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Versões do C4 hatch

Enviado: 30 Nov 2014, 17:52
por fgaffke
Pessoal procurei no fórum e não achei a resposta para minha dúvida e por isso abri um novo tópico. Caso ja exista um tópico a respeito me desculpem.

Estou querendo comprar meu primeiro Citroen e será um C4 hatch até uns R$ 43.000,00 mas estou perdido entre as inúmeras versões existentes. Alguns tem teto, outros regulagem elétrica dos bancos e por ai vai.
Quero o mais completo possível, dentro das minhas possibilidades financeiras, então qual devo comprar?

Obrigado

Re: Versões do C4 hatch

Enviado: 30 Nov 2014, 20:30
por Arr
Procure pelo Exclusive com o Pack Tech e xenon.

O problema é que a lista de opcionais variou conforme a data de fabricação do carro. Acho que ajuste elétrico dos bancos só vai encontrar nos mais antigos.

Depois tiveram séries especiais como o Solaris, mas exceto pelo teto solar, acredito que não seja a mais completa.

Re: Versões do C4 hatch

Enviado: 02 Dez 2014, 09:14
por fgaffke
Valeu Arr. não querendo abusar, mas ja abusando. rs.
Ouvi muito se falar mal do câmbio automático do C4. Realmente é problemático e caro sua manutenção?

Re: Versões do C4 hatch

Enviado: 02 Dez 2014, 12:08
por Arr
Da linha do C4 houve um lote grande de carros que dava problemas cedo nas eletroválvulas, mas a maioria desses já foi resolvido. Se não me engano até modelo 10/11. Acho que a partir de 11/11 o índice de defeito caiu bastante.
Trocando as eletroválvulas pela marca BorgWarner resolve. No meu foi trocado na garantia aos 18k e até hoje aos 98k o câmbio está belezinha.

Quanto a questão da manutenção cara, há controvérsias, hehehe. De cinco câmbios AL4 na família o único que gastou algum dinheiro foi meu irmão para trocar as eletroválvulas de um Xsara hatch com 120 mil km. Gastou R$700,00 (mas o normal é uns R$1100,00 no mercado) porque nosso mecânico de confiança é especialista em câmbios automáticos, inclusive presta serviço para outras oficinas da região.

De qualquer forma o custo para o reparo completo do câmbio não sai caro (comparado com outras marcas) sabendo procurar.

http://3emotorsloja.com.br/loja/index.p ... uct_id=866
PS: link só para referência, não é uma recomendação (nem desrecomendação) pois nunca fiz neócio com a empresa.

As principais responsáveis pela má fama do AL4 são justamente as concessionárias, que não mexem na caixa, fazem o serviço fora jogando o markup lá pra cima e apresentam orçamentos terroristas aos desavisados. De modo geral deve-se evitar qualquer servço nas concessionárias Citroen fora do período de garantia.

Minha dica é: experimente o carro que deseja comprar, teste o câmbio de preferência com o motor frio e quente e repare se funciona liso com trocas suaves. Se for o caso, a possibilidade de defeitos é bem baixa.

Re: Versões do C4 hatch

Enviado: 02 Dez 2014, 13:07
por walbar
Arr escreveu:Da linha do C4 houve um lote grande de carros que dava problemas cedo nas eletroválvulas, mas a maioria desses já foi resolvido. Se não me engano até modelo 10/11. Acho que a partir de 11/11 o índice de defeito caiu bastante.
Trocando as eletroválvulas pela marca BorgWarner resolve. No meu foi trocado na garantia aos 18k e até hoje aos 98k o câmbio está belezinha.

Quanto a questão da manutenção cara, há controvérsias, hehehe. De cinco câmbios AL4 na família o único que gastou algum dinheiro foi meu irmão para trocar as eletroválvulas de um Xsara hatch com 120 mil km. Gastou R$700,00 (mas o normal é uns R$1100,00 no mercado) porque nosso mecânico de confiança é especialista em câmbios automáticos, inclusive presta serviço para outras oficinas da região.

De qualquer forma o custo para o reparo completo do câmbio não sai caro (comparado com outras marcas) sabendo procurar.

http://3emotorsloja.com.br/loja/index.p ... uct_id=866
PS: link só para referência, não é uma recomendação (nem desrecomendação) pois nunca fiz neócio com a empresa.

As principais responsáveis pela má fama do AL4 são justamente as concessionárias, que não mexem na caixa, fazem o serviço fora jogando o markup lá pra cima e apresentam orçamentos terroristas aos desavisados. De modo geral deve-se evitar qualquer servço nas concessionárias Citroen fora do período de garantia.

Minha dica é: experimente o carro que deseja comprar, teste o câmbio de preferência com o motor frio e quente e repare se funciona liso com trocas suaves. Se for o caso, a possibilidade de defeitos é bem baixa.

Boa tarde, Comprei C4 Hatch 10/11 com 43k km a um mês o câmbio no passar as marchas é suave, fiquei assustado foi com o consumo 7,5 km/l andando pianinho, como vc está com o seu com 98k km acredito que gosta muito do carro, tem algumas dicas sobre defeitos acontecidos.

Re: Versões do C4 hatch

Enviado: 03 Dez 2014, 16:10
por Arr
walbar escreveu:
Boa tarde, Comprei C4 Hatch 10/11 com 43k km a um mês o câmbio no passar as marchas é suave, fiquei assustado foi com o consumo 7,5 km/l andando pianinho, como vc está com o seu com 98k km acredito que gosta muito do carro, tem algumas dicas sobre defeitos acontecidos.
Realmente gosto muito do carro e não planejo trocá-lo tão cedo.

Descontando os solenóides do câmbio (deu defeito aos 6.500km, trocado na garantia aos 18.500km) foram dois defeitos:
- Rolamento de uma roda traseira ~36k, tem que trocar todo o cubo.
- sonda lambda ~40k

Desgaste de peças fora do planejado no manual de revisões:
- Uma barra axial da direção ao 84k
- Amortecedores dianteiros vazando 84k, substituido pelos da Peugeot.
- Par de Bieletas da suspensão aos 40k e aos 95k
Tá começando um barulho que acredito seja do pivot da roda dianteira direita, vou ter que ver na próxima revisão aos 105k

Fora isso foram tocados os amortecedores traseiros ao 25k, não por apresentar defeito, mas por eu não gostar da ação dos originais. Substituido pela original Peugeot.

Depois apenas peças de desgaste: Pastilhas (50k e 95k na frente, 84k atrás), pneus (63k d, 74k t) e óleo, filtros e velas como manda o manual. Acredite ou não esse carro fez apenas um alinhamento, quando troquei os pneus da frente, e o técnico me disse em suas próprias palavras: "estava muito pouco fora".

Se pudesse mudar algo no carro seria um projeto de suspensão mais progressiva, mais macia no começo e depois mais firme. Os amortecedores de Peugeot 307 melhoram bem em relação aos originais Citroen, mas em asfalto todo remendado ele ainda incomoda um pouco. Por outro lado faz curva como poucos.

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Em questão de consumo é muito difícil comparar números pois há muitas variáveis de percursos, condições, condução, etc. Só uso álcool e minha média é 6km/l na cidade com muita subida e lombadas (52 por dia...) e geralmente 8.7km/l na estrada, conduzindo sem muita preocupação com consumo. Já fiz até perto de 10km/l em algumas viagens, mas tem que andar feito uma vovózinha ;-)
O que posso dar de dicas é o seguinte: a calibragem oficial recomendada de 30psi é muito baixa. Uso 34/35 na cidade e 38 na estrada.
- Mesmo na maciota, procurar conduzir de maneira que o conversor de torque bloqueie o mais rápido possível, evitando que ele patine em demasia. Principalmente na 2ª marcha onde há aquela "meia-marcha", é onde mais se desperdiça energia. É preferível pisar um pouco mais rápido e depois aliviar para o conversor entrar na próxima fase (bloquear).