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Dúvida Modo Tiptronic

Enviado: 18 Fev 2014, 16:33
por Turassi
Olá pessoal, tudo bem?

Sou novo no mundo C4 e tenho uma dúvida a respeito da utilização do câmbio no modo Tiptronic..

Como faço muito trajeto de cidade, costumo sempre usar o tiptronic...isso pode causar algum problema? Ou pode-se usar tranquilamente?

Outra vez coloquei no N em movimento, por engano..sei que isso é bem grave...mas coloquei e logo retirei...isso pode ter causado algum problema?

Obrigado!

Re: Dúvida Modo Tiptronic

Enviado: 19 Fev 2014, 20:26
por Xamã
Turassi escreveu:Olá pessoal, tudo bem?

Sou novo no mundo C4 e tenho uma dúvida a respeito da utilização do câmbio no modo Tiptronic..

Como faço muito trajeto de cidade, costumo sempre usar o tiptronic...isso pode causar algum problema? Ou pode-se usar tranquilamente?

Outra vez coloquei no N em movimento, por engano..sei que isso é bem grave...mas coloquei e logo retirei...isso pode ter causado algum problema?

Obrigado!
Prezado Turassi,

relaxa!

Pode usar o Tiptronic à vontade. O que pode acarretar este maior número de trocas de marcha via Tiptronic é um desgaste mais acelerado das embreagens internas da caixa automática, que na verdade são os discos de fricção da AL4, mas não acho que a durabilidade vá ser tão afetada assim.

Quanto ao que aconteceu, se foi coisa rápida não esquenta. Não dá nada não!

Um abraço grande,
Xamã.

Re: Dúvida Modo Tiptronic

Enviado: 20 Fev 2014, 08:42
por Turassi
Xamã escreveu:
Turassi escreveu:Olá pessoal, tudo bem?

Sou novo no mundo C4 e tenho uma dúvida a respeito da utilização do câmbio no modo Tiptronic..

Como faço muito trajeto de cidade, costumo sempre usar o tiptronic...isso pode causar algum problema? Ou pode-se usar tranquilamente?

Outra vez coloquei no N em movimento, por engano..sei que isso é bem grave...mas coloquei e logo retirei...isso pode ter causado algum problema?

Obrigado!
Prezado Turassi,

relaxa!

Pode usar o Tiptronic à vontade. O que pode acarretar este maior número de trocas de marcha via Tiptronic é um desgaste mais acelerado das embreagens internas da caixa automática, que na verdade são os discos de fricção da AL4, mas não acho que a durabilidade vá ser tão afetada assim.

Quanto ao que aconteceu, se foi coisa rápida não esquenta. Não dá nada não!

Um abraço grande,
Xamã.
Olá xamã! Pow cara, obrigadão pela força! Um abraço!

Re: Dúvida Modo Tiptronic

Enviado: 20 Fev 2014, 09:16
por rodrigo cardozo
Turassi escreveu: Outra vez coloquei no N em movimento, por engano..sei que isso é bem grave...mas coloquei e logo retirei...isso pode ter causado algum problema?

Obrigado!

Reprodução do manual:

"- Nunca selecionar a posição N com o veículo em movimento.
- Nunca selecionar as posições P ou R se o veículo não estiver
completamente imobilizado.
Se, durante a condução do veículo, a posição N for acidentalmente
engatada, deixar o motor alcançar o regime de ponto morto antes de
engatar a posição D ou M.
"

Abç,

Rodrigo.

Re: Dúvida Modo Tiptronic

Enviado: 20 Fev 2014, 16:49
por Turassi
rodrigo cardozo escreveu:
Turassi escreveu: Outra vez coloquei no N em movimento, por engano..sei que isso é bem grave...mas coloquei e logo retirei...isso pode ter causado algum problema?

Obrigado!

Reprodução do manual:

"- Nunca selecionar a posição N com o veículo em movimento.
- Nunca selecionar as posições P ou R se o veículo não estiver
completamente imobilizado.
Se, durante a condução do veículo, a posição N for acidentalmente
engatada, deixar o motor alcançar o regime de ponto morto antes de
engatar a posição D ou M.
"

Abç,

Rodrigo.
Fala Rodrigo, tudo bem?

O problema é que quando aconteceu...eu estava no meio de uma rodovia.. e tinha acabado de arrancar..espero que não venha me causar problemas no futuro.

Re: Dúvida Modo Tiptronic

Enviado: 21 Fev 2014, 01:03
por eds2000
Fique tranquilo, ter feito isso uma vez não irá acabar com o cambio.

O problema de se colocar em Neutro em movimento, se fosse para dar problemas, daria de imediato (ocorre o sobregiro do motor e que por isso estoura o cambio e o trava).

Quando ao utilizar o tiptronic.... creio que isso seja para ter uma condução mais adequada ao uso de cidade certo? Digo... manter uma marcha mais forte em subida ingreme... evitar o "troca-troca" de marchas dependendo do local....

Se for para isso que vc usa o tiptronic.... creio que será até uma forma de desgastar menor. Agora, se for com o foco de dar agilidade e causar muitas trocas, acredito que tenha um desgaste maior, mas ele foi feito para isso. Se vc faz mtas trocas que seriam superiores ao uso automatico (em D), só sugiro que troque o oleo do cambio a cada 30000~40000km. Assim se preserva a qualidade e lubrificação do oleo.

Abs,
Edson

Re: Dúvida Modo Tiptronic

Enviado: 25 Fev 2014, 09:35
por Turassi
eds2000 escreveu:Fique tranquilo, ter feito isso uma vez não irá acabar com o cambio.

O problema de se colocar em Neutro em movimento, se fosse para dar problemas, daria de imediato (ocorre o sobregiro do motor e que por isso estoura o cambio e o trava).

Quando ao utilizar o tiptronic.... creio que isso seja para ter uma condução mais adequada ao uso de cidade certo? Digo... manter uma marcha mais forte em subida ingreme... evitar o "troca-troca" de marchas dependendo do local....

Se for para isso que vc usa o tiptronic.... creio que será até uma forma de desgastar menor. Agora, se for com o foco de dar agilidade e causar muitas trocas, acredito que tenha um desgaste maior, mas ele foi feito para isso. Se vc faz mtas trocas que seriam superiores ao uso automatico (em D), só sugiro que troque o oleo do cambio a cada 30000~40000km. Assim se preserva a qualidade e lubrificação do oleo.

Abs,
Edson

Olá Edson, realmente...eu uso o Tiptronic porque acredito que seja mais adequado para o uso na cidade..não fica trocando direto e principalmente não fica jogando a primeira pra qualquer reduzida que dou..

Obrigado pela ajuda!

Re: Dúvida Modo Tiptronic

Enviado: 26 Fev 2014, 09:11
por rodrigo cardozo
Turassi escreveu:
...não fica trocando direto e principalmente não fica jogando a primeira pra qualquer reduzida que dou..

Obrigado pela ajuda!
Hummm... Na última atualização da caixa disponível, a 1ª entra em torno de 9-10km/h... Na penúltima, entrava por volta de 18km/h...

A configuração atual torna as trocas bem mais suaves. Qual seria o comportamento do teu carro? Em qual velocidade é efetuada a troca da 2ª p/ 1ª? De repente vale dar uma avaliada nisto...