Página 1 de 1

Diário de Bordo – viagem Brasília a Ribeirão Preto

Enviado: 25 Out 2010, 10:49
por mitvix
Pessoal, vou relatar um pouquinho da minha experiência em uma viagem que fiz com o VTR de Brasília a Ribeirão Preto no último dia 22/10, uma viagenzinha bem rápida de 2 dias pra visitar a família. Espero que seja útil pra alguém que nunca pegou estrada com o C4.

Saindo de Brasilia e seguindo pela Br040 tudo na mais perfeita paz, um radar movél antes da entrada de valparaiso do goias ainda no DF deve me proporcionar dor de cabeça daqui a alguns dias... por apenas 3km acima dos 80km eu acho que ele me marcou... espero que não! Vou aguardar.

Na estrada já no Goias, tudo tranquilo, a pista boa, nova sem buracos e pouco transito, ou melhor, com um VTR na mão é mais fácil ver o transito ficando pra trás pelo retrovisor do que pela frente.

Álias, por falar em transito, aprendi de um jeito meio hard que não devemos ficar perto de caminhoes... aprendi rápido, logo depois da primeira pedra no para brisa! Nao riscou eu acho, ainda tenho que ver com mais cuidado! Mas aprendi a manter distância e respeitar.

Saindo do estado do goias e entrando em minas, dá pra sentir logo de cara o descaso do governo de minas com as estradas. Muitos buracos e curvas sinuosas, estão construindo a pista que duplicará o trecho até uberlandia, mas pelo andar dos trabalhos isso ainda vai demorar alguns anos...

De Uberlandia até Uberaba a pista dupla é perfeita, já de uberaba a ribeirão já na Anhanguera a pista é um pedido pra acelerar além do permitido. As barreiras eletrônicas são muitas, mas no geral a média mínima de 140km/h dá pra fazer tranqüilo. Ainda na Anhanguera, se quiser colocar o computador de bordo a 160km não haverá problema a não ser o consumo e as barreiras eletrônicas. Dentro do carro a sensação de segurança nas ultrapassagens e no geral é algo gostoso de se sentir, chegando a se tornar monótono estar andando na velocidade da via.

O consumo instantâneo no computador de bordo se deu da seguinte forma:

De 5º a 100km/h média de 12 a 16km/l
De 5º a 120km/h média de 10.6 a 12km/l
De 5º a 140km/h média de 10 a 10.9 km/l
De 5º a 160km/h média de 8.7 a 9.4 km/l
De 5º a 180km/h média de 5.4 a 8km/l

Nas ultrapassagens

De 4º em arrancada média de 4.8 a 6km/l
De 3º em arrancada média de 3.5 a 4.3km/l

Média geral no computador de bordo: 9.7km/l
Média geral no lápis: 9,45km/l

Observação: Permaneci a maior parte do tempo com o regulador de velocidade setado a 140km/h, em uma viagem mais tranqüila entre 100 e 110km/h essa média tranquilamente iria permanecer acima dos 12km/l.
Em Ribeirão Preto seguindo o GPS Motonav do Motorola Milestone consegui me encontrar bem e por falar em gps, se não fosse ele eu teria errado feio o caminho em uberlandia e logo na entrada de Ribeirão também, tudo bem que na volta em Uberlândia ele me fez errar feio, mas logo em seguida deu pra corrigir e continuar viagem por ele.


Em Ribeirão Preto o melhor de tudo mesmo é o Pinguin, não tem como ir naquela cidade e deixar de tomar um chopp naquela chopperia. Fora isso descobri porque é difícil ver VTRs nas ruas... andar com um c4 entre 20 e 30km/h tendo que reduzir pra menos de 5km/h a cada esquina é um convite a comprar uma pickaup e nao um VTR. As ruas esburacadas e os desníveis quarteirão a quarteirão, junto com os paralelepípedos em algumas ruas dá pena do carro. Sinto pelo carro retorcendo todo a cada esquina, inclusive meu chaveiro tem a chave de casa mais uma lanterninha e eu não tinha ouvido o barulho das chaves se batendo até então... em Brasilia reclamamos dos buracos que em comparaçao são insignificantes, graças as vias largas e de alta velocidade do distrito federal, graças a Oscar Niemeier e aos gastos exagerados, bem, isso é papo pra outro fórum...


Voltando ao Vtr, se alguém ai que pensa em viajar e se conseguir aquelas capas protetoras pro capo, eu recomendo, pois a quantidade de bichos que vi bater na frente do carro foi tremenda.


Bem, quem esta na chuva está pra se molhar, no domingo fiz o trájeto contrário, mais uma vez fiquei sem palavras pra descrever como é gratificante dirigir na Anhanguera, mesmo pagando por volta de R$18,00 ao longo de dois pedágios, vale a pena.


Inclusive na Anhanguera no retorno com o pouco transito e com mais confiânça pude testar o carro mais próximo do extremo. Com isso o VTR conseguiu chegar a 218km/h quando ele cortou o giro e se manteve em 215km/h. E por falar em extremo, e voltando na história de ver poucos carros me ultrapassando, tirando um 120i e por incrível que pareça, um paliozinho!! Sem brincadeira, fiquei de boca aberta com um palio amarelo que vinha atrás de uma L200 que por algum tempo tentava me acompanhar e não conseguia, mas em um determinado momento soltei o pé, peguei a direita e deixei a L200 sumir a frente junto com o palio colado atrás. Um pouco depois voltei a acelerar e alcancei os dois, pra minha surpresa consegui deixar a L200 pra trás perto dos 190km/h e ainda a frente o palio e na boa, eu me surpreendi quando olhei pro velocímetro, eu estava marcando 204km/h e o paliozinho segurando de boa a frente! Acho que essa foi a coisa mais diferente que peguei pelas estradas.


Algumas coisas que aprendi sobre como dirigir o vtr na pista:

Primeiro, nas ultrapassagens em geral colocando a quarta já é o suficiente pra uma boa ultrapassagem.
Em alguns casos onde a ultrapassagem precisou ser mais rápida devido a dois ou mais caminhões pela frente o melhor mesmo foi manter uma certa distância do ultimo e engatar a terceira pra uma melhor arrancada, (prefiro não grudar no caminhão a ser ultrapassado, acho que maior distancia melhora a visibilidade e melhora na velocidade final). Porém de terceira o melhor é estar mais próximo do carro a ser ultrapassado. Eu cometi por duas vezes um mesmo erro que poderia ter custado minha vida, numa ultrapassagem distante entre tres caminhoes, colei no ultimo e coloquei a terceira a mais ou menos 80km/h, o erro foi o seguinte, de terceira o carro acelera rápido e muito e você acaba confiando que ele vai dar conta de continuar a acelerar, mas ele corta o giro em torno de 130km/h mais ou menos, como o carro saiu dos 80 pros 130km/h muito rápido eu acabei acreditandopor duas vezes que o carro ia continuar acelerando, (pura desatenção e demasiada confiança no motor) nisso veio o erro, o vtr pediu a próxima marcha, e por meio segundo o carro acaba perdendo potência, nada que trocar de marcha não resolva, mas com um caminhão ou carro vindo no sentindo contrario esse meio segundo é crucial. Sei que parece um erro estúpido, mas levando em consideração o som alto ligado, o barulho do motor e a concentração na pista, eu confesso que confiei demais na terceira... acredito que isso se deva a alta velocidade que ela gera até o seu ponto de corte.

No mais a viagem foi tranquila, com direito a tempestade de chuva e raios no retorno.

Nota sobre abastecimento e gastos com a viagem

Total gasto com combustível: R$413,66
Litros 160.7l ou 2,67 tanques
Km total: 1520km ( 2x699km) + kilometragem local em Rib.
Pedágio: +/- R$36,00 (Anhanguera ida/volta)
Total: R$449,66


Estado geral após toda brincadeira:

Imagem

Imagem


Abraços a todos,


Manfrin

Re: Diário de Bordo – viagem Brasília a Ribeirão Preto

Enviado: 25 Out 2010, 11:57
por Cyro
Sou especialista no trecho relatado... Ja fui varias vezes do Triangulo pra Brasilia e ao menos uma vez ao mes pra Ribeirao...

So uma correcao importante...

O descaso das estradas nao e do governo de Minas, mas do Lula-lele que so nas vesperas da eleicao resolve dar uma ajambrada na pista... A estrada e federal ate a divisa de SP... A Anhanguera e a unica estrada estadual neste trajeto... Da pra ter uma ideia da diferenca de nivel.... O nove dedos e que em 8 anos nao fez nada na regiao... Engracado so lembraram na vespera da eleicao.... Tome mais 8 anos de quadrilha.... Povinho de melsga...

Re: Diário de Bordo – viagem Brasília a Ribeirão Preto

Enviado: 25 Out 2010, 12:05
por M.A
Cyro escreveu:Sou especialista no trecho relatado... Ja fui varias vezes do Triangulo pra Brasilia e ao menos uma vez ao mes pra Ribeirao...
So uma correcao importante...
O descaso das estradas nao e do governo de Minas, mas do Lula-lele que so nas vesperas da eleicao resolve dar uma ajambrada na pista... A estrada e federal ate a divisa de SP... A Anhanguera e a unica estrada estadual neste trajeto... Da pra ter uma ideia da diferenca de nivel.... O nove dedos e que em 8 anos nao fez nada na regiao... Engracado so lembraram na vespera da eleicao.... Tome mais 8 anos de quadrilha.... Povinho de melsga...
Fica tranquilo, Cyro, pois a Citroen acaba de anunciar o lançamento de um JATINHO light,
contendo 6 lugares, que é justamente p/ sanar esse tipo de problemas p/ os possuidores de seus deliciosos
veículos.
É uma alternativa paliativa, porém bastante saudável, além de economizar tempo & dinheiro, e não desgastar
esses maravilhosos VTR's !!!

Viu? Tudo tem seu lado bom...

Bjo!