- portocarrero
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VTR + Gasolina adulterada = DOR DE CABEÇA
Bom dia amigos...
Como tenho visto vários relatos de problemas de injeção/alimentação, deixo aqui minha experiência (má experiência por sinal) com falhas na alimentação do meu C4 (VTR 2008).
Semana passada, viajei como sempre faço quinzenalmente à minha terra natal (Campo Grande - MS, sendo que atualmente resido em Jaboticabal - SP). Sempre me desloco até a cidade de São José do Rio Preto - SP onde deixo meu carro em estacionamento pago e sigo de avião até Campo Grande.
Quando de retorno da viagem, peguei o carro no estacionamento, e até então tudo bem (meu carro está com 45.000km e nunca fiz nada além das revisões na citroen, realmente ZERO problemas até hoje!) andei por cerca de 1km e parei para abastecer. Coloquei R$70,00 de gasolina aditivada BR.
Daí pra frente começou a saga!
Logo saindo do posto peguei a estrada e segui por cerca de 60km a média de 160km/h. Quando cheguei no primeiro pedágio, ao reduzir a rotação o carro morreu (pela primeira vez desde que comprei!). Paguei o pedágio e ao arrancar morreu denovo... Começou a mostrar sintomas como o de problema no sistema anti-poluição (por sinal eu tinha lido esse tópico no dia anterior, já achei que tinha sido sorteado também...), engasgava, não subia a rotação a mais de 2000giros, etc, mas não acusava nada no CB. Cheguei a minha casa em Jaboticabal aos trancos e barrancos.
Como não estou acostumado a ter problemas neste carro (2 anos e só troquei óleo, filtros e pastilhas... Acho que completei a água do radiador 2 vezes só!) desconfiei (após descartado o problema do anti-poluição) da gasolina que havia colocado em SJP. Neste momento segui ao posto em Jaboticabal no qual tenho abastecido o carro no último ano e completei o tanque com Gasolina Aditivada também (mais meio tanque). Ao sair do posto, depois de andar uns 500m o carro voltou a uma normalidade, mas um pouco fraco ainda e engasgando as vezes. Acredito que quando acabar este tanque contaminado e completar com combustível decente denovo, meu carro estará OK.
Conheço pessoas de SJP que dizem ter extrema confiança no posto, que o pai dele abastece a mais de dez anos naquele lugar e etc (só esqueceu de citar que o pai dele tem um Corcel II... nada contra, meu pai tem um também!)... Paciência, meu carro não gosta de gasolina com álcool, querosene, água ou seja lá o que for!
O que eu gostaria de deixar bem claro aqui é que... SIM, existem alguns problemas crônicos com os quais alguns proprietários de C4 são infortunadamente premiados. Mas não podemos deixar de colocar em questão o alto nível de pilantragem que rola nos postos de gasolina de nossa pátria. Nosso combustível é conhecido mundialmente por ser adulterado. Digo isso pois viajo muito nos países do Mercosul e é o que tenho escutado. Paraguaio falando que tem medo de abastecer o carro no Brasil!
No mais, fica aqui meu relato e meus votos de boa sorte aos que tem sido vítima de REAIS problemas nos veículos.
Forte abraço a todos!
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Para constar: Completei o tanque denovo e o carro fico OK!
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Como tenho visto vários relatos de problemas de injeção/alimentação, deixo aqui minha experiência (má experiência por sinal) com falhas na alimentação do meu C4 (VTR 2008).
Semana passada, viajei como sempre faço quinzenalmente à minha terra natal (Campo Grande - MS, sendo que atualmente resido em Jaboticabal - SP). Sempre me desloco até a cidade de São José do Rio Preto - SP onde deixo meu carro em estacionamento pago e sigo de avião até Campo Grande.
Quando de retorno da viagem, peguei o carro no estacionamento, e até então tudo bem (meu carro está com 45.000km e nunca fiz nada além das revisões na citroen, realmente ZERO problemas até hoje!) andei por cerca de 1km e parei para abastecer. Coloquei R$70,00 de gasolina aditivada BR.
Daí pra frente começou a saga!
Logo saindo do posto peguei a estrada e segui por cerca de 60km a média de 160km/h. Quando cheguei no primeiro pedágio, ao reduzir a rotação o carro morreu (pela primeira vez desde que comprei!). Paguei o pedágio e ao arrancar morreu denovo... Começou a mostrar sintomas como o de problema no sistema anti-poluição (por sinal eu tinha lido esse tópico no dia anterior, já achei que tinha sido sorteado também...), engasgava, não subia a rotação a mais de 2000giros, etc, mas não acusava nada no CB. Cheguei a minha casa em Jaboticabal aos trancos e barrancos.
Como não estou acostumado a ter problemas neste carro (2 anos e só troquei óleo, filtros e pastilhas... Acho que completei a água do radiador 2 vezes só!) desconfiei (após descartado o problema do anti-poluição) da gasolina que havia colocado em SJP. Neste momento segui ao posto em Jaboticabal no qual tenho abastecido o carro no último ano e completei o tanque com Gasolina Aditivada também (mais meio tanque). Ao sair do posto, depois de andar uns 500m o carro voltou a uma normalidade, mas um pouco fraco ainda e engasgando as vezes. Acredito que quando acabar este tanque contaminado e completar com combustível decente denovo, meu carro estará OK.
Conheço pessoas de SJP que dizem ter extrema confiança no posto, que o pai dele abastece a mais de dez anos naquele lugar e etc (só esqueceu de citar que o pai dele tem um Corcel II... nada contra, meu pai tem um também!)... Paciência, meu carro não gosta de gasolina com álcool, querosene, água ou seja lá o que for!
O que eu gostaria de deixar bem claro aqui é que... SIM, existem alguns problemas crônicos com os quais alguns proprietários de C4 são infortunadamente premiados. Mas não podemos deixar de colocar em questão o alto nível de pilantragem que rola nos postos de gasolina de nossa pátria. Nosso combustível é conhecido mundialmente por ser adulterado. Digo isso pois viajo muito nos países do Mercosul e é o que tenho escutado. Paraguaio falando que tem medo de abastecer o carro no Brasil!
No mais, fica aqui meu relato e meus votos de boa sorte aos que tem sido vítima de REAIS problemas nos veículos.
Forte abraço a todos!
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Para constar: Completei o tanque denovo e o carro fico OK!
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Re: VTR + Gasolina adulterada = DOR DE CABEÇA
Amigo,
Não deixa de entrar no site da BR Distribuidora e reclamar. A Petrobras tem muito orgulho do produto que vendem, por isso é mais que necessário mandar eles verificarem esse posto. Tem o programa de Olho no Combustível que, em tese, garante que a gasolina que tu compra no posto certificado tem qualidade.
Pode não dar em nada, mas acho que pelo menos o dono do posto fica "atento" que tem gente de olho nele. E, se for comprovado alguma irregularidade, a Petrobras pode te fazer algum ressarcimento (especulação minha, esclarecendo). Bota a boca no trombone!
Não deixa de entrar no site da BR Distribuidora e reclamar. A Petrobras tem muito orgulho do produto que vendem, por isso é mais que necessário mandar eles verificarem esse posto. Tem o programa de Olho no Combustível que, em tese, garante que a gasolina que tu compra no posto certificado tem qualidade.
Pode não dar em nada, mas acho que pelo menos o dono do posto fica "atento" que tem gente de olho nele. E, se for comprovado alguma irregularidade, a Petrobras pode te fazer algum ressarcimento (especulação minha, esclarecendo). Bota a boca no trombone!
- marcusthedriver
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Re: VTR + Gasolina adulterada = DOR DE CABEÇA
O pai de uma amiga tem um posto de gasolina e afirma que a gasolina mais fácil de adulterar é a da Petrobras, porque eles não colocam nenhuma espécie de "marcador" (como o dna da shell por exemplo) e a fiscalização por parte da própria empresa não é eficaz... tem um posto que se diz BR aqui perto do meu trabalho coloquei gasolina nele uma vez e o carro simplesmente ficou fraco, parecia carro 1.0... realmente temos que tomar muito cuidado com esses postos sacanas...
Marcusthedriver - Agora de Japonês (sacrilégio eu sei rs) Nissan March SV 1.6 16v
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Re: VTR + Gasolina adulterada = DOR DE CABEÇA
O VTR é o melhor detector de gasosa adulterada q eu conheço.
Sempre q eu ponho gasolina de baixa qualidade aparece a tal "anomalia anti-poluição". SEMPRE! E só some qdo eu ponho aditivada.
As vezes qdo demora a sumir o aviso, eu ainda jogo aditivo pra gasolina daqueles q fazem limpeza de bicos.
Já sei os postos que posso e os que não posso abastecer perto de casa. Não abasteço em outros lugares.
Sorte e ABS
Sempre q eu ponho gasolina de baixa qualidade aparece a tal "anomalia anti-poluição". SEMPRE! E só some qdo eu ponho aditivada.
As vezes qdo demora a sumir o aviso, eu ainda jogo aditivo pra gasolina daqueles q fazem limpeza de bicos.
Já sei os postos que posso e os que não posso abastecer perto de casa. Não abasteço em outros lugares.
Sorte e ABS
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Re: VTR + Gasolina adulterada = DOR DE CABEÇA
Certa vez abasteci R$ 100,00 com gasolina adulterada na Xsara. Era um posto que eu abastecia sempre, mas depois que mudamos fiquei uns três anos sem passar por lá. Desta vez... pimba!!! fui premiado.
Mal saí do posto o carro começou a falhar. Por sorte não morreu, mas consegui me arrastar até em casa.
Para ter certeza do que estava reclamando, retirei a gasolina e medi em casa. Tem que tirar a bomba de combústivel fora e puxar a gasolina direto do tanque.
Resultado: tinha 30% de gasolina e 70% de qualquer outra coisa.
Voltei no posto e pedi para estornarem o cartão, o gerente nem tentou argumentar comigo...
PS: era um posto Shell
A dica para viagens, quando se para em postos que não se conhece, é sempre abaster quando chegar ao meio-tanque. Assim se por acaso for premiado ainda tem 50% de combústivel bom na mistura.
Mal saí do posto o carro começou a falhar. Por sorte não morreu, mas consegui me arrastar até em casa.
Para ter certeza do que estava reclamando, retirei a gasolina e medi em casa. Tem que tirar a bomba de combústivel fora e puxar a gasolina direto do tanque.
Resultado: tinha 30% de gasolina e 70% de qualquer outra coisa.
Voltei no posto e pedi para estornarem o cartão, o gerente nem tentou argumentar comigo...
PS: era um posto Shell
A dica para viagens, quando se para em postos que não se conhece, é sempre abaster quando chegar ao meio-tanque. Assim se por acaso for premiado ainda tem 50% de combústivel bom na mistura.
- fabio_sd
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Re: VTR + Gasolina adulterada = DOR DE CABEÇA
portocarrero escreveu:Coloquei R$70,00 de gasolina aditivada BR. (...) Para constar: Completei o tanque denovo e o carro fico OK!
Será que vocês poderiam dizer o nome do posto BR, endereço e data do abastecimento? Se não quiserem postar aqui, enviem por MP.marcusthedriver escreveu:tem um posto que se diz BR aqui perto do meu trabalho coloquei gasolina nele uma vez e o carro simplesmente ficou fraco, parecia carro 1.0... realmente temos que tomar muito cuidado com esses postos sacanas...
Fabio_SD
- portocarrero
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Re: VTR + Gasolina adulterada = DOR DE CABEÇA
Bom dia caríssimos,
Apenas para constar... Não tive mais problemas com o meu carro, já se passaram quase dois meses.
O que confirma a suspeita: "GASOLINA ADULTERADA".
Estive refletindo: Neste tempo de carros FLEX, nós que temos veículos NÃO-FLEX estamos a mercê da gasolina dos postos estar sendo batizada simplesmente com álcool. Visto que para a maioria este batismo seria imperceptível. Bom né?!
Forte abraço a todos!
Apenas para constar... Não tive mais problemas com o meu carro, já se passaram quase dois meses.
O que confirma a suspeita: "GASOLINA ADULTERADA".
Estive refletindo: Neste tempo de carros FLEX, nós que temos veículos NÃO-FLEX estamos a mercê da gasolina dos postos estar sendo batizada simplesmente com álcool. Visto que para a maioria este batismo seria imperceptível. Bom né?!
Forte abraço a todos!
Re: VTR + Gasolina adulterada = DOR DE CABEÇA
Pessoal, bom dia.
Informo que por esse motivo, meu VTR chegou em casa em cima de um GUINCHO.
Coincidência ou não, culpa de um posto BR PETROBRAS, aqui de Suzano - SP. Eu sempre abastecia nesse posto.
Fui pra Taubaté - SP e na volta, qnd parei no pedagio, aconteceu a mesma coisa do amigo acima... o meu carro morreu e nao pegava mais, tava engasgando, completamente sem força e morria toda hora, mas consegui "arrastar" até a mogi-dutra.Decidi parar pra não estragar o carro e acionei o seguro.
O mais absurdo de tudo isso, é que a nossa gasolina, misturada com Alcool custa cerca de R$ 2,50 litro
Para os que não sabem, "nós" exportamos gasolina PURA, sem mistura, para alguns paises do mercosul e eles pagam cerca de R$ 1,70 litro
como isso é possível?
esse país é uma palhaçada, tudo na base do ESQUEMA .... e o povo, acomodado, só ajuda a piorar a situação, uma vez que ninguém se mobiliza
"Preservando o direito à indignação"
Informo que por esse motivo, meu VTR chegou em casa em cima de um GUINCHO.
Coincidência ou não, culpa de um posto BR PETROBRAS, aqui de Suzano - SP. Eu sempre abastecia nesse posto.
Fui pra Taubaté - SP e na volta, qnd parei no pedagio, aconteceu a mesma coisa do amigo acima... o meu carro morreu e nao pegava mais, tava engasgando, completamente sem força e morria toda hora, mas consegui "arrastar" até a mogi-dutra.Decidi parar pra não estragar o carro e acionei o seguro.
O mais absurdo de tudo isso, é que a nossa gasolina, misturada com Alcool custa cerca de R$ 2,50 litro
Para os que não sabem, "nós" exportamos gasolina PURA, sem mistura, para alguns paises do mercosul e eles pagam cerca de R$ 1,70 litro
como isso é possível?
esse país é uma palhaçada, tudo na base do ESQUEMA .... e o povo, acomodado, só ajuda a piorar a situação, uma vez que ninguém se mobiliza
"Preservando o direito à indignação"
- brunollo
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Re: VTR + Gasolina adulterada = DOR DE CABEÇA
Galera, a gasolina da Petrobrás MESMO TEM MARCADOR SIM. A comum é verde, a aditivada é azulada e a Podium é transparente, a ponto de parecer visualmente com glicerina líquida (LÍQUIDA MESMO, NÃO GEL). Mas a Petrobrás só vende a gasolina com marcador para os distribuidores dela. Para os outros distribuidores vende gasolina comum sem marcador, mesmo, para inclusive possibilitar os outros distribuidores a colocarem seus próprios marcadores, aditivos, etc. De qualquer forma, tem algumas coisas que a gente não pode bobear:
1. Gasolina barata demais é adulteração na certa (apesar de preço caro não ser sinônimo de qualidade, preço baixo demais, justamente por causa dos altos impostos que pagamos, significa rolo de sonegação de impostos ou de adulteração)
2. Gasolina comum não dá. A diferença de preço entre a comum e a aditivada na maioria dos postos não é superior a 2 centavos, e nos mais caros chega a dez centavos (por exemplo, diferença de premiums para as comuns). Num tanque de 50 litros, o máximo que vc vai pagar a mais é cinco reais por gasolina de qualidade. Eu aconselho mesmo o uso da Pódium, que alem de dar uma potência a mais proporciona, justamente por oferecer uma queima mais limpa e eficiente, economia de combustível que compensa a diferença de preço. Em Brasília, a Pódium custa em média R$3,00 e a comum em média R$2,70. A diferença de 10% no preço é basicamente a diferença de 10% na economia que a Podium faz. Eu não abasteço com gasoba comum, e só abasteço com aditivada quando não tem jeito...
3. Atenção a dicas e procedimentos para economia de combustível na hora de abastecer:
A. procure abastecer sempre de manhã cedo. o combustível estará mais denso. "ah", vcs podem pensar, "a diferença é muito pouca". Será? uma diferença de 1% na densidade de um combustíve representa, num tanque de 50litros, meio litro a mais. E a difeença é sempre bem superior a 1% no caso da gasolina e do álcool
B. desça do carro na hora de abastecer e fiscalize o trabalho do frentista. Isso evitará chatices como combustível que você vai pagar sendo derramado na pintura do seu carro, ou inadvertidamente o frentista abastecer seu carro com álcool, ou pior ainda, com diesel. Ímpossível? Eu já vi isso acontecer na oficina do véio, um Gol parar de funcionar e soltar um fumação no escape. Ao observar o combustível, era diesel. O prejuízo foi enorme. Não subestimem a burrice dos frentistas.
C. Peça SEMPRE ao frentista para abastecer na MENOR VELOCIDADE POSSÍVEL. Quando o tanque é abastecido rapidamente, as bombas acabam injetando também as bolhas de ar resultantes da turbulência da sucção violenta no tanque. E ar tem volume, e esse volume conta no medidor da bomba. Em um posto onde o tanque do posto esteja bem vazio, a diferença de volume de combustível bombeado lentamente e bombeado rapidamente chega a 10%, por causa do ar. Vc vai estar pagando caro por... ar. Você pode observar que, numa fiscalização, se pedem ao frentista para aferir a bomba, ele enche na menor velocidade possível a bureta. Isso é para não falsear a leitura com ar.
D. NÃO ENCHA O TANQUE ALÉM DO AUTOMÁTICO. Isso encharca o canister (filtro de vapores). A gasolina que fica no tubo toda desce pelo ladrão do canister, em gotas. Mal é percebida pois evapora rápido. Se seu carro cheira a gasolina de tanque cheio, pode ter certeza que é o canister encharcado. Se vc parar de abastecer até a boca do tanque, o cheiro não vem mais.
4. depois podemos fazer um tópico sobre economia de combustível, bem completo. Vou tentar escrever um artigo sobre isso.
1. Gasolina barata demais é adulteração na certa (apesar de preço caro não ser sinônimo de qualidade, preço baixo demais, justamente por causa dos altos impostos que pagamos, significa rolo de sonegação de impostos ou de adulteração)
2. Gasolina comum não dá. A diferença de preço entre a comum e a aditivada na maioria dos postos não é superior a 2 centavos, e nos mais caros chega a dez centavos (por exemplo, diferença de premiums para as comuns). Num tanque de 50 litros, o máximo que vc vai pagar a mais é cinco reais por gasolina de qualidade. Eu aconselho mesmo o uso da Pódium, que alem de dar uma potência a mais proporciona, justamente por oferecer uma queima mais limpa e eficiente, economia de combustível que compensa a diferença de preço. Em Brasília, a Pódium custa em média R$3,00 e a comum em média R$2,70. A diferença de 10% no preço é basicamente a diferença de 10% na economia que a Podium faz. Eu não abasteço com gasoba comum, e só abasteço com aditivada quando não tem jeito...
3. Atenção a dicas e procedimentos para economia de combustível na hora de abastecer:
A. procure abastecer sempre de manhã cedo. o combustível estará mais denso. "ah", vcs podem pensar, "a diferença é muito pouca". Será? uma diferença de 1% na densidade de um combustíve representa, num tanque de 50litros, meio litro a mais. E a difeença é sempre bem superior a 1% no caso da gasolina e do álcool
B. desça do carro na hora de abastecer e fiscalize o trabalho do frentista. Isso evitará chatices como combustível que você vai pagar sendo derramado na pintura do seu carro, ou inadvertidamente o frentista abastecer seu carro com álcool, ou pior ainda, com diesel. Ímpossível? Eu já vi isso acontecer na oficina do véio, um Gol parar de funcionar e soltar um fumação no escape. Ao observar o combustível, era diesel. O prejuízo foi enorme. Não subestimem a burrice dos frentistas.
C. Peça SEMPRE ao frentista para abastecer na MENOR VELOCIDADE POSSÍVEL. Quando o tanque é abastecido rapidamente, as bombas acabam injetando também as bolhas de ar resultantes da turbulência da sucção violenta no tanque. E ar tem volume, e esse volume conta no medidor da bomba. Em um posto onde o tanque do posto esteja bem vazio, a diferença de volume de combustível bombeado lentamente e bombeado rapidamente chega a 10%, por causa do ar. Vc vai estar pagando caro por... ar. Você pode observar que, numa fiscalização, se pedem ao frentista para aferir a bomba, ele enche na menor velocidade possível a bureta. Isso é para não falsear a leitura com ar.
D. NÃO ENCHA O TANQUE ALÉM DO AUTOMÁTICO. Isso encharca o canister (filtro de vapores). A gasolina que fica no tubo toda desce pelo ladrão do canister, em gotas. Mal é percebida pois evapora rápido. Se seu carro cheira a gasolina de tanque cheio, pode ter certeza que é o canister encharcado. Se vc parar de abastecer até a boca do tanque, o cheiro não vem mais.
4. depois podemos fazer um tópico sobre economia de combustível, bem completo. Vou tentar escrever um artigo sobre isso.
Minha tolerância anda negativa com asneiras...
Re: VTR + Gasolina adulterada = DOR DE CABEÇA
Bruno, muito boa as suas dicas!
dúvida: as vezes eu coloco gasolina podium e vc disse q ela é transparente, aqui em SP, percebi que a cor é levemente "salmon". Acredito que sejam corantes... sei lá. Aqui o litro da podium BR custa cerca de 3,10 litro
Outra que acho boa também é a V-Power da Shell, to colocando sempre ela R$ 2,70 litro
abraço.
dúvida: as vezes eu coloco gasolina podium e vc disse q ela é transparente, aqui em SP, percebi que a cor é levemente "salmon". Acredito que sejam corantes... sei lá. Aqui o litro da podium BR custa cerca de 3,10 litro
Outra que acho boa também é a V-Power da Shell, to colocando sempre ela R$ 2,70 litro
abraço.