Página 1 de 2

Ficha técnica inverídica

Enviado: 13 Mai 2011, 04:36
por José Eduardo Lima
O site da Citroën informa que a suspensão traseira do C4 (Hatch e Pallas) tem rodas independentes, mas isso não é verdade, pois o sistema é o de eixo de torção, no qual as rodas são consideradas semi-independentes quando muito. Rodas traseiras independentes tem o Focus (Multilink), por exemplo.

Re: Ficha técnica inverídica

Enviado: 13 Mai 2011, 11:24
por VTR2008
Então, não entendo muito disso...estou só interpretando

Mas lendo...o que vc escreveu..

ao meu ver RODA independente é uma coisa SUSPENSÃO independente seria outra.

as rodas na teoria são independentes sim....já a suspensão tarseira não...o Focus tem suspensão independente. Até pq ao meu ver roda é uma coisa, suspensão é outra


Mas o site da citroën sempre tem erros...já achamos vários por lá no decorrer do tempo

Re: Ficha técnica inverídica

Enviado: 13 Mai 2011, 12:05
por Arr
No site já botaram até um C3 1.4 com câmbio automático certa vez.... versão que nunca existiu.

Re: Ficha técnica inverídica

Enviado: 13 Mai 2011, 12:20
por José Eduardo Lima
VTR2008 escreveu:Então, não entendo muito disso...estou só interpretando

Mas lendo...o que vc escreveu..

ao meu ver RODA independente é uma coisa SUSPENSÃO independente seria outra.

as rodas na teoria são independentes sim....já a suspensão tarseira não...o Focus tem suspensão independente. Até pq ao meu ver roda é uma coisa, suspensão é outra


Mas o site da citroën sempre tem erros...já achamos vários por lá no decorrer do tempo
Para que uma suspensão seja independente (exemplo: McPherson e Multilink), não pode haver um eixo ligando as rodas, ainda que o mesmo seja de torção, como na linha C4. Este sistema pode ser considerado no máximo semi-independente, pois ao se torcer o eixo absorve parte dos movimentos de uma roda que seriam transmitidos para a outra. Contudo, jamais pode-se dizer que neste caso as rodas são independentes. Suspensão independente e rodas independentes significam a mesma coisa. Ou seja, para que as rodas sejam independentes a suspensão tem que ser independente.

Re: Ficha técnica inverídica

Enviado: 13 Mai 2011, 14:22
por adal_abade
Texto da Best Cars

http://www2.uol.com.br/bestcars/tecprep/susp-1.htm

Esclarece na página 4 se eu não me engano o que é o Eixo de torção e que foi inclusive invenção da Citroen. Essa é a suspensão usada nos C4.

O Focus tem a multilink sim....

Re: Ficha técnica inverídica

Enviado: 13 Mai 2011, 18:57
por José Eduardo Lima
Foi o que eu disse, a suspensão traseira do C4 é por eixo de torção, realmente invenção da Citroën (nos anos 30), assim como a revolucionária e patenteada Hydractive. Só que as rodas do C4 não são independentes. Aliás, muitos puristas dizem que nem sequer semi-independentes podem ser consideradas, e aí está a inverdade! O sistema do C4 é muito inteligente até, barato e eficiente, mas que não é igual ao Multilink, isso não é. Tanto que todo carro de um nível pra cima tem suspensão independente nas 4 rodas, é um fato incontestável! E acho que o C4, por suas muitas qualidades, merecia ter também. Mas, já que não tem, a ficha técnica não poderia dizer o contrário (me parece propaganda enganosa até). Mesmo assim estou apaixonado pelo meu! No geral, ele é muito superior à concorrência.

Re: Ficha técnica inverídica

Enviado: 16 Mai 2011, 14:35
por adal_abade
Também a título de curiosidade, já que você falou que, de um nível pra cima todos têm suspensão independente.

Saibam que o DS4 é Multilink.....

Re: Ficha técnica inverídica

Enviado: 16 Mai 2011, 17:11
por digovp_rj
Arr escreveu:No site já botaram até um C3 1.4 com câmbio automático certa vez.... versão que nunca existiu.
Existe sim.. Eu tinha um C3 1.4 Exclusiv AUT alugado e devolvi o mesmo semana retrasada. Fiquei com ele 1 ano.

Abs

Re: Ficha técnica inverídica

Enviado: 16 Mai 2011, 18:09
por Arr
digovp_rj escreveu:
Arr escreveu:No site já botaram até um C3 1.4 com câmbio automático certa vez.... versão que nunca existiu.
Existe sim.. Eu tinha um C3 1.4 Exclusiv AUT alugado e devolvi o mesmo semana retrasada. Fiquei com ele 1 ano.

Abs
Bom, esse caso aconteceu há uns três meses, e pelo que eu saiba nunca venderam esse carro ao público, tanto que tiraram o carro do site (estava na capa, mas não tinha na configuração) uns dois dias depois.
Esse seu carro talvez seja um daqueles que a fábrica faz de experiência. Quando fui ver o Peugeot 307, tinham um sedã 1.6 automático para test-drive, versão que não havia à venda também.

Re: Ficha técnica inverídica

Enviado: 16 Mai 2011, 19:44
por fmiglior
não vejo problemas em chamar a suspenção traseira por barra de torção de independente, visto que a maior parte dos movimentos da roda ela é independente, só em movimento extremos à movimentação da roda oposta.

Grande parte dos carros possuem modelos de barras estabilizadoras ou barra anti rolagem, que liga uma torre da suspenção a outra, principalmente no eixo dianteiro. Estariam assim deixando a suspenção de ser independente...