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AJUDA: Câmbio aut patinando na 2ª marcha?
Enviado: 10 Abr 2010, 22:28
por FNicolaj
Comprei um C4 PALLAS GLX AUT (2008) tem duas semanas, 17000Km rodados, cheirando a novo. Adorei o carro, mas uma coisa hoje me incomodou: quando o câmbio engata a 2ª ele demora para o conversor de torque "soltar" a marcha, fica patinando um tempo (5 segundo + ou -) com a rotação subindo um pouco quando finalmente a marcha engata dá pra sentir o carro arrancar com maior animo e a rotação chega a cair um pouco, mas agora condizente com a aceleração do carro. Parece muito com a pessoa fazendo meia-embreagem no carro manual, entende!? Me ajudem a esclarecer isso, pois vou levar o C4 para revisão de 20000Km/2 anos e queria já chegar na concssionária bem informado. Obrigado desde já.
Re: Câmbio automático patinando: Me ajudem por favor!
Enviado: 11 Abr 2010, 10:43
por Arr
Olha FNicolaj,
Acho que seu carro deve estar normal. O conversor de torque patina um pouco mesmo para compensar o espaço entre primeira e segunda. Da pra ver o contagiro subir e descer um pouquinho em segunda marcha.
Re: Câmbio automático patinando: Me ajudem por favor!
Enviado: 11 Abr 2010, 10:45
por mangaba
Olá,
Acredito que está normal, no meu tambem acontece isso. Acho que é para aproveitar melhor o torque do motor.
Mas de qualquer forma questione na concessionária.
SDS
AJUDA: Câmbio aut patinando na 2ª marcha?
Enviado: 12 Abr 2010, 14:43
por FNicolaj
FNicolaj escreveu:Comprei um C4 PALLAS GLX AUT (2008) tem duas semanas, 17000Km rodados, cheirando a novo. Adorei o carro, mas uma coisa hoje me incomodou: quando o câmbio engata a 2ª ele demora para o conversor de torque "soltar" a marcha, fica patinando um tempo (5 segundo + ou -) com a rotação subindo um pouco quando finalmente a marcha engata dá pra sentir o carro arrancar com maior animo e a rotação chega a cair um pouco, mas agora condizente com a aceleração do carro. Parece muito com a pessoa fazendo meia-embreagem no carro manual, entende!? Me ajudem a esclarecer isso, pois vou levar o C4 para revisão de 20000Km/2 anos e queria já chegar na concssionária bem informado. Obrigado desde já.
Re: AJUDA: Câmbio aut patinando na 2ª marcha?
Enviado: 12 Abr 2010, 20:16
por brunollo
Cara, você já teve um carro automático antes? Todo carro automático (automático mesmo, não os automatizados) tem um pouco de hesitação na troca de marchas, e a rotação oscila, cai e sobe de forma relativamente suave. Isso ocorre porque o conversor de torque tem que "fazer pressão" de óleo para engatar as marchas e se chama "estol de marcha". Esse fenômeno é perceptível de primeira para segunda. O câmbio do C4 Pallas é bem normal nesse aspecto e você possa talvez estar estranhando. Porém, se você já teve outro câmbio automático e o do seu C4 está com um comportamento estranho em relação ao câmbio do seu outro carro (eu estranhei a duração do fenômeno, 5 segundos é muito tempo pra um conversor de torque fazer pressão, normalmente leva menos de 1segundo) provavelmente seu conversor de torque não está fazendo ou segurando pressão. Te prepara, homem, conversor de torque é uma facada. Se seu carro estiver ainda na garantia, eu sugiro a você que leve esse carro lá agora, para eles diagnosticarem e, dependendo, troquem seu câmbio todo na garantia. Se não, nem se digne a passar na porta de uma concessionária, passe numa casa de câmbio renomada da sua cidade para eles identificarem o problema e talvez te arrumarem uma solução menos cara.
Re: AJUDA: Câmbio aut patinando na 2ª marcha?
Enviado: 12 Abr 2010, 23:16
por Arr
brunollo escreveu:(eu estranhei a duração do fenômeno, 5 segundos é muito tempo pra um conversor de torque fazer pressão, normalmente leva menos de 1segundo) .
Brunollo,
a programação do cambio automático do C4 é assim mesmo em 2ª marcha, nas outras marchas não. É uma característica do câmbio AL4.
Quando se passa uma lombada por exemplo, e quase parado o carro arranca em 2ª marcha, a rotação vai até uns 3mil e poucos giros e depois cai para uns 2.500 sem trocar a marcha. Nas outras marchas essa patinação é menor.
Re: AJUDA: Câmbio aut patinando na 2ª marcha?
Enviado: 13 Abr 2010, 10:23
por RodVTS98
Realmente.. normal do câmbio AL4... dá até raiva, mas é normal!...
Porém, verifique se quando teu carro esquenta (trânsito anda e pára) se o câmbio começa a dar tranco na troca de 1a para a 2a marcha. Se acontecer isso, passe na concessionária para ver a pressão das solenóides. Às vezes o pessoal consegue dar mais pressão e a troca fica mais rápida.., mas não espere melhora sensível!.. É apenas uma pequena melhora, pois o resto é "AIDS" do AL4 mesmo!
Abraço,
Rodrigo.
Re: AJUDA: Câmbio aut patinando na 2ª marcha?
Enviado: 13 Abr 2010, 23:10
por FNicolaj
Obrigado pelas respostas, vou levar o rapaz(C4) para a autorizada na quinta-feira, já sabendo que vou me contraria... Agora veja bem: já tive dois MONDEOS, um automático com o qual rodei até 213 000 Km sem problema algum (nenhum mesmo), só revisões; o outro era cãmbio mecânico, rodei 128 000 Km que nem pneu baixou...não é exagero não... nunca tive problemas com nenhum dos dois carros... fiquei mal acostumado... vou levar o C4 para concertar quinta... se não resolverem (muito provável), vou VENDER essa zorra e N U N C A mais vou comprar um carro CITROEN... n u n c a!
Caso vcs possam me ajudar mais um pouco com esse problema estou aceitando, obrigadão mesmo.
Re: AJUDA: Câmbio aut patinando na 2ª marcha?
Enviado: 14 Abr 2010, 08:33
por Arr
Amigo, se o "problema" for como descrito nas respostas acima não é um problema, mas uma característica do carro. Tem gente que gosta e tem gente que não.
Agora, se já está de mal e insatisfeito com o carro nem perca tempo e se aborreça levando na concessionária, vende, compra outra marca e seja feliz.
Re: AJUDA: Câmbio aut patinando na 2ª marcha?
Enviado: 14 Abr 2010, 11:03
por Edgard
Esse negócio de carro que não dá problema, em minha opinião, é pura questão de sorte. O meu carro anterior era um HONDA FIT, que desde 0Km tinha problema na suspenção dianteira, só resolvido aos 30000km. Aos 40000km quebrou um dos amortecedores dianteiros (foi de guincho para a oficina) e finalmente aos 50.000Km teve que trocar o câmbio CVT. Tive um Ford Ka que meu dor de cabeça com a direção hidráulica durante todo o tempo que esteve comigo. Agora, junto com o C4 tenho também uma Ecosport 2007 que está com 30000km, e até agora só alegria. Cada caso é um caso, e não depende necessariamente da marca do veículo.