E1AB015XP0 Apresentação dos equipamentos : C3 Picasso Mercosul
1. Gestão da energia elétrica
Tipo bateria : l2 - 400 A.
2. Arquitetura elétrica
2.1. Multiplexagem
A arquitetura elétrica do veículo permite as seguintes prestações :
A comunicação e o funcionamento dos diferentes elementos do sistema
O diagnóstico, a telecodificação ou o telecarregamento dos calculadores
A arquitetura elétrica é composta pelas seguintes redes :
CAN IS, liga o conjunto de calculadores do grupo motopropulsor e a ligação ao solo
CAN habitáculo(carroceria, conectando os órgãos associados ao domínio para a rede CAN carroceria(sensor de chuva, alarme), sistemas de segurança, de conforto, realiza a interface homem-máquina do veículo com os equipamentos de conforto (ar condicionado)
Rede LIN
CAN DIAG, que permite o telecarregamento de determinados calculadores da rede CAN (DIAG ON CAN, protocolo que permite efetuar o telecarregamento, a telecodificação e o diagnóstico do veículo)
2.2. Sinótica
Figura : d4ea239d
Referência Designação
CSI1 Caixa de serviços inteligente
C001 Tomada de diagnóstico
A Calculadores da rede CAN CONFORTO
B Calculadores da rede CAN CAR
C Calculadores da rede CAN IS
CAN DIAG Rede CAN DIAG
D Calculadores da rede CAN IS ligados à linha de comando de despertar à distância (RCD)
2.3. Caixa de serviços inteligente
Figura : c5fb001d
(1) Caixa de serviços inteligente .
A caixa de serviço inteligente (CSI) é o coração do sistema da arquitetura multiplexada.
A caixa de serviço inteligente é composta por uma interface mecânica, uma placa eletrônica à base de micro-controladores e uma interface de software que assegura as seguintes funções :
Funções de passagem entre as diferentes redes multiplexadas
Funções de passagem entre as ligações por cabo e as ligações multiplexadas
Funções de diagnóstico
Obter informações provenientes de sensores
Distribuir e proteger alimentações elétricas de peças ligadas à CSI1
Gerir os protocolos de diálogo das ligações multiplexadas ; CAN e LIN
2.4. Caixa de fusíveis do compartimento do motor
Figura : d4eb001d
A caixa de fusíveis relés motor protege e distribui os fluxos das diferentes funções através dos relés, dos fusíveis e dos maxifusíveis.
A caixa de serviço do motor é constituída por dois módulos associados :
Módulo 2 : Módulo que integra um cartão eletrônico, os fusíveis e os relés
Módulo 3 : Módulo que integra os maxi fusíveis
As funções principais da caixa de serviço do motor são as seguintes :
Distribuir as alimentações elétricas sob o capot do motor
Comutar certos acionadores sob o capot do motor
Assegurar o trânsito da potência para a caixa de fusíveis do habitáculo e caixa de serviço inteligente
Comunicar na rede CAN CAR
Permite a aquisição dos sinais provenientes de sensores sob o capot do motor
2.5. Tomada de diagnóstico
(4) Tomada de diagnóstico.
A tomada diagnóstico está colocada sob a coluna de direção, à frente do joelho esquerdo do condutor.
As ferramentas de diagnóstico, ligadas à tomada centralizada de diagnóstico, permitem efetuar as seguintes operações :
Leitura e apagamento dos códigos de defeitos
Leitura dos parâmetros
Teste dos acionadores e das entradas
Telecarregamento e telecodificação dos calculadores
NOTA : Para mais detalhes relacionados com o funcionamento, consultar os princípios gerais de funcionamento : Arquitetura elétrica .
3. Código arranque do motor (ADC2)
3.1. Função
A função do sistema de transponder é reconhecer a chave da ignição, indispensável para autorizar o desbloqueio do sistema eletrônico do calculador de controle do motor.
O sistema com transponder comanda o trancamento e o destrancamento da função anti-arranque codificado.
3.2. Funcionamento
O veículo está equipado de um sistema eletrônico antipartida codificado, de segunda geração .
Elementos funcionais do sistema anti-arranque codificado :
A caixa de serviço inteligente (BSI)
O calculador de controle do motor
A caixa de serviços inteligente (BSI) permite a inviolabilidade do sistema (não destrancamento do calculador controle motor) através de troca (aprendizagem + verificação) dos códigos codificados com o transponder e o calculador controle motor.
Em todos os casos, o calculador de controle motor tranca-se 10 segundos após o corte do contato.
NOTA : Para mais detalhes relacionados com o funcionamento, consultar os princípios gerais de funcionamento : Código arranque do motor.