DIY - Regulagem da altura dos faróis direcionais Eibach H&R
Enviado: 23 Out 2013, 09:22
Srs.
estou postando esse tópico pois não achei nenhuma informação pertinente, e acho que seria mto útil pra qm tem o C4 com xenon direcional e rebaixou o mesmo.
Não sei se todos sabem mas o farol com xenon direcional do c4 não tem regulagem de altura manual nas "Dipped Beams" (farol principal de xenon), só é possível regular o facho das lampadas halogenas usadas em conjunto com o farol alto.
O xenon é regulado através da leitura de 2 sensores de inclinação, um na dianteira, e um na traseira... são pequenos bracinhos articulados ligados nas estruturas centrais das suspensões dianteira e traseira.
Pois bem, o padrão original determina que estes sensores devem trabalhar com um percentual entre 30 e 70% da sua leitura para regulagem, qq coisa fora desse "range" ele não permite mais ajustes via Lexia.
Sintoma da desregulagem:
- Qdo instalei minhas H&R no meu C4 Hatch 2011, o xenon assim q eu ligava mirava do centro ao chão, não iluminava nada pra frente... resolvi então constatar oq aconteceu pelo Lexia
Procedimento de verificação (Usando Lexia V45 "antigo" e interface lexia clone chinesa)
1) Após já ter lido o VIN do carro, confirmado, realizar diagnóstico (Diagnosis)
2) Global test (ele pede pra desligar e religar a chave na posição ON e confirmar)
3) Ao término do diagnóstico, selecionar a função "Directional Headlamps"
4) Selecionar "Standard Measurements", vai aparecer o percentual dianteiro e traseiro (pode deixar direto nessa tela e subir/descer o carro q ele atualiza na hora na mesma tela).
Pra minha surpresa, a traseira estava dentro do "range" aceitável, mas a dianteira estava em 29%, não permitindo a regulagem.
Peguei o macaco, apoiei no peito de aço, mas ao levantar o carro, o percentual da dianteira foi pra 25%.
SOLUÇÃO, abri o caput, chamei o meu irmão... SENTA AE, bateu 32%
Procedimento de regulagem:
1) Da tela dos percentuais voltar pra seleção dos parametros do Xenon
2) Selecionar a Opção "Sensor Height Adjustment" -> Enter -> Enter
3) PRONTO, a regulagem é mto rápida
Resultado: Xenon apontando pra frente novamente.
---------------------------------------------------------------------------------------
BONUS: ESP Off Full-Time
Aproveitei o embalo, e permiti que o ESP ficasse desligado mesmo após 30 km/h
1) após o Global Test, selecionei Anti-Brake System
2) Manual Configuration
3) Mudar a Motorização pra EW10JS (RFK) ***** Acho q é isso, é o motor do VTS
4) Botão "Program"
5) Programming Done
Simples e mto rápido, posso usar o ESP desligado full-time
---------------------------------------------------------------------------------------
Interessados do RJ, por uma quantia simbólica (uma coca-cola no bar da esquina), não estou vendendo serviço, faço essas mudanças pra vcs.
[]s
estou postando esse tópico pois não achei nenhuma informação pertinente, e acho que seria mto útil pra qm tem o C4 com xenon direcional e rebaixou o mesmo.
Não sei se todos sabem mas o farol com xenon direcional do c4 não tem regulagem de altura manual nas "Dipped Beams" (farol principal de xenon), só é possível regular o facho das lampadas halogenas usadas em conjunto com o farol alto.
O xenon é regulado através da leitura de 2 sensores de inclinação, um na dianteira, e um na traseira... são pequenos bracinhos articulados ligados nas estruturas centrais das suspensões dianteira e traseira.
Pois bem, o padrão original determina que estes sensores devem trabalhar com um percentual entre 30 e 70% da sua leitura para regulagem, qq coisa fora desse "range" ele não permite mais ajustes via Lexia.
Sintoma da desregulagem:
- Qdo instalei minhas H&R no meu C4 Hatch 2011, o xenon assim q eu ligava mirava do centro ao chão, não iluminava nada pra frente... resolvi então constatar oq aconteceu pelo Lexia
Procedimento de verificação (Usando Lexia V45 "antigo" e interface lexia clone chinesa)
1) Após já ter lido o VIN do carro, confirmado, realizar diagnóstico (Diagnosis)
2) Global test (ele pede pra desligar e religar a chave na posição ON e confirmar)
3) Ao término do diagnóstico, selecionar a função "Directional Headlamps"
4) Selecionar "Standard Measurements", vai aparecer o percentual dianteiro e traseiro (pode deixar direto nessa tela e subir/descer o carro q ele atualiza na hora na mesma tela).
Pra minha surpresa, a traseira estava dentro do "range" aceitável, mas a dianteira estava em 29%, não permitindo a regulagem.
Peguei o macaco, apoiei no peito de aço, mas ao levantar o carro, o percentual da dianteira foi pra 25%.
SOLUÇÃO, abri o caput, chamei o meu irmão... SENTA AE, bateu 32%
Procedimento de regulagem:
1) Da tela dos percentuais voltar pra seleção dos parametros do Xenon
2) Selecionar a Opção "Sensor Height Adjustment" -> Enter -> Enter
3) PRONTO, a regulagem é mto rápida
Resultado: Xenon apontando pra frente novamente.
---------------------------------------------------------------------------------------
BONUS: ESP Off Full-Time
Aproveitei o embalo, e permiti que o ESP ficasse desligado mesmo após 30 km/h
1) após o Global Test, selecionei Anti-Brake System
2) Manual Configuration
3) Mudar a Motorização pra EW10JS (RFK) ***** Acho q é isso, é o motor do VTS
4) Botão "Program"
5) Programming Done
Simples e mto rápido, posso usar o ESP desligado full-time
---------------------------------------------------------------------------------------
Interessados do RJ, por uma quantia simbólica (uma coca-cola no bar da esquina), não estou vendendo serviço, faço essas mudanças pra vcs.
[]s