Criou alguma Modificação no seu C4? Acrescentou algo que não veio de Série? Publique aqui e Ensine Como! Tem alguma Idéia mas não sabe Executar? Pergunte aqui!
Cyro
Moderador
Estado: MG
Veiculo: Outros

Trocando a Lâmpada de Alto em Farol de Xenon Original

Mensagem por Cyro »

Faz um bom tempo que comprei lâmpadas pro alto do meu VTR pois não gosto do contraste que há entre as luzes da baixo (Xenon 4300K original = branco forte, muito levemente amarelado) e as de alto (halógenas originais = bem amareladas). O problema é que no manual do carro não há referência a linha C4 equipada com Xenon, apenas recomendando levar à autorizada (eu heim......).

Graças a umas explicações do Bicudo, hoje fiz o serviço e pra completar ainda fiz um teste comparativo das lâmpadas Philips Cristal Vision (4300K) e Diamond Vision (5000K). Apenas pra lembrar a especificação da lâmpada de alto é H1.
Imagem

Ao se olhar o farol por dentro do cofre do motor a imagem que se tem é esta:
Imagem

Não tente mexer ai, pois a lâmpada de alto não é uma aparente peça plástica que se solta em movimento de rotação. Esta peça solta o conjunto do Xenon, e não tem nada a ver com a lâmpada do alto.

Por incrível que pareça, é necessário remover o parachoque dianteiro pra ter acesso a esta lâmpada de alto. Em outro tópico aqui em DIY eu explico em detalhes a retirada do parachoque.

Com o parachoque removido, dá pra ver onde está a lâmpada de alto:
Imagem

Soltando-se o farol fica fácil. Pra soltar o farol, são 4 parafusos de cabeça no. 10 que removi com chave fixa tipo biela (aquela que é em L). Os parafusos são 2 por cima, fáceis de serem vistos e dois na frente do farol, sendo um deles de lado.
Imagem

Os dois faróis soltos no local original, pra não ter que mexer com o xenon:
Imagem
Apenas afastando um pouco o farol dá pra trabalhar facilmente.

Removendo a proteção de borracha, tem o acesso á lâmpada de alto:
Imagem
Agora é só soltar o fio positivo que está na lâmpada e a presilha que a prende. Preste atenção na posição que irá retirar a lâmpada, pois a nova deve ser colocada na mesma posição.

Agora é só fazer tudo no sentido inverso que o serviço está pronto.

Repare no resultado final da comparação de lâmpadas:
Imagem
Imagem
OBS: a da imagem à esquerda é a direita do carro que me refiro abaixo e vice-versa

A da direita é a Diamond Vision e a da esquerda é a Cristal Vision. Apesar de tentar muito uma imagem melhor, esse tipo de foto é difícil, mas acho que dá pra perceber que em comparação com o Xenon original, a Cristal Vision ficou um pouco amarelada. Achei que o resultado da Diamond Vision ficou exatamente na tonalidade do Xenon. Depois deste teste tirei a Cristal Vision e deixei com as Diamond Vision.
Imagem

fabio_sd
Moderador
Veiculo: C4 Lounge Exclusiv 1.6T Auto6 Pack Select

Re: Trocando a Lâmpada de Alto em Farol de Xenon Original

Mensagem por fabio_sd »

Show! Parabéns pelo tutorial e obrigado pelas dicas!
Fabio_SD

gousty
Membros
Veiculo: C4 Hatch 2.0 Manual

Mensagem por gousty »

muito bom....
eu já estava pensando em mexer no farol do meu c4, agora decidi que vou colocar a Diamond Vision no alto.

Só me resta uma solução para o farol de neblina.... o xenon interfere nos sensores da frente, e não consigo achar o modelo da nova lâmpada ;/

BICUDO
Moderador
Estado: SP
Veiculo: C2 VTS do Bicudo

Mensagem por BICUDO »

É isso ai Cyro....quando instalei a primeira vez o xenon nos farois direcionais...foi esse trabalho todo....ter que tirar o parachoque para poder fazer o trabalho ai como já falei depois mudei os xenon do alto para lampadas...halogenas Cristal VIsion....tambem cheguei a fazer esse comparativo e na hora eu gostei mais do resultado da cristal do que da diamond....
agora no C2...estou sendo mais criterio nas modificaçoes...ate colocar xenon descartei...poque para instalar teria que furar a capa plastica de vedaçao para passar o fios do reator para lampada....entao resolvi trocar todo o conjunto por lampadas cristal vision..H4 dupla alto e baixo, H1 no aux(neblina) e os pingos do kit.
gostei muito do resultado...tentei tirar umas fotos....mas tá dificil...conseguir um bom resultado....no proximo encontro pode se preparar para dar umas aulas de fotos para o amigo aqui...hhehehe

abs.

spriteco
Membros
Estado: RS
Veiculo: C4 VTR
Contato:

Mensagem por spriteco »

tem uma foto que de para ver a silver vision?
Imagem

boldfinger
Membros
Veiculo: Citroen Aircross

Mensagem por boldfinger »

Show o DYI Cyrao.
Soh uma observaçao, nao sei se ajuda ou nao, mas no caso do VTR, eh possivel desmontar os farois sem retirar o parachoque. o VTR possui 2 frisos nas quinas dos parachoques, que sao removíveis, e existe 2 buracos de acesso ao parafuso inferior de fixaçao dos farois (no Hatch e PAllas, esse friso eh integrado ao parachoque, ae tem que tirar o parachoque mesmo pra desmontar o farol).
Meu VTR nao tinha xenon direcional, mas qdo instalei os farois angel-eyes da topauto fiz isso hehehe...

Excelente tutorial, nao sabia que no caso do xenon direcional era tao dificil o acesso ao facho alto...

Qto as lampadas, eu sempre achei as silver vision mais proximas ao xenon 4300k, mas soh vendo ao vivo mesmo (as diamond vision nao sao 5000k??)...talvez o xenon original esteja entre os 4300 e 5000k em temperatura de cor..

(vi o C2 do Bicudo jah com as lampadas novas, po, bem melhor...antes tava akele visual amarelado "vela", agora fikou uns 10 anos mais moderno hahahaah...show Bicudo!!)
BOLDFINGER
- AIRCROSS EXCLUSIVE BVA c/ NAV Rneg 2012
- C4 EXCLUSIVE SPORT 2.0 BVA 2012

Imagem

germaano
Membros
Estado: RS
Veiculo: C4 VTR

Mensagem por germaano »

mt bom o topico!
eu tava exatamente com essa duvida, entre as crystal e diamond, com receio de as crystal perante o xenon ficarem meio amareladas, acho que vo optar pelas diamond tambem!
mas n tinha parado pra analisar como ia fazer isso..
ate pra trocar os pingos ja eh tri dificil com o que eu creio que seja o motor do direcional ali ocupando mt espaco ;p

valeu ai! abras
[b]C4 VTR[/b] - Prata - Resolfen 17", Toyo 225/45 - Eibach ProKit - Xenon Direcional + Milhas - Aerofolio - Filtro Intake K&N - Central Multimidia - Bancos em Couro - Pedaleiras e Manopla em Aco escovado

Cyro
Moderador

Mensagem por Cyro »

Só pra esclarecer o bold e o outro colega que perguntaram sobre Silver Vision. Esta lâmpada da Philips é a de aspecto cromado para piscas. O que eu usei foi a de 5000K da Philips que se chama Diamond Vision.

Lâmpadas da Philips para autos:

Cristal Vision - 4300K
Diamond Vision - 5000K
Blue Vision - 6000K

Silver Vision - lâmpada de pisca que acende laranja e tem aspecto externo cromado (anti-ovo frito).

O lance de temperatura de cor varia mesmo. Depende muito de fabricante e em alguns casos até de lote de lâmpadas. Logicamente é uma variação pequena de um ponto para outro, ou seja, o que um fabricante anuncia como 4300K pode ser mais próxima da 5000K de outro fabricante. No meu VTR preto tinha xenon 5000K e era bem mais azulado que as lâmpadas que instalei agora.

PS: acabei de pegar um trecho de 30 km de estrada a noite. Melhorou muito a visão em alto. Além da lâmpada original ser amarela, é fraca em comparação com as aftermarket. Não tenho certeza, mas acho que a original pode ser 35W e as Philips e a maioria das outras é 55W.
Imagem

willian_vtr
Membros

Mensagem por willian_vtr »

Show, ótima dica!
Trata-se de um detalhe q penso em melhorar no VTR, ainda mais com a dica q qual lampada "casa" melhor com o xenon original hehhe! E p/ fechar qd for por a mão na massa (dificil, pois nao tenho coragem, nem dom p essas coisas rsr), ou seja qd for colocar a mao no bolso, penso tb em substituir os milhas q são 8000k por 4300k!

Abraço,
[size=85]| black_eyes > willian_vtr |[/size]

[img]http://i14.photobucket.com/albums/a323/willian_eduardo/assinatura-c4c-vtr.png[/img]

fabio_sd
Moderador
Veiculo: C4 Lounge Exclusiv 1.6T Auto6 Pack Select

Mensagem por fabio_sd »

boldfinger escreveu:Show o DYI Cyrao.
Soh uma observaçao, nao sei se ajuda ou nao, mas no caso do VTR, eh possivel desmontar os farois sem retirar o parachoque. o VTR possui 2 frisos nas quinas dos parachoques, que sao removíveis, e existe 2 buracos de acesso ao parafuso inferior de fixaçao dos farois (no Hatch e PAllas, esse friso eh integrado ao parachoque, ae tem que tirar o parachoque mesmo pra desmontar o farol).
Meu VTR nao tinha xenon direcional, mas qdo instalei os farois angel-eyes da topauto fiz isso hehehe...
bb. escreveu:Excelente tutorial, mas existe duas maneiras de retirar os farois sem precisar remover o parachoque. Vi no forum espanhol, depois vou dar uma procurada e posto aqui.
Este é o link do C4atreros mostrando como tirar o farol sem desmontar o parachoques:

http://www.c4atreros.es/?op=bricos&id=25290
Fabio_SD

Responder

Voltar para “DIY - Faça Você Mesmo”