Discussões gerais sobre todos os carros da linha C4.
BBertoni
Membros
Estado: SP
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Novato com cambio automatico - Dicas

Mensagem por BBertoni »

Boa noite, comprei um C4 essa semana e nunca tive carro aut. antes.

Gostaria de algumas dicas, e principalmente sobre dicas sobre como utilizar o carro em uma subida ingrime ou algo do genero, pois geralmente o carro se mantem parado [mas eu n seguro ele assim, piso no freio sempre], mas quando é MUITO ingrime ele desce .

devo utilizar o freio de mão? ou apenas seguro no freio e acelero rapidamente.

outra dúvida é na garagem. como posso controlar o carro da melhor maneira possível em baixa velocidade.

mas estou AMANDO o carro!

abraços

Sergitow
Membros
Estado: PE
Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Automático

Re: Novato com cambio automatico - Dicas

Mensagem por Sergitow »

Em rampa é sempre bom usar o freio de mão. A saída é fácil. Para descer, deixa no modo sequencial e vai sempre como a marcha reduzida (com rotação mais alta), sem acelerar. NUNCA, mas NUNCA MESMO coloco em N quando o carro estiver em movimento e volte para D. Também, quando for estacionar, o ideal para preservar as engrenagens é parar o carro, puxar o freio de mão e só então colocar o P.

A velocidade do carro é controlada pelo pedal do freio em baixas velocidades. O câmbio automático tem o creeping, que faz o carro sair assim que a força do freio é menor que a força do motor. Pense no carro em primeira, sempre com a embreagem o mais alto possível e você só segurando ele com o freio. É quase isso, só que ele para totalmente sem estancar. Se, mesmo assim, as velocidades estiverem muito altas para manobras, você pode usar o modo de baixa aderência, que é aquele símbolo de um floco de neve, num botão abaixo do S do câmbio. Ele sai mais devagar, e, inclusive, eu uso muito esse modo em trânsito intenso, já que o C4 Sport tem uma tendência muito grande de sair forte na primeira.

brunoheron
Membros
Estado: SC

Mensagem por brunoheron »

Sergitow escreveu:Em rampa é sempre bom usar o freio de mão. A saída é fácil. Para descer, deixa no modo sequencial e vai sempre como a marcha reduzida (com rotação mais alta), sem acelerar. NUNCA, mas NUNCA MESMO coloco em N quando o carro estiver em movimento e volte para D. Também, quando for estacionar, o ideal para preservar as engrenagens é parar o carro, puxar o freio de mão e só então colocar o P.

A velocidade do carro é controlada pelo pedal do freio em baixas velocidades. O câmbio automático tem o creeping, que faz o carro sair assim que a força do freio é menor que a força do motor. Pense no carro em primeira, sempre com a embreagem o mais alto possível e você só segurando ele com o freio. É quase isso, só que ele para totalmente sem estancar. Se, mesmo assim, as velocidades estiverem muito altas para manobras, você pode usar o modo de baixa aderência, que é aquele símbolo de um floco de neve, num botão abaixo do S do câmbio. Ele sai mais devagar, e, inclusive, eu uso muito esse modo em trânsito intenso, já que o C4 Sport tem uma tendência muito grande de sair forte na primeira.
Poisé, esse esquema de como usar o freio de mão, tenho dúvida, tem certeza que é melhor puxar o freio de mão antes de colocar em P?

mangaba
Membros
Estado: SC
Veiculo: C4 Pallas Exclusiv Flex Automático

Mensagem por mangaba »

Caro,

Para estacionar em subidas ou descidas, acredito que o melhor procedimento para evitar que a caixa fique forçando é:
- Para o carro com o pedal
- Colocar o cambio no N
- Puxar o freio de mão
- Soltar o pedal de freio para o carro dar aquela pequena deslizada na suspensão
- Ai então passar o cambio para o P
Quando for sair:
- Botar o pé no freio
- liberar o freio de mao
- Engatar o D ou R

Se o carro der aquela "deslizada" com o cambio já em P, vais notar que dá um pequeno tranco, quando tirar do P.

SDS

rodrigo cardozo
Membros
Estado: RS
Veiculo: Outros

Mensagem por rodrigo cardozo »

mangaba escreveu:Caro,

Para estacionar em subidas ou descidas, acredito que o melhor procedimento para evitar que a caixa fique forçando é:
- Colocar o cambio no N
- Puxar o freio de mão
- Soltar o pedal de freio para o carro dar aquela pequena deslizada na suspensão
Quando for sair:
- Botar o pé no freio
- liberar o freio de mao
- Engatar o D ou R

Se o carro der aquela "deslizada" com o cambio já em P, vais notar que dá um pequeno tranco, quando tirar do P.

SDS

Perfeito!!! É exatamente assim que se obtém mais segurança p/ a caixa.
RODRIGO
C4 HATCH EXCLUSIVE BVA

Imagem

BBertoni
Membros
Estado: SP
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Mensagem por BBertoni »

- Colocar o cambio no N
- Puxar o freio de mão
Quando for sair:
- Botar o pé no freio
- liberar o freio de mao
- Engatar o D ou R

SDS

Obrigado! é exatamente o que eu estou fazendo.

mas e se eu estiver em uma subida em um semáforo e quando solto o pedal do freio o carro desce , eu devo então utilizar o freio de mão ?

Ou tiro o pé do pedal e ja acelero rapidamente para o carro não ir muito para baixo

Lembrando que tudo isso em D .

Moro em Botucatu e tem MUITA subida e descida aqui . As vezes o carro desliza para tras sozinho. e as vezes ele se mantem no lugar quando solto o freio.

pelo menos com meu antigo carro manual , eu utilizava o freio de mão para sair .

Abraços e obrigado

kanove
Membros
Estado: PR
Veiculo: C4 VTR

Mensagem por kanove »

Normal BBertoni. Depende se você se sente seguro ou nao. Quando tinha um carro aut. eu nem utilizava o freio de mão em subidas, afinal o carro desce pouco engatado em D. Lembra o delay de um carro manual.
A respeito do freio de mão, nao esqueça de fazer o procedimento citado por um dos nossos colegas. A caixa AL4 (câmbio automático da citroen / peugeot) é sensível e qualquer cuidado é pouco.
A respeito de andar desengatado (Câmbio no N) li e ouvi que o problema que pode acontecer é o vazamento de óleo. Mas quando está parado acredito nao ter nenhum problema.

Sergitow
Membros

Mensagem por Sergitow »

Eu diria para usar o freio de mão. Faço isso sempre que vou entrar no meu prédio (tem uma rampa em que espero o portão abrir). Mas é um saco mesmo ficar usando isso o tempo todo. Uma alternativa, para evitar que ele desça até sair, é segurar com o pé esquerdo no freio, tocar no acelerador até a rotação subir um pouco, e tirar o pé do freio. Faço muito isso quando estou naquela "disputa" por espaço. Só cuidado para não sair muito forte. Treine isso num lugar seguro para pegar a pisada.

wiltoncj
Membros
Estado: ES
Veiculo: C4 Hatch 2.0 Aut.

Mensagem por wiltoncj »

Boas dicas!

Também sou novato com o automático e tenho as dúvidas:

1. No sinal demorado, é melhor deixar no D ou N (talvez até P)?
2. No botão da "neve" o carro já parte de 2a. não força mais ou aumenta o consumo (pergunta de leigo mesmo)?
3. O que mais esse botão de "neve" faz?!?!

abs

Sergitow
Membros

Mensagem por Sergitow »

Quando for sair:
- Botar o pé no freio
- liberar o freio de mao
- Engatar o D ou R

SDS
Para sair, eu faço um pouco diferente, mesmo quando não é ladeira. Eu ligo o carro, piso no freio, coloco em N (ainda com o freio de pedal pisado), tiro o freio de mão e, só aí, coloco em D.

Responder

Voltar para “Assuntos Gerais”