C4 hatch automático vale a pena?
Pessoal,
Estou na dúvida entre comprar o 2.0 automático ou o manual. Independentemente de ser GLX ou Exclusive, é um custo de R$5.000.
Naveguei no fórum e não vi muitas opiniões comparando os dois câmbios, mas fiquei preocupado com o 'tranco na redução da primeira para a segunda' e o 'vazio no kickdown' do automático. Por isso, pergunto:
O automático costuma dar problema? É muito mais beberrão que o manual?
E, quanto ao desempenho, o fato de as marchas serem muito longas dá aquela sensação de "carro amarrado" ao passar de marcha?
Aguardo ansiosamente as respostas. Se bobear, compro meu C4 ainda na promoção da viagem pra França :)
Estou na dúvida entre comprar o 2.0 automático ou o manual. Independentemente de ser GLX ou Exclusive, é um custo de R$5.000.
Naveguei no fórum e não vi muitas opiniões comparando os dois câmbios, mas fiquei preocupado com o 'tranco na redução da primeira para a segunda' e o 'vazio no kickdown' do automático. Por isso, pergunto:
O automático costuma dar problema? É muito mais beberrão que o manual?
E, quanto ao desempenho, o fato de as marchas serem muito longas dá aquela sensação de "carro amarrado" ao passar de marcha?
Aguardo ansiosamente as respostas. Se bobear, compro meu C4 ainda na promoção da viagem pra França :)
-
- Membros
- Estado: SP
- Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
Re: C4 hatch automático vale a pena?
Cara, a escolha do manual ou atomático vai muito do gosto pessoal. Depois do meu primeiro carro automático nunca mais quis saber de carro manual, mas obviamente essa é uma escolha minha ;-)
Vou dar minha opinião em suas questões.
Independentemente de ser GLX ou Exclusive, é um custo de R$5.000.
Comprei o meu em São Paulo ao final de Dezembro e pelo que me lembro a diferença não era tão grande assim. Sempre se consegue um chorinho na concessionária e no automático eles têm uma margem de manobra maior.
fiquei preocupado com o 'tranco na redução da primeira para a segunda' e o 'vazio no kickdown' do automático.
A programação do câmbio da Citroen melhorou muito de uns tempos para cá. A redução de 2ª para 1ª acontece de forma normal e quase não se sente. O kick down é rápido e satisfatório nas reduções para 3ª e 2ª.
De segunda para primeira ele realmente é um pouco indeciso e dá um tranco, mas não acho razão para descartar o carro. Faça o test-drive e tire suas conclusões. Nessa hora (de 2ª para 1ª, quando se precisa ultrapassar) é melhor usar o tiptronic.
O automático costuma dar problema?
Há relatos no forum de muitos pallas que travam em uma marcha e só destravam depois de desligar e ligar o motor. Resolve-se trocando as eletroválvulas (na garantia). Mas acho que a fábrica já resolveu isso nos modelos atuais, já que não temos relatos desse defeito no Hatch.
De uma forma geral um câmbio automático dura quase a mesma coisa que um manual. A diferença é que quando (daqui a uns 8, 10 ou 15 anos) precisar de reparo, o conserto sai mais caro. Por outro lado não tem a embreagem que é um item de desgaste natural.
É muito mais beberrão que o manual?
É, mas não acho que a diferença seja muito acima dos 5% no consumo. Na minha opinião vale pelo conforto.
Cara, em uso "normal" eu acho a condução no automático até mais rápida que no manual. Quando abre o farol, até a turma do manual pisar na embreagem e engatar você já tá em segunda marcha lá na frente. Além disso como não precisa desacelerar para trocar a marcha a condução "normal" é mais ágil e agradável. Sensação de carro amarrado vc não vai ter já que o C4 tem bom torque em baixas rotações e é o hatch automático mais rápido da categoria.
Claro que numa "arrancada esportiva" a coisa muda de figura e o manual fica mais rápido principalmente por ter mais marchas e as mesmas mais curtas.
Agora, na hora de assinar o cheque as questões racionais contam menos que as emocionais. Experimente os dois carros e escolha o que o coração mandar.
Vou dar minha opinião em suas questões.
Independentemente de ser GLX ou Exclusive, é um custo de R$5.000.
Comprei o meu em São Paulo ao final de Dezembro e pelo que me lembro a diferença não era tão grande assim. Sempre se consegue um chorinho na concessionária e no automático eles têm uma margem de manobra maior.
fiquei preocupado com o 'tranco na redução da primeira para a segunda' e o 'vazio no kickdown' do automático.
A programação do câmbio da Citroen melhorou muito de uns tempos para cá. A redução de 2ª para 1ª acontece de forma normal e quase não se sente. O kick down é rápido e satisfatório nas reduções para 3ª e 2ª.
De segunda para primeira ele realmente é um pouco indeciso e dá um tranco, mas não acho razão para descartar o carro. Faça o test-drive e tire suas conclusões. Nessa hora (de 2ª para 1ª, quando se precisa ultrapassar) é melhor usar o tiptronic.
O automático costuma dar problema?
Há relatos no forum de muitos pallas que travam em uma marcha e só destravam depois de desligar e ligar o motor. Resolve-se trocando as eletroválvulas (na garantia). Mas acho que a fábrica já resolveu isso nos modelos atuais, já que não temos relatos desse defeito no Hatch.
De uma forma geral um câmbio automático dura quase a mesma coisa que um manual. A diferença é que quando (daqui a uns 8, 10 ou 15 anos) precisar de reparo, o conserto sai mais caro. Por outro lado não tem a embreagem que é um item de desgaste natural.
É muito mais beberrão que o manual?
É, mas não acho que a diferença seja muito acima dos 5% no consumo. Na minha opinião vale pelo conforto.
Cara, em uso "normal" eu acho a condução no automático até mais rápida que no manual. Quando abre o farol, até a turma do manual pisar na embreagem e engatar você já tá em segunda marcha lá na frente. Além disso como não precisa desacelerar para trocar a marcha a condução "normal" é mais ágil e agradável. Sensação de carro amarrado vc não vai ter já que o C4 tem bom torque em baixas rotações e é o hatch automático mais rápido da categoria.
Claro que numa "arrancada esportiva" a coisa muda de figura e o manual fica mais rápido principalmente por ter mais marchas e as mesmas mais curtas.
Agora, na hora de assinar o cheque as questões racionais contam menos que as emocionais. Experimente os dois carros e escolha o que o coração mandar.
-
- Membros
- Veiculo: C4 Pallas GLX Flex Automático
Ainda não tive problema algum.candango escreveu:O automático costuma dar problema?
Considero o meu razoavelmente econômico e não acredito que se fosse manual haveria alguma melhora sensível.candango escreveu:É muito mais beberrão que o manual?
Acho o desempenho bastante satisfatório. O carro é bastante ágil.candango escreveu:E, quanto ao desempenho, o fato de as marchas serem muito longas dá aquela sensação de "carro amarrado" ao passar de marcha?
Além das questões acima, gosto muito do Tiptronic. Não trocaria por um manual (gosto pessoal).
Boa compra.
Heron
-
- Membros
- Veiculo: C4 Hatch 2.0 Manual
Como tenho 22 anos, prefiro acelerar mais firme.. manual concerteza
- boldfinger
- Membros
- Veiculo: Citroen Aircross
Estrada: se gosta de pisar forte, nao
(PS, tenho os 2, entao jah comprovei na pratica hehee)
Estrada: se gosta de pisar forte, nao
(PS, tenho os 2, entao jah comprovei na pratica hehee)
BOLDFINGER
- AIRCROSS EXCLUSIVE BVA c/ NAV Rneg 2012
- C4 EXCLUSIVE SPORT 2.0 BVA 2012

- AIRCROSS EXCLUSIVE BVA c/ NAV Rneg 2012
- C4 EXCLUSIVE SPORT 2.0 BVA 2012

- Caiafa
- Membros
- Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Automático
Bem primeira coisa que voce tem que pensar , manual de um jeito ou de outro tem melhor desempenho eu como meu colega ai em cima ficaria com manual ( infelizmente peguei um automatico pq nao tinha outro no dia e nem previsao tinha )jpfransa escreveu:Como tenho 22 anos, prefiro acelerar mais firme.. manual concerteza
1) Bem eu tive alguns problemas de fabrica logo de cara nos 3 primeiros meses incluindo a marcha o qual uma peça estava mal colocada e meu carro fico emperrado. Todos resolvidos pela garantiacandango escreveu:Pessoal,
1)O automático costuma dar problema?
2)É muito mais beberrão que o manual?
3)E, quanto ao desempenho, o fato de as marchas serem muito longas dá aquela sensação de "carro amarrado" ao passar de marcha?
4)Aguardo ansiosamente as respostas. Se bobear, compro meu C4 ainda na promoção da viagem pra França :)
2) Eu sinto uma boa diferença apesar de citado 5% acima , mas sai de um carro 1.6 pra um 2.0
3) Bem depende das suas necessidades , mas o carro tem 2 opções pra voce nao ficar amarrado que são o cambio sequencial e a letrinha S la que faz seu carro puxar ate uma boa rotacao antes de trocar a marcha
4) Lembra que a passagem é so pra voce nao tem acompanhante e é so a passagem e é na economica e voce vai gastar varios dinheiros
Concluindo , acho legal voce avaliar pelo o que eu falei la por primeiro e pela quantidade de transito que voce pega. Muito transito - automatico , pouco - manual , IMO
- Dec0 VTR
- Moderador
- Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
Bicho, eu tenho 23 e agora estou de carro automatico. Não suportei o saco de dirigir um VTR manual no transito de São Paulo.
Se vc mora e cidade grande e pega transito compre o automatico, senão depois voce acaba se arrependendo. Se a sua situação é outra compre o manual, mas tenha sempre na cabeça que a aceitação do automatico no mercado é maior.
Na minha opnião, carro para o dia a dia hoje tem que ser automatico, se o hatch for seu carro pra viajar e usar no fds com a familia ai vc pode pensar no manual.
Abraços!
Se vc mora e cidade grande e pega transito compre o automatico, senão depois voce acaba se arrependendo. Se a sua situação é outra compre o manual, mas tenha sempre na cabeça que a aceitação do automatico no mercado é maior.
Na minha opnião, carro para o dia a dia hoje tem que ser automatico, se o hatch for seu carro pra viajar e usar no fds com a familia ai vc pode pensar no manual.
Abraços!
- Romero
- Moderador
- Estado: RJ
- Veiculo: C4 VTR
claro e evidente que é da opinião e perfil de cada um.
mas a minha opinião é MANUAL, SEMPRE ! independente de situação..posso ficar a semana no transito com dor, mas nada que pague uma tirada de giro e uma reduzida em freada, de aceleração, ultrapassagem, "ralo" de 5ª pra 3ª....enfim...eu sou manual.
não sei se o que Deco falou quanto ao mercado de automatico, mas ha 15 anos atrás automatico era bem mais caro, depois foi abaixando e hj tem com o mesmo preço ( depende de cada concess. ) e pra mim ainda o mercado maior é o manual ( procura ).
bão, pelo que vi, pra vc. fazer esta pergunta vc gosta dos dois e pode ser qualquer um. Minha opinião:
economia ? manual
arrancada: automatico tem mais saída que um manual ( isso até colocar segunda - diferença pouca , mas tem )
conforto: automatico
transito: automatico
tesão ao dirigir: depende do perfil - rápido: manual / normal: automatico/manual
ultrapassagem: mesmo com os "S" da vida = manual
enfim, é isso...
abs!
mas a minha opinião é MANUAL, SEMPRE ! independente de situação..posso ficar a semana no transito com dor, mas nada que pague uma tirada de giro e uma reduzida em freada, de aceleração, ultrapassagem, "ralo" de 5ª pra 3ª....enfim...eu sou manual.
não sei se o que Deco falou quanto ao mercado de automatico, mas ha 15 anos atrás automatico era bem mais caro, depois foi abaixando e hj tem com o mesmo preço ( depende de cada concess. ) e pra mim ainda o mercado maior é o manual ( procura ).
bão, pelo que vi, pra vc. fazer esta pergunta vc gosta dos dois e pode ser qualquer um. Minha opinião:
economia ? manual
arrancada: automatico tem mais saída que um manual ( isso até colocar segunda - diferença pouca , mas tem )
conforto: automatico
transito: automatico
tesão ao dirigir: depende do perfil - rápido: manual / normal: automatico/manual
ultrapassagem: mesmo com os "S" da vida = manual
enfim, é isso...
abs!

VTRomero® - THE ONE
Serviço LED viewtopic.php?f=45&t=12673
Mod's: viewtopic.php?f=26&t=10037
03 ANOS DE VTR E C4C
- VTR2008
- Moderador
- Estado: RS
- Veiculo: C4 VTR
- Contato:
Olha se fosse um câmbio mais moderno e tal até recomendaria...mas...na linha Citroën fico com manual mesmo!
Citroën DS3 1.6THP
Ex:
Citroën C4 Hatch Exclusive BVA 2010
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
Citroën C3 Exclusive 2006
www.pastorecc.com.br
Ex:
Citroën C4 Hatch Exclusive BVA 2010
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
Citroën C3 Exclusive 2006
www.pastorecc.com.br
- marcusthedriver
- Membros
- Veiculo: Outros
pegou o fox??? ou um polo? ou outro?? boa sorte ai com o carro!Dec0 VTR escreveu:Bicho, eu tenho 23 e agora estou de carro automatico. Não suportei o saco de dirigir um VTR manual no transito de São Paulo.
Abraços!
Marcusthedriver - Agora de Japonês (sacrilégio eu sei rs) Nissan March SV 1.6 16v