Tudo relacionado a personalização da linha C4.
portocarrero
Membros
Veiculo: C4 Hatch 2.0 Aut.

Roda TSW Reflex 17" no C4 VTR

Mensagem por portocarrero »

Boa tarde caríssimos,

Tenho um jogo de rodas TSW Reflex 17" em minha casa, zeradas e com pneus mto novos que estavam no meu Astra... Sei que não é a roda mais bonita para se colocar no C4 mas como já as tenho, gostaria de utilizá-las. Mesmo porque está chegando a hora de trocar os meus pneus originais 15", que já estão com 41.000Km...

Porém a furação desta roda é 4x100, sendo a do nosso querido carro 4x108.

Vi no mercadolivre este adaptador:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... x100mm-_JM

Será que ele atende minha questão? O offset da roda (não sei o da Reflex, se alguém puder me ajudar tbm agradeço) suporta os 2,8cm a mais sem ficar batendo nos paralamas do carro?

Agradeço pela atenção de todos!!!

Forte abraço!

brunollo
Membros
Estado: DF
Veiculo: C4 VTR

Re: Roda TSW Reflex 17" no C4 VTR

Mensagem por brunollo »

Amigo Porto,
O offset das TSW é normalmente 40, mas algumas TSW vêm com ele mais "pra fora (com número mais baixo)". VC pode conferir o offset da sua Reflex através de uma inscrição na parte de trás da roda onde se lê a inscrição: ET40 (para o caso de offset 40). Os C4 trabalham com offset original 25. Jogar a roda 28mm para fora vai deixar ela com offset teórico de 12. Esse offset funcionaria muito bem com os tradicionais Xsara, que trabalham com offset original 15, mas é muito "para fora" para o C4. A chance de a roda pegar no paralama é muito grande, especialmente se vc usar molas Eibach. Eu não gostei também de esses espaçadores serem feitos de ferro fundido. Peças com esse tipo de solicitação estrutural devem ser feitas de aço usinado, não ferro fundido. Ferro fundido amassa facilmente ou quebra. Aço usinado é mais resistente.
Outra coisa: O C4 e o Astra usam medidas de pneu muito diferente. O Astra brasileiro com a frente antiga usa 205/40 em aros 17. O Astra locomotiva usa pneus 205/45 ou 215/40 em aros 17. essas são as medidas mais próximas às originais em diâmetro. Se os seus pneus tiverem outra medida, o Astra estava andando com pneus errados. Já os Citroën vão trabalhar com pneus 215/50R17, ou 225/45R17. Essas são as medidas que mais se aproximam do diâmetro original dos Citroën. A diferença de diãmetro entre os pneus do C4 e do locomotiva é de aproximados 5cm. Do C4 para o Astra "antigo" são quase 7cm! Se você mexer no diâmetro dos pneus, vc vai mexer nas relações de marcha e na alavanca do raio de rolagem. De qualquer forma, vc vai atrapalhar o trabalho da suspensão. Sem falar que o C4 com essas medidas de pneu vai ficar parecido com um rolimã, as rodas vão ficar visualmente minúsculas no carro. Eu já vi um assim e ficou horroroso.
Minha sugestão? Se você quer usar 17 no C4, vá de Resolfen (originais Citroën) e pneus 215/50R17. VC vai ter o alongamento correto, rodas leves e uma montagem bonita no seu carro. Pode montar também um jogo de Eibach no carro. Ele vai baixar o tanto ideal (entre 4 e 5 cm), vai ficar bonito sem ficar pregado no chão, sem raspar nem ficar socando batente.
Outra opção, amigo Porto, é você procurar um belo jogo de aros 16 originais, com pneus 215/55 R16. Os aros 16 ficam bonitos no C4 pois o offset 25 correto, combinado com os pneus "meio balão", enchem a caixa de roda se vc montar Eibachs. Agora, com o lançamento do C4 Hatch, a Citroën apresentou belas rodas de aros 16 com desenhos que vão do sóbrio ao esportivo.

Imagem
Essa é uma nova, das que eu acho mais bonitas da linha. O coupé europeu fica muito bonito com elas.

Imagem
essas são as originais do Pallas. Ficam bem no VTR, pois é difícil ver um desses com elas.

Imagem
Aqui, da esquerda para a direita: mais um jogo de belas 16 opcionais oferecidas pela Citroën, chamadas Radicale; a famosa Resolfen em aro 17; e a 17 de 8 raios, outra opcional para o VTR, chamadas Toka Toka. E isso é nome de roda?
Minha tolerância anda negativa com asneiras...

portocarrero
Membros

brunollo escreveu:Amigo Porto,
...

O offset das TSW é normalmente 40, mas algumas TSW vêm com ele mais "pra fora (com número mais baixo)". VC pode conferir o offset da sua Reflex através de uma inscrição

...
Caro Bruno,

Agradeço imensamente pela ótima explicação... Não restou dúvida alguma!

Fico muito feliz em fazer parte de uma comunidade com pessoas como você, que se dispõem a ajudar tão facilmente!

Vou me desfazer destas rodas e buscar as 17" próprias da Citro.

Muito obrigado novamente!

Forte abraço!

brunollo
Membros

Mensagem por brunollo »

E qual a medida do pneu que você tem amigo?

portocarrero
Membros

brunollo escreveu:E qual a medida do pneu que você tem amigo?

Opa,

Esqueci de colocar... Os pneus são 205/45.

As rodas estão a venda: R$2.000 o conjunto completo. Com pneus com 3 meses de uso.

Forte abraço!

brunollo
Membros

Mensagem por brunollo »

Ah, sim... Os pneus são realmente pequenos para o C4. A instalação das Resolfen vai ficar muito legal, sempre fica. Vc deve procurar bastante nas concessionárias até achar um preço razoável. Acho que aqui no próprio fórum tem dicas de onde encontrar as Resolfen mais baratas. Boa caça!

Responder

Voltar para “Personalização e Tuning”