O modelo da K&N é constituído pelos materiais abaixo:

A instalação é bastante simples, necessitando apenas uma abertura na parte inferior do carro:


Baseado neste esquema, peguei um filtro de ar duplo fluxo Simota e criei uma CAI semelhante:
O filtro Simota montado, já com adaptador para encaixe no sistema original. Usei um pedaço de escapamento 2,5 polegadas cortado em uns 10 cm:


Barra em Z para a fixação do filtro Simota, presa no local de fixação da tubulação original:

A mangueira que comprei é de 2,5 polegadas, flexível e resistente a calor e pressão. Na prática uma tubulação mais simples poderia ser usada, pois não necessita resistência a pressão e a temperatura é moderada, já que a colocação deve evitar calor. Comprei 4 metros de mangueira, mas 3,5 metros irão dar e sobrar:

Pintura da mangueira pronta pra instalação:

Retirei totalmente o sistema original, incluindo toda a tubulação, para criar espaço para passagem dos tubos pelos mesmos locais do original:



Lateral esquerda inferior sem a tubulação original: espaço de sobra para passar a tubulação programada:

Passando o tubo em teste para a medida de tamanho e trajeto a ser feito:

Descendo o tubo pelo caminho do sistema original, dá pra passar facilmente 2 vias de tubo sem nenhum tipo de corte nas estruturas originais. A fixação de todos os pontos dos tubos foi feita com tira de nylon, que precisa ser tamanho grande para poder envolver os tubos.
2 tubos passados e cortados no padrão definitivo (antes da pintura):

Passando os tubos definitivos:

Os tubos foram passados para ficarem na lateral da área de tomada de ar do parachoque, de forma a não interferir na refrigeração normal do radiador.
Aspecto dos tubos saindo junto ao filtro de ar. Usei as estruturas do carro e a própria base do filtro para fixar os tubos:


Após a montagem do parachoque a entrada dos tubos passa praticamente desapercebida sob o parachoque:

Close da tomada de ar (OBS: foto feita abaixado, para detalhar):

O aspecto do carro visto de frente, sem que se veja praticamente a entrada de ar:
