Válvula termostática
Enviado: 20 Ago 2010, 13:54
Bom, galera, meu VTR começou a esquentar bastante, dava nas seis barrinhas e o maldito "Stop" acendia, resolvi meter os peitos e consertar. Fui analisar o que estava acontecedendo. O comportamento do carro era o seguinte. Esquentava até o topo, durnte alguns segundos, e caía e ficava normal o resto do tempo. isso indicava uma válvula termostática que estava começando a travar fechada. Um perigo para o superaquecimento.
Desmontei a danada. Qual não foi minha surpresa ao descobrir que o elemento termoelástico da válvula estava completamente comprometido, não abria mais. Então, descobri também que a válvula termostática do C$ tem também um acionamento eletromecânico, que entra em ação quando o acionamento térmico falha. Como esse acionamento mecânico demora um pouco pra atuar, a válvula esquentava o motor.
Bem. Fui atrás na concessionária de uma válvula nova. A Citroën por padrão não vende apenas o reparo termoelástico, e sim a válvula inteira com o acionamento termomecânico junto. MAAAAAASSSSS...
Qual não foi minha surpresa ao ser oientado por um mecânico amigo meu que trabalha na Saint Moritz que eles estão substituindo todas as valvulas com acionamento termomecânico por válvulas mais simples, com apenas o elemento termoelástico, do EW10 da Xsara Picasso. Em seguida eles mantém o conector do sensor de acionamento mecânico (que vai dentro da termostática) isolado. Não é cortado, apenas isolado (pode ser com fita isolante e tal).
Bom.
Nunca antes tinha visto válvula termostática com acionamento mecânico tb. Achei uma ideia legal, mas um tanto quanto overkill, já que a maioria dos motores funciona muito bem sem esse acionamento mecânico. Montei a válvula da Xsara Picasso. O carro voltou a funcionar superbem, como um relógio. Interessante também foi observar que agora o comportamento da temperatura da água está mais homogêneo que antes. Não sei se por causa da válvula funcionando, ele não esquenta mais, e trabalha como um relógio, ou se é mesmo porque o termoelástico da Xsara Picasso pode abrir um poucquinho mais frio. De qualquer forma, o motor está trablhando mais homogêneo e mais frio. Não o suficiente pra sair dos 3 pauzinhos em funcionamento normal, mas também naõ sobe para quatro pauzinhos. Tive a oportunidade de medir a temperatura do motor com um termômetro de laser (muito legal o aparelho do cara da casa de radiadores, quero um pra mim!) temperatura média de funcionamento baixou de 98/99 para 93/94. Motor trabalhando ligeiramente mais frio = ponto mais adiantado = mais potÊncia. Sim, o carro ficou um pouquinho mais esperto.
O mecânico da Citro disse que esse procedimento virou padrão da fábrica depois que várias dessas válvulas de acionamento mecânico deram problema e não abriram, ou deixaram o carro ferver. Retrofit da válvula mais simples que sempre funcionou bem. KISS concept. TESTADO E APROVADO!
Tem dois códigos da válvula na nota fiscal: 1338A0 e 84818099. Alguém que tem intimidade com o catálogo da CItroen consegue identificar qual é o da Xsara Picasso?
Desmontei a danada. Qual não foi minha surpresa ao descobrir que o elemento termoelástico da válvula estava completamente comprometido, não abria mais. Então, descobri também que a válvula termostática do C$ tem também um acionamento eletromecânico, que entra em ação quando o acionamento térmico falha. Como esse acionamento mecânico demora um pouco pra atuar, a válvula esquentava o motor.
Bem. Fui atrás na concessionária de uma válvula nova. A Citroën por padrão não vende apenas o reparo termoelástico, e sim a válvula inteira com o acionamento termomecânico junto. MAAAAAASSSSS...
Qual não foi minha surpresa ao ser oientado por um mecânico amigo meu que trabalha na Saint Moritz que eles estão substituindo todas as valvulas com acionamento termomecânico por válvulas mais simples, com apenas o elemento termoelástico, do EW10 da Xsara Picasso. Em seguida eles mantém o conector do sensor de acionamento mecânico (que vai dentro da termostática) isolado. Não é cortado, apenas isolado (pode ser com fita isolante e tal).
Bom.
Nunca antes tinha visto válvula termostática com acionamento mecânico tb. Achei uma ideia legal, mas um tanto quanto overkill, já que a maioria dos motores funciona muito bem sem esse acionamento mecânico. Montei a válvula da Xsara Picasso. O carro voltou a funcionar superbem, como um relógio. Interessante também foi observar que agora o comportamento da temperatura da água está mais homogêneo que antes. Não sei se por causa da válvula funcionando, ele não esquenta mais, e trabalha como um relógio, ou se é mesmo porque o termoelástico da Xsara Picasso pode abrir um poucquinho mais frio. De qualquer forma, o motor está trablhando mais homogêneo e mais frio. Não o suficiente pra sair dos 3 pauzinhos em funcionamento normal, mas também naõ sobe para quatro pauzinhos. Tive a oportunidade de medir a temperatura do motor com um termômetro de laser (muito legal o aparelho do cara da casa de radiadores, quero um pra mim!) temperatura média de funcionamento baixou de 98/99 para 93/94. Motor trabalhando ligeiramente mais frio = ponto mais adiantado = mais potÊncia. Sim, o carro ficou um pouquinho mais esperto.
O mecânico da Citro disse que esse procedimento virou padrão da fábrica depois que várias dessas válvulas de acionamento mecânico deram problema e não abriram, ou deixaram o carro ferver. Retrofit da válvula mais simples que sempre funcionou bem. KISS concept. TESTADO E APROVADO!
Tem dois códigos da válvula na nota fiscal: 1338A0 e 84818099. Alguém que tem intimidade com o catálogo da CItroen consegue identificar qual é o da Xsara Picasso?