-
- Membros
- Estado: RJ
- Veiculo: C4 Pallas GLX Flex Automático
C4 dentro d'agua, show!
Espero que ninguém aqui do fórum tenho passado aperto nas chuvas que estão nos tomando de assalto desde ontem aqui no Rio. Aliás, quem está tomando de assalto mesmo é a incompetência absoluta da prefeitura, já apesar do que foi noticiado, não aconteceu nenhuma tempestade por aqui. Foi uma chuva mediana/quase forte, por um período de tempo maior que o normal. Em qualquer lugar civilizado do mundo não teria enchido um bueiro. Pelo menos foi isso que eu vi aqui no centro/zona sul.
Pela primeira vez utilizei o C4 em alagamentos. Passei por trechos de 500m, com 15 cm de água, alguns mais curtos provavelmente com 20 cm e o carro nem tomou conhecimento. Por precaução coloquei o tiptronic on e mantive a segunda marcha nos trechos com mais água.
Em outro trecho, no elevado, como haviam poucos carros consegui desenvolver 90-100 km/h e algumas poças de água me pegaram de surpresa. O comportamento do carro/suspensão/pneu foram excepcionais, em qualquer outro carro eu teria tomando um susto, o C4 mal fez pressão na direção para o lado esquerdo que encarou a poça, sem sinal de aquaplanagem. Apesar do quadro, cheguei em casa feliz e satisfeito com a segurança que máquina transmitiu. Me senti mais seguro que no Vectra em ambas as situações.
Queria compartilhar com vocês.
Abs.
Pela primeira vez utilizei o C4 em alagamentos. Passei por trechos de 500m, com 15 cm de água, alguns mais curtos provavelmente com 20 cm e o carro nem tomou conhecimento. Por precaução coloquei o tiptronic on e mantive a segunda marcha nos trechos com mais água.
Em outro trecho, no elevado, como haviam poucos carros consegui desenvolver 90-100 km/h e algumas poças de água me pegaram de surpresa. O comportamento do carro/suspensão/pneu foram excepcionais, em qualquer outro carro eu teria tomando um susto, o C4 mal fez pressão na direção para o lado esquerdo que encarou a poça, sem sinal de aquaplanagem. Apesar do quadro, cheguei em casa feliz e satisfeito com a segurança que máquina transmitiu. Me senti mais seguro que no Vectra em ambas as situações.
Queria compartilhar com vocês.
Abs.
-
- Membros
Re: C4 dentro d'agua, show!
Acho importante compartilhar, não só as impressões negativas, mas principalmente as positivas.dricco escreveu:Queria compartilhar com vocês.
Aqui em Brasília tem chovido muito também e me deparei com alguns trechos alagados.
Por desconhecimento sobre a capacidade de travessia do carro, preferi desviar.
Me parece que a captação de ar para o motor fica num dos pontos mais elevados do compartimento sob o capô, o que é muito bom para evitar entrada de água.
No entanto, o escapamento é muito baixo (padrão em carros de passeio), o que obriga a quem se aventurar por uma travessia dessas a manter uma aceleração permanente, sem troca de marcha para evitar refluxo.
Mas ainda assim, não me sinto muito seguro.
Talvez alguém que conheça melhor de mecânica ou do próprio C4 possa esclarecer melhor os riscos de uma travessia de trecho alagado.
Apenas a título de curiosidade, no índice CESVI de danos de enchente, os carros da Citroën se saíram bem em relação aos veículos das outras fabricantes.
Heron
- bruno figueiredo
- Moderador
- Veiculo: Outros
- Contato:
É pessoal, os carros da linha C4 passaram muito bem pelos testes de resistência as enchentes. Mas saibam que isto não faz deles nenhum offroad não. Não tentem passar em trechos alagados que não conheçam, pois muitos buracos e depressões do safalto que não chamam nossa atenção em condições normais, quando cheios d'água, se transformam em armadilhas mortais. Ví, por coincidência duas C4Picasso, paradas em trechos diferentes da cidade. Uma na zona Sul (fotografada), e outra na pça da Bandeira, que não consegui a foto. Não sei se elas são de alguém aqui do clube, espero que não. Mas fiquei com pena do proprietário assim mesmo. É triste viu.

Sonho com o dia que tivermos o nº do "Socorro C4Clube", que vai mandar um helicoptero tirar a gente de qualquer problema.... Sonha Bruno, sonha...
Abs.

Sonho com o dia que tivermos o nº do "Socorro C4Clube", que vai mandar um helicoptero tirar a gente de qualquer problema.... Sonha Bruno, sonha...
Abs.
Bruno Figueiredo.
-
- Membros
Com certeza.bruno figueiredo escreveu:Não tentem passar em trechos alagados que não conheçam, pois muitos buracos e depressões do safalto que não chamam nossa atenção em condições normais, quando cheios d'água, se transformam em armadilhas mortais.
Os índices dos carros são bons, mas não os tornam anfíbios.
Heron
- BICUDO
- Moderador
- Estado: SP
- Veiculo: C2 VTS do Bicudo
Vi essa foto no Jornal Nacional....e pensei a mesma coisa será de alguem do clube.....
aqui em Sampa tambem passamos maus momentos com chuvas no mes de Janeiro, pessoal temos que ter muito cuidado..nossos carros com água nao combina muito bem....
Abs.
aqui em Sampa tambem passamos maus momentos com chuvas no mes de Janeiro, pessoal temos que ter muito cuidado..nossos carros com água nao combina muito bem....
Abs.
- mmbdp
- Moderador
- Veiculo: C4 Pallas GLX Manual
Aqui em Niterói a chuva foi realmente muito intensa. Maior chuva nos últimos DEZ ANOS. Segunda feira é dia de recolhimento de lixo dessa área com o maior número de prédios, e, como de praxe, todo os sacos de lixo dos prédios estavam nos locais de coleta no exato horário da chuva.
Resultado: além da água em excesso, os sacos de lixo ajudaram a represar as águas, ainda assim, aqui em casa, após 20 minutos a água baixava, daí voltava a chover e enchia tudo de novo.
Cheguei em casa já com as ruas cheias. O pallas rebaixado não toma conhecimento de alagamento algum, giro alto, marcha baixa e chega em casa na boa.
Já em pista molhada, não tem prá ninguém. Ano passado, chuva na dutra à noite e viemos a 130 na boa, né Brunão?
Resultado: além da água em excesso, os sacos de lixo ajudaram a represar as águas, ainda assim, aqui em casa, após 20 minutos a água baixava, daí voltava a chover e enchia tudo de novo.
Cheguei em casa já com as ruas cheias. O pallas rebaixado não toma conhecimento de alagamento algum, giro alto, marcha baixa e chega em casa na boa.
Já em pista molhada, não tem prá ninguém. Ano passado, chuva na dutra à noite e viemos a 130 na boa, né Brunão?
-
- Moderador
- Estado: MG
- Veiculo: Outros
Bom saber que vocês estão bem, pois a TV exagera um pouco o impacto das coisas. A imagem passada era que NINGUÉM conseguia se mexer no Rio e principalmente em Niterói. Vi as duas C4 Picasso no alagamento pela Globo News. Essa vermelha e uma outra preta num lugar que tava cheio de carros. Que Deus ajude os cariocas, porquê se depender dos políticos do nosso Brasil, tamo tudo fú. Como alguém citou abaixo, em tudo quanto é lugar do mundo tem enchente, agora o Governador ou o Prefeito do Rio (não lembro) culpar os mortos nos deslizamentos pela tragédia já é demais. O cara justificou as mortes, pelo fato das pessoas morarem em morro... triste justificativa...

-
- Membros
Foi o Governador.Cyro escreveu:Governador ou o Prefeito do Rio (não lembro) culpar os mortos nos deslizamentos pela tragédia já é demais. O cara justificou as mortes, pelo fato das pessoas morarem em morro... triste justificativa...
Sou carioca e conheço bem o problema. É muito triste essa situação. Não gosto muito de discussões políticas, mas vou deixar minha opnião.
Acredito que a ocupação irregular, sem planejamento, contribua sim para o aumento do risco de deslizamento.
No entanto, o governo precisa criar políticas públicas que possibilitem a essas pessoas morar em locais mais seguros e não apenas utilizar isso como justificativa toda vez que ocorre esse tipo de desastre.
Heron
- Fertulha
- Membros
- Estado: SP
- Veiculo: C4 VTR
- Contato:
É lamentável essa situação... Aqui no Litoral de São Paulo (Santos, Guarujá, São Vicente...) a chuva tem provocado muitas enchentes tbm... Já passei por umas com o Hatch, porém é como o Bruno falou, em uma dessas vc cai em um buraco camuflado pela água e ja era, principalmente se for um desinformado, ontem mesmo vi um corsa sedan que o cara além de tentar trocar a marcha com o carro dentro da água, depois de o carro morrer ainda tentou dar partida... simplesmente destruiu o bloco do motor com o calço hidráulico... Por baixo um preju de uns 13.000 dinheiros!
Se puder esperar a água baixar... é melhor!
Abraço!
Se puder esperar a água baixar... é melhor!
Abraço!
C4

-
- Membros
BICUDO escreveu:Vi essa foto no Jornal Nacional....e pensei a mesma coisa será de alguem do clube.....
Bicudo, ao pé da letra, carro não combina com água, levando em conta que nenhum foi projetado para andar dentro dela.
Mas guardada as devidas proporções, tem carros que param na primeira poça e outros não. Os carros da Citroen recentemente foram muito bem avaliados nesse quesito, e os depoimentos de quem já precisou são sempre positivos. O caso dessas Picasso que ficaram paradas, é simples, basta olhar o nível da água, está acima do eixo do carro, quando chega nesse ponto passa a ser exclusivamente sorte com experiência.
A recomendação é só tentar passar quando se conhece o trecho, e a água abaixo dos eixos, consequentemente abaixo do escapamento.
Abs.