Teve um problema no seu C4 e resolveu? Ensine aqui como! Não sabe solucionar o seu? Pergunte Aqui!
edu_ata_sp
Membros
Estado: SP
Veiculo: C4 Lounge Exclusiv 1.6T Auto6

Barulhos - C4 Lounge THP 1.6 tendance flex

Mensagem por edu_ata_sp »

Olá pessoal. Comprei um C4 Lounge Tendance THP 1.6 flex e retirei o carro da Citroen Notre Dame (Sorocaba/SP) no dia 16/07/15. Desde então, já fui a concessionária 3 vezes pra reclamar de alguns barulhos. Na última vez que levei o carro até a concessionária, no dia 26/08/15, deixei por escrito o texto abaixo, junto à ordem de serviço nº 057387. Pedi que respondessem por escrito o documento elaborado por mim. Coloquei as respostas abaixo em negrito. Peço desculpas pelos erros de grafia da resposta, mas reproduzi igual a como me responderam.

“Eu, Carlos Eduardo Ferreira, RG xxxxxxx, CPF xxxxxxxx, proprietário do veiculo C4 Lounge Tendance THP 1.6, placa xxxxxx, chassi xxxxxxxxxxxxx, venho até a Citroen Notre Dame localizada na Rodovia João Leme dos Santos, 155, Pq. Veredas Bandeirantes, na data de 26/08/2015, solicitar que sejam efetuados os reparos necessários para eliminar os problemas detalhados abaixo, ou caso não seja possível a correção dos problemas apresentados, sejam dadas as explicações técnicas pertinentes:
Item 1 – Com o carro ligado e os vidros fechados é possível ouvir um ruído estranho vindo do motor para a parte interna do carro. Acredito que seja um barulho que esteja ligado a turbina do motor;

Ruído de funcionamento da bomba mecanica de alta pressão do sistema de injeção direta

Item 2 – Quando o veículo esta parado, com o cambio na posição P, e é acelerado, pode se ouvir no “retorno” da aceleração algo vibrando/batendo;

Vibração metalica da portinhola da válvula wastgate ouvida somente em processo de desaceleração do motor

Item 3 – Com o carro andando é possível ouvir um ruído vindo do motor que acompanha a aceleração do veiculo. Acredito que, talvez, este ruído esteja relacionado com o do item 1;

Item 4 – Quando o veiculo é freado, por exemplo, próximo de um farol ou num sinal de PARE, ou para fazer alguma manobra, como uma baliza, é possível ouvir um barulho que acredito que seja proveniente do sistema de freio/suspensão. Parece que quando o veículo é freado, a suspensão assenta e faz um ruído “seco”, como se faltasse lubrificação em algo;

Ruído característico do processo de atrito no acionar e desacionar das pinças de freio dianteira e traseira, nada referente a suspensão

Item 5 – Quando estou manobrando o veiculo, por exemplo, para fazer uma baliza, piso no freio e viro o volante, pisando no freio, é possível ouvir um rangido intenso que me parece vir do sistema de freio e suspensão do veiculo;

Referente ao item 4, ao pressionar mais o sistema de frenagem perbe-se que é inibido a leve movimentação de atrito das pastilhas de freio

Item 6 - Depois de terminada a manobra, citada no item anterior, e retiro o pé do freio, consigo ouvir um barulho “seco”, que acredito que seja o sistema de freio aliviando a pressão no disco de freio;

Ruído da liberação do contato na após a frenagem

Item 7 – Quando é diminuída a velocidade do veiculo e piso no freio, para, por exemplo, parar num farol ou num sinal de pare, é possível ouvir o que eu acredito que seja a pastilha raspando no disco de freio;

Em frenagem parcial é audível o contato da pastilha sobre o disco de freio do sistema traseiro

Item 8 – Quando o veiculo esta com 4 ou 5 pessoas, consigo ouvir a suspensão “rangendo”, quando da entrada ou saída das pessoas do veiculo;

Na adição ou subtração de carga ouvese o ruído na mudança de comprimento do cabo de acionamento do sistema de freio de estacionamento. Nada referido a suspensão.

Item 9 – Quando estou andando com o veiculo em uma velocidade menor do que 20 km/h consigo ouvir um barulho do que parece água borbulhando. Acredito que venha do sistema de suspensão do veiculo;

Aguardando resposta da plataforma

Item 10 – Quando trafego em uma rua que o asfalto é muito “rugoso”, acredito que a parte do painel que fica entre o velocímetro e o vidro dianteiro vibra gerando ruído;

Exolado o ponto de folga sob o painel de instrumento;

Item 11 - Solicito também que seja efetuada a troca em garantia da tampa do porta-luvas do veiculo que apresenta problema na trava de abertura.

Efetuado a substituição da tampa do porta luvas

Solicito que todos os reparos realizados e as explicações técnicas pertinentes sejam detalhadamente relatados por escrito e tal relatório seja entregue quando da entrega do veículo.

Carlos Eduardo Ferreira
Sorocaba, 26 de agosto de 2015.
Identificação consultor ou responsável técnico Citroen Notre Dame:
Assinatura:
Carimbo: “

Todos os barulhos, com exceção do item 02, são identificados com os vidros fechados e o ar desligado.

O item 3 não foi respondido, mas acredito que esta relacionado com a bomba mecânica citada no item 1. Até agora não deram resposta sobre o item 9 pois disseram que estavam esperando resposta da engenharia. O único problema solucionado foi o do item 11.

Além dos barulhos citados acima, percebi mais dois recentemente:
- Quando o veiculo é freado, por exemplo, próximo de um farol ou num sinal de PARE, depois de acionar o freio e o veículo parar, eu consigo ouvir um rangido vindo debaixo do carro dois ou três segundo depois do carro estar parado.
- Quando estou estacionando o carro na minha garagem, com os vidros fechados, consigo ouvir o que parece o barulho do combustível balançando dentro do tanque.

Estou decepcionado com todos estes barulhos.
Com as respostas acima e com as explicações que me foram dadas pelos funcionários da Citroen Notre Dame, parece que é normal acontecer isso na linha C4 lounge. Acho difícil aceitar isso e sendo assim peço a opinião de vocês sobre o caso e sobre o que fazer.

Também peço que aqueles que possuem um C4 lounge, digam se também já identificaram estes barulhos em seus carros, e se tiveram alguma solução junto a Citroen.

MARCOS MOURÃO
Membros
Estado: RJ
Veiculo: Outros

Re: Barulhos - C4 Lounge THP 1.6 tendance flex

Mensagem por MARCOS MOURÃO »

Estão te enrolando!!

Em qualquer carro, só se ouve e senti, as pastilhas com o disco de freio, quando os mesmo estão prá lá de gastos.

No item de nº 9, este barulho está acontecendo na maioria dos carros.
O meu mesmo, falaram que era do coxim do motor. Trocaram e o maldito barulho continua.
CITROEN: PROBLEMAS CRÔNICOS DO C4 LOUNGE
Nesse Tópico “ CARTA A CITROEN: PROBLEMAS CRÔNICOS DO C4 LOUNGE” DA PÁGINA 20 EM DIANTE, FALAMOS JUSTAMENTE DESSE BARULHO E DE COMO FOI SOLUCIONADO.
Veja abaixo:
Membros

Estado: DF
Veiculo: C4 Lounge Tendance 2.0 Flex Manual

Boa noite galera, problema resolvido!!!
Sobre os amortecedores, Os mecânicos condenaram, como já foi dito, os amortecedores e coxins, mas em especial o amortecedor direito, de onde vinha o irritante barulho. Me disseram que era um problema interno do amortecedor ( defeito ) e optaram por trocar os dois amortecedores em garantia .

Podem apertar a css para fazer o reparo do veículo vocês.

A css em que fiz o reparo foi a Citroen Matignon em Brasília.

telefone da css - 61-3701-2550

Cara,
Não aceite essas desculpas safadas, INSISTA NA SOLUÇÃO.

Abç

GabrielC4L
Membros
Estado: SP
Veiculo: C4 Lounge Exclusiv 1.6T Auto6

Re: Barulhos - C4 Lounge THP 1.6 tendance flex

Mensagem por GabrielC4L »

Edu, conseguiu solucionar os problemas? Em caso positivo, poderia informar como foi em cada caso? Abs

Responder

Voltar para “Manutenção e Prevenção”