Como aquele local também não me agradou, e no C4 não dá pra colocar no centro do parabrisa como nos outros carros, devido ao velocímetro ficar neste lugar, veio a idéia de colocar o suporte ao lado do retrovisor, ao alcance das mãos, mas eu não queria o cabo P2 pendurado em cima de mim o tempo todo. Surgiu então este tutorial.
Materiais necessários:
- cabo auxiliar RD4 (qualquer tamanho, pois vc vai fazer uma emenda depois, o ideal é sair pelo menos no porta-luvas)
- cabo P2-P2 de pelo menos 3 metros, sendo que uma das pontas é fêmea e outra macho. Para melhores resultados aconselho um com a ponta macho em 90 graus, como o que adiquiri e vcs podem ver nas fotos.
- paciência e cuidado pra recolocar a borracha da porta perto do painel e o forro do teto perto da coluna =)
OBS: como é o primeiro tutorial que fiz, eu esqueci de tirar as fotos do cabo antes de instalar, mas acho que não tem problema pois é um cabo comum =)
OBS2: pra esse serviço não é necessário nenhum tipo de ferramenta, apenas as mãos. Não force nada, se algo estiver emperrado, ou difícil, pare e analise a situação antes de fazer força.
passo 1:
Se vc já tem um cabo auxiliar, provavelmente ele sai no porta-luvas (único local viável sem precisar furar o painel do C4. Se vc não tem, ao comprar faça com que ele saia dentro do porta-luvas, naquele buraco que já existe lá. Isso vai facilitar a intstalação. Engate o cabo novo que vc comprou na ponta que está saindo lá, e enfie a ponta do cabo novo de volta pelo buraco. Sugiro amarrar a emenda com fita isolante, pra ele não desengatar dentro do painel.

passo 2:
Com a mão lá embaixo, vc vai sentir a ponta do cabo novo "cair" no pé do acompanhante, perto do console central. Se ela não sair lá, procure com a ponta dos dedos pois estará lá. Puxe o cabo todo, tomando cuidado pra não estragar o buraco do porta-luvas na hora de passar a emenda, até que não reste cabo no porta-luvas, só fique um cabo pendurado perto do pé esquerdo do acompanhante, mais ou menos na seta da esquerda da foto.
Depois passe o cabo por trás do forro que cobre o fundo do porta-luvas, não é necessário desmontar nada, apenas esconder o cabo lá.

passo 3:
Depois do cabo ter passado por trás do porta-luvas, ele vai sair por este buraco. Caso seu cabo seja grande, como o meu que é de 5 metros (comprei pronto), é um bom local pra enrrolar ele, prender com fita travante e esconder o excesso sob o porta-luvas. Por enquanto deixe sobrando mesmo, e suba o cabo pela lateral do painel, como indicado na foto. Para remover a lateral do painel basta puxar a parte mais próxima de vc para a lateral e depois puxar pra trás, com cuidado pois é de encaixe. Na dúvida observe a movimentação antes de forçar. Não use ferramentas. Suba o cabo pela lateral, não precisa ser por dentro da borracha.

passo 4:
Agora vem a parte mais trabalhosa do processo, que é passar o fio por dentro da borracha de vedação, entre o painel. Para isso, puxe uma parte da borracha, com cuidado, pegando nela pela parte dura que está presa na lata para não rasgá-la, e puxe somente o suficiente para afastá-la do painel. Isto é necessário pois o cabo P2 é grosso e não passa pela frente, e se tentar passar sem tirar a borracha não vai. Após afastar a borracha, passe o cabo, e para recolocar a borracha, tem que ter paciência, pois ela fica literalmente prensada no painel, entre a parte bege(coluna) e a cinza. A dica é deixar a parte interna dela esticada antes de recolocar, não deixar embolar, senão ela não encaixa de volta. Se o seu painel estiver muito justo, pode passar apenas o DEDO úmido com vaselina nesta parte, pra ajudar a borracha a escorregar. Com carinho não precisa, dá trabalho mas é só ir com carinho e paciência.

passo 5:
Depois é só ir levantando a parte interna da borracha com os dedos, e colocando o fio pra dentro da coluna, sem precisar remover a borracha.

passo 6:
Agora que vc subiu o fio por toda a coluna, chega a junção do forro do teto e a coluna. Esta parte é fácil, visto que o forro do teto é injetado em espuma, basta puxar um pouquinho a ponta dele que ela vem fácil, tomando cuidado pra não destroçar tudo. Apenas a pontinha, pro fio passar tranquilamente. Comece de fora pra dentro, pela mesma bordinha da borracha de vedação que vc estava levantando pra subir o fio. Levante ela, pegue a beirada do forro e puxe delicadamente com a ponta dos dedos, como na foto. Não existe nada interligando o forro do teto com a coluna, portanto não vai ficar pendurado depois. Após passar o cabo, basta voltar o forro no lugar que estava, por trás do acabamento da coluna, empurrando com a ponta dos dedos para dar o arremate.

passo 7:
Agora a etapa final, basta ir colocando o cabo por dentro do forro do teto, até o retrovisor, onde é o melhor lugar pra deixar ele pendurado, pois quando não está em uso a ponta do cabo pode ser escondida atrás do espelho.

Lembre-se de deixar uma certa quantidade para fora, de acordo com a distância do seu mp3/ipod. Se ficar muito curto fica chato pra tirar/colocar toda hora. Se vc chegou até aqui e o cabo ficou curto, basta voltar lá na lateral do painel, onde vc deixou aquela sobra de cabo (passo 3), e ir repetindo os passos até o comprimento ficar ideal. Na hora de aumentar/diminuir o cabo, não é mais necessário remover a borracha de vedação da porta, apenas a lateral do painel.
No meu caso sobrou muito cabo, pois eram de 5 metros, então eu enrrolei a sobra e escondi embaixo do porta-luvas, enfiando por aquele mesmo buraco de onde ele veio, na lateral do painel. Fiz um charutinho com aquelas fitinhas travantes e enfiei lá, senão hora ou outra ele acabaria aparecendo nos pés do carona.
Pra quem usa o RD4 e não quer ficar abrindo o porta-luvas pra trocar a música do ipod, fica bastante confortável.
Vejam o aspecto final:

Por favor comentem o tutorial, pois é o primeiro que faço e pretendo corrigir os erros nos próximos.
abrax