) carbonizado
4) Bobina ou Bomba de combustível
5) Sonda Lambda

Nenhum é grave, nem caro de consertar, mas se fizer tudo até achar o problema vai gastar uma grana... Por isso leve em um local onde possa acompanhar o serviço, se for limpar os bicos, peça para medir a vazão no aparelho primeiro, se estiver OK, pague só a mão de obra de terem tirado os bicos, não precisa pagar a limpeza. TBI: Dá para ver se está muito carbonizado... novamente tem que ter um mecânico de confiança e de preferência acompanhar...

Contudo, nenhum desses problemas é grave. Normalmente ocorrem por falta de manutenção correta do veículo, ou azar com gasolina ruim demais...

PS.: Apesar de eu ter colocado em 4o a bomba de combustível, este problema é bem característico dela... Eu chutaria velas ou bomba mesmo... A bomba vc consegue comprar apenas o 'reparo' dela, e não sai tão caro.


Valew.....Rapaziada!!

Amanhã vou levar o carro na Flafersa (Especializada em Citroen e Peugeot, vou pedir para ele scanear para ver, depois posto o resultado para vocês.
Il excuse la poussière, achète un Citroën ! ! !

Avatar do usuário
emersongunsnroses
Membros
Mensagens: 101
Registrado em: 03 Dez 2012, 18:46
Estado: SP
Cidade: Mauá
Veiculo: C4 VTR
Localização: Mauá - SP

Re: C4 sem força, defeito no sistema anti poluição

Mensagem por emersongunsnroses »

Acabei de deixar meu vtr na Flafersa, espero que não seja nada sério
Il excuse la poussière, achète un Citroën ! ! !

Avatar do usuário
loudenvier
Membros
Mensagens: 279
Registrado em: 30 Jun 2013, 00:47
Estado: RJ
Cidade: Rio de Janeiro
Veiculo: C4 VTR
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: C4 sem força, defeito no sistema anti poluição

Mensagem por loudenvier »

emersongunsnroses escreveu:Acabei de deixar meu vtr na Flafersa, espero que não seja nada sério
Eu acho mesmo que não é nada sério... Se você trocou o kit da correia dentada e troca de óleo e filtro constante, não tem muita coisa que pode "ferrar" com seu C4, que apesar de ser Citroen é um carrinho robusto! Bomba de combustível não é caro o reparo (tipo uma retífica). Velas são baratas. Limpeza de bico acontece em todos mais cedo, mais tarde. Se for bobina, tb não é uma fortuna. Sonda lambda tb não é cara. Não consigo imaginar nada provável que possa causar isto que seja muito caro.

Avatar do usuário
emersongunsnroses
Membros
Mensagens: 101
Registrado em: 03 Dez 2012, 18:46
Estado: SP
Cidade: Mauá
Veiculo: C4 VTR
Localização: Mauá - SP

Re: C4 sem força, defeito no sistema anti poluição

Mensagem por emersongunsnroses »

Pessoal, o Flávio da Flafersa me ligou hoje e me passou o orçamento e as fotos do estado que estava meu Motor, seguem as fotos e o orçamento!!

Abraços!

LUBRIFICANTES
05 LITROS DE OLEO MOTOR 15W50 TOTAL QUARTZ PSA R$ 135,00
FLUIDO DE ARREFECIMENTO TOTAL CONCENTRADO PSA R$ 64,00
PEDIDO DE PEÇAS ORIGINAIS
DESCRIÇÂO CODIGO DA PEÇA PREÇO TOTAL
VALVULA TERMOSTATICA 1338A0 R$ 80,43
RESISTENCIA COMPLEMENTAR DA VALVULA 9678362080 R$ 150,89
SENSOR DE TEMPERATURA DO MOTOR 1338C1 R$ 80,68
SONDA LAMBDA 1618Z6 R$ 327,36
TOTAL EM PEÇAS ORIGINAIS R$ 639,36
MÃO DE OBRA SERVIÇOS TERCEIRIZADOS E COMPLEMENTARES
SISTEMAS DE ARREFECIMENTO – SUBSTITUIÇÃO DE VALVULA TERMOSTATICA R$ 930,00
SISTEMAS DE ARREFECIMENTO – LIMPEZA E SUBSTITUIÇÃO DE ADITIVO
SISTEMAS ANTI POLUIÇÃO – DESMONTAGEM DE COLETOR DE ADMISSÃO
SISTEMAS ANTI POLUIÇÃO – DESCARBONIZAÇÃO DE COLETOR DE ADMISSÃO
DESCARBONIZAÇÃO DOS DUTOS DE ADMISSÃO DO CABEÇOTE
DESCARBONIZAÇÃO - LIMPEZA E TRATAMENTO DE BICOS INJETORES
SISTEMA TELECARREGAMENTO – ATUALIZAÇÃO DE CALCULADOR MM6LPBD
SISTEMAS DE DIAGNOSE – DIAGNOSTICO E LIBERAÇÃO VIA LEXIA 3
TOTAL EM PEÇAS ORIGINAIS,SERVIÇOS E LUBRIFICANTES R$ 1.768,36
R$ 188,36 DE DESCONTO Á VISTA R$ 1.580,00


http://imageshack.us/a/img829/7119/328m.jpg
http://imageshack.us/a/img819/181/5x80.jpg
http://imageshack.us/a/img189/1273/ai2u.jpg
http://imageshack.us/a/img11/1924/lddg.jpg
http://imageshack.us/a/img843/4453/2egd.jpg
http://imageshack.us/a/img163/3252/1cmt.jpg
http://imageshack.us/a/img209/9346/nqjs.jpg
http://imageshack.us/a/img855/5672/x7v4.jpg
Il excuse la poussière, achète un Citroën ! ! !

Avatar do usuário
loudenvier
Membros
Mensagens: 279
Registrado em: 30 Jun 2013, 00:47
Estado: RJ
Cidade: Rio de Janeiro
Veiculo: C4 VTR
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: C4 sem força, defeito no sistema anti poluição

Mensagem por loudenvier »

Este óleo é um lixo! Mineral e muito espesso... Eu colocaria um 5w40 (na verdade é o que eu coloco: R$ 45 no posto Ipiranga).

Eu acho que a sonda lambda não deve ser culpada não... Como disse ela dá erro, pq é onde o mesmo se manifesta, e normalmente não é culpada! Se puder acompanhar veja se era preciso mesmo trocar, peça para te mostrarem a peça em si.

Eu faria primeiro a descarbonização do seu TBI... Achei muito estranho ter dado problema no sensor de temperatura... Mas o cara é o especialista, ou se confia nele ou não! :-)

Com certeza, se fizerem isto tudo, seu carro ficará igual novo! Portanto, se não quiser ficar mesmo adivinhando o que é o problema de verdade, faça tudo que foi indicado e seja 100% feliz novamente com seu VTR!!!

Só não coloque este óleo... Não dá para acreditar que uma empresa indica o 15W50 mineral!!! Este óleo da PSA é um lixo e, inclusive, nem é utilizado lá fora sob hipótese alguma.

Avatar do usuário
emersongunsnroses
Membros
Mensagens: 101
Registrado em: 03 Dez 2012, 18:46
Estado: SP
Cidade: Mauá
Veiculo: C4 VTR
Localização: Mauá - SP

Re: C4 sem força, defeito no sistema anti poluição

Mensagem por emersongunsnroses »

Amigão, esse óleo é semisintetico, não é mineral.
Eu utilizo o 5w40, mais entendo a indicação do mecânico, pois os motores psa não são tão justos como os Honda, os psa são mais folgados, por isso um óleo mais grosso.
A válvula e o sensor vou ter que trocar mesmo, pois as que estavam eram paralelas, e de qualidade ruim.

Abraço
Il excuse la poussière, achète un Citroën ! ! !

Avatar do usuário
loudenvier
Membros
Mensagens: 279
Registrado em: 30 Jun 2013, 00:47
Estado: RJ
Cidade: Rio de Janeiro
Veiculo: C4 VTR
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: C4 sem força, defeito no sistema anti poluição

Mensagem por loudenvier »

emersongunsnroses escreveu:Amigão, esse óleo é semisintetico, não é mineral.
Eu utilizo o 5w40, mais entendo a indicação do mecânico, pois os motores psa não são tão justos como os Honda, os psa são mais folgados, por isso um óleo mais grosso.
A válvula e o sensor vou ter que trocar mesmo, pois as que estavam eram paralelas, e de qualidade ruim.

Abraço
Amigo, indicação errada do mecânico para o seu caso. O seu carro, quando você ligar, vai levar MUITO mais tempo para ser lubrificado pois a viscosidade do seu 15W-- é muito alto em temperatura ambiente. Por isso o 5W-- é muito melhor, além de ser sintético.

Semi-sintético é mesma coisa que mineral, só historinha da carochinha. Como uma corrente, não importa se todos os elos são de titânio se um deles é de lata.

Óleo --W40já é muito viscoso em temperatura operacional, tanto é que o seu mesmo motor na Europa recebe óleo xxW30 e não W40.

Seu motor não é um AP VW arcaico, é muito mais moderno. O Honda usa óleo 0W20, portanto comparar com --W40 e justificar o --W50 porque não é um HONDA é uma atrocidade na minha opinião.

Além disso este seu óleo 15W50 semi-sintético (ou mineral misturado) é API SJ, um padrão tão ultrapassado que só se vende no Brasil. O 5W40 da Ipiranga que coloquei é totalmente sintético e padrão API SN, de qualidade infinitamente superior.

Você já se perguntou porque o seu motor ficou neste estado? Será que não foi o óleo "indevido" por muito tempo? Eu sou exagerado, coloco 5W40 API SN e troco de 7.000 em 7.000 km (este óleo é long life, para trocar com 10.000+, mesmo assim troco óleo e filtro com 7.000, mais barato que R$ 2.000 de conserto :-)

Lembre-se, a viscosidade do óleo quando frio, quanto menor, melhor pois ele já flui facilmente pelo motor mesmo sem estar quente... Um óleo mais fino, em temperatura operacional (a viscosidade que vem depois do W) realmente pode ser preocupante e diminuir a vida útil do carro.

Novamente: eu nunca colocaria este óleo ultrapassado... se é pra tomar Whisky, que seja puro malte :-) Totalmente sintético :-)

Responder

Voltar para “Manutenção e Prevenção”