Amigos.....
quando vcs usa o manual do cambio, para fazer a troca de marcha, vcs costumam dar uma aliviada no acelerador ou mantem ele acelerado?????
Pois m informaram q é sempre bom dar uma aliviada no acelerador quando for fazer as trocas!!!!!!
Abraços
-
- Membros
- Estado: SP
- Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
Re: Para quem tem o Tiptronic Porsche
Trocas para cima sempre acelerado.
Nas reduções também não precisa cortar totalmente a aceleração, a não ser de 2ª para 1ª. Neste caso quando não se corta a aceleração completamente ocorre um tranco bem desagradável.
Nas reduções também não precisa cortar totalmente a aceleração, a não ser de 2ª para 1ª. Neste caso quando não se corta a aceleração completamente ocorre um tranco bem desagradável.
Percebi uma coisa interessante, talvez seja a versão do programa: se trocar de marcha manualmente e aliviar o pé do acelerador, o conversor de torque acaba entrando no modo "patinamento", e depois de uns 2~3 segundos, trava novamente. Se mantiver o pé pressionado normalmente, o patinamento do conversor não ocorre.
Assim sendo: não tiro mais o pé, não dá tranco nenhum e não fica patinando. "Perfeito", como tem a obrigação de ser.
Abraço!
Assim sendo: não tiro mais o pé, não dá tranco nenhum e não fica patinando. "Perfeito", como tem a obrigação de ser.
Abraço!
C4glxBVA...
-
- Membros
Patinamento? poderia me explicar o que seria? Tenho uma duvida sobre o tiptronic...quando estou em 3 ou 4 marcha e reduzo a velocidade sem reduzir a marcha, o cambio assumi automaticamente e reduz as marchas, seria por segurança? Mesmo quando a redução de velocidade é branda. É normal mesmo ou deveria permanecer na marcha que deixei?
Grato
Thiago
Grato
Thiago
-
- Membros
- Estado: SP
Sim, ele reduz quando chega a uma rotação minima que o câmbio "acha" que vai forçar o motor. Se parar ele vai para 1ª sózinho.
Uma coisa que acontece e eu não gostei muito é o seguinte: as vezes uso no modo NEVE para ele não reduzir para 1ª quando transponho as lombadas. Se mudo para o Tiptronic com a NEVE acionada ele não reduz sozinho para primeira quando paro. Até aí OK. Mas quando estou com o carro em movimento em 2ª marcha e passo a alavanca para o Tiptronic ele não mantém a marcha, pula pra 3ª! Isso só acontece com o modo NEVE acionado.
Uma coisa que acontece e eu não gostei muito é o seguinte: as vezes uso no modo NEVE para ele não reduzir para 1ª quando transponho as lombadas. Se mudo para o Tiptronic com a NEVE acionada ele não reduz sozinho para primeira quando paro. Até aí OK. Mas quando estou com o carro em movimento em 2ª marcha e passo a alavanca para o Tiptronic ele não mantém a marcha, pula pra 3ª! Isso só acontece com o modo NEVE acionado.
-
- Membros
- Veiculo: C4 Exclusiv Sport 2.0 Flex Automático
Catarioca escreveu:Amigos.....
quando vcs usa o manual do cambio, para fazer a troca de marcha, vcs costumam dar uma aliviada no acelerador ou mantem ele acelerado?????
Pois m informaram q é sempre bom dar uma aliviada no acelerador quando for fazer as trocas!!!!!!
Abraços
Esse procedimento faz sentido em um carro com câmbio automatizado (i-motion da VW, dualogic da fiat), pois esses carros possuem embreagem assim como carros manuais e o acionamento da embreagem é feita por um robô que também é responsável por mudar as marchas. Nesse caso, se você não alivia o pé na hora da troca, nos momentos que a embreagem foi está acionada, o giro pode subir causando solavancos desconfortáveis ao engatar a próxima marcha. Os fabricantes estão trabalhando para reduzir o tempo de troca e consequentemente, diminuir o tempo que a embreagem fica acionada. A maneira mais eficiente para corrigir esse problema está na utilização de embreagem dupla, método adotado por carros esportivos top como a BMW M3 e o Audi RS5 por exemplo. No caso do câmbio automático, a troca é feita toda eletronicamente e em pouquíssimos tempo. O conversor de torque nunca desengata o motor dos eixos e apesar do conversor trabalhar sempre "patinando" isso é imperceptível. O atraso relatado acima, pode ser devido ao atraso no acelerador que existe no C4. O câmbio automático foi desenvolvido para que não precisemos tirar o pé do acelerador nas trocas, fique tranquilo.
Curiosidade: uma das desvantagens do câmbio automático em relação ao manual ou automatizado é que ele sempre vai gastar mais combustível, devido exatamente a "patinada" do conversor de torque. Ele sempre deixa o motor girando ligeiramente mais rápido do que o eixo das rodas, desperdiçando um pouco de energia.
- fabio_sd
- Moderador
- Estado: MG
- Veiculo: C4 Lounge Exclusiv 1.6T Auto6 Pack Select
Excelente explicação, aff. Muito clara e objetiva. Obrigado.
Fabio_SD