[Resolvido]Pane Total/Vazamento de combustivel C4 GLX 1.6
Enviado: 25 Ago 2015, 19:51
Saudações,
Venho aqui descrever uma experiencia desagradável que aconteceu comigo
domingo passado dia 23/08/2015.
Tenho um Citroen C4 Hatch GLX-1.6 Ano 2011/2011.
Ele esta agora com aproximadamente 52000 KM.
Eu estava viajando saindo de Guarulhos/SP em Direção a Pirassununga/SP.
É uma viajem de mais ou menos 242 km. Quando após percorrer 196 km próximo a
cidade de Leme o veiculo teve uma pane total do motor com o VEICULO EM MOVIMENTO!!
Eu estava na faixa da esquerda inclusive com o piloto automático ativado quando percebi uma
súbita queda de velocidade.
Inicialmente pensei ser um problema no próprio piloto automático. Desliguei o mesmo, e para a minha
surpresa ao pressionar o pedal do acelerador o veiculo não respondia!!!
Simplesmente perdeu toda a tração, como se o motor estivesse desligado.
Para a minha sorte eu estava em uma descida e consegui encostar, depois de quase colidir com uma enorme carreta.
Parei no acostamento e abri o capo, senti um forte cheio de combustível. Procurando mais detalhadamente percebi que o vazamento era próximo da roda traseira direita.
Constatei que ao ligar a parte elétrica, sem nem mesmo tentar dar partida, ocorria um ENORME vazamento de combustível. O vazamento só ocorria quando virava a chave até ligar a parte elétrica e consequentemente a bomba.
Resultado disso... tive que voltar os 196 km de guincho.
No dia seguinte levei o veiculo ao mecânico, e esse constatou que o vazamento foi causado por um simples anel de borracha que fica dentro de uma mangueira que faz parte do sistema de combustível.
Esse anel não tem mais do que 1 CM de diâmetro.
O prognostico foi que "Ao se romper esse anel de borracha o motor deixou de ser alimentado, pois o combustível não chegava no motor e sim ia direto para o chão. Causando a imediata parada do motor."
Por falar em mecânico... Eu tenho uma leve desconfiança... Pois o mesmo mecânico efetuou a troca preventiva de filtro de combustível. E observando o mesmo fazendo o reparo do problema, observei que é no mesmo lugar onde ele fez a troca do filtro. Em baixo do banco do passageiro / atras. Não sei se para trocar esse filtro é necessário manipular o tal do anel de borracha. E ele mesmo o MECÂNICO fez alguma cagada. Com o perdão do termo. Mas é só uma especulação. Se alguém souber por favor relate.
Venho aqui compartilhar a minha experiencia na esperança de mais alguém que tenha passado por essa situação.
E saber da comunidade do C4clube se esse tipo de ocorrência é normal com esse veiculo. Esse é o meu primeiro citroen, e estou muito preocupado.
Nunca passei por uma experiencia assim. Já aconteceu de o veiculo parar em movimento, mas foi a correia dentada que quebrou, de um gol 1.6.
COMO PODE UMA SIMPLES BORRACHINHA FAZER O CARRO PARAR NO MEIO DA ESTRADA E VAZAR COMBUSTÍVEL QUE NEM UMA CACHOEIRA???
Uma borrachinha tão insignificante que o mecânico nem quis cobrar pela peça e pelo serviço. Mas que custou um guincho de mais de 196 km , mais um carro para transportar as pessoas.
O seguro bancou tudo. Mas quanto custaria???
Hoje nesse momento o veiculo parece normal, estou rodando sem problemas. Mas fica o medo de ter que fazer uma viagem mais longe e ficar no meio da rua de novo.
Encerro por aqui.
Desde já obrigado por qualquer ajuda.
Att: Marcelo.
UPDATE: Eu levei o carro em uma autorizada da marca Citroen. Para fazer a troca do óleo do filtro de óleo e do filtro de combustível. Aproveitando que já iria fazer a troca do filtro de combustível eu pedi para eles checarem toda a ligação a procura de eventuais problemas. Quando voltei para pegar o carro o atendente me relatou que não existia qualquer problema com relação as mangueiras ou toda a linha que se conecta com o filtro de combustível. A partir daí eu relatei para o mesmo sobre a pane que eu havia sofrido. Ele me explicou que isso ocorreu devido a um problema na peça não original "Paralela". Pois alguns tipos de peças paralelas tem um problema com a conexão o mecânico instalador ao conectar essa peça ouve o click e acredita que a peça está corretamente instalada quando que na verdade não está. Ele também explicou que o sistema opera com uma pressão de 6 bar e quando esse tipo de peça que não se conecta corretamente ela não consegue lidar com esse tipo de pressão e se desconecta, causando o corte de alimentação de combustível e por consequência a pane no carro. Ele me relatou que já ouviu esse tipo de ocorrência em outras oficinas da marca Citroen. Ele relatou também que as ocorrências que presenciou foram com as peças compradas na loja MercadoCar. Deixando bem claro que em momento nenhum eu havia citado onde comprei essa peça.
Quanto a culpabilidade do mecânico em questão que instalou essa peça paralela que causou o problema, eu ainda não tenho um juízo formado.
Já que o problema é com a peça em si. Eu não sei se a própria peça pode ter induzido o mecânico a erro.
Apesar que ele mesmo me avisou que poderia ocorrer algum problema com essa instalação.
Eu penso que na dúvida é melhor sugerir trocar a peça até mesmo por uma original do que correr o risco do carro quebrar no meio da estrada.
Resumindo se ele mesmo não está seguro com o serviço realizado, é melhor trocar a peça do que fazer gambiarra.
Seria somente isto.
Espero ter ajudado no futuro a outras pessoas que possam passar por esse problema.
Saudações.
Venho aqui descrever uma experiencia desagradável que aconteceu comigo
domingo passado dia 23/08/2015.
Tenho um Citroen C4 Hatch GLX-1.6 Ano 2011/2011.
Ele esta agora com aproximadamente 52000 KM.
Eu estava viajando saindo de Guarulhos/SP em Direção a Pirassununga/SP.
É uma viajem de mais ou menos 242 km. Quando após percorrer 196 km próximo a
cidade de Leme o veiculo teve uma pane total do motor com o VEICULO EM MOVIMENTO!!
Eu estava na faixa da esquerda inclusive com o piloto automático ativado quando percebi uma
súbita queda de velocidade.
Inicialmente pensei ser um problema no próprio piloto automático. Desliguei o mesmo, e para a minha
surpresa ao pressionar o pedal do acelerador o veiculo não respondia!!!
Simplesmente perdeu toda a tração, como se o motor estivesse desligado.
Para a minha sorte eu estava em uma descida e consegui encostar, depois de quase colidir com uma enorme carreta.
Parei no acostamento e abri o capo, senti um forte cheio de combustível. Procurando mais detalhadamente percebi que o vazamento era próximo da roda traseira direita.
Constatei que ao ligar a parte elétrica, sem nem mesmo tentar dar partida, ocorria um ENORME vazamento de combustível. O vazamento só ocorria quando virava a chave até ligar a parte elétrica e consequentemente a bomba.
Resultado disso... tive que voltar os 196 km de guincho.
No dia seguinte levei o veiculo ao mecânico, e esse constatou que o vazamento foi causado por um simples anel de borracha que fica dentro de uma mangueira que faz parte do sistema de combustível.
Esse anel não tem mais do que 1 CM de diâmetro.
O prognostico foi que "Ao se romper esse anel de borracha o motor deixou de ser alimentado, pois o combustível não chegava no motor e sim ia direto para o chão. Causando a imediata parada do motor."
Por falar em mecânico... Eu tenho uma leve desconfiança... Pois o mesmo mecânico efetuou a troca preventiva de filtro de combustível. E observando o mesmo fazendo o reparo do problema, observei que é no mesmo lugar onde ele fez a troca do filtro. Em baixo do banco do passageiro / atras. Não sei se para trocar esse filtro é necessário manipular o tal do anel de borracha. E ele mesmo o MECÂNICO fez alguma cagada. Com o perdão do termo. Mas é só uma especulação. Se alguém souber por favor relate.
Venho aqui compartilhar a minha experiencia na esperança de mais alguém que tenha passado por essa situação.
E saber da comunidade do C4clube se esse tipo de ocorrência é normal com esse veiculo. Esse é o meu primeiro citroen, e estou muito preocupado.
Nunca passei por uma experiencia assim. Já aconteceu de o veiculo parar em movimento, mas foi a correia dentada que quebrou, de um gol 1.6.
COMO PODE UMA SIMPLES BORRACHINHA FAZER O CARRO PARAR NO MEIO DA ESTRADA E VAZAR COMBUSTÍVEL QUE NEM UMA CACHOEIRA???
Uma borrachinha tão insignificante que o mecânico nem quis cobrar pela peça e pelo serviço. Mas que custou um guincho de mais de 196 km , mais um carro para transportar as pessoas.
O seguro bancou tudo. Mas quanto custaria???
Hoje nesse momento o veiculo parece normal, estou rodando sem problemas. Mas fica o medo de ter que fazer uma viagem mais longe e ficar no meio da rua de novo.
Encerro por aqui.
Desde já obrigado por qualquer ajuda.
Att: Marcelo.
UPDATE: Eu levei o carro em uma autorizada da marca Citroen. Para fazer a troca do óleo do filtro de óleo e do filtro de combustível. Aproveitando que já iria fazer a troca do filtro de combustível eu pedi para eles checarem toda a ligação a procura de eventuais problemas. Quando voltei para pegar o carro o atendente me relatou que não existia qualquer problema com relação as mangueiras ou toda a linha que se conecta com o filtro de combustível. A partir daí eu relatei para o mesmo sobre a pane que eu havia sofrido. Ele me explicou que isso ocorreu devido a um problema na peça não original "Paralela". Pois alguns tipos de peças paralelas tem um problema com a conexão o mecânico instalador ao conectar essa peça ouve o click e acredita que a peça está corretamente instalada quando que na verdade não está. Ele também explicou que o sistema opera com uma pressão de 6 bar e quando esse tipo de peça que não se conecta corretamente ela não consegue lidar com esse tipo de pressão e se desconecta, causando o corte de alimentação de combustível e por consequência a pane no carro. Ele me relatou que já ouviu esse tipo de ocorrência em outras oficinas da marca Citroen. Ele relatou também que as ocorrências que presenciou foram com as peças compradas na loja MercadoCar. Deixando bem claro que em momento nenhum eu havia citado onde comprei essa peça.
Quanto a culpabilidade do mecânico em questão que instalou essa peça paralela que causou o problema, eu ainda não tenho um juízo formado.
Já que o problema é com a peça em si. Eu não sei se a própria peça pode ter induzido o mecânico a erro.
Apesar que ele mesmo me avisou que poderia ocorrer algum problema com essa instalação.
Eu penso que na dúvida é melhor sugerir trocar a peça até mesmo por uma original do que correr o risco do carro quebrar no meio da estrada.
Resumindo se ele mesmo não está seguro com o serviço realizado, é melhor trocar a peça do que fazer gambiarra.
Seria somente isto.
Espero ter ajudado no futuro a outras pessoas que possam passar por esse problema.
Saudações.