Discussões gerais sobre todos os carros da linha C4.
fmiglior
Moderador
Estado: SP
Veiculo: C4 VTR

Direção Defensiva - Teste Frenagem VTR

Mensagem por fmiglior »

Hoje fiz o curso de direção defensiva que a porto seguro oferece em parceria com a escola de pilotagem do Roberto Manzini. Esse curso tem com objetivo ensinar a freiar carros em piso molhado.
O curso é realizado com o carro do próprio aluno, os carros com ABS são marcados para realizar os teste a uma velocidade maior.
(não filmei hoje, mas os teste foram iguais a o dos link, inclusive as piadas)
O primeiro teste é de frenagem em linha reta, http://www.youtube.com/watch?v=GP2eqhsCw84.
vc vai a cerca de 70km/h na reta e quando instrutor chuta o cone vc aperta o freio até o assoalho.
na primeira tentiva não fui bem, nunca tinha apertado o freio com tanta força de forma proposital, então não usei toda força e o carro não parou muio bem.
na segunda o instrutor mandou a ir a cerca de 90km/h para ver como eu ver o limite, e dessa vez apertei o pedal com muita força, mas por causa da velocidade passei do cone, mas o carro em nenhum momento mudou a trajetória.
na terceira, voltei para os 70km/h e aperte o pedal no fundo, ai sim o VTR me espantou!!! parei muito antes do cone, bem antes do que o megane com abs que fez a instrução.

O segundo teste era o de frenagem e desvio, http://www.youtube.com/watch?v=x0A9Ai0XZl0.
e nesse ficou mais claro como é bom o carro!!
na primeira tentativa fui a 70km/h, mas novamente não apertei com força o pedal, mas o carro desviou tranquilamente dos cones.
na segundo tentativa fui aos 70km/h e agora sim pisei no fundo e virei para desviar, na hora a luz do ESP começou a piscar e o carro ficou o tempo todo com controle e parando muito antes dos cones.
na terceira passei a cerca de 80km/h e esse foi o limite, o carro novamente freiou muito bem, ficando com controle o tempo todo mas a distancia para freiar foi maior, parei rente aos cones, como o megane do video 70km/h.
ao final do curso o instrutor veio falar comigo sobre o carro, e disse a seguinte frase: "Esse carro freia muito!"

Recomendo a todos esse treinameto, foi muito bom para conhecer o comportamento do carro em uma situação de emergência, poder apertar com toda força o pedal do freio e saber que ele não quebra e funcion muito bem, e ver que 10km/h a mais faz uma baita diferença na hora de freiar, principalmente no molhado.
EX C4 VTR

Profi
Membros
Estado: RJ

Re: Direção Defensiva - Teste Frenagem VTR

Mensagem por Profi »

Maneiríssimo

bruno figueiredo
Moderador
Estado: RJ
Veiculo: Outros
Contato:

Mensagem por bruno figueiredo »

Todos deviam fazer estes cursos. A gente passa a ter um a visão muito mais realista destas situações, e não se assusta na hora da emergência. É muito positivo em todos os sentidos. Parabéns.

Abs.
Bruno Figueiredo.

jpfransa
Membros
Veiculo: C4 Hatch 2.0 Manual

Mensagem por jpfransa »

Invejation!!

VTR2008
Moderador
Estado: RS
Contato:

Mensagem por VTR2008 »

Show de bola mesmo! Abraço
Citroën DS3 1.6THP
Ex:
Citroën C4 Hatch Exclusive BVA 2010
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
Citroën C3 Exclusive 2006

www.pastorecc.com.br

MessiasVTS
Membros

Mensagem por MessiasVTS »

de todos os carro que já andei, o C4 VTR é disparado o carro que mais freia!

tem freio de sobra mesmo...

fredfaria
Membros
Veiculo: C4 Hatch 2.0 Aut.

Mensagem por fredfaria »

Os freios do C4 estão entres os melhores do mundo, vide os premios de segurança que conquistou na Europa.

Eu mesmo já passei por uma situação em alta velocidade, próximo a 80km/h, nas curvas da serra de Maresias, litoral SP. São trechos curtos de retas e muitas curvas, sempre muito inclinadas.
Era uma descida e o carro estava embalado, em uma curva bem fechada para a direita, freei e deu para sentir PERFEITAMENTE a distribuição diferente de frenagem em cada uma das rodas. Simplesmente o carro não saiu 1cm da trajetória. Foi muito incrível!!
C4 VTR - 2006/2007. Comprado 0km (Set/2006). Completo com couro + xenon + rodas. Só alegria. Primeiro C4 VTR Rouge vendido no Brasil!!!

Antonioni
Membros
Veiculo: C4 GLX 1.6 Flex

Mensagem por Antonioni »

Fiz esse curso quando era mais jovem e tinha um Peugeot 206 Rallye, que não tinha ABS como opcional, apenas Air-bags de série (sempre comprei carros que tivessem no mínimo os dois, com exceção desse Pug, meu primeiro e saudoso carro.)

Nesse caso, não ter ABS foi até uma vantagem, pois pude aprender a técnica do bombeamento, que consiste em fazer uma espécie de ABS "no pé". Não entendi muito a vantagem de ir até lá frear quando se tem ABS, hehehe. O ABS faz tudo para você!

Depois desse Rallye, só tive carros com ABS. Mas ano passado peguei o carro da minha namorada para viajar, já que tinha vendido o meu antigo e estava à espera do novo. Lá na praia, chovendo, tive que frear para não bater no carro da frente que parou do nada para fazer uma conversão proibida. Taquei o pé no freio e... se não fosse a técnica, que sabe se lá como não saiu da minha memória, não teria conseguido desviar e chaparia o coco no carro da frente.

Abs.

fmiglior
Moderador

Mensagem por fmiglior »

antes do VTR não tive carro com ABS, e pensava que se tivesse que pagar a mais para ter o ABS, não pagaria! no dia a dia os carros freiam normal...em uma situação mais brusca a roda travava um pouco, meu pai sempre me falou q não podia deixar a roda trava pois viraria passageiro. e mesmo em algumas emegências nunca tive problemas ou acidentes.
Depois de fazer esses testes com um carro com ABS, se tiver opção, não quero mais carro sem ABS!! no dia a dia vc nem lembra que ele existe, mas numa emergência principalmente quando a aderencia é mais baixa faz uma grande diferença.

seria legal organizar um evento para o pessoal do C4C para fazer esse teste!
EX C4 VTR

mestremassula
Membros
Estado: MG

Mensagem por mestremassula »

Show!
[img]http://img833.imageshack.us/img833/5541/assina.jpg[/img]

Responder

Voltar para “Assuntos Gerais”