Criou alguma Modificação no seu C4? Acrescentou algo que não veio de Série? Publique aqui e Ensine Como! Tem alguma Idéia mas não sabe Executar? Pergunte aqui!
GIN
Membros
Estado: PR
Veiculo: Outros

[DIY] CONSERTE SEU RETROVISOR COM REBATIMENTO ELÉTRICO

Mensagem por GIN »

Boas pessoal, essa semana tive o desprazer de ter meu retrovisor chutado por um Motoboy, apesar da raiva na hora, felizmente não consegui derrubar ele.
Pois bem, o chute foi certeiro mas não chegou a quebrar o espelho, só deslocou pra frente e desregulou a lente.
O problema eh que ele eh rebativel elétrico, junto aí alarme. E isso estragou, não fechava nem abria.
Após várias consultas sem sucesso nos fóruns, resolvi METER A CARA e tentar arrumar.
Deu certo, então resolvi montar um DIY pra ajudar quem possa ter esse problema futuramente. Tenho um 307 SW, mas creio que os mecanismos são iguais nos C4, mudando apenas os passos para chegar até lá, mas no final, é tudo igual.

Não eh muito difícil mas eh bem delicado e eh preciso muita calma. Se for estressado, tome uma cerveja junto pra acalmar.

Bom, tudo começa aqui.

Imagem

Primeiro tiramos a capa do espelho, só puxar com jeitinho.

Imagem

Depois tira a moldura da maçaneta interna, eh bem delicada, comece a tirar pelo vão q tem no canto superior esquerdo, onde tentei mostrar com a foto

Imagem

Olha como a peça eh frágil

Imagem

A próxima parte eh tirar o comando dos vidros, um parafuso cabeça Torx 20. O comando tem 2 plugues, preste atenção nas cores, para encaixar corretamente depois. No meu caso, o cinza ficou mais ao meio do comando.

Imagem

Com tudo solto, eh hora de soltar o forro, temos 1 parafuso bem no alto desse canto.

Imagem

E dois nessa parte. Somado ao parafuso do comando dos vidros, são 4 no total

Imagem

Agora eh só puxar a parte de baixo que vai soltando os grampos, debaixo pra cima, e quando soltar todos, puxe o forro pra cima pra desencaixar das canaletas(pestanas pra alguns)

Imagem

Com o forro fora, solte o plug do alto falante (esqueci da foto) e depois solte os 2 plugues do espelho, não se preocupe em marcar pq os plugues são diferentes, não tem erro no encaixe.

Imagem

Solte os 3 parafusos (torx 30) do espelho, o do copinho ali eh o q segura a moldura (a primeira peça que tiramos)

Imagem

Com o espelho fora eh hora de tirar a moldura da cor. Eh bem chato, geralmente quebra, eu quebrei 1 trava.
Comece por aqui.

Imagem
Imagem

Agora tire essa pecinha preta, sai fácil...

Imagem

Embaixo dela tem 3 parafusos, solte com uma torx 15

Imagem

Agora que vc soltou os parafusos, passe o chicote e tire a peça, ficando assim como a foto.

Imagem

Tirei essa peça, sabe o que tem embaixo dela? NADA, só perdi tempo, então nem precisa tirar

Imagem
Imagem

Agora vamos tirar a lente do espelho, force com cuidado as travinhas que estão no fundo da foto, meio escondidas... São 4 partes com 2 travas cada, no meu soltava 1 e empurrava com calma e já saia a outra. Não foi difícil

Imagem

Agora tire os plugs do aquecimento(anti embaçamento) e observe no casco do espelho o motor e mecanismo do espelho elétrico e seus 3 parafusos torx 15

Imagem

Aqui da pra ver melhor como são as travas da lente do espelho

Imagem

Agora solte os 3 parafusos que falei. Até aqui foi fácil né?

Imagem

Esse plug foi maldito... Deu trabalho pra tirar, tive q colocar uma chave pequena no vão que ele tem e forçar bastante, felizmente não quebra fácil.

Imagem

Aqui uma prévia de como está o espelho, já passamos da metade.

Imagem

Agora é hora de separar a moldura do restante. Solte os 3 parafusos torx da foto que a moldura já sai.

Imagem

Vc vai ficar com essa peça na mão, ali da pra ver os rebites estourados já, mas vc tem q estourar e tirar eles fora, eu usei uma broca de 3,5mm. Não precisa "arregaçar" o rebite, pois como ele tem um formato diferente, vc pode reutilizar o mesmo depois, da até pra dar um pingo de cola branca na hora de montar, só pra fazer uma tensão, pq ali ele não eh forçado.

Imagem

Aqui o outro lado da peça, veja como não é um rebite comum

Imagem

Olha só no que virou rs.
Depois de tirar o rebite, puxe o mecanismo pra baixo pra separar as peças.

Imagem

Vai sobrar isso na sua mão.

Imagem

Note que nos furos onde passava o rebite, tem 2 travas, e são elas que juntam e mantêm o mecanismo vedado contra pó e água.
Usei uma chave de fenda pequena pra empurrar e tirar, conforme a foto abaixo.

Imagem

Antes de abrir, não esqueça de tirar esse plug, tem uma borrachinha q veda ele, use uma chave de fenda pequena e force de baixo pra cima

Imagem

Uhullll.... Chegamos ao motor.
Aqui está o bicho.

Imagem

Tire a placa que comanda, é só puxar pra trás.

Imagem

Se vc chegou aqui e essa engrenagem está quebrada, estragada ou algo assim, não posso ajudar, caso esteja igual a essa, continuamos.

Imagem

Aqui estava o problema no meu caso, mas de qualquer forma, antes de montar, alinhe bem essas 2 engrenagens, elas são responsáveis em transferir as rotações do motor para o espelho.

Imagem

Olha aí... A engrenagem desalinhada, era só esse o motivo do meu espelho não rebater.

Imagem

Pois bem, agora que vc já arrumou seu rebatimento (ou não), está na hora de montar tudo de novo. Pois bem, comece a ler tudo de baixo pra cima e troque as palavras "solte", "tire", "afrouxe" pelos seus antônimos que você chega lá.

Considerações, não é uma tarefa muito simples mas também não é nenhum bicho de 7 cabeças, mas garanto uma coisa, nenhum técnico vai arrumar isso pra vc, principalmente em CSS, e nem preciso falar o preço de um espelho desses né... O mais em conta que achei estava por 260 reais, usado.

Espero que ajude a quem precisar.

Abraços!
307 SW 2.0 TIP 06/07
[X] TODOS OS OPCIONAIS INCLUSOS
[X] 7 LUGARES
[X] SUSPENSÃO A AR
[X] RODAS ATLANTIQUE 18"
Imagem

Laio
Membros
Estado: SP
Veiculo: C4 VTR

Re: [DIY] CONSERTE SEU RETROVISOR COM REBATIMENTO ELÉTRICO

Mensagem por Laio »

Velho, dá orgulho de fazer parte deste clube ao visualizar um procedimento assim, bem feito e explicado....

Nota 10 mesmo....Parabéns!

PS: Ainda bem que vc não derrubou o motoqueiro...rs

vsignor
Membros
Estado: RS

Mensagem por vsignor »

Compartilho a opinião relacionada ao forum. Parabens pelo tutorial tão bem detalhado e ilustrado com fotos do passo a passo. Perfeito.

Abraços

felipinho
Membros
Estado: SP
Contato:

Mensagem por felipinho »

Excelente este DIY, parabéns pela dedicação!

Um dos motivos que me desencoraja a colocar os retrovisores rebatíveis: motociclistas afobados de São Paulo.

sergioongaratto
Membros
Estado: RJ
Veiculo: C4 Grand Picasso
Contato:

Mensagem por sergioongaratto »

Muito bom seu DIY! Acabei de comprar um Grand C4 Picasso e já comecei a arrumar algumas coisinhas nele, como forro de porta mais instalado. O próximo passo é a lubrificação do mecanismo de rebatimento dos retrovisores... um deles está travando de vez em quando, e esse seu DIY veio bem a calhar.

Abraço!

lgobbo
Membros
Estado: SC
Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Automático

Mensagem por lgobbo »

Acho o rebatimento do espelho do c4 um tanto barulhento, até hoje não consegui comparar com outros c4 para ver se é normal, no caso do meu o espelho é do modelo menor tipo gota.

sergioongaratto
Membros
Estado: RJ
Veiculo: C4 Grand Picasso
Contato:

Mensagem por sergioongaratto »

lgobbo escreveu:Acho o rebatimento do espelho do c4 um tanto barulhento, até hoje não consegui comparar com outros c4 para ver se é normal, no caso do meu o espelho é do modelo menor tipo gota.
O meu começou a travar na hora de abrir. Não é muito frequente mas já enche o saco! Esse acho que não vai ter muito conserto, mas vou tentar abrir e lubrificar ele pra ver se resolve.

Responder

Voltar para “DIY - Faça Você Mesmo”