Oi galera,
queria saber si vc's podem me ajudar....quero comprar um VTR, so que sou novo no pais e nao sei os processos a comprar um carro usado...e.g
1) Como que eu posso ver si o carro ainda esta financiado
2) Si tem alguma multa
3) Estava involvido em algum acidente (HPI check??)
4) Quais os documentos que tem que ser entregos para passar para o meu nome
5) Melhor forma de pagamento...cash ou no banco transferencia etc...
Valeu,
G.
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Re: Processo na compra de um Carro usado
Pras duas primeiras perguntas, procure um despachante que eles tem acesso ao site do Detran da região e podem consultar multas e alienação e te orientar sobre o DUT que é o documento de transferência. Como você ficou muito tempo fora do Brasil, esses caminhos são bem mais seguros. Depois que fizer essa primeira compra, com certeza irá pegar todas as nuances da nossa buRRocracia e na próxima, não irá mais precisar.
Em relação à checagem de acidentes é um pouco mais complexo, pois tem que verificar o próprio estado do carro, buscando eventuais sinais de consertos. Isso é bem complexo e envolve algumas coisas no mínimo problemáticas:
1- O simples fato de um carro ter sofrido um conserto, não significa que não está bom. Tem gente que prefere andar num carro riscado, só pra não refazer uma pintura e pegar o estigma de carro batido. Eu tenho a visão contrária ao fato. Nada importa se um carro sofreu uma pequena batida e teve o conserto bem executado. Garanto que um cara experiente bate o olho e vê onde o carro foi repintado. Mas isso não quer dizer nada. Se pra nós leigos o serviço ficou bem feito é o que importa. Tinha um Civic antes do VTR 1 e sofri uma batida na traseira. Coisa leve com um conserto excelente. Nada pegando em dobradiças e pintura excelente em estufa. Ninguém que via o carro dizia que tinha sido repintada a traseira. Quando fui vender pra comprar o VTR, um avaliador de concessionária, bateu o olho no carro e disse todos os locais que tinham sido repintados. Elogiou o serviço feito como muito bom, mas apontou corretamente todos locais repintados. Segundo me explicou, o carro ao ser repintado apresenta uma leve mudança na refração da luz nestes locais quando comparado às áreas com pintura original. Coisa de especialista que trabalha com isso. O mesmo profissional me falou que apontar essas coisas servem mais pra dar uma forçada no preço a ser pago, do que um problema realmente do carro.
2- Em caso de batidas graves a coisa muda de figura, pois ai a situação é mais grave, podendo haver comprometimento do monobloco, com problemas futuros de dirigibilidade e segurança. Uma vez li uma reportagem de uma oficina especializada em pegar carros com perda total e refazer o serviço, tornando-os passíveis de nova documentação. Citavam o exemplo de uma Pajero, que teve PT. Pegaram 3 carros na mesma situação e fizeram um. Pode parecer piada, mas não é: serraram ao meio dois monoblocos de Pajero (um com batida atrás e outro na frente) e soldaram os pedaços pra montar um novo. Coisas de Brasil... Imagina a segurança que se pode ter com uma Pajero soldada ao meio???? A pergunta é como detectar uma coisa tão grosseira. Resposta: avaliação de mecânico independente de confiança. Como você está no Rio, veja com o Marcello ou o Bruno algum mecânico, não ligado a rede Citroen que você possa levar o carro pra uma avaliação antes de fechar negócio. Dica pra detectar coisas graves: avaliar fechamento de portas e porta-malas além de checagem de espaçamento entre portas, capo e porta-malas com as partes fixas do carro. Se há variação dos espaços, entre um lado e outro, fique de olho.
Finalizando a sua última dúvida: jamais faça o pagamento em dinheiro vivo. Você teria problemas em comprovar este pagamento em caso de algum problema futuro que justificasse acionar algum advogado. A transferência eletrônica é mais segura.
Pra uma pessoa em sua situação (muito tempo longe do Brasil) e pelo visto ainda desconhecendo estes processos todos, eu te recomento a compra por meio de agências de autos usados mais tradicionais ou concessionárias. Sei que vai ter gente aqui falando que isso é bobagem que estas agências tem carros ruins com "maquiagem" e o mesmo ocorre também em concessionárias. Se você pegar um carro ruim em uma loja de usados ou concessionária poderá acionar judicialmente no futuro se descobrir alguma irregularidade mais séria que possa ter passado desapercebida no primeiro momento. Se compra de particular ou dessas agências de esquina (mais simples) teria muito mais dificuldade até em encontrá-las no futuro. Deixar bem claro que essa é apenas a MINHA opinião sobre o assunto. Depois espera que o pessoal do Rio pode te dar algumas dicas de locais pra procurar seu carro.
Desculpe pelo post excessivamente longo, mas já comentei 3 vezes antes, que o fato de você ter morado muito tempo fora e as próprias perguntas que fez, mostram que está desatualizado das coisas relacionadas a compra de carros aqui no Brasil. Você mesmo sabe que por aqui todo cuidado é pouco e pode haver um espertalhão na esquina querendo se aproveitar de alguém, ainda mais em coisas que envolvem dinheiro.
Em relação à checagem de acidentes é um pouco mais complexo, pois tem que verificar o próprio estado do carro, buscando eventuais sinais de consertos. Isso é bem complexo e envolve algumas coisas no mínimo problemáticas:
1- O simples fato de um carro ter sofrido um conserto, não significa que não está bom. Tem gente que prefere andar num carro riscado, só pra não refazer uma pintura e pegar o estigma de carro batido. Eu tenho a visão contrária ao fato. Nada importa se um carro sofreu uma pequena batida e teve o conserto bem executado. Garanto que um cara experiente bate o olho e vê onde o carro foi repintado. Mas isso não quer dizer nada. Se pra nós leigos o serviço ficou bem feito é o que importa. Tinha um Civic antes do VTR 1 e sofri uma batida na traseira. Coisa leve com um conserto excelente. Nada pegando em dobradiças e pintura excelente em estufa. Ninguém que via o carro dizia que tinha sido repintada a traseira. Quando fui vender pra comprar o VTR, um avaliador de concessionária, bateu o olho no carro e disse todos os locais que tinham sido repintados. Elogiou o serviço feito como muito bom, mas apontou corretamente todos locais repintados. Segundo me explicou, o carro ao ser repintado apresenta uma leve mudança na refração da luz nestes locais quando comparado às áreas com pintura original. Coisa de especialista que trabalha com isso. O mesmo profissional me falou que apontar essas coisas servem mais pra dar uma forçada no preço a ser pago, do que um problema realmente do carro.
2- Em caso de batidas graves a coisa muda de figura, pois ai a situação é mais grave, podendo haver comprometimento do monobloco, com problemas futuros de dirigibilidade e segurança. Uma vez li uma reportagem de uma oficina especializada em pegar carros com perda total e refazer o serviço, tornando-os passíveis de nova documentação. Citavam o exemplo de uma Pajero, que teve PT. Pegaram 3 carros na mesma situação e fizeram um. Pode parecer piada, mas não é: serraram ao meio dois monoblocos de Pajero (um com batida atrás e outro na frente) e soldaram os pedaços pra montar um novo. Coisas de Brasil... Imagina a segurança que se pode ter com uma Pajero soldada ao meio???? A pergunta é como detectar uma coisa tão grosseira. Resposta: avaliação de mecânico independente de confiança. Como você está no Rio, veja com o Marcello ou o Bruno algum mecânico, não ligado a rede Citroen que você possa levar o carro pra uma avaliação antes de fechar negócio. Dica pra detectar coisas graves: avaliar fechamento de portas e porta-malas além de checagem de espaçamento entre portas, capo e porta-malas com as partes fixas do carro. Se há variação dos espaços, entre um lado e outro, fique de olho.
Finalizando a sua última dúvida: jamais faça o pagamento em dinheiro vivo. Você teria problemas em comprovar este pagamento em caso de algum problema futuro que justificasse acionar algum advogado. A transferência eletrônica é mais segura.
Pra uma pessoa em sua situação (muito tempo longe do Brasil) e pelo visto ainda desconhecendo estes processos todos, eu te recomento a compra por meio de agências de autos usados mais tradicionais ou concessionárias. Sei que vai ter gente aqui falando que isso é bobagem que estas agências tem carros ruins com "maquiagem" e o mesmo ocorre também em concessionárias. Se você pegar um carro ruim em uma loja de usados ou concessionária poderá acionar judicialmente no futuro se descobrir alguma irregularidade mais séria que possa ter passado desapercebida no primeiro momento. Se compra de particular ou dessas agências de esquina (mais simples) teria muito mais dificuldade até em encontrá-las no futuro. Deixar bem claro que essa é apenas a MINHA opinião sobre o assunto. Depois espera que o pessoal do Rio pode te dar algumas dicas de locais pra procurar seu carro.
Desculpe pelo post excessivamente longo, mas já comentei 3 vezes antes, que o fato de você ter morado muito tempo fora e as próprias perguntas que fez, mostram que está desatualizado das coisas relacionadas a compra de carros aqui no Brasil. Você mesmo sabe que por aqui todo cuidado é pouco e pode haver um espertalhão na esquina querendo se aproveitar de alguém, ainda mais em coisas que envolvem dinheiro.

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Re: Processo na compra de um Carro usado
Existe um serviço que chama-se Checkauto e boa parte dos lojistas de carros usados utiliza. Ele contém muitos dados dos carros, principalmente os dados de vistorias e ocorrências das seguradoras.
Por ele dá para saber se a kilometragem foi adulterada, por exemplo ou se o carro teve PT.
Se estiver comprando o carro em loja pergunte ao vendedor se ele tem o Checkauto do carro. Não é uma garantia 100%, mas dá um bom histórico do veículo. Se o cara te apresentar o checkauto é um bom sinal de confiança.
Quando comprei a Xsara, pedí a um amigo meu comerciante de carros usados para fazer a consulta. E nele constou
uma quilometragem de 48.000 kms em janeiro. Estávamos em maio e na loja o odômetro marcava 40.000kms....
A consulta custa algo em torno de R$25,00.
Por ele dá para saber se a kilometragem foi adulterada, por exemplo ou se o carro teve PT.
Se estiver comprando o carro em loja pergunte ao vendedor se ele tem o Checkauto do carro. Não é uma garantia 100%, mas dá um bom histórico do veículo. Se o cara te apresentar o checkauto é um bom sinal de confiança.
Quando comprei a Xsara, pedí a um amigo meu comerciante de carros usados para fazer a consulta. E nele constou
uma quilometragem de 48.000 kms em janeiro. Estávamos em maio e na loja o odômetro marcava 40.000kms....
A consulta custa algo em torno de R$25,00.
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Re: Processo na compra de um Carro usado
Gustavo,
De uma olhada nesse site. Tem algumas informaçoes importantes.
http://www.webmotors.com.br/Webmotors/C ... mpras.aspx
Se eu nao me engano a Porto Seguros tem um serviço de verificação de procedência e condiçoes gerais para quem está comprando um carro usado.
Boa sorte na procura.
De uma olhada nesse site. Tem algumas informaçoes importantes.
http://www.webmotors.com.br/Webmotors/C ... mpras.aspx
Se eu nao me engano a Porto Seguros tem um serviço de verificação de procedência e condiçoes gerais para quem está comprando um carro usado.
Boa sorte na procura.
Nico
VTR e Hatch 1.6 (Patroa)
Multimedia/Rodas 20"/Pneus MAXX 225/35/20
Kit RF T162S/Amp Clarion APX4361/SUB Clarion SRW1052
Moto Buell Ulysses Preta

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Re: Processo na compra de um Carro usado
Obrigado Pessoal!!
Estou mais atento agora como que o processo,,, obrigado pelas dicas tambem...esta ajudando muito nesse planejamento antes de comprar o VTR!!!
Valeu,
Gustavo
Estou mais atento agora como que o processo,,, obrigado pelas dicas tambem...esta ajudando muito nesse planejamento antes de comprar o VTR!!!
Valeu,
Gustavo