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Do que é composto o preço de um carro importado?
Do que é composto o preço de um carro importado?
Por Cadu Ramos
O aumento da participação de importados no mercado nacional em 2009 (15,6% do total de emplacamentos, ou 488,9 mil unidades) além de demonstrar o crescente interesse dos brasileiros por produtos geralmente mais sofisticados, ou Premium, colocou uma antiga discussão de volta à pauta: por que estes veículos chegam por aqui com um preço de tabela até três vezes acima do cobrado em seus locais de origem? A explicação, segundo a Abeiva, entidade que representa 16 montadoras, entre elas, a Audi, a Porsche e a Volvo, está no número de impostos e taxas cobrados desde o momento do embarque até a chegada do automóvel à concessionária e, posteriormente, à garagem do consumidor. Um carro de 2.000 cm3 de cilindrada, vendido a 20 mil euros na Alemanha (cerca de R$ 51.000), por exemplo, ao entrar no navio já embute 3,66% ao seu preço final, por conta do frete e do seguro. E a lista é extensa, com mais de 15 itens, como demonstra a tabela abaixo:
FOB US$ 20.000
FRETE MARÍTIMO 3,50% 700
SEGURO 0,16% 32
CIF 20.732
IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO (I.I.) 35% 7.256
IPI 25% 6.997
ICMS 12% 4.771
MARINHA MERCANTE (base frete) 25% 175
CUSTO DE DESPACHANTE + TAXAS fixo 100
ARMAZENAGEM PARA DESEMBARAÇO 0,25% 100
MOVIMENTAÇÃO DE PORTO fixo 50
OUTROS CUSTOS DE OPERAÇÃO fixo 100
Total Imposto e taxas 19.549
FRETE PARA ARMAZENAMENTO fixo 250
PREPARAÇÃO PARA VENDA fixo 150
FRETE PARA DISTRIBUIÇÃO fixo 250
Total de Logística 650
MARGEM DO IMPORTADOR 20% 4.000
IPI S/ MARGEM 25% 1.000
ICMS S/ MARGEM 12% 480
ICMS SUBSTITUTO 12% 756
PIS/COFINS MONOFÁSICO 8,26% 2.777
Custo para Comercialização 9.013
Custo Total US$ 49.944
Além dos impostos, existe outro componente que acrescenta custo no valor de um carro vindo do exterior, a chamada tropicalização, nome pelo qual é conhecida a adaptação necessária para um automóvel europeu circular por aqui. "Para usar a gasolina nacional (que tem álcool misturado) é necessário trocar (ou no mínimo reprogramar) o módulo de controle de injeção/ignição, e trocar algumas peças, como mangueiras, juntas, bomba de combustível, catalisador, que podem ser atacadas. Já veículos a diesel são mais complicados, pois podem exigir a troca de ainda mais peças, como pistões, por exemplo, para não prejudicar a durabilidade e ficar dentro dos limites nacionais de emissões. Isto porque, apesar de não ter álcool, a composição e especificações do óleo diesel nacional são diferentes daquelas de outros países", Ronaldo Salvagni, coordenador do Centro de Engenharia Automotiva da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).
E Salvagni cita outras adaptações. "Por causa das condições das ruas e rodovias brasileiras, para um carro europeu circular são necessários também ajustes da suspensão, eventualmente com troca de molas e/ou amortecedores e, mesmo dos pneus, em alguns casos. Isto, é claro, depende da marca, modelo e mercado para o qual o carro foi fabricado. Se for um veículo "off - road", provavelmente não vai precisar de modificação nenhuma. Se tiver sido fabricado, por exemplo, para a Argentina, México, África ou China, também é pouco provável que precise de ajustes. Já automóveis europeus ocidentais ou americanos, estes com certeza precisarão de alterações".
Exemplos da diferença de preço:
Porsche Panamera S
Europa: 94.575 euros (cerca de R$ 241.166)
Brasil: R$ 538.940
Mercedes SLK 55 AMG
Europa: 38.109 euros (cerca de R$ 97.177)
Brasil: R$ 337.500
Jaguar XF 3.0 V6
Europa: 30 mil euros (cerca de R$ 76.500)
Brasil: R$ 277.737
Por Cadu Ramos
O aumento da participação de importados no mercado nacional em 2009 (15,6% do total de emplacamentos, ou 488,9 mil unidades) além de demonstrar o crescente interesse dos brasileiros por produtos geralmente mais sofisticados, ou Premium, colocou uma antiga discussão de volta à pauta: por que estes veículos chegam por aqui com um preço de tabela até três vezes acima do cobrado em seus locais de origem? A explicação, segundo a Abeiva, entidade que representa 16 montadoras, entre elas, a Audi, a Porsche e a Volvo, está no número de impostos e taxas cobrados desde o momento do embarque até a chegada do automóvel à concessionária e, posteriormente, à garagem do consumidor. Um carro de 2.000 cm3 de cilindrada, vendido a 20 mil euros na Alemanha (cerca de R$ 51.000), por exemplo, ao entrar no navio já embute 3,66% ao seu preço final, por conta do frete e do seguro. E a lista é extensa, com mais de 15 itens, como demonstra a tabela abaixo:
FOB US$ 20.000
FRETE MARÍTIMO 3,50% 700
SEGURO 0,16% 32
CIF 20.732
IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO (I.I.) 35% 7.256
IPI 25% 6.997
ICMS 12% 4.771
MARINHA MERCANTE (base frete) 25% 175
CUSTO DE DESPACHANTE + TAXAS fixo 100
ARMAZENAGEM PARA DESEMBARAÇO 0,25% 100
MOVIMENTAÇÃO DE PORTO fixo 50
OUTROS CUSTOS DE OPERAÇÃO fixo 100
Total Imposto e taxas 19.549
FRETE PARA ARMAZENAMENTO fixo 250
PREPARAÇÃO PARA VENDA fixo 150
FRETE PARA DISTRIBUIÇÃO fixo 250
Total de Logística 650
MARGEM DO IMPORTADOR 20% 4.000
IPI S/ MARGEM 25% 1.000
ICMS S/ MARGEM 12% 480
ICMS SUBSTITUTO 12% 756
PIS/COFINS MONOFÁSICO 8,26% 2.777
Custo para Comercialização 9.013
Custo Total US$ 49.944
Além dos impostos, existe outro componente que acrescenta custo no valor de um carro vindo do exterior, a chamada tropicalização, nome pelo qual é conhecida a adaptação necessária para um automóvel europeu circular por aqui. "Para usar a gasolina nacional (que tem álcool misturado) é necessário trocar (ou no mínimo reprogramar) o módulo de controle de injeção/ignição, e trocar algumas peças, como mangueiras, juntas, bomba de combustível, catalisador, que podem ser atacadas. Já veículos a diesel são mais complicados, pois podem exigir a troca de ainda mais peças, como pistões, por exemplo, para não prejudicar a durabilidade e ficar dentro dos limites nacionais de emissões. Isto porque, apesar de não ter álcool, a composição e especificações do óleo diesel nacional são diferentes daquelas de outros países", Ronaldo Salvagni, coordenador do Centro de Engenharia Automotiva da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).
E Salvagni cita outras adaptações. "Por causa das condições das ruas e rodovias brasileiras, para um carro europeu circular são necessários também ajustes da suspensão, eventualmente com troca de molas e/ou amortecedores e, mesmo dos pneus, em alguns casos. Isto, é claro, depende da marca, modelo e mercado para o qual o carro foi fabricado. Se for um veículo "off - road", provavelmente não vai precisar de modificação nenhuma. Se tiver sido fabricado, por exemplo, para a Argentina, México, África ou China, também é pouco provável que precise de ajustes. Já automóveis europeus ocidentais ou americanos, estes com certeza precisarão de alterações".
Exemplos da diferença de preço:
Porsche Panamera S
Europa: 94.575 euros (cerca de R$ 241.166)
Brasil: R$ 538.940
Mercedes SLK 55 AMG
Europa: 38.109 euros (cerca de R$ 97.177)
Brasil: R$ 337.500
Jaguar XF 3.0 V6
Europa: 30 mil euros (cerca de R$ 76.500)
Brasil: R$ 277.737
Nico
VTR e Hatch 1.6 (Patroa)
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- bruno figueiredo
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Re: Do que é composto o preço de um carro importado?
O que só vem reforçar meu espanto com o preço praticado pela Kia e Hyundai, para alguns de seus carros, que vem da Coreia, e ainda conseguem ser competitivos com os fabricados por aqui.
Abs.
Abs.
Bruno Figueiredo.
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Re: Do que é composto o preço de um carro importado?
Sobre os carros coreanos, há um artigo interessande da Autoesporte.
http://revistaautoesporte.globo.com/Rev ... EANOS.html
http://revistaautoesporte.globo.com/Rev ... EANOS.html
Heron
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Re: Do que é composto o preço de um carro importado?
Pouuuuuuuuha...
Eu tava procurando essa listinha tem uma cara !
VALEW !
O que quebra as pernas é o sistema "burro" de calcular os impostos que é em cascata.
Já começa q vc não paga impostos em cima do preço FOB mas sim sobre o preço CIF. Então vc paga I.I. sobre o frete e o seguro...
Aí vem a tributação do IPI que pega o preço com incidencia de I.I. o ICMS que é calculado com I.I. e IPI embutidos...
25% de IPI ?????? Roubalheira TOTAL !!
Essa margem do importador tb é surreal ! 20% ?????
Imaginem essa conta, feita da forma mais correta:
Preço FOB US$ 20.000,00
Preço CIF US$ 20.732
IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO (I.I.) 35% = US$ 7.256 (se fosse sobre o FOB seria: US$ 7.000 )
IPI 25% = US$ 6.997 -> Esse valor é o resultado de 20.732 (CIF) + 7.256 (II) x 0,25 (IPI) ou seja, estamos pagando IPI em cima do II..... Se fosse em cima da base de cálculo com preço FOB: 20.000 x 0,25 = US$ 5.000
Só aqui já estamos pagando quase US$ 2.000 de impostos A MAIS pro governo !!!
ICMS 12% US$ 4.771 (não entendi esse cálculo, mas deixa pra lá !) -> Se calculasse somente em cima da base de calculo do preço FOB seria US$ 2.400 ou seja, mais US$ 2.000 de impostos pro governo !!!
Custos de operação e logística se paga em qualquer país do mundo... Isso não tem por onde fugir.
Outro absurdo: A gente paga I.I., IPI e ICMS em cima da margem de lucro do importador !!!!
Vem cá, vou pagar ICMS da grana q o importador tá ganhando???? PQ? ele transporta o lucro de van ??????
Ele emite NF em cima da margem de lucro dele?????????????? VSF !!!
Todo esse capítulo de "custos de comercialização" é uma roubalheira tão grande quanto a taxação dos impostos... Somando a roubalheira do governo + a do importador dá quase US$ 15.000 !!!!
Já pensou que US$ 15.000,00 do seu bolso vai pra comprar o Moet Chandon de cada dia desse pessoal???
US$ 15000 é o preço de um HONDA CIVIC nos EUA !!
Isso tinha que ser revisto!
Não me importo de pagar imposto, contanto que isso seja descriminado na composição do preço e seja feita de forma COERENTE.
Ainda há o protecionismo do governo a produtos importados, cobrando IPI sobre produtos estrangeiros... Eu acho um ABSURDO pagarmos esse imposto se o produto não foi industrializado aqui dentro e ainda pagar 25% !! Pra isso é que existe o I.I....
Enfim... imaginem q tudo isso não é pra engordar os bolsos de quem importa veículos. É pra proteger a coitadinha da industria automobilistica nacional que não tem condições de competir com as estrangeiras....
ABS
Eu tava procurando essa listinha tem uma cara !
VALEW !
O que quebra as pernas é o sistema "burro" de calcular os impostos que é em cascata.
Já começa q vc não paga impostos em cima do preço FOB mas sim sobre o preço CIF. Então vc paga I.I. sobre o frete e o seguro...
Aí vem a tributação do IPI que pega o preço com incidencia de I.I. o ICMS que é calculado com I.I. e IPI embutidos...
25% de IPI ?????? Roubalheira TOTAL !!
Essa margem do importador tb é surreal ! 20% ?????
Imaginem essa conta, feita da forma mais correta:
Preço FOB US$ 20.000,00
Preço CIF US$ 20.732
IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO (I.I.) 35% = US$ 7.256 (se fosse sobre o FOB seria: US$ 7.000 )
IPI 25% = US$ 6.997 -> Esse valor é o resultado de 20.732 (CIF) + 7.256 (II) x 0,25 (IPI) ou seja, estamos pagando IPI em cima do II..... Se fosse em cima da base de cálculo com preço FOB: 20.000 x 0,25 = US$ 5.000
Só aqui já estamos pagando quase US$ 2.000 de impostos A MAIS pro governo !!!
ICMS 12% US$ 4.771 (não entendi esse cálculo, mas deixa pra lá !) -> Se calculasse somente em cima da base de calculo do preço FOB seria US$ 2.400 ou seja, mais US$ 2.000 de impostos pro governo !!!
Custos de operação e logística se paga em qualquer país do mundo... Isso não tem por onde fugir.
Outro absurdo: A gente paga I.I., IPI e ICMS em cima da margem de lucro do importador !!!!
Vem cá, vou pagar ICMS da grana q o importador tá ganhando???? PQ? ele transporta o lucro de van ??????
Ele emite NF em cima da margem de lucro dele?????????????? VSF !!!
Todo esse capítulo de "custos de comercialização" é uma roubalheira tão grande quanto a taxação dos impostos... Somando a roubalheira do governo + a do importador dá quase US$ 15.000 !!!!
Já pensou que US$ 15.000,00 do seu bolso vai pra comprar o Moet Chandon de cada dia desse pessoal???
US$ 15000 é o preço de um HONDA CIVIC nos EUA !!
Isso tinha que ser revisto!
Não me importo de pagar imposto, contanto que isso seja descriminado na composição do preço e seja feita de forma COERENTE.
Ainda há o protecionismo do governo a produtos importados, cobrando IPI sobre produtos estrangeiros... Eu acho um ABSURDO pagarmos esse imposto se o produto não foi industrializado aqui dentro e ainda pagar 25% !! Pra isso é que existe o I.I....
Enfim... imaginem q tudo isso não é pra engordar os bolsos de quem importa veículos. É pra proteger a coitadinha da industria automobilistica nacional que não tem condições de competir com as estrangeiras....
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Re: Do que é composto o preço de um carro importado?
Gente, esse ultimo post me fez cair uma ficha:
Quem comprou carro importado nessas condições, poderia entrar com uma ação contra a importadora para que o cálculo dos impostos pagos fossem revistos?
Poderia entrar com mais uma ação pedindo ressarcimento desse IPI/ICMS/PIS/COFINS cobrado em cima da margem de lucro do importador?
Poderia entrar com uma terceira ação questionando essa margem de lucro de 20% ??????
Quem comprou o carro em 2008 ainda poderia entrar com alguma dessas ações?????
Nós, (in)felizes proprietários de VTR no Brasil poderíamos entrar com uma ação conjunta sobre alguma dessas questões?
Que tal mudar o tópico para o sub-forum de aconselhamento jurídico?
Se for possível fazermos algo nesse sentido, poderíamos abrir precedentes por todo Brasil e assim tentar moralizar e forçar uma revisão dessas importações por parte do governo !
Olha a revolução que poderíamos causar !!!!!
Vamos por os neuronios pra funcionar juristas do C4C !!!
ABS
Quem comprou carro importado nessas condições, poderia entrar com uma ação contra a importadora para que o cálculo dos impostos pagos fossem revistos?
Poderia entrar com mais uma ação pedindo ressarcimento desse IPI/ICMS/PIS/COFINS cobrado em cima da margem de lucro do importador?
Poderia entrar com uma terceira ação questionando essa margem de lucro de 20% ??????
Quem comprou o carro em 2008 ainda poderia entrar com alguma dessas ações?????
Nós, (in)felizes proprietários de VTR no Brasil poderíamos entrar com uma ação conjunta sobre alguma dessas questões?
Que tal mudar o tópico para o sub-forum de aconselhamento jurídico?
Se for possível fazermos algo nesse sentido, poderíamos abrir precedentes por todo Brasil e assim tentar moralizar e forçar uma revisão dessas importações por parte do governo !
Olha a revolução que poderíamos causar !!!!!
Vamos por os neuronios pra funcionar juristas do C4C !!!
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Re: Do que é composto o preço de um carro importado?
Existe uma situação pior ainda, que é a do carro fabricado no Brasil, que no exterior custa menos da metade do preço praticado aqui. Vide:
City brasileiro é vendido no México por R$ 28 mil a menos
Sedã nacional é oferecido pela Honda aos mexicanos por cerca de R$ 29 mil
Confira a tabela completa com os preços do Honda City no México e Brasil:
México
City LX manual - 206 mil pesos (R$ 28 mil)
City LX automático – 223 mil pesos (R$ 31.500)
City EX manual – 220 mil pesos (R$ 31 mil)
City EX automático – 236 mil pesos (R$ 33.300)
Brasil
City LX manual – R$ 57.420
City LX automático – R$ 61.300
City EXL manual – R$ 66.780
City EXL automático – R$ 72.625
Fonte: http://revistaautoesporte.globo.com/Rev ... MENOS.html
City brasileiro é vendido no México por R$ 28 mil a menos
Sedã nacional é oferecido pela Honda aos mexicanos por cerca de R$ 29 mil
Confira a tabela completa com os preços do Honda City no México e Brasil:
México
City LX manual - 206 mil pesos (R$ 28 mil)
City LX automático – 223 mil pesos (R$ 31.500)
City EX manual – 220 mil pesos (R$ 31 mil)
City EX automático – 236 mil pesos (R$ 33.300)
Brasil
City LX manual – R$ 57.420
City LX automático – R$ 61.300
City EXL manual – R$ 66.780
City EXL automático – R$ 72.625
Fonte: http://revistaautoesporte.globo.com/Rev ... MENOS.html
Heron
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Re: Do que é composto o preço de um carro importado?
Eh brincadeira isso !!!!!!! Bixo revoltante ne!
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Re: Do que é composto o preço de um carro importado?
eh por isso q eh tao bom sonegar imposto... auheiaheiauehuaie
brincaedeiras a parte... eh soda oq agente paga de imposto no brasil, e soh serve pra ir pro mensalão...
pq não interessa quem entra no poder ou quem deixou de entrar... é tudo farinha do mesmo saco... tudo a mesma m***a.
por isso que eu jah desisti de votar e tentar melhorar o brasil, pq enquanto eu voto conciente, pensando no futuro e desenvolvimento do país e das pessoas que nele vivem, existem 10 cabeça votando no candidato X pq ganha uma pinga no boteco da esquina.
abraços
brincaedeiras a parte... eh soda oq agente paga de imposto no brasil, e soh serve pra ir pro mensalão...
pq não interessa quem entra no poder ou quem deixou de entrar... é tudo farinha do mesmo saco... tudo a mesma m***a.
por isso que eu jah desisti de votar e tentar melhorar o brasil, pq enquanto eu voto conciente, pensando no futuro e desenvolvimento do país e das pessoas que nele vivem, existem 10 cabeça votando no candidato X pq ganha uma pinga no boteco da esquina.
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Re: Do que é composto o preço de um carro importado?
É aquilo: trabalhar pra quê, se dão bolsa-família? Mais fácil ser sustentado por quem trabalha muito e a maior parte do $$$ fica nas mãos do governo, que repassa para os vagabundos.viperboyrs escreveu:eh por isso q eh tao bom sonegar imposto... auheiaheiauehuaie
brincaedeiras a parte... eh soda oq agente paga de imposto no brasil, e soh serve pra ir pro mensalão...
pq não interessa quem entra no poder ou quem deixou de entrar... é tudo farinha do mesmo saco... tudo a mesma m***a.
por isso que eu jah desisti de votar e tentar melhorar o brasil, pq enquanto eu voto conciente, pensando no futuro e desenvolvimento do país e das pessoas que nele vivem, existem 10 cabeça votando no candidato X pq ganha uma pinga no boteco da esquina.
abraços
Eu já deixei de acreditar no Brasil faz tempo. Não deixei o país por falta de oportunidade, mesmo.
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Re: Do que é composto o preço de um carro importado?
Sei não...Há dúvidas quanto o preço do carro importado aqui no Brasil.
Eu por exemplo comprei um carro importado da Arghentina, ele tem 4,77m de comprimento, cor gris Grafito, 151 Cavalos de máxima, motor flex, 2.0 direção com miolo fixo no centro e acho que valeu o preço da exclusividade e dos impostos...
hehehe, brincadeira foi só pra descontrair o tópico que tava ficando parecendo palanque de universidade federal... bons tempos...
abs.
Eu por exemplo comprei um carro importado da Arghentina, ele tem 4,77m de comprimento, cor gris Grafito, 151 Cavalos de máxima, motor flex, 2.0 direção com miolo fixo no centro e acho que valeu o preço da exclusividade e dos impostos...
hehehe, brincadeira foi só pra descontrair o tópico que tava ficando parecendo palanque de universidade federal... bons tempos...
abs.