Interferência - Xenon dos Faróis Neblina nos Sensores Diant
Enviado: 07 Fev 2010, 21:53
Amigos do C4C.
Fiquei em dúvida se aqui era o local correto para postar esse tópico. Se não for aqui, fiquem à vontade para mover!
Como foi comentado no tópico que abri um tempo atrás sobre a adição do sistema de lâmpadas Xenon 4300K nos faróis de neblina do meu C4 (viewtopic.php?f=22&t=3330), quando da instalação do sistema, toda vez que os neblina estavam ligados e o carro trafegando a menos de 10km/h (de 0 a 10km/h o sistema de sensores de obstáculos ficam ativados!), o sistema ficava bipando loucamente, como se houvesse algum obstáculo à frente. Além de chato pra caramba, põe por água abaixo a função dos sensores dianteiros, já que eles ficam sofrendo a interferência dos reatores do xenon, pela alta tensão de disparo do sistema.
Da data do meu tópico até hoje, eu vinha convivendo com isso, ou seja, eu desligava o sistema toda vez que estava com o neblina ligado, OU, desligava o neblina quando ia realizar uma manobra e precisava do auxílio dos sensores dianteiros.
Porém, consegui ter um tempo e mexer definitivamente nisso. Desmontei a placa embaixo do carro (aquela que fica conectada ao pára-choque dianteiro) e tive acesso à instalação dos reatores.
Me deparei com o seguinte esquema de instalação (por favor, não reparem no desenho nem um pouco técnico...! hehehe):
1- Situação inicial:

Traduzindo a imagem - Visto de frente, o pára-choque dianteiro, onde podemos ver a posição aproximada dos sensores de estacionamento dianteiro e os faróis de neblina. Além disso, atrás do pára-choque, existem duas travessas plásticas (reprensentadas na figura) que servem para dar suporte à parte dos acessórios dianteiros do carro, porém sem função estrutural, ou seja, não são as estruturas que seguram a pancada no caso de batida. Essas travessas saem quase que axiais em relação aos faróis de neblina. Fáceis de ver, quando vc desmonta a placa debaixo do pára-choque. O instalador, como seria normal, prendeu os reatores em cima dessas travessas, com fita dupla face e com fitas hellerman (aquelas que não soltam depois de apertá-las). O fato é que os reatores ficaram próximos aos sensores, e numa posição exatamente entre o sensor da frente e o sensor lateral em cada um dos lados. Ou seja, toda a irradiação de ruídos provenientes do funcionamento dos reatores, era dirigida diretamente para os sensores e, provávelmente, polarizados de forma ao sistema entender como um sinal de retorno de algum obstáculo, por isso o sistema ficava bipando continuamente.
2- A solução:

Traduzindo a imagem - A mesma vista do pára-choque..., a solução foi refixar os reatores agora na posição vertical, nas laterais internas das travessas plásticas, o mais longe possível que os fios permitiram. Desta forma, a interferência não ocorreu mais e o sistema está funcionando perfeitamente em qualquer situação.
Para aqueles que têm o sistema de sensores dianteiros e tinham dúvidas ou não instalavam o xenon por medo de atrapalhar o funcionamento do sistema, está aqui a solução. Simples e sem complicações.
Apenas um detalhe: Não fiz experimentações em diversos sistemas de xenon, mas imagino que funcione com qualquer marca ou modelo.
Espero que ajude a outros amigos.
Abraços,
Rodrigo.
Fiquei em dúvida se aqui era o local correto para postar esse tópico. Se não for aqui, fiquem à vontade para mover!
Como foi comentado no tópico que abri um tempo atrás sobre a adição do sistema de lâmpadas Xenon 4300K nos faróis de neblina do meu C4 (viewtopic.php?f=22&t=3330), quando da instalação do sistema, toda vez que os neblina estavam ligados e o carro trafegando a menos de 10km/h (de 0 a 10km/h o sistema de sensores de obstáculos ficam ativados!), o sistema ficava bipando loucamente, como se houvesse algum obstáculo à frente. Além de chato pra caramba, põe por água abaixo a função dos sensores dianteiros, já que eles ficam sofrendo a interferência dos reatores do xenon, pela alta tensão de disparo do sistema.
Da data do meu tópico até hoje, eu vinha convivendo com isso, ou seja, eu desligava o sistema toda vez que estava com o neblina ligado, OU, desligava o neblina quando ia realizar uma manobra e precisava do auxílio dos sensores dianteiros.
Porém, consegui ter um tempo e mexer definitivamente nisso. Desmontei a placa embaixo do carro (aquela que fica conectada ao pára-choque dianteiro) e tive acesso à instalação dos reatores.
Me deparei com o seguinte esquema de instalação (por favor, não reparem no desenho nem um pouco técnico...! hehehe):
1- Situação inicial:

Traduzindo a imagem - Visto de frente, o pára-choque dianteiro, onde podemos ver a posição aproximada dos sensores de estacionamento dianteiro e os faróis de neblina. Além disso, atrás do pára-choque, existem duas travessas plásticas (reprensentadas na figura) que servem para dar suporte à parte dos acessórios dianteiros do carro, porém sem função estrutural, ou seja, não são as estruturas que seguram a pancada no caso de batida. Essas travessas saem quase que axiais em relação aos faróis de neblina. Fáceis de ver, quando vc desmonta a placa debaixo do pára-choque. O instalador, como seria normal, prendeu os reatores em cima dessas travessas, com fita dupla face e com fitas hellerman (aquelas que não soltam depois de apertá-las). O fato é que os reatores ficaram próximos aos sensores, e numa posição exatamente entre o sensor da frente e o sensor lateral em cada um dos lados. Ou seja, toda a irradiação de ruídos provenientes do funcionamento dos reatores, era dirigida diretamente para os sensores e, provávelmente, polarizados de forma ao sistema entender como um sinal de retorno de algum obstáculo, por isso o sistema ficava bipando continuamente.
2- A solução:

Traduzindo a imagem - A mesma vista do pára-choque..., a solução foi refixar os reatores agora na posição vertical, nas laterais internas das travessas plásticas, o mais longe possível que os fios permitiram. Desta forma, a interferência não ocorreu mais e o sistema está funcionando perfeitamente em qualquer situação.
Para aqueles que têm o sistema de sensores dianteiros e tinham dúvidas ou não instalavam o xenon por medo de atrapalhar o funcionamento do sistema, está aqui a solução. Simples e sem complicações.
Apenas um detalhe: Não fiz experimentações em diversos sistemas de xenon, mas imagino que funcione com qualquer marca ou modelo.
Espero que ajude a outros amigos.
Abraços,
Rodrigo.