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rodão = problema em blitz

Enviado: 28 Jul 2009, 19:25
por mark elber
Boa noite turma,

Gostaria de saber se vcs estão encontrando problemas em desfilar com suas rodas maiores que as originais no carro, pois aqui na minha cidade tá correndo um boato que as blitz, tanto da polícia quanto do detran, podem apreender o veículo com rodas maiores por ser descaracterização do veículo, pois ao consultar um programinha que eles têm acesso, conseguem saber das características originais do veículo, tipo cor, tamanho de roda, quantas pessoas cabem e tals...
Para regularizar a parada, tem que ir num lugar, tipo inmetro para fazer o teste do carro com as novas rodas e pagar umas taxas, após isso, você recebe um novo documento constando as modificações no veículo para então rodar tranquilamente.
Acontece aí com vcs. já ouviram falar nisso. algum guarda já encrespou com vocês

Abraço

Re: rodão = problema em blitz

Enviado: 28 Jul 2009, 19:35
por VTR2008
Eu nunca ouvi falar disso...e nem de ninguém que tenha sido parado por causa das rodas....tem tantos motivos pra complicar como carro rebaixado, xenon, etc. se começarem com as rodas aí já viu...hehe...abs

Re: rodão = problema em blitz

Enviado: 28 Jul 2009, 20:37
por Dec0 VTR
Hum, se não passar do diametro original não tem como os caras encanarem.....

Re: rodão = problema em blitz

Enviado: 28 Jul 2009, 23:54
por fabio_sd
Em tese, juridicamente falando e de acordo com o Codigo Brasileiro de Transito, qualquer modificacao nas caracteristicas do projeto original do veiculo deve ter aprovacao de orgao credenciado pelo INMETRO e esta alteracao deve constar no documento do carro. Isto e' valido, por exemplo, para instalacao de GNV, instalacao de turbo, aumento de diametro de rodas, rebaixamento de suspensao, instalacao de farois xenon, etc.

Porem, na pratica, raramente ha autuacoes. Quando existe, as autuacoes mais frequentes sao relacionado com o turbo e rebaixamento de suspensao.

Re: rodão = problema em blitz

Enviado: 29 Jul 2009, 02:18
por Dec0 VTR
fabio_sd escreveu:Em tese, juridicamente falando e de acordo com o Codigo Brasileiro de Transito, qualquer modificacao nas caracteristicas do projeto original do veiculo deve ter aprovacao de orgao credenciado pelo INMETRO e esta alteracao deve constar no documento do carro. Isto e' valido, por exemplo, para instalacao de GNV, instalacao de turbo, aumento de diametro de rodas, rebaixamento de suspensao, instalacao de farois xenon, etc.

Porem, na pratica, raramente ha autuacoes. Quando existe, as autuacoes mais frequentes sao relacionado com o turbo e rebaixamento de suspensao.
Não pode-se fazer um interpretação extensiva da norma dessa maneira.

No caso das rodas por exemplo, tem dispositivo esclarecendo que alteração neste campo é aquela que deixa a roda mais larga a ponto de ultrapassar a linha do paralama em relação a tala, ou, a deixa com maior diametro do que as rodas originais considerando o calculo roda+perfil do pneu.


Se a pessoa usa uma roda com o diametro igual a da original.... o que pode ser alcancado usando uma roda maior, porém com um perfil de pneu mais baixo, não está fora da legislação.

Re: rodão = problema em blitz

Enviado: 29 Jul 2009, 13:43
por fabio_sd
Dec0 VTR escreveu:Não pode-se fazer um interpretação extensiva da norma dessa maneira.

No caso das rodas por exemplo, tem dispositivo esclarecendo que alteração neste campo é aquela que deixa a roda mais larga a ponto de ultrapassar a linha do paralama em relação a tala, ou, a deixa com maior diametro do que as rodas originais considerando o calculo roda+perfil do pneu.


Se a pessoa usa uma roda com o diametro igual a da original.... o que pode ser alcancado usando uma roda maior, porém com um perfil de pneu mais baixo, não está fora da legislação.
Com certeza, voce esta' coberto de razao. Porem o guarda de transito vai parar o carro na blitz e pode autuar, dentro do que ta' na cabeca dele. Nao adianta argumentar com ele na hora. Alem de perda de tempo, o sujeito ainda pode querer uma comissao para facilitar as coisas. Se houve a autuacao, depois o motorista, cheio de direitos, tera' que fazer a defesa da autuacao, etc. No minimo ele vai ter bastante trabalho e perder tempo.

Re: rodão = problema em blitz

Enviado: 29 Jul 2009, 14:07
por Dec0 VTR
fabio_sd escreveu:
Com certeza, voce esta' coberto de razao. Porem o guarda de transito vai parar o carro na blitz e pode autuar, dentro do que ta' na cabeca dele. Nao adianta argumentar com ele na hora. Alem de perda de tempo, o sujeito ainda pode querer uma comissao para facilitar as coisas. Se houve a autuacao, depois o motorista, cheio de direitos, tera' que fazer a defesa da autuacao, etc. No minimo ele vai ter bastante trabalho e perder tempo.
Com certeza tb. Mas tudo aqui neste país infelizmente é passível de ser assim, pode ser com o xenon original do carro, com o filtro esportivo, com o NavDrive etc. Não dá pra baseado neste receio, o pessoal que curte personalizar o carro nos limites da lei e das normas de segurança viver com medo de fazer qlq coisa que seja.

Abraços.

Re: rodão = problema em blitz

Enviado: 29 Jul 2009, 14:29
por fabio_sd
A regularizacao e' relativamente facil e barata. Aqui em MG as empresas credenciadas pelo INMETRO cobram pouco mais de R$100,00 pela inspecao e emissao do laudo. Alem disto tem uns R$40 de taxas do DETRAN para emitir os documentos e, se for o caso, uns R$100 de despachante. Ou seja, com menos de 300 pratas voce fica tranquilo. Numa unica inspecao voce pode regularizar as rodas, a suspensao, o xenon e o turbo.

Re: rodão = problema em blitz

Enviado: 29 Jul 2009, 21:40
por Dec0 VTR
fabio_sd escreveu:A regularizacao e' relativamente facil e barata. Aqui em MG as empresas credenciadas pelo INMETRO cobram pouco mais de R$100,00 pela inspecao e emissao do laudo. Alem disto tem uns R$40 de taxas do DETRAN para emitir os documentos e, se for o caso, uns R$100 de despachante. Ou seja, com menos de 300 pratas voce fica tranquilo. Numa unica inspecao voce pode regularizar as rodas, a suspensao, o xenon e o turbo.
Tb sou a favor da inspeção, acho que se ela ocorre sem arbitrariedades e dentro do razoável compensa muito regularizar seja o que for no carro.

Re: rodão = problema em blitz

Enviado: 19 Out 2009, 13:37
por fernandofsa
No caso de regularização da modificação, a inspeção terá validade de 1 ano.
As taxas para inspeçao e emissao do novo documento sai barato, como já falaram, menos de 300 reais.

Porém eu pergunto: o que isso implica na seguradora???
Tem que realizar a alteraçao do documento junto a seguradora?
Considerando que o carro foi alterado, o seguro ficará mais caro?

Apesar de ser uma modificacao leve, acho que o seguro iria pras alturas....