walbar escreveu:
Boa tarde, Comprei C4 Hatch 10/11 com 43k km a um mês o câmbio no passar as marchas é suave, fiquei assustado foi com o consumo 7,5 km/l andando pianinho, como vc está com o seu com 98k km acredito que gosta muito do carro, tem algumas dicas sobre defeitos acontecidos.
Realmente gosto muito do carro e não planejo trocá-lo tão cedo.
Descontando os solenóides do câmbio (deu defeito aos 6.500km, trocado na garantia aos 18.500km) foram dois defeitos:
- Rolamento de uma roda traseira ~36k, tem que trocar todo o cubo.
- sonda lambda ~40k
Desgaste de peças fora do planejado no manual de revisões:
- Uma barra axial da direção ao 84k
- Amortecedores dianteiros vazando 84k, substituido pelos da Peugeot.
- Par de Bieletas da suspensão aos 40k e aos 95k
Tá começando um barulho que acredito seja do pivot da roda dianteira direita, vou ter que ver na próxima revisão aos 105k
Fora isso foram tocados os amortecedores traseiros ao 25k, não por apresentar defeito, mas por eu não gostar da ação dos originais. Substituido pela original Peugeot.
Depois apenas peças de desgaste: Pastilhas (50k e 95k na frente, 84k atrás), pneus (63k d, 74k t) e óleo, filtros e velas como manda o manual. Acredite ou não esse carro fez apenas um alinhamento, quando troquei os pneus da frente, e o técnico me disse em suas próprias palavras: "estava muito pouco fora".
Se pudesse mudar algo no carro seria um projeto de suspensão mais progressiva, mais macia no começo e depois mais firme. Os amortecedores de Peugeot 307 melhoram bem em relação aos originais Citroen, mas em asfalto todo remendado ele ainda incomoda um pouco. Por outro lado faz curva como poucos.
---
Em questão de consumo é muito difícil comparar números pois há muitas variáveis de percursos, condições, condução, etc. Só uso álcool e minha média é 6km/l na cidade com muita subida e lombadas (52 por dia...) e geralmente 8.7km/l na estrada, conduzindo sem muita preocupação com consumo. Já fiz até perto de 10km/l em algumas viagens, mas tem que andar feito uma vovózinha ;-)
O que posso dar de dicas é o seguinte: a calibragem oficial recomendada de 30psi é muito baixa. Uso 34/35 na cidade e 38 na estrada.
- Mesmo na maciota, procurar conduzir de maneira que o conversor de torque bloqueie o mais rápido possível, evitando que ele patine em demasia. Principalmente na 2ª marcha onde há aquela "meia-marcha", é onde mais se desperdiça energia. É preferível pisar um pouco mais rápido e depois aliviar para o conversor entrar na próxima fase (bloquear).