Galera tenho um C4 VTR 2007. Recentemente fui em um posto e o frentista foi olhar um check up de óleo e etc e notou a água do radiador seco e ai me falou e disse que ia complentar. Na hora eu estava no celular e nem pensei, pois sei que esses carros não se usa água e sim um aditivo (tive um A3 e era assim), mas aí ele colocou e no outro dia já tava seco novamente, e aí botei o aditivo. Só que só durou 1 mês. Comprei novamente e enchi tudo até mais que o máximo e estou vendo dia a dia. Não é vazamento, pois já teria baixado demais.
Pergunta: Teria que misturar com água ou só o aditivo? Qual a melhor marca para este aditivo?
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Líquido de Arrefecimento VTR
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Re: Líquido de Arrefecimento VTR
Vamos por partes. A primeira: os aditivos são compostos por substâncias que evitam a corrosão, o congelamento (alterando o ponto de congelamento), a fervura (alterando o ponto de fervura) e são também lubrificantes. Alguns deles já vem prontos para a utilização, caso em que se coloca direto no reservatório, e outros necessitam de diluição em água. Portanto, não importa o carro, o que importa é utilizar o aditivo corretamente.
Assim, 1ª sugestão: utilize o líquido de arrefecimento recomendado pela Citroen ou, em alternativa, algum aditivo homologado por montadora. Um dos mais comuns é o Paraflu da Fiat que é encontrado até em lojas que não são concessionárias.
2ª sugestão: Jamais, nunca, em hipótese alguma, abra o capô do seu carro para frentistas. Eles não entendem de óleo lubrificante, aditivos, ou da rebimboca da parafuseta. Em tese deveriam entender sim, mas tal não ocorre e normalmente estão ali somente para vender;
3ª sugestão: verifique a vareta da medição do nível do óleo. Se notar que o óleo está contaminado por água (ocorrência de bolhas), é provável que a sua junta do cabeçote esteja queimada deixando passar a água para o óleo. Caso não haja esse indício, faz um teste em uma loja especializada em radiadores (eles vão aplicar pressão e, se houver vazamento, identificarão no ato). Pelo curto tempo em que a sua água some, isso é o que deve estar ocorrendo.
Abs.
Assim, 1ª sugestão: utilize o líquido de arrefecimento recomendado pela Citroen ou, em alternativa, algum aditivo homologado por montadora. Um dos mais comuns é o Paraflu da Fiat que é encontrado até em lojas que não são concessionárias.
2ª sugestão: Jamais, nunca, em hipótese alguma, abra o capô do seu carro para frentistas. Eles não entendem de óleo lubrificante, aditivos, ou da rebimboca da parafuseta. Em tese deveriam entender sim, mas tal não ocorre e normalmente estão ali somente para vender;
3ª sugestão: verifique a vareta da medição do nível do óleo. Se notar que o óleo está contaminado por água (ocorrência de bolhas), é provável que a sua junta do cabeçote esteja queimada deixando passar a água para o óleo. Caso não haja esse indício, faz um teste em uma loja especializada em radiadores (eles vão aplicar pressão e, se houver vazamento, identificarão no ato). Pelo curto tempo em que a sua água some, isso é o que deve estar ocorrendo.
Abs.
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Re: Líquido de Arrefecimento VTR
Olá, obrigado pela resposta.
Troquei o óleo recentemente, não falaram nada, pode ser que quanto a isto esteja ok. Mas irei em um lugar especializado em radiador para ver esses testes. Já havia lido sobre a queima do cabeçote quando a água acaba rápido e desconfiava disto.
Vamos ver...
Valeu
Troquei o óleo recentemente, não falaram nada, pode ser que quanto a isto esteja ok. Mas irei em um lugar especializado em radiador para ver esses testes. Já havia lido sobre a queima do cabeçote quando a água acaba rápido e desconfiava disto.
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Re: Líquido de Arrefecimento VTR
Qual seria o líquido de arrefecimento original do C4 ? Sei que é Total, mas tem uma gama tão grande que fico enrolado.
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Re: Líquido de Arrefecimento VTR
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