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Controle de tração ESP

Enviado: 04 Nov 2009, 20:41
por Borges
Alguém já testou o ESP ao extremo?

Esses dias fiz isso em uma curva muito fechada em um viaduto, em altissima velocidade, e resultado... a luz do ESP piscou no painel sem parar...no final da curva tipo "u" a traseira escapou, o carro balançou e eu me caguei todo, mas soltei um pouco o volante, dei uma leve pisada no freio, e o carro alinhou...

Na hora percebi que o que fiz foi loucura, porque se fosse em outro carro estaria rodando até agora, e essa hora eu estaria morto.

não sei o que esperava do carro, acho que algo como um trenó de montanha russa preso em trilhos... a experiencia foi muito boa, mas não repetirei, não em alta velocidade...

Mas e ai? alguem tem a manha de fazer o tal ESP piscar sem ficar todo cagado de medo, conte suas experiencias...e tambem se tudo o que eu falei foi m***a me desculpem e me expliquem como funciona esse tal ESP e pra que serve realmente.


Um abraço

Re: Controle de tração ESP

Enviado: 04 Nov 2009, 22:45
por Caiafa
Po amigo era mais facil testar num estacionamento ou numa pista qualquer com aerea de escape sei la qualquer lugar aberto

O ESP vem so no pack tech ou vem em todos exclusive ?

Re: Controle de tração ESP

Enviado: 04 Nov 2009, 22:56
por foxmc
O ESP (Electronic Stability Program) é opcional com o Pack Tech, e era de série em todos os VTR's. Basicamente o que ele faz é tentar corrigir a trajetória do carro, auxiliando a estabilidade do veículo. A Citro já tinha uma versão anterior do ESP nos Xsaras, o conhecido CATT (que consistia em um eixo traseiro auto direcionável).

Re: Controle de tração ESP

Enviado: 04 Nov 2009, 23:35
por Nico
Amigão segue abaixo uma explicação sobre ESP tirado de um site da Citroen em Portugal. Como todo sistema de segurança o ESP só eh ativado em casos de emergencia, assim como ABS, Airbags, etc. Não vejo muita razão em ficar fazendo esses tipos de teste.

ESP
O “Electronic Stability Program”, vulgarmente conhecido por ESP, é um corrector electrónico de trajectória.
A função principal deste calculador é detectar a perda de aderência do veículo e influenciar a sua trajectória, através da travagem de uma ou mais rodas.
Em poucos anos, o ESP tornou-se num elemento de extrema importância relativamente à segurança activa. Graças a vários sensores instalados nas rodas do veículo que detectam todas as perdas de aderência, o ESP determina a correcção para manter a trajectória exigida pela posição do volante.
A eficácia do ESP é particularmente notável nas situações de sobreviragem e de subviragem. No que respeita ao comportamento do veículo, o ESP permite recuperar a aderência e retomar automaticamente a trajectória adequada.

Uma nova geração de ESP

Esta é uma nova geração de ESP, cujo desempenho foi aumentado, acabada de aparecer na gama Citroën.
Este novo ESP inclui também um novo controlo de travagem parcial em curva, e uma função de “secagem das pastilhas de travão” para optimizar a reacção dos travões em condições de pluviosidade. A sua activação está relacionada com a função da escova do limpa-vidros: o seu funcionamento não tem nenhuma consequência no desgaste das pastilhas.

A tecnologia ESP permite auxiliar o condutor em situações de perda da aderência em curvas.

Re: Controle de tração ESP

Enviado: 05 Nov 2009, 10:22
por leo_lns
O ESP tem o limite da física né cara, não faz milagres. Mas te falar que vc teve a manha, pq eu já entrei em muita curva quente e nunca ativou o ESP, pq isso já é quando vc passa do limite. Ele só acende comigo mesmo quando entro brincando em alguma curva mais fechada e devagar e jogo o voltante de uma vez para ele corrigir. hehe

Re: Controle de tração ESP

Enviado: 05 Nov 2009, 10:50
por foxmc
Não sei se no C4 é assim, mas na maioria dos carros o ESP fica ativo o tempo todo, a luz acnde quando o sistema já NÃO é capaz de corrigir o erro.

Re: Controle de tração ESP

Enviado: 05 Nov 2009, 19:38
por Borges
Obrigado pelas dicas...valeu mesmo

Re: Controle de tração ESP

Enviado: 05 Nov 2009, 21:57
por johnny17
Na Fernão Dias - SP voltando de Bragança Paulista o ESP entrou em ação algumas vezes curvas a 130 140 km/h e o carro ñ saiu da trajetória (o ettore estava comigo p/ comprovar)

Em um dia de chuva em SP entrei na curva do viaduto q liga a Ibirapuera c/ a 23 de Maio ("Cebolinha") a uns 80 e o carro saiu sim de traseira como no seu relato e precisei acionar o freio p/ ele voltar a trajetória, foi exatamente igual ao q vc fez só q na chuva......

Outra vez tive q frear bruscamente p/ ñ colidir numa Meriva q passou o vermelho e joguei o carro p/ a direita, essa foi a maior prova de q ABS AFU e ESP são realmente incríveis, ñ colidi e o carro ñ rodou por causa deles...

Essas foram as experiências mais relevantes q tive c/ meu VTR...

Re: Controle de tração ESP

Enviado: 05 Nov 2009, 23:31
por marcusthedriver
Quando a luz do ESP está ACESA é pq o sistema esta desativado. O padrão é estar apagada, e quando ela está piscando é pq o sistema está em ação tentando controlar o carro. Já utilizei algumas vezes o sistema, mas é o tipo de teste que não recomendo, todas as vezes fiz sozinho e a noite de madrugada pra não prejudicar ninguém em caso de besteira... fiz pra conhecer os limites do carro... no caso do VTR que é cambio mec. é um pouco mais facil acionar o esp, só entrar na curva com marcha baixa e pé tuchado que ele vai tracionar demais e sair de frente ai o ESP entra... mas ja consegui fazer o carro jogar a traseira tb e digo... vc foi mestre! os carros da linha C4 são muito bons de curva heheh mas cuidado rapaz contra as leis da física nem ESP resolve ehheeh

Re: Controle de tração ESP

Enviado: 08 Nov 2009, 04:00
por Marcelo Fernandes
Meu esp pisca todos os dias =)
especialmente nas sextas as 3:00 da madrugada