Serviço das autorizadas - Absurdo!! Citroen Lyon
Enviado: 13 Abr 2010, 10:40
Boa tarde,
Gostaria de compartilhar com vocês a experiência que tive na semana de 15 de março de 2010 e, talvez, contribuir para que alertem aos demais consumidores da marca Citroen,
Possuo um Citroen C4 VTR ano 2007 que já havia apresentado problemas com dois meses de uso e precisos 800 km rodados. Nessa ocasião foram trocados os 4 bicos injetores e o módulo que injeta gasolina nos bicos. Meu carro ficou parado um mês na concessionária Citroen Lyon em São Paulo até que diagnosticassem o problema e conseguissem as peças necessárias.
Passados um ano e dois meses (11.000km rodados), acendeu uma luz no painel de falha do sistema antipoluidor, a mesma luz que acendera na ocasião anterior, e o carro apresentou perda de potência e trepidações em repouso. Ao levá-lo mais uma vez na concessionária Citroen Lyon, recebi o orçamento em anexo, o qual sugere, novamente, as trocas dos bicos injetores cuja garantia era de apenas 8 meses. O orçamento dos serviços ficou em R$ 3.400,00 reais, sendo que R$ 190,00 por hora a título de mão de obra. Além dos bicos injetores, também fui informado que seria necessário trocar a sonda de oxigênio antipoluição, a caixa d’água, a correia dentada e o rolamento da correia.
Além do preço por hora da mão de obra ser extremamente elevado para o mercado, fiquei fortemente decepcionado com a falta de concessão de descontos ou facilidades de pagamento, mesmo tendo argumentado que a troca dos bicos fora efetuada em fevereiro de 2009 e que a recente revisão dos 10.000km que fizera com eles nada acusou. Fato é que, ao ameaçar retirar o carro da autorizada, a consultora que me atendia pediu um momento ao telefone e então, passados dois minutos, retornou afirmando que conseguira um desconto e o preço final seria de R$ 2.600,00.
Entretanto, fui aconselhado a buscar uma segunda opinião em uma não autorizada. Para minha surpresa, após avaliação do carro, o diagnóstico final foi de que eu estava rodando com gasolina adulterada, eis o motivo da perda de potencia e trepidações, e, após substituição da gasolina, o carro não apresentou qualquer problema e estou até hoje rodando com ele em perfeitas condições. Os demais itens que a concessionária disse ser necessária a troca também foram avaliados e nenhum deles apresentava qualquer defeito ou necessidade de troca.
Não quero afirmar nada, pois não tenho provas concretas, mas quando falei ao telefone com a autorizada, foi-me dito que a troca dos bicos injetores seria necessária, pois a limpeza nos 4 bicos já havia sido feita e o problema não havia sido solucionado. Segundo me informou o mecânico que averiguou meu carro em seguida, não foram encontradas quaisquer resinas nos bicos, o que indicaria a não realização da limpeza. E, para concluir, ao retirar o carro da concessionária, ele estava com um bilhete com os seguintes dizeres: “Seu Citroen está pronto para você”.
Pergunto-me até que ponto o dinheiro que eu pagaria seria de fato usado para a troca de peças (alegadamente) defeituosas por peças novas? Além do preço abusivo cobrado nas concessionárias Citroen, meu carro foi avaliado de forma insensata e não tenho a garantia de que o serviço foi, de fato, realizado.
Minha intenção é publicar este texto nos principais veículos de mídia de São Paulo. Sei que muitos aqui estão neste fórum porque gostam de seus carros e da marca. Mas infelizmente, não podemos fazer vista grossa para acontecimentos como esse. Por se tratar de uma marca de peso e pelo alto investimento que fiz em meu carro, o fato acima é inadimicível.
Gostaria de pedir auxilio e sugestão de como proceder para ter meu texto divulgado no intuito de, quem sabe, melhorar o serviço nas autorizadas ou previnir que consumidores caiam no mesmo golpe que eu quase caí.
Obrigado
Abraços a todos
Gostaria de compartilhar com vocês a experiência que tive na semana de 15 de março de 2010 e, talvez, contribuir para que alertem aos demais consumidores da marca Citroen,
Possuo um Citroen C4 VTR ano 2007 que já havia apresentado problemas com dois meses de uso e precisos 800 km rodados. Nessa ocasião foram trocados os 4 bicos injetores e o módulo que injeta gasolina nos bicos. Meu carro ficou parado um mês na concessionária Citroen Lyon em São Paulo até que diagnosticassem o problema e conseguissem as peças necessárias.
Passados um ano e dois meses (11.000km rodados), acendeu uma luz no painel de falha do sistema antipoluidor, a mesma luz que acendera na ocasião anterior, e o carro apresentou perda de potência e trepidações em repouso. Ao levá-lo mais uma vez na concessionária Citroen Lyon, recebi o orçamento em anexo, o qual sugere, novamente, as trocas dos bicos injetores cuja garantia era de apenas 8 meses. O orçamento dos serviços ficou em R$ 3.400,00 reais, sendo que R$ 190,00 por hora a título de mão de obra. Além dos bicos injetores, também fui informado que seria necessário trocar a sonda de oxigênio antipoluição, a caixa d’água, a correia dentada e o rolamento da correia.
Além do preço por hora da mão de obra ser extremamente elevado para o mercado, fiquei fortemente decepcionado com a falta de concessão de descontos ou facilidades de pagamento, mesmo tendo argumentado que a troca dos bicos fora efetuada em fevereiro de 2009 e que a recente revisão dos 10.000km que fizera com eles nada acusou. Fato é que, ao ameaçar retirar o carro da autorizada, a consultora que me atendia pediu um momento ao telefone e então, passados dois minutos, retornou afirmando que conseguira um desconto e o preço final seria de R$ 2.600,00.
Entretanto, fui aconselhado a buscar uma segunda opinião em uma não autorizada. Para minha surpresa, após avaliação do carro, o diagnóstico final foi de que eu estava rodando com gasolina adulterada, eis o motivo da perda de potencia e trepidações, e, após substituição da gasolina, o carro não apresentou qualquer problema e estou até hoje rodando com ele em perfeitas condições. Os demais itens que a concessionária disse ser necessária a troca também foram avaliados e nenhum deles apresentava qualquer defeito ou necessidade de troca.
Não quero afirmar nada, pois não tenho provas concretas, mas quando falei ao telefone com a autorizada, foi-me dito que a troca dos bicos injetores seria necessária, pois a limpeza nos 4 bicos já havia sido feita e o problema não havia sido solucionado. Segundo me informou o mecânico que averiguou meu carro em seguida, não foram encontradas quaisquer resinas nos bicos, o que indicaria a não realização da limpeza. E, para concluir, ao retirar o carro da concessionária, ele estava com um bilhete com os seguintes dizeres: “Seu Citroen está pronto para você”.
Pergunto-me até que ponto o dinheiro que eu pagaria seria de fato usado para a troca de peças (alegadamente) defeituosas por peças novas? Além do preço abusivo cobrado nas concessionárias Citroen, meu carro foi avaliado de forma insensata e não tenho a garantia de que o serviço foi, de fato, realizado.
Minha intenção é publicar este texto nos principais veículos de mídia de São Paulo. Sei que muitos aqui estão neste fórum porque gostam de seus carros e da marca. Mas infelizmente, não podemos fazer vista grossa para acontecimentos como esse. Por se tratar de uma marca de peso e pelo alto investimento que fiz em meu carro, o fato acima é inadimicível.
Gostaria de pedir auxilio e sugestão de como proceder para ter meu texto divulgado no intuito de, quem sabe, melhorar o serviço nas autorizadas ou previnir que consumidores caiam no mesmo golpe que eu quase caí.
Obrigado
Abraços a todos