Como calcular o diâmetro de rodas e Pneus para o seu carro!
A instalação de rodas e pneus maiores em um carro é uma das mudanças mais festejadas e desejadas pelos aficcionados por automóveis. Também é uma das modificações mais caras e que mais afetam o comportamento dinâmico do carro. Por isso, mais do que simplesmente escolher a roda que melhor ficaria no carro com o desenho mais bacana de pneu, é importantíssimo respeitar algumas medidas da roda e do pneu para que o rodar seja perfeito, macio e, principalmente, estável. O problema é que são componentes caros e os vendedores de rodas e pneus querem empurrar sempre os produtos que trazem as maiores taxas de lucros para eles, não os conjuntos mais adequados para cada carro. Observando a procura por essas informações no clube, decidi publicar aqui esse texto que eu já havia escrito há alguns anos para vários clubes de Chevrolets. Com esse tutorial, vocês conseguirão, sempre, instalar as redondas mais adequadas para qualquer carro, sem sofrer na mão de vendedores que só querem ganhar dinheiro. Agora, vamu lá!
Diãmetro total
Em primeiro lugar, a medida mais importante a ser respeitada na troca de rodas é o diâmetro externo original do conjunto roda-pneu. O uso de um diâmetro maior faz com que o carro trabalhe com uma relação mais longa, fique mais alto e acuse no velocímetro uma velocidade menor que a real, além de modificar vários parâmetro de alinhamento. O uso de um diâmetro menor provoca efeitos inversos. Além disso, a modificação do diametro do conjunto roda-pneu é proibida no Brasil (e em vários países do mundo). Para calcular o diâmetro externo do conjunto roda-pneu, você deve aprender como ler as medidas de rodas e pneus e saber exatamente o que somar.
As rodas têm seu diâmetro expresso em polegadas. Então, inicialmente você deve converter a medida da roda de polegadas para milímetros. Uma polegada é igual a 25,4mm. Assim, fica fácil fazer a conta. Por exemplo:
15” = 381mm
Em seguida, devemos descobrir a altura lateral do pneu. Os pneus possuem a medida deles expressa em mm. Já que sabemos como converter o tamanho das rodas para mm fica tudo mais fácil.
O código da medida dos pneus é sempre expresso assim:
LLL/AA RW
LLLé a medida em mm da largura da banda de rodagem do pneu.
AA é a altura da parede lateral (flanco) do pneu. Mas essa altura não é expressa em mm. Ela é a porcentagem da banda de rodagem.
RW é a medida da roda em polegadas para qual se destina o pneu.
Assim, um pneu 195/50 R15 possui 195mm de largura da banda de rodagem, altura de 97,5mm (50% da banda de rodagem) e é feito para ser instalado em uma roda de aro 15.
Para calcular o diâmetro da roda vc deverá somar o tamanho da roda, depois de convertê-la para mm, e duas vezes a altura em mm das laterais do pneu (afinal de contas, se vc cortar a roda com uma linha que passa pelo centro, vc vai observar que o pneu se somará de um lado e do outro, já que ele circunda a roda...)
Assim, o cálculo da soma é: D = 25,4W + 2(AA%LLL)
Em que:
D é o diâmetro externo da roda
W é a medida da roda em polegadas
AA é a altura do flanco do pneu, medida em porcentagem da largura
LLLé a largura do pneu medida em milímetros
Dessa forma,um carro equipado com pneus 195/50R15 terá um diâmetro de rodas igual a:
25,4*15 + 2(50%195) = D
381 + 2(97,5) = D
381 + 195 = D
D = 576mm
Obviamente um jogo de rodas e pneus 185/60R14, por exemplo, possui um diâmetro muito semelhante ao 195/50R15, mas não idêntico. De um modo geral, uma variação correspondente a até 3mm no diâmetro faz com que os conjuntos possam ser considerados de mesmo diãmetro na prática, e usados como peças de reposição ou upgrade.
Tala da roda X Largura do pneu
Agora que você já sabe o tamanho do pneu e da roda adequados ao seu carro, você vai correndo pra loja comprar, certo? ERRADO! Antes disso existem algumas outras contas a serem feitas. Uma delas é a da relação entre a tala da roda e a largura do pneu. A tala é a “largura” da roda medida em polegadas.
E qual a medida de tala de roda usar? Para a largura do pneu, tecnicamente a tala da roda pode ser de 70% a 110% desse valor. O que isso significa? Que, de outra forma, para uma determinada tala de roda, a largura do pneu pode ser de 95% a 130% desse valor. Quanto mais largo o pneu em relação à roda, mais "confortável" ficará o carro, e mais propício a arrancadas em linha reta. O comportamento em curvas, porém, fica bastante comprometido, pois o pneu "dobra" com mais facilidade e numa situação extrema um pneu muito largo numa roda muito estreita pode até escapar do aro da roda. Quanto mais larga a roda em relação ao pneu, mais duro e comprometido com a performance em curvas ficaria o conjunto, com perda em tração no limite em arrancadas.
Uma roda de tala 7", por exemplo, tem 17,8cm. Para essa roda,a medida mínima de largura de produção seria a 165. A máxima largura seria a de 225.
E o que se deve levar em consideração na hora de montar a roda e o pneu? Em primeiro lugar, que roda larga demais não dá pra ser usada em rua. O asfalto irregular torna os aros alvos fáceis e faz com que o risco de queda de pressão por causa de um aro amassado seja muito alto. A medida máxima de largura de roda só é usada mesmo em carros de pista, onde é muito comum ver pneus que parecem balõezinhos, especialmente em rodas menores (Vide F1...). Também é comum ver, em antigas puminhas, rodas traseiras de tala 8" com pneus 205 ou até 215 de perfil alto. Isso é para obter com o pneu a máxima aderência lateral nesse eixo, o ponto fraco da estabilidade dos Pumas. Por outro lado, as fábricas adoram usar pneus muito largos em rodas mais estreitas, para dar a impressão de pneus "borrachudos" e "largos" visualmente e aumentar o conforto e a proteção aos aros em carros equipados com pneus de perfil baixo. Para um comportamento esportivo em um carro de rua equipado com pneus de perfil baixo, procure deixar a tala da roda entre 80% e 95% da largura do pneu.
Pegando no pára-lama
Você comprou suas rodas, montou, o carro tá lindão, você decide dar a primeira volta com as rodonas novas e os pneus superesportivos. Mas na hora de sair da loja, quando o carrão passa pela primeira ondulação, a roda nova decide se “esfregar” com a parte interna do pára-lama. Ou pior ainda, alguma parte do seu pneu novinho e superlargo se estranha com um parafuso na caixa de roda e um rasgo te faz rodopiar na pista e te deixa parado na rua, com o pneu vazio (e o bolso também, do prejuízo...) Aí você olha as rodas e observa que elas parecem ser muito “pra fora” ou “pra dentro” do carro, e descobre que a “profundidade de montagem” delas, também conhecida por offset, é bem diferente da usada nas redondas originais.
Ainda se fosse só isso, tudo bem. O problema é que a profundidade de montagem correta, nos carros modernos (atualmente, apenas algumas caminhonetes não possuem esse cálculo), é responsável por um fenômeno de distribuição de forças chamado “raio de rolagem negativo”. O raio de rolagem é causado pela descentralização do eixo de apoio da roda em relação ao centro da própria roda, e é calculado com MUITA trigonometria para cada carro... mas o que importa, aqui, é o efeito que o raio de rolagem exerce sobre o movimento do carro.
Quando o raio de rolagem é positivo, o carro, ao ter um pneu estourado, tende a se deslocar em curva acentuada, ou seja, a resultante de forças do carro aponta muito “para fora” do eixo do movimento do carro e o mesmo pode rodar. O raio de rolagem negativo é obtido quando a resultante de forças, ao pneu estourar ou perder pressão, diminuindo assim o contato com o solo, aponte num ângulo muito menos acentuado, e muitas vezes inverso ao do pneu estourado, fazendo com que a curva a que o carro vai ser submetido seja muito menos acentuada e o motorista consiga corrigir. Complicado, né? O importante é que o raio de rolagem negativo ajuda o motorista a dominar o veículo em caso de um pneu estourado.
E como descobrir se o raio de rolagem negativo está sendo respeitado? E o que é offset? Offset é a medida em milímetros do centro da roda para a superfície de contato da roda com o cubo. Em outras palavras, um carro que tem offset 25 (como a linha C4 da Citroën) possui a superfície de contato da roda 49mm distante do centro da roda. Quando a superfície de contato da roda está mais próxima da borda externa da roda que o centro, o offset é positivo. Quando é o contrário, o offset é negativo. Assim, quanto menor o offset de uma roda, mais “pra fora” em relação ao pára-lamas ela vai ficar.
E essa medida é “imexível”? Não podemos colocar rodas mais “pra fora” pra ficarem bonitas? A medida deve ser respeitada, e o ideal ao se trocar rodas e que ela não mude. Mas cada carro possui uma certa tolerância em que o raio de rolagem negativo ainda tem efeito, embora muito menos acentuado. Nos GMs de tração dianteira, o Offset recomendado é o 49, mas até 42 mm ainda há raio de rolagem negativo, embora muito menos acentuado. Alguns carros, como o C4 Pallas e o C5, que possuem entre-eixos mais longo, “sentem menos” a diminuição do raio de rolagem. Outros, de entre eixos curto como o C3, têm a direção tão afetada que o volante fica até com “peso” diferente dependendo do ângulo que se esterça. Para você descobrir o offset da roda, é só procurar na parte interna dela a inscrção ET25, por exemplo. E compensa "comer" a roda no torno para tirarum offset excessivo,muito pra fora, por exemplo? Não é recomendável, afinal de contas, o centro da roda, onde se apóia o cubo esão presos os parafusos da roda, estará tendo sua espessura diminuída e consequentemente terá menos resistência. Por outro lado, usar espaçadores em aço de qualidade com parafusos mais compridos para jogar a roda "pra fora" não tem problema, desde que o espaçador não esteja empenado!!!
Agora sim! Depois de entender e calcular as novas medidas de rodas do seu carro, é só correr pra loja, escolher com calma e comprar as suas! Boa sorte!
- brunollo
- Membros
- Mensagens: 1185
- Registrado em: 01 Mai 2009, 10:36
- Estado: DF
- Cidade: Brasília
- Veiculo: C4 VTR
Tutorial: Como calcular o diâmetro de rodas e pneus
Minha tolerância anda negativa com asneiras...
-
- Membros
- Mensagens: 362
- Registrado em: 02 Set 2009, 20:07
- Veiculo: C4 Pallas GLX Flex Automático
- Localização: Brasília - DF
Re: Tutorial: Como calcular o diâmetro de rodas e pneus
Show de bola esse tutorial.
Não sabia nada a respeito, agora aprendi um pouco.
Não sabia nada a respeito, agora aprendi um pouco.
Heron
- bruno figueiredo
- Moderador
- Mensagens: 10182
- Registrado em: 18 Jun 2008, 23:16
- Estado: RJ
- Cidade: Rio de Janeiro
- Veiculo: Outros
- Localização: Rio de Janeiro, RJ
- Contato:
Re: Tutorial: Como calcular o diâmetro de rodas e pneus
Muito boa a explicação!
Para ajudar aqueles que não tem muito talento com números, existem alguns sites que fazem estas conversões automaticamente, e são uma boa diversão pra gente ficar brincado de trocar as rodas do carro.
Vejam lá:
http://www.pneus-online.pt/equivalencia ... elhos.html.
Abs
Para ajudar aqueles que não tem muito talento com números, existem alguns sites que fazem estas conversões automaticamente, e são uma boa diversão pra gente ficar brincado de trocar as rodas do carro.
Vejam lá:
http://www.pneus-online.pt/equivalencia ... elhos.html.
Abs
Bruno Figueiredo.
Re: Tutorial: Como calcular o diâmetro de rodas e pneus
Muito bom texto! Super didático! Literalmente uma mão na roda!
Valeu pela força!
Abrçs
Valeu pela força!
Abrçs
- henriquecouto
- Membros
- Mensagens: 54
- Registrado em: 31 Mai 2008, 08:12
- Veiculo: C4 Pallas GLX Automático
- Localização: Distrito Federal
- Contato:
Re: Tutorial: Como calcular o diâmetro de rodas e pneus
Com as rodas 20"
Banda de rodagem: 225mm
Tamanho da roda: 508mm
Altura do perfil: 78.75mm
Diâmetro total do conjunto de rodagem: 665.5mm
Com as rodas 16" Originais
Banda de rodagem: 215mm
Tamanho da roda: 406mm
Altura do perfil: 118.25mm
Diâmetro total do conjunto de rodagem: 642.5
23mm a mais que o conjunto de rodagem original. Nem é tanto assim! :D
Banda de rodagem: 225mm
Tamanho da roda: 508mm
Altura do perfil: 78.75mm
Diâmetro total do conjunto de rodagem: 665.5mm
Com as rodas 16" Originais
Banda de rodagem: 215mm
Tamanho da roda: 406mm
Altura do perfil: 118.25mm
Diâmetro total do conjunto de rodagem: 642.5
23mm a mais que o conjunto de rodagem original. Nem é tanto assim! :D
VENDO [CITROËN C4 PALLAS GLX AUTOMÁTICO PRETO 2008/2008 50.000 KM RODADOS - ÚNICO DONO - BRASÍLIA/DF] [RODAS D'VINCI LOX 20x8,5" HIPER PRATA COM 2 PNEUS NEXEN N6000 COM MENOS DE 5 MIL KM RODADOS E 2 PNEUS YOKOHAMA S-DRIVE MEIA VIDA - TODOS 225/35/20]