Tudo sobre áudio e vídeo para toda linha C4.
Rodrigo Peres
Membros
Estado: SP
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Manual

Gambis PC Car Multimídia

Mensagem por Rodrigo Peres »

Pessoal, tenho procurado algumas alternativas de central multimídia ou PC car para o meu hatch 09/10 que não funciona o streaming via bluetooth.
Uma alternativa que fiz foi improvisar uma entrada auxilar via cabo P2 através de um tutorial que vi
aqui no forum. Tenho usado a um bom tempo e está funcionando perfeitamente, mas ainda queria via bluetooth com os controles do volante.

Montei de forma provisória uma maneira de ler os dados da ECU do C4 e tocar as minhas músicas no carro. Usei esse cara para poder ler a ECU e mandar os dados via bluetooth para meu celular :

Imagem

Não é que deu certo! Essa pequena "gambi" da margem para uma série de testes e desenvolvimento de algo para o C4, mesmo que de forma provisória, para os que pretendem vender o carro original mais tarde.
Recursos que utilizei :

- Tutorial do boldfinger sobre montar um cabo auxiliar para o C4 :
viewtopic.php?f=19&t=898&hilit=auxiliar ... uxiliar+p2

- Celular android Galaxy S3, mas deve funcionar com qualquer Android, Windows etc..

- Software Torque para Android. Estou com a versão paga, mas a free já quebra um galhão!

- Leitor ODB saída Bluetooth. O carinha da primeira foto, encontrei no dealextreme

Apenas apoiando o celular sobre aquela fenda abaixo do porta trecos e visor do computador de bordo liguei a entrada auxliar do rádio no conector P2 do celular. Isso faz com que a saída de audio do celular seja totalmente transferida para o carro, podendo atender ligações etc.. Nenhum controle do volante funciona, apenas o mute que é o esperado.

Com o leitor ODB, conectei a ECU do carro com o software Torque para Android. Com o software faço uma leitura quase completa de todos os paramentos da ECU do carro. Abaixo umas imagens com o carro ligado e enviado os dados para o celular:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Tenho usado o Rdio para ouvir músicas, assim como os mp3s que já tenho no aparelho. Com um apoio decente, comunicação do rádio via bluetooth com os controles do volante funcionando já estaria contente. Posso usar o GPS do celular, músicas, ligações com apenas um aparelho.

O próximo passo é fazer essa gambi toda funcionar via bluetooth, sem precisar do cabo auxilar. Tenho um case para esse S3 de silicone que quero transformar em um suporte para o celular.
Se alguém tiver experiência de ter um C4 com o bluetooth só no rádio e conseguiu ativar de alguma forma uma entrada AD2P dá um grito ae.

Abraço!

Rodrigo Peres
Membros
Estado: SP
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Manual

Re: Gambis PC Car Multimídia

Mensagem por Rodrigo Peres »

Ahhh iê iê!
Gambis PC Car ativo e funcionando.
Fiquei um tempo sem postar, mas agora o projeto está completo com quase tudo que imaginei inicialmente vou deixar meu registro.
Não posso mais chamar de Gambis PC Car, diria que agora ele se chama Gambis C4 Multimidiss.

A idéia inicial era criar uma maneira de ter música via Bluetooth, USB Pen Drive, leitor de cartão de memória e GPS no meu Hatch 09/10 GLX. De fábrica ele vem com os comandos de telefonia via bluetooth, mas não aceita o streaming de som e não tem outra entrada de som.

Comecei apoiando o celular perto do CB com um cabo P2 como explicado acima. O Gambis C4 agora tem um box que conecto na entrada de disqueteira do rádio e me fornece o bluetooth, USB e etc.

O box que comprei é o Yatour M06, vende em qualquer site chinês ou ebay uk.

Instalei um case de um celular S3 logo abaixo do display do CB e lá fixo meu celular que está conectado nesse box via bluetooth. Toda a saída de audio vai para os falantes do carro, então consigo tocar as músicas de qualquer app e ouvir os comandos de navegação do GPS.

Aqui tem algumas fotos de como ficaram o Gambis C4 Mutimidiss :

Imagem
Fixei essa caixinha(YATOUR M06) no canto esquerdo do porta luvas, tem uma USB, cartão de memória e uma auxiliar para conectores P2.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Prós do Gambis C4 Multimidiss :

- Implementação barata se tiver um smartphone qualquer;

- Pode manter tudo original se não gostar;

- Navegação GPS com qualquer software para Android(SGS3);

- Uso de qualquer app de som quer você desejar;

- Destaque rápido do case para levar o celular com você.

Contras :

- Não atende/desliga ligações no volante. No kit vem um botão de controle para esse fim;

- Para USB e cartão de memória os diretórios dentro do dispositivo deve ter uma nomeclatura própria para que o box reconheça as músicas. Na raiz do dispositivo você deve criar pastas como CD01, CD02, CD03, CDXX e cada uma delas pode ter até 99 músicas;

- No streaming via bluetooth não é possível mudar as músicas pelo volante. Deve ter algum artifício para isso, mas não corri atrás porque basta tocar na tela e mudar a música.

Não tenho fotos de como foi feito o processo porque fiz aos poucos e agora que consegui juntar todas as informações e compartilhar.

Esqueçam as M1 e outras... Gambis C4 Multimidiss é o que há! kkkkkkkkkkk

Responder

Voltar para “Som & Multimedia”