- fmiglior
- Moderador
- Mensagens: 1953
- Registrado em: 15 Fev 2010, 17:36
- Estado: SP
- Cidade: São Paulo
- Veiculo: C4 VTR
- Localização: São Paulo
Direção Defensiva - Teste Frenagem VTR
Hoje fiz o curso de direção defensiva que a porto seguro oferece em parceria com a escola de pilotagem do Roberto Manzini. Esse curso tem com objetivo ensinar a freiar carros em piso molhado.
O curso é realizado com o carro do próprio aluno, os carros com ABS são marcados para realizar os teste a uma velocidade maior.
(não filmei hoje, mas os teste foram iguais a o dos link, inclusive as piadas)
O primeiro teste é de frenagem em linha reta, http://www.youtube.com/watch?v=GP2eqhsCw84.
vc vai a cerca de 70km/h na reta e quando instrutor chuta o cone vc aperta o freio até o assoalho.
na primeira tentiva não fui bem, nunca tinha apertado o freio com tanta força de forma proposital, então não usei toda força e o carro não parou muio bem.
na segunda o instrutor mandou a ir a cerca de 90km/h para ver como eu ver o limite, e dessa vez apertei o pedal com muita força, mas por causa da velocidade passei do cone, mas o carro em nenhum momento mudou a trajetória.
na terceira, voltei para os 70km/h e aperte o pedal no fundo, ai sim o VTR me espantou!!! parei muito antes do cone, bem antes do que o megane com abs que fez a instrução.
O segundo teste era o de frenagem e desvio, http://www.youtube.com/watch?v=x0A9Ai0XZl0.
e nesse ficou mais claro como é bom o carro!!
na primeira tentativa fui a 70km/h, mas novamente não apertei com força o pedal, mas o carro desviou tranquilamente dos cones.
na segundo tentativa fui aos 70km/h e agora sim pisei no fundo e virei para desviar, na hora a luz do ESP começou a piscar e o carro ficou o tempo todo com controle e parando muito antes dos cones.
na terceira passei a cerca de 80km/h e esse foi o limite, o carro novamente freiou muito bem, ficando com controle o tempo todo mas a distancia para freiar foi maior, parei rente aos cones, como o megane do video 70km/h.
ao final do curso o instrutor veio falar comigo sobre o carro, e disse a seguinte frase: "Esse carro freia muito!"
Recomendo a todos esse treinameto, foi muito bom para conhecer o comportamento do carro em uma situação de emergência, poder apertar com toda força o pedal do freio e saber que ele não quebra e funcion muito bem, e ver que 10km/h a mais faz uma baita diferença na hora de freiar, principalmente no molhado.
O curso é realizado com o carro do próprio aluno, os carros com ABS são marcados para realizar os teste a uma velocidade maior.
(não filmei hoje, mas os teste foram iguais a o dos link, inclusive as piadas)
O primeiro teste é de frenagem em linha reta, http://www.youtube.com/watch?v=GP2eqhsCw84.
vc vai a cerca de 70km/h na reta e quando instrutor chuta o cone vc aperta o freio até o assoalho.
na primeira tentiva não fui bem, nunca tinha apertado o freio com tanta força de forma proposital, então não usei toda força e o carro não parou muio bem.
na segunda o instrutor mandou a ir a cerca de 90km/h para ver como eu ver o limite, e dessa vez apertei o pedal com muita força, mas por causa da velocidade passei do cone, mas o carro em nenhum momento mudou a trajetória.
na terceira, voltei para os 70km/h e aperte o pedal no fundo, ai sim o VTR me espantou!!! parei muito antes do cone, bem antes do que o megane com abs que fez a instrução.
O segundo teste era o de frenagem e desvio, http://www.youtube.com/watch?v=x0A9Ai0XZl0.
e nesse ficou mais claro como é bom o carro!!
na primeira tentativa fui a 70km/h, mas novamente não apertei com força o pedal, mas o carro desviou tranquilamente dos cones.
na segundo tentativa fui aos 70km/h e agora sim pisei no fundo e virei para desviar, na hora a luz do ESP começou a piscar e o carro ficou o tempo todo com controle e parando muito antes dos cones.
na terceira passei a cerca de 80km/h e esse foi o limite, o carro novamente freiou muito bem, ficando com controle o tempo todo mas a distancia para freiar foi maior, parei rente aos cones, como o megane do video 70km/h.
ao final do curso o instrutor veio falar comigo sobre o carro, e disse a seguinte frase: "Esse carro freia muito!"
Recomendo a todos esse treinameto, foi muito bom para conhecer o comportamento do carro em uma situação de emergência, poder apertar com toda força o pedal do freio e saber que ele não quebra e funcion muito bem, e ver que 10km/h a mais faz uma baita diferença na hora de freiar, principalmente no molhado.
EX C4 VTR
-
- Membros
- Mensagens: 425
- Registrado em: 30 Mai 2008, 20:33
- Estado: RJ
- Cidade: Rio de Janeiro
- Veiculo: C4 VTR
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Re: Direção Defensiva - Teste Frenagem VTR
Maneiríssimo
- bruno figueiredo
- Moderador
- Mensagens: 10182
- Registrado em: 18 Jun 2008, 23:16
- Estado: RJ
- Cidade: Rio de Janeiro
- Veiculo: Outros
- Localização: Rio de Janeiro, RJ
- Contato:
Re: Direção Defensiva - Teste Frenagem VTR
Todos deviam fazer estes cursos. A gente passa a ter um a visão muito mais realista destas situações, e não se assusta na hora da emergência. É muito positivo em todos os sentidos. Parabéns.
Abs.
Abs.
Bruno Figueiredo.
-
- Membros
- Mensagens: 338
- Registrado em: 28 Mar 2009, 19:23
- Estado: SP
- Cidade: Ribeirão Preto
- Veiculo: C4 Hatch 2.0 Manual
- Localização: Ribeirão Preto
Re: Direção Defensiva - Teste Frenagem VTR
Invejation!!
- VTR2008
- Moderador
- Mensagens: 3957
- Registrado em: 17 Jun 2008, 10:34
- Estado: RS
- Cidade: Bento Gonçalves
- Veiculo: C4 VTR
- Localização: BG
- Contato:
Re: Direção Defensiva - Teste Frenagem VTR
Show de bola mesmo! Abraço
Citroën DS3 1.6THP
Ex:
Citroën C4 Hatch Exclusive BVA 2010
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
Citroën C3 Exclusive 2006
www.pastorecc.com.br
Ex:
Citroën C4 Hatch Exclusive BVA 2010
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
Citroën C3 Exclusive 2006
www.pastorecc.com.br
-
- Membros
- Mensagens: 46
- Registrado em: 12 Jun 2009, 14:51
- Veiculo: C4 VTR
Re: Direção Defensiva - Teste Frenagem VTR
de todos os carro que já andei, o C4 VTR é disparado o carro que mais freia!
tem freio de sobra mesmo...
tem freio de sobra mesmo...
Re: Direção Defensiva - Teste Frenagem VTR
Os freios do C4 estão entres os melhores do mundo, vide os premios de segurança que conquistou na Europa.
Eu mesmo já passei por uma situação em alta velocidade, próximo a 80km/h, nas curvas da serra de Maresias, litoral SP. São trechos curtos de retas e muitas curvas, sempre muito inclinadas.
Era uma descida e o carro estava embalado, em uma curva bem fechada para a direita, freei e deu para sentir PERFEITAMENTE a distribuição diferente de frenagem em cada uma das rodas. Simplesmente o carro não saiu 1cm da trajetória. Foi muito incrível!!
Eu mesmo já passei por uma situação em alta velocidade, próximo a 80km/h, nas curvas da serra de Maresias, litoral SP. São trechos curtos de retas e muitas curvas, sempre muito inclinadas.
Era uma descida e o carro estava embalado, em uma curva bem fechada para a direita, freei e deu para sentir PERFEITAMENTE a distribuição diferente de frenagem em cada uma das rodas. Simplesmente o carro não saiu 1cm da trajetória. Foi muito incrível!!
C4 VTR - 2006/2007. Comprado 0km (Set/2006). Completo com couro + xenon + rodas. Só alegria. Primeiro C4 VTR Rouge vendido no Brasil!!!
-
- Membros
- Mensagens: 20
- Registrado em: 17 Mai 2010, 20:09
- Estado: SP
- Cidade: São Paulo
- Veiculo: C4 GLX 1.6 Flex
Re: Direção Defensiva - Teste Frenagem VTR
Fiz esse curso quando era mais jovem e tinha um Peugeot 206 Rallye, que não tinha ABS como opcional, apenas Air-bags de série (sempre comprei carros que tivessem no mínimo os dois, com exceção desse Pug, meu primeiro e saudoso carro.)
Nesse caso, não ter ABS foi até uma vantagem, pois pude aprender a técnica do bombeamento, que consiste em fazer uma espécie de ABS "no pé". Não entendi muito a vantagem de ir até lá frear quando se tem ABS, hehehe. O ABS faz tudo para você!
Depois desse Rallye, só tive carros com ABS. Mas ano passado peguei o carro da minha namorada para viajar, já que tinha vendido o meu antigo e estava à espera do novo. Lá na praia, chovendo, tive que frear para não bater no carro da frente que parou do nada para fazer uma conversão proibida. Taquei o pé no freio e... se não fosse a técnica, que sabe se lá como não saiu da minha memória, não teria conseguido desviar e chaparia o coco no carro da frente.
Abs.
Nesse caso, não ter ABS foi até uma vantagem, pois pude aprender a técnica do bombeamento, que consiste em fazer uma espécie de ABS "no pé". Não entendi muito a vantagem de ir até lá frear quando se tem ABS, hehehe. O ABS faz tudo para você!
Depois desse Rallye, só tive carros com ABS. Mas ano passado peguei o carro da minha namorada para viajar, já que tinha vendido o meu antigo e estava à espera do novo. Lá na praia, chovendo, tive que frear para não bater no carro da frente que parou do nada para fazer uma conversão proibida. Taquei o pé no freio e... se não fosse a técnica, que sabe se lá como não saiu da minha memória, não teria conseguido desviar e chaparia o coco no carro da frente.
Abs.
- fmiglior
- Moderador
- Mensagens: 1953
- Registrado em: 15 Fev 2010, 17:36
- Estado: SP
- Cidade: São Paulo
- Veiculo: C4 VTR
- Localização: São Paulo
Re: Direção Defensiva - Teste Frenagem VTR
antes do VTR não tive carro com ABS, e pensava que se tivesse que pagar a mais para ter o ABS, não pagaria! no dia a dia os carros freiam normal...em uma situação mais brusca a roda travava um pouco, meu pai sempre me falou q não podia deixar a roda trava pois viraria passageiro. e mesmo em algumas emegências nunca tive problemas ou acidentes.
Depois de fazer esses testes com um carro com ABS, se tiver opção, não quero mais carro sem ABS!! no dia a dia vc nem lembra que ele existe, mas numa emergência principalmente quando a aderencia é mais baixa faz uma grande diferença.
seria legal organizar um evento para o pessoal do C4C para fazer esse teste!
Depois de fazer esses testes com um carro com ABS, se tiver opção, não quero mais carro sem ABS!! no dia a dia vc nem lembra que ele existe, mas numa emergência principalmente quando a aderencia é mais baixa faz uma grande diferença.
seria legal organizar um evento para o pessoal do C4C para fazer esse teste!
EX C4 VTR
- mestremassula
- Membros
- Mensagens: 283
- Registrado em: 24 Mai 2010, 20:21
- Estado: MG
- Cidade: Belo Horizonte
- Veiculo: C4 VTR
Re: Direção Defensiva - Teste Frenagem VTR
Show!
[img]http://img833.imageshack.us/img833/5541/assina.jpg[/img]