-
- Membros
- Mensagens: 9
- Registrado em: 29 Ago 2013, 12:18
- Estado: SP
- Cidade: Botucatu
- Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
Novato com cambio automatico - Dicas
Boa noite, comprei um C4 essa semana e nunca tive carro aut. antes.
Gostaria de algumas dicas, e principalmente sobre dicas sobre como utilizar o carro em uma subida ingrime ou algo do genero, pois geralmente o carro se mantem parado [mas eu n seguro ele assim, piso no freio sempre], mas quando é MUITO ingrime ele desce .
devo utilizar o freio de mão? ou apenas seguro no freio e acelero rapidamente.
outra dúvida é na garagem. como posso controlar o carro da melhor maneira possível em baixa velocidade.
mas estou AMANDO o carro!
abraços
Gostaria de algumas dicas, e principalmente sobre dicas sobre como utilizar o carro em uma subida ingrime ou algo do genero, pois geralmente o carro se mantem parado [mas eu n seguro ele assim, piso no freio sempre], mas quando é MUITO ingrime ele desce .
devo utilizar o freio de mão? ou apenas seguro no freio e acelero rapidamente.
outra dúvida é na garagem. como posso controlar o carro da melhor maneira possível em baixa velocidade.
mas estou AMANDO o carro!
abraços
-
- Membros
- Mensagens: 306
- Registrado em: 11 Jan 2013, 02:11
- Estado: PE
- Cidade: Recife
- Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Automático
- Localização: Recife - PE
Re: Novato com cambio automatico - Dicas
Em rampa é sempre bom usar o freio de mão. A saída é fácil. Para descer, deixa no modo sequencial e vai sempre como a marcha reduzida (com rotação mais alta), sem acelerar. NUNCA, mas NUNCA MESMO coloco em N quando o carro estiver em movimento e volte para D. Também, quando for estacionar, o ideal para preservar as engrenagens é parar o carro, puxar o freio de mão e só então colocar o P.
A velocidade do carro é controlada pelo pedal do freio em baixas velocidades. O câmbio automático tem o creeping, que faz o carro sair assim que a força do freio é menor que a força do motor. Pense no carro em primeira, sempre com a embreagem o mais alto possível e você só segurando ele com o freio. É quase isso, só que ele para totalmente sem estancar. Se, mesmo assim, as velocidades estiverem muito altas para manobras, você pode usar o modo de baixa aderência, que é aquele símbolo de um floco de neve, num botão abaixo do S do câmbio. Ele sai mais devagar, e, inclusive, eu uso muito esse modo em trânsito intenso, já que o C4 Sport tem uma tendência muito grande de sair forte na primeira.
A velocidade do carro é controlada pelo pedal do freio em baixas velocidades. O câmbio automático tem o creeping, que faz o carro sair assim que a força do freio é menor que a força do motor. Pense no carro em primeira, sempre com a embreagem o mais alto possível e você só segurando ele com o freio. É quase isso, só que ele para totalmente sem estancar. Se, mesmo assim, as velocidades estiverem muito altas para manobras, você pode usar o modo de baixa aderência, que é aquele símbolo de um floco de neve, num botão abaixo do S do câmbio. Ele sai mais devagar, e, inclusive, eu uso muito esse modo em trânsito intenso, já que o C4 Sport tem uma tendência muito grande de sair forte na primeira.
- brunoheron
- Membros
- Mensagens: 64
- Registrado em: 14 Ago 2013, 22:44
- Estado: SC
- Cidade: Concórdia
- Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Automático
Re: Novato com cambio automatico - Dicas
Poisé, esse esquema de como usar o freio de mão, tenho dúvida, tem certeza que é melhor puxar o freio de mão antes de colocar em P?Sergitow escreveu:Em rampa é sempre bom usar o freio de mão. A saída é fácil. Para descer, deixa no modo sequencial e vai sempre como a marcha reduzida (com rotação mais alta), sem acelerar. NUNCA, mas NUNCA MESMO coloco em N quando o carro estiver em movimento e volte para D. Também, quando for estacionar, o ideal para preservar as engrenagens é parar o carro, puxar o freio de mão e só então colocar o P.
A velocidade do carro é controlada pelo pedal do freio em baixas velocidades. O câmbio automático tem o creeping, que faz o carro sair assim que a força do freio é menor que a força do motor. Pense no carro em primeira, sempre com a embreagem o mais alto possível e você só segurando ele com o freio. É quase isso, só que ele para totalmente sem estancar. Se, mesmo assim, as velocidades estiverem muito altas para manobras, você pode usar o modo de baixa aderência, que é aquele símbolo de um floco de neve, num botão abaixo do S do câmbio. Ele sai mais devagar, e, inclusive, eu uso muito esse modo em trânsito intenso, já que o C4 Sport tem uma tendência muito grande de sair forte na primeira.
-
- Membros
- Mensagens: 141
- Registrado em: 02 Nov 2008, 12:16
- Estado: SC
- Cidade: Brusque
- Veiculo: C4 Pallas Exclusiv Flex Automático
Re: Novato com cambio automatico - Dicas
Caro,
Para estacionar em subidas ou descidas, acredito que o melhor procedimento para evitar que a caixa fique forçando é:
- Para o carro com o pedal
- Colocar o cambio no N
- Puxar o freio de mão
- Soltar o pedal de freio para o carro dar aquela pequena deslizada na suspensão
- Ai então passar o cambio para o P
Quando for sair:
- Botar o pé no freio
- liberar o freio de mao
- Engatar o D ou R
Se o carro der aquela "deslizada" com o cambio já em P, vais notar que dá um pequeno tranco, quando tirar do P.
SDS
Para estacionar em subidas ou descidas, acredito que o melhor procedimento para evitar que a caixa fique forçando é:
- Para o carro com o pedal
- Colocar o cambio no N
- Puxar o freio de mão
- Soltar o pedal de freio para o carro dar aquela pequena deslizada na suspensão
- Ai então passar o cambio para o P
Quando for sair:
- Botar o pé no freio
- liberar o freio de mao
- Engatar o D ou R
Se o carro der aquela "deslizada" com o cambio já em P, vais notar que dá um pequeno tranco, quando tirar do P.
SDS
- rodrigo cardozo
- Membros
- Mensagens: 633
- Registrado em: 22 Ago 2010, 20:42
- Estado: RS
- Cidade: Porto Alegre
- Veiculo: Outros
- Localização: Porto Alegre
Re: Novato com cambio automatico - Dicas
mangaba escreveu:Caro,
Para estacionar em subidas ou descidas, acredito que o melhor procedimento para evitar que a caixa fique forçando é:
- Para o carro com o pedal
- Colocar o cambio no N
- Puxar o freio de mão
- Soltar o pedal de freio para o carro dar aquela pequena deslizada na suspensão
- Ai então passar o cambio para o P
Quando for sair:
- Botar o pé no freio
- liberar o freio de mao
- Engatar o D ou R
Se o carro der aquela "deslizada" com o cambio já em P, vais notar que dá um pequeno tranco, quando tirar do P.
SDS
Perfeito!!! É exatamente assim que se obtém mais segurança p/ a caixa.
-
- Membros
- Mensagens: 9
- Registrado em: 29 Ago 2013, 12:18
- Estado: SP
- Cidade: Botucatu
- Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
Re: Novato com cambio automatico - Dicas
mangaba escreveu:Caro,
Para estacionar em subidas ou descidas, acredito que o melhor procedimento para evitar que a caixa fique forçando é:
- Para o carro com o pedal
- Colocar o cambio no N
- Puxar o freio de mão
- Soltar o pedal de freio para o carro dar aquela pequena deslizada na suspensão
- Ai então passar o cambio para o P
Quando for sair:
- Botar o pé no freio
- liberar o freio de mao
- Engatar o D ou R
Se o carro der aquela "deslizada" com o cambio já em P, vais notar que dá um pequeno tranco, quando tirar do P.
SDS
Obrigado! é exatamente o que eu estou fazendo.
mas e se eu estiver em uma subida em um semáforo e quando solto o pedal do freio o carro desce , eu devo então utilizar o freio de mão ?
Ou tiro o pé do pedal e ja acelero rapidamente para o carro não ir muito para baixo
Lembrando que tudo isso em D .
Moro em Botucatu e tem MUITA subida e descida aqui . As vezes o carro desliza para tras sozinho. e as vezes ele se mantem no lugar quando solto o freio.
pelo menos com meu antigo carro manual , eu utilizava o freio de mão para sair .
Abraços e obrigado
-
- Membros
- Mensagens: 456
- Registrado em: 21 Set 2012, 00:54
- Estado: PR
- Cidade: Curitiba
- Veiculo: C4 VTR
Re: Novato com cambio automatico - Dicas
Normal BBertoni. Depende se você se sente seguro ou nao. Quando tinha um carro aut. eu nem utilizava o freio de mão em subidas, afinal o carro desce pouco engatado em D. Lembra o delay de um carro manual.
A respeito do freio de mão, nao esqueça de fazer o procedimento citado por um dos nossos colegas. A caixa AL4 (câmbio automático da citroen / peugeot) é sensível e qualquer cuidado é pouco.
A respeito de andar desengatado (Câmbio no N) li e ouvi que o problema que pode acontecer é o vazamento de óleo. Mas quando está parado acredito nao ter nenhum problema.
A respeito do freio de mão, nao esqueça de fazer o procedimento citado por um dos nossos colegas. A caixa AL4 (câmbio automático da citroen / peugeot) é sensível e qualquer cuidado é pouco.
A respeito de andar desengatado (Câmbio no N) li e ouvi que o problema que pode acontecer é o vazamento de óleo. Mas quando está parado acredito nao ter nenhum problema.
-
- Membros
- Mensagens: 306
- Registrado em: 11 Jan 2013, 02:11
- Estado: PE
- Cidade: Recife
- Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Automático
- Localização: Recife - PE
Re: Novato com cambio automatico - Dicas
Eu diria para usar o freio de mão. Faço isso sempre que vou entrar no meu prédio (tem uma rampa em que espero o portão abrir). Mas é um saco mesmo ficar usando isso o tempo todo. Uma alternativa, para evitar que ele desça até sair, é segurar com o pé esquerdo no freio, tocar no acelerador até a rotação subir um pouco, e tirar o pé do freio. Faço muito isso quando estou naquela "disputa" por espaço. Só cuidado para não sair muito forte. Treine isso num lugar seguro para pegar a pisada.
-
- Membros
- Mensagens: 2
- Registrado em: 12 Dez 2013, 16:36
- Estado: ES
- Cidade: Vila Velha
- Veiculo: C4 Hatch 2.0 Aut.
Re: Novato com cambio automatico - Dicas
Boas dicas!
Também sou novato com o automático e tenho as dúvidas:
1. No sinal demorado, é melhor deixar no D ou N (talvez até P)?
2. No botão da "neve" o carro já parte de 2a. não força mais ou aumenta o consumo (pergunta de leigo mesmo)?
3. O que mais esse botão de "neve" faz?!?!
abs
Também sou novato com o automático e tenho as dúvidas:
1. No sinal demorado, é melhor deixar no D ou N (talvez até P)?
2. No botão da "neve" o carro já parte de 2a. não força mais ou aumenta o consumo (pergunta de leigo mesmo)?
3. O que mais esse botão de "neve" faz?!?!
abs
-
- Membros
- Mensagens: 306
- Registrado em: 11 Jan 2013, 02:11
- Estado: PE
- Cidade: Recife
- Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Automático
- Localização: Recife - PE
Re: Novato com cambio automatico - Dicas
Para sair, eu faço um pouco diferente, mesmo quando não é ladeira. Eu ligo o carro, piso no freio, coloco em N (ainda com o freio de pedal pisado), tiro o freio de mão e, só aí, coloco em D.mangaba escreveu:Caro,
Quando for sair:
- Botar o pé no freio
- liberar o freio de mao
- Engatar o D ou R
SDS