Criou alguma Modificação no seu C4? Acrescentou algo que não veio de Série? Publique aqui e Ensine Como! Tem alguma Idéia mas não sabe Executar? Pergunte aqui!
b00m
Membros
Estado: SP
Veiculo: C4 VTR

TUTORIAL: cabo P2 no retrovisor

Mensagem por b00m »

Bom, eu comprei recentemente um cabo auxiliar do RD4 no mercadolivre, habilitei ele e estava funcionando tudo ok. Só que estava cansado de ter que ficar abrindo o porta-luvas pra trocar de música, aí comprei uma extensão e deixei o ipod dentro da caixinha embaixo do computador de bordo.
Como aquele local também não me agradou, e no C4 não dá pra colocar no centro do parabrisa como nos outros carros, devido ao velocímetro ficar neste lugar, veio a idéia de colocar o suporte ao lado do retrovisor, ao alcance das mãos, mas eu não queria o cabo P2 pendurado em cima de mim o tempo todo. Surgiu então este tutorial.
Materiais necessários:

- cabo auxiliar RD4 (qualquer tamanho, pois vc vai fazer uma emenda depois, o ideal é sair pelo menos no porta-luvas)
- cabo P2-P2 de pelo menos 3 metros, sendo que uma das pontas é fêmea e outra macho. Para melhores resultados aconselho um com a ponta macho em 90 graus, como o que adiquiri e vcs podem ver nas fotos.
- paciência e cuidado pra recolocar a borracha da porta perto do painel e o forro do teto perto da coluna =)

OBS: como é o primeiro tutorial que fiz, eu esqueci de tirar as fotos do cabo antes de instalar, mas acho que não tem problema pois é um cabo comum =)
OBS2: pra esse serviço não é necessário nenhum tipo de ferramenta, apenas as mãos. Não force nada, se algo estiver emperrado, ou difícil, pare e analise a situação antes de fazer força.

passo 1:
Se vc já tem um cabo auxiliar, provavelmente ele sai no porta-luvas (único local viável sem precisar furar o painel do C4. Se vc não tem, ao comprar faça com que ele saia dentro do porta-luvas, naquele buraco que já existe lá. Isso vai facilitar a intstalação. Engate o cabo novo que vc comprou na ponta que está saindo lá, e enfie a ponta do cabo novo de volta pelo buraco. Sugiro amarrar a emenda com fita isolante, pra ele não desengatar dentro do painel.
Imagem

passo 2:
Com a mão lá embaixo, vc vai sentir a ponta do cabo novo "cair" no pé do acompanhante, perto do console central. Se ela não sair lá, procure com a ponta dos dedos pois estará lá. Puxe o cabo todo, tomando cuidado pra não estragar o buraco do porta-luvas na hora de passar a emenda, até que não reste cabo no porta-luvas, só fique um cabo pendurado perto do pé esquerdo do acompanhante, mais ou menos na seta da esquerda da foto.
Depois passe o cabo por trás do forro que cobre o fundo do porta-luvas, não é necessário desmontar nada, apenas esconder o cabo lá.
Imagem
Imagem

passo 3:
Depois do cabo ter passado por trás do porta-luvas, ele vai sair por este buraco. Caso seu cabo seja grande, como o meu que é de 5 metros (comprei pronto), é um bom local pra enrrolar ele, prender com fita travante e esconder o excesso sob o porta-luvas. Por enquanto deixe sobrando mesmo, e suba o cabo pela lateral do painel, como indicado na foto. Para remover a lateral do painel basta puxar a parte mais próxima de vc para a lateral e depois puxar pra trás, com cuidado pois é de encaixe. Na dúvida observe a movimentação antes de forçar. Não use ferramentas. Suba o cabo pela lateral, não precisa ser por dentro da borracha.
Imagem

passo 4:
Agora vem a parte mais trabalhosa do processo, que é passar o fio por dentro da borracha de vedação, entre o painel. Para isso, puxe uma parte da borracha, com cuidado, pegando nela pela parte dura que está presa na lata para não rasgá-la, e puxe somente o suficiente para afastá-la do painel. Isto é necessário pois o cabo P2 é grosso e não passa pela frente, e se tentar passar sem tirar a borracha não vai. Após afastar a borracha, passe o cabo, e para recolocar a borracha, tem que ter paciência, pois ela fica literalmente prensada no painel, entre a parte bege(coluna) e a cinza. A dica é deixar a parte interna dela esticada antes de recolocar, não deixar embolar, senão ela não encaixa de volta. Se o seu painel estiver muito justo, pode passar apenas o DEDO úmido com vaselina nesta parte, pra ajudar a borracha a escorregar. Com carinho não precisa, dá trabalho mas é só ir com carinho e paciência.
Imagem

passo 5:
Depois é só ir levantando a parte interna da borracha com os dedos, e colocando o fio pra dentro da coluna, sem precisar remover a borracha.
Imagem

passo 6:
Agora que vc subiu o fio por toda a coluna, chega a junção do forro do teto e a coluna. Esta parte é fácil, visto que o forro do teto é injetado em espuma, basta puxar um pouquinho a ponta dele que ela vem fácil, tomando cuidado pra não destroçar tudo. Apenas a pontinha, pro fio passar tranquilamente. Comece de fora pra dentro, pela mesma bordinha da borracha de vedação que vc estava levantando pra subir o fio. Levante ela, pegue a beirada do forro e puxe delicadamente com a ponta dos dedos, como na foto. Não existe nada interligando o forro do teto com a coluna, portanto não vai ficar pendurado depois. Após passar o cabo, basta voltar o forro no lugar que estava, por trás do acabamento da coluna, empurrando com a ponta dos dedos para dar o arremate.
Imagem

passo 7:
Agora a etapa final, basta ir colocando o cabo por dentro do forro do teto, até o retrovisor, onde é o melhor lugar pra deixar ele pendurado, pois quando não está em uso a ponta do cabo pode ser escondida atrás do espelho.
Imagem

Imagem

Lembre-se de deixar uma certa quantidade para fora, de acordo com a distância do seu mp3/ipod. Se ficar muito curto fica chato pra tirar/colocar toda hora. Se vc chegou até aqui e o cabo ficou curto, basta voltar lá na lateral do painel, onde vc deixou aquela sobra de cabo (passo 3), e ir repetindo os passos até o comprimento ficar ideal. Na hora de aumentar/diminuir o cabo, não é mais necessário remover a borracha de vedação da porta, apenas a lateral do painel.
No meu caso sobrou muito cabo, pois eram de 5 metros, então eu enrrolei a sobra e escondi embaixo do porta-luvas, enfiando por aquele mesmo buraco de onde ele veio, na lateral do painel. Fiz um charutinho com aquelas fitinhas travantes e enfiei lá, senão hora ou outra ele acabaria aparecendo nos pés do carona.
Pra quem usa o RD4 e não quer ficar abrindo o porta-luvas pra trocar a música do ipod, fica bastante confortável.

Vejam o aspecto final:
Imagem

Por favor comentem o tutorial, pois é o primeiro que faço e pretendo corrigir os erros nos próximos.
abrax

BICUDO
Moderador
Veiculo: C2 VTS do Bicudo

Re: TUTORIAL: cabo P2 no retrovisor

Mensagem por BICUDO »

Perfeito....ficou otimo o tutorial....muito bom
eu em particular nao gosto de nada pendurado no vidro....mas tem coisas que nao tem como....lá é um bom lugar
agora no momento nao tenho aqui fotos das primeiras instalaçoes do BOLD no seu VTR mas ele tinha um celular Nokia com suporte colado com fita dupla face ao lado direito do volante....e ficaou muito bom....lá
o Cyro já teve um GPS de instalado proximo a caixa de fusiveis do lado esquerdo do motorista na parte de baixo....tambem gostei na epoca dessa localizaçao.....mas isso sao opçoes e temos que fazer o que mais a nós agrada visualmente e tambem que achamos pratico afinal e vc que vai usar ele no dia a dia....
quanto ao Tutorial....ficou muito bom....continui assim...e que venha mais Mold`s....por ai

Abr4ços.

M.A
Membros
Veiculo: Citroen Aircross

Mensagem por M.A »

BICUDO escreveu:Perfeito....ficou otimo o tutorial....muito bom
eu em particular nao gosto de nada pendurado no vidro....mas tem coisas que nao tem como....lá é um bom lugar
agora no momento nao tenho aqui fotos das primeiras instalaçoes do BOLD no seu VTR mas ele tinha um celular Nokia com suporte colado com fita dupla face ao lado direito do volante....e ficaou muito bom....lá
o Cyro já teve um GPS de instalado proximo a caixa de fusiveis do lado esquerdo do motorista na parte de baixo....tambem gostei na epoca dessa localizaçao.....mas isso sao opçoes e temos que fazer o que mais a nós agrada visualmente e tambem que achamos pratico afinal e vc que vai usar ele no dia a dia....
quanto ao Tutorial....ficou muito bom....continui assim...e que venha mais Mold`s....por ai
Abr4ços.

Que feio, heim...?
Falando de dois dos meus mais especiais amigos 'tresloucados' !
Daquele câmbio que vc tinha c/ BOLA DE SIRI vc não vai mencionar porque não tava pendurado, né?

Quanto ao tópico, nota 10!
É preciso ser meio detalhista, meio perfeccionista p/ ter um interior decente, num carro.
TUDO TEM QUE SER 'CLEAN' !

Bjo.

P.S. ao Sr. Bicudo: Se falar do meu leão, morre!

boldfinger
Membros
Veiculo: Citroen Aircross

Mensagem por boldfinger »

Hahahahaah...adoro esses 'debates' hehhe...

Qto ao tutorial, perfeito, nota 10.
Parabens a instalaçao tbem, fikou bem clean mesmo, e realmente jah sofri muito em passar esse fio por dentro da guarniçao de borracha (dah um p... trampo danado!)
A localizaçao do teu aparellho nao eh de todo mau assim...qdo usava no inicio o gps tomtom eu usava na mesma posiçao, e fiz exatamente isso tbem, puxando nao soh o P2 mas tbem o cabo de alimentaçao 12v (logico q tive que emendar um fio maior)

Show! parabens!
BOLDFINGER
- AIRCROSS EXCLUSIVE BVA c/ NAV Rneg 2012
- C4 EXCLUSIVE SPORT 2.0 BVA 2012

Imagem

Romero
Moderador
Estado: RJ
Veiculo: C4 VTR

Mensagem por Romero »

muito bom..ms c e' doido !!! vai ter saco la na china.....
Imagem
VTRomero® - THE ONE
Serviço LED viewtopic.php?f=45&t=12673
Mod's: viewtopic.php?f=26&t=10037

03 ANOS DE VTR E C4C

Cyro
Moderador
Estado: MG
Veiculo: Outros

Mensagem por Cyro »

Esse é dos meus!!! Tutorial nota 10. Parabéns pela originalidade e pelo cuidado na explicação. Vamos esperar mais tutoriais como esse...
Imagem

Responder

Voltar para “DIY - Faça Você Mesmo”