Discussões gerais sobre todos os carros da linha C4.
vinislage
Membros
Veiculo: C4 Hatch 2.0 Manual

Aceleração Cambio Sequencial

Mensagem por vinislage »

De acordo com o que li sobre o C4 Hatch 2.0, na aceleração de 0 - 100 km/h, com o cambio manual ele é em torno de 2 segundos mais rápido do que com o cambio automático. Minha dúvida é, se utilizarmos o cambio sequencial, ele terá uma aceleração mais rápida que o automático? Ficará próximo ao manual? Quais as medidas? Ainda não encontrei respostas em nenhum site.

Arr
Membros
Estado: SP
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Re: Aceleração Cambio Sequencial

Mensagem por Arr »

vinislage escreveu: Minha dúvida é, se utilizarmos o cambio sequencial, ele terá uma aceleração mais rápida que o automático? Ficará próximo ao manual?
Não,
Se usar no sequêncial o resultado será o mesmo no modo automático quando se pisa tudo no acelerador.

As trocas são efetuadas aos 6000 rpm nos dois modos do câmbio. A diferença entre um modelo automático e um manual acho que não chega a tudo isso não (2seg). Os testes de revistas e sites variam muito de um para outro, e mesmo de uma carro para outro de modelos identicos, se o carro já está amaciado ou não, enfim... N fatores.
Nos testes que ví os resultados variavam entre 11,5 segundos a 10,5 segundos para o automático. No manual o melhor resultado que vi foi de 9,5 segundos.

A diferença de desempenho entre um modelo e outro se deve basicamente às relações de câmbio mais longas do automático, ao conversor de torque que rouba um pouco de energia e a impossibilidade de se dar sobregiro no motor.
O manual se pode esticar até uns 6500 rpms e engatar a próxima marcha com giros mais próximos à potência máxima. O automático não passa dos 6000 rpm de jeito nenhum e a distância entre as marchas é maior.

marcusthedriver
Membros
Veiculo: Outros

Mensagem por marcusthedriver »

Bela resposta!

Apenas gostaria de salientar q essa diferença o automático tira nas retomadas, que são mais rapidas q do carro mecânico...

Sem contar o conforto, bem superior no automático tb...

Hoje tenho um VTR mecanico, mas no futuro rs... automático com certeza!
Marcusthedriver - Agora de Japonês (sacrilégio eu sei rs) Nissan March SV 1.6 16v

brunollo
Membros
Estado: DF
Veiculo: C4 VTR

Mensagem por brunollo »

Marcus, as retomadas do carro com caixa mecânica trambém podem ser rápidas. Basta vc reduzir...
Minha tolerância anda negativa com asneiras...

damaralbt
Membros
Estado: PR

Mensagem por damaralbt »

Eu tenho o automático. Acho bem bom, mas infelizmente é 4 marchas. Mal de Brasil... Os carros "meia boca" aqui vem sempre com esse cambio. Faz diferença na velocidade, na pegada, no consumo, no conforto...

O que me encomoda muito, é que mesmo no tiptronic, ele troca a marcha em 6 mil giros... Ou seja, ele serve pra ND no final das contas. Pq vc não consegue fazer nada que o carro não faça sozinho. Só fica brincando de trocar a marcha, isso senao tiver esticando, pq se tiver, ele vai trocar para vc em 6k. Horrível.

bruno figueiredo
Moderador
Estado: RJ
Contato:

Mensagem por bruno figueiredo »

vinislage escreveu:De acordo com o que li sobre o C4 Hatch 2.0, na aceleração de 0 - 100 km/h, com o cambio manual ele é em torno de 2 segundos mais rápido do que com o cambio automático. Minha dúvida é, se utilizarmos o cambio sequencial, ele terá uma aceleração mais rápida que o automático? Ficará próximo ao manual? Quais as medidas? Ainda não encontrei respostas em nenhum site.
Como este é seu 1º post, passe em "Novos Membros" e faça a sua apresentação.

Abs.
Bruno Figueiredo.

Arr
Membros
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Mensagem por Arr »

brunollo escreveu:Marcus, as retomadas do carro com caixa mecânica trambém podem ser rápidas. Basta vc reduzir...
Numa situação programada, sim, o manual será mais rápido na retomada, já que o condutor se prepara para a reduzida.
Mas imagine uma situação que você está relaxado na estrada entre 90 e 110 km/h e precisa de motor de repente, ou aparece uma janela de ultrapassagem inesperada.
No automático a reação será mais rápida já que basta pressionar o pé (que já está) no acelerador e o kickdown se encarrega do resto.

marcusthedriver
Membros

Mensagem por marcusthedriver »

Arr escreveu:
brunollo escreveu:Marcus, as retomadas do carro com caixa mecânica trambém podem ser rápidas. Basta vc reduzir...
Numa situação programada, sim, o manual será mais rápido na retomada, já que o condutor se prepara para a reduzida.
Mas imagine uma situação que você está relaxado na estrada entre 90 e 110 km/h e precisa de motor de repente, ou aparece uma janela de ultrapassagem inesperada.
No automático a reação será mais rápida já que basta pressionar o pé (que já está) no acelerador e o kickdown se encarrega do resto.
Isso que eu quis dizer!
Lógico que numa situação programada o mecânico será mais rápido...
Marcusthedriver - Agora de Japonês (sacrilégio eu sei rs) Nissan March SV 1.6 16v

brunollo
Membros
Estado: DF
Veiculo: C4 VTR

Mensagem por brunollo »

"Janela de ultrapassagem". Eu dirijo na estrada há 12 anos e nunca ouvi falar de uma "janela de ultrapassagem". É uma daquelas idiotices que o cara faz quando acha que tem espaço pra ultrapassar, e vem um caminhão na contramão, e todo o resto dos motoristas tem que reduzir e até frear forte porque o bonitão da bala chita foi "fazer uma ultrapassagem ousada"??? Espero nunca ter que cruzar com vc na estrada
Minha tolerância anda negativa com asneiras...

vinislage
Membros

Mensagem por vinislage »

Agora sim entendi como fica. Vlw galera!!!

Responder

Voltar para “Assuntos Gerais”