Assuntos diversos, piadas, videos e etc..
RodVTS98
Moderador
Estado: SP
Veiculo: Outros

Velocidade e Chuva não combinam! - Informação Útil

Mensagem por RodVTS98 »

Amigos do C4C.

Hoje presenciei uma imagem não tão bonita e, por isso, decidi compartilhar o acontecimento com os amigos.

Eu e minha família fomos almoçar hoje em um restaurante que fica no KM 57 da Rodovia Castello Branco (SP) e saímos em dois carros por volta do meio-dia.

Estava caíndo uma chuva beeeeeem forte, sempre alternando entre MUUUUITO FORTE e BEEEEEM FORTE!...hehehehehe...

Para aqueles que não conhecem a rodovia em questão, trata-se de uma rodovia excelente, muito bem cuidada, sinalizada, com 4 pistas normalmente separadas para cada sentido, e com um canteiro bem largo entre os sentidos. Ou seja, é uma rodovia muito segura! Por volta do KM 44, tem uma unidade da Polícia Rodoviária onde, normalmente, os carros passam bem devagar, porém nos demais trechos ninguém anda a menos que 120km/h (limite de velocidade permitida para a grande parte da rodovia) ou até mais. O comportamento dos motoristas nessa rodovia é bem parecido com o comportamento dos motoristas que trafegam pela Rodovia Bandeirantes, dado o alto nível de segurança que a mesma nos passa. Porém, hoje estava chovendo demais e a água já se acumulava facilmente nas pistas. Eu estava seguindo meu pais que, de forma precavida, mantinham uma velocidade não superior a 95km/h. Muitas vezes até abaixo disto! E não era para menos..., por duas vezes senti a frente do C4 deslocar lateralmente devido a conhecida "aquaplanagem". Para aqueles que não sabem o que é isso, trata-se de um breve instante em que as rodas do carro perdem (literalmente) o contato com o solo e o volante fica bobo..., sem função. Senti isso por duas vezes nesse trecho em que andávamos e, por isso reduzi para cerca de 90km/h trafegando com muito mais segurança. Depois de passarmos pela polícia, olhei pelo retrovisor e vi uma BMW piscar os faróis pedindo passagem. Não hesitei e abri espaço para ela passar. Vi que era uma BMW 330i das novas. Muito bonita, por sinal! Meu pai, que estava na minha frente, fez o mesmo e deixou a BM passar. Na hora eu disse para minha esposa: "Vai dar mer...!".... Dito e feito!.... 100 metros depois de ela ter passado meu pai, a frente da BM simplesmente decolou da pista jogando a frente para o lado esquerdo, ou seja, para o lado do canteiro central. No desespero, o motorista puxou o volante para a direita fazendo a BM girar... e girou umas 3 vezes até bater a traseira esquerda no guard rail do outro lado da pista no mesmo sentido, ou seja, ela travessou da pista esquerda para a da direita girando e foi bater a traseira no guard rail. O carro ainda girou mais uma vez e parou no acostamento do lado direito. O saldo da brincadeira foi a lateral traseira esquerda toda amassada, parachoques traseiro arrancado do carro, roda traseira amassada e escapamento (silencioso traseiro e tubulação ligada a ele) arrancados do carro. O estrago foi grande!!!... O motorista saiu ileso, mas ele estava branco!!!Deve ter tomado um susto e tanto!

Enfim..., o cara teve sorte, pois o carro girou várias vezes para o lado oposto, atravessando todas as pistas e chocando-se com o guard rail e não com outro carro, o que poderia ter multiplicado os efeitos da batida, então foram apenas estragos materiais.

Ou seja, quando estiverem viajando (inclusive durante as férias de Janeiro que acontecem agora), reduzam a velocidade quando debaixo de chuva! Além disto, se caso o carro aquaplanar, o que tem que fazer é manter o volante noa mesma posição e não pisar no freio! Virar o volante e pisar no freio são duas reações bem comuns quando vc sente o carro desgarrar de sua trajetória, mas não façam isso em caso de aquaplanagem! APENAS mantenham o volante na posição em que está e mantenham o pé no acelerador com a mesma pressão que estava. O período de perda de contato com o chão é curto e normalmente dura 1 ou 2 segundos no máximo. Após isto, tirem o pé do acelerador e diminuam a velocidade, pois isto é sinal de que estão acima do que poderiam estar!

Nossos carros são extremamente no chão, cheios de tecnologia e etc, mas não fazem milagres! Abuso é abuso e ponto final!

Grande abraço a todos e Boas férias para os que vão tirá-las agora!!!!

Rodrigo.

Fertulha
Membros
Veiculo: C4 VTR
Contato:

Re: Velocidade e Chuva não combinam! - Informação Útil

Mensagem por Fertulha »

E aee Rodrigo... vi teu VTS no estacionamento do restaurante e depois ainda passei por você na praça de pedágio porém acho que voce não me viu...
É muito válido esse seu alerta... tenho pego muita estrada nessas últimas semanas e presenciado muita imprudência e vários acidentes... inclusive meu irmão destrui um New Civic, indo para Praia Grande em uma curva somou óleo e chuva... e não teve jeito... graças à Deus foi só dano material.
Tem problemas que nem com muita tecnologia se resolve... chuva e velocidade não combina!
Abraço!
C4
Imagem

fabio_sd
Moderador
Estado: MG
Veiculo: C4 Lounge Exclusiv 1.6T Auto6 Pack Select

Mensagem por fabio_sd »

Excelente alerta, Rodrigo. Obrigado.
Fabio_SD

BICUDO
Moderador
Veiculo: C2 VTS do Bicudo

Mensagem por BICUDO »

Venho comentando, com o pessoal do forum em algums encontros faz tempo, já havia pego grandes chuvas com o VTR e nunca tinha sentido ele aquaplanar, mas com o C2 em outubro indo encontrar como o Bruno e o pessoal do Rio de janeiro na Carvalho Pinto senti varias vezes durante o trajeto o que o rodrigo relatou a perca de aderencia por algums segundos, pneus novos MAXXIS MAR 1, ontem como algums saben moro a beira de uma rodovia e para qualquer coisa tenho que me deslocar por ela voltando do Supermercado exixte uma reduçao da faixa principal sinalizada por aquelas setas pintas no asfalto, em uma velocidade controlada de 80km/h quando o C2 passava por aquelas sinalizaçoes a traseira do carro sambava dançando o (rebolexon), nao tinha muita agua na pista mas só de estar molha já era suficiente para dar essa insegurança.
Me veio na hora nas transmiçoes de Formula 1 quando tá chovendo e o GALVAO fala colocou o pe na faixa branca vai rodar....e é isso mesmo.

Pessoal a epoca de chuvas chegou é o Verao todo, vamos ficar atento a segurança nossa e dos outros na estrada.
aquaplanagen e essas sinalizaçoes de pistas, onde o asfalto fica muito liso.

abraços.

Cyro
Moderador
Estado: MG

Mensagem por Cyro »

Muito bom o alerta.

Completando o alerta do Rodrigo, vai uma dica importante: quando trafegar em estradas com chuva, olhe pelo retrovisor e veja se seu carro deixa um trilho na pista ao passar... fica uma marca das rodas... no momento que a trilha desaparece, você está em velocidade acima da compatível com a velocidade em questão e o carro está prestes a aquaplanar... Alivie um pouco o pé do acelerador (não tire de vez), sem frear e deixe a velocidade diminuir até aparecer o trilho novamente.

O meu susto foi um pouco maior que o do Rodrigo... estes dias vi a mesma cena... só que era uma carreta de 9 eixos carregada de soja, dessas articuladas de 3 partes, na estrada entre Araguari e Uberlândia... fez o chamado X... por sorte não bateu em ninguém, pois a estrada é pista simples... estava a uns 200/300 m na minha frente...em outra situação (há uns 3 anos) um Fiat Tipo rodou igualzinho o relato do Rodrigo na minha frente e também porrou no guardrail....

TODO CUIDADO NA CHUVA É POUCO....

Não achem que são o Senna, que era o mágico das chuvas...

Segundo o site da Bridgestone, as principais características de um pneu de F1 da temporada 2010:

Seco:
Pressão: 17 a 21 PSi
Temperatura ideal de uso: depende do composto usado em cada corrida

Intermediário:
Temperatura ideal de uso: 35 a 55º C
Drenagem: 34 litros por segundo a 300 km/h

Chuva:
Temperatura ideal de uso: 35 a 55º C
Drenagem: 61 litros por segundo a 300km/h
Imagem

boldfinger
Membros
Veiculo: Citroen Aircross

Mensagem por boldfinger »

Eh isso ae galera, tbem jah vi tal acontecimento com um desses omegas australianos na marginal pinheiros ao lado da raia olimpica... Veio chutado pela esquerda, perdeu o controle e o carro foi rodando na pista...
Com chuva nao se brinca. Mto valido o rodrigao ter puxado esse post...
Eu mesmo sou meio imprudente e fiko mto confiante c o carro, mas mesmo um c4 ou uma bm nao fazem milagres mesmo... Esses dias estava descendo a serra da fernao dias a 120km/h c pista molhada, em um trecho onde a maioria vai a 60-70km/h... Imprudencia total..vou me atentar mais a isso com certeza...
BOLDFINGER
- AIRCROSS EXCLUSIVE BVA c/ NAV Rneg 2012
- C4 EXCLUSIVE SPORT 2.0 BVA 2012

Imagem

RodVTS98
Moderador

Mensagem por RodVTS98 »

Fertulha escreveu:E aee Rodrigo... vi teu VTS no estacionamento do restaurante e depois ainda passei por você na praça de pedágio porém acho que voce não me viu...
É muito válido esse seu alerta... tenho pego muita estrada nessas últimas semanas e presenciado muita imprudência e vários acidentes... inclusive meu irmão destrui um New Civic, indo para Praia Grande em uma curva somou óleo e chuva... e não teve jeito... graças à Deus foi só dano material.
Tem problemas que nem com muita tecnologia se resolve... chuva e velocidade não combina!
Abraço!
Fala Fertulha!!!
Poxa, que coincidência!!!... Não te vi por lá não!.. Nem notei que nos "esbarramos" no pedágio!.. Pra vc ver como eu estava concentrado na estrada.. heheheheh....
Valeu!! Realmente, quando o estrago é só material, fica a dor no bolso...., mas quando é nas pessoas, aí a dor é generalizada e não vale a pena passarmos por isso, não é!?...

Abração e vamos marcar um encontro! Tô com saudades da galera toda!

Rodrigo.

Lincão
Membros
Contato:

Mensagem por Lincão »

Ontem voltando de Itupeva pela Anhanguera peguei umas quatro aquaplanagem e em duas delas a luz do ESP piscou, isso a 80 e 90 km/h.

Porém o mais impressionante não foi isso, foi ver vários carros (unos, gols, e afins) passando a 120km/h ou mais (em uma rodovia que o limite de velocidade é 100km/h).
Você é de SP ou Região? Participe dos nossos encontros semanais! Clique aqui e saiba mais!
C4Clube no Facebook

Luis Goethe
Membros

Mensagem por Luis Goethe »

Eu peguei a Bandeirantes esse domingo e rolaram várias aquas planagens. Realmente é uma sensação perigosa. A completa (apesar de temporária) perda de controle do carro.

Aquela sensação do volante puxando para um lado e depois ficando bobo, complicado.

Aprender com o erro dos outros, uma das minha filosofias. Pessoalmente eu estava rápido também e realmente poderia ter acontecido algo, fica o alerta... ;-)

[]s

RodVTS98
Moderador

Mensagem por RodVTS98 »

fabio_sd escreveu:Excelente alerta, Rodrigo. Obrigado.
VALEU, Fabião!!!

Abraço,
Rodrigo.

Responder

Voltar para “Off Topic”