serginhoarnoud escreveu:Valeu a resposta, Bruno. Uma vez eu tive, mas por pouco tempo, pois logo vendi o carro, um in box num Clio, ai bateu essa dúvida, mas eu vendi o carro sem ter rodado nem 10.000km com o filtro, dai não me preocupei hehe
Aproveitando o tópico, eu tenho procurado na internet, mas não achei esse tal Simota 4" duplo fluxo, o mais perto, acho eu, é esse aqui:
http://tuningparts.com.br/Filtro-de-Ar- ... 17,73.html
será que é bom/compensa o gasto ?
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achei este tb
http://www.autoz.com.br/Shopping/Loja/D ... =1&Depto=6
Boa tarde
Sergio,
A tubulação original do C4 é de 3 polegadas (sendo que a parte interna, onde é encaixado a caixa do filtro, deve ser 2,75 polegadas - esses 2,75 foi um
chutômetro).
Esse filtro que eu comprei (no embalo do spawn) tem o bocal de 4 polegadas, então eu tive que fazer uma gambi dos inferno pra conseguir colocar ele, o ideal (para não ter muita gambi) é comprar um filtro de 3 polegadas (ou 77mm) e um pedaço pequeno de tubo (de 2,75 polegadas - que você encontra em qualquer loja de escapamento) para colocar na mangueira original e no bocal do filtro.
O meu Simota é esse:
http://cgi.ebay.com/ebaymotors/Universa ... 48409f90f9 (demorou 45 dias pra chegar e o valor total foi US$59).
Existe também a questão das marcas. A marca mais “famosa” é a K&N e em segundo (pelo menos aqui no C4C) a Simota. Acho importante comprar um marca boa, porque esse é um item relativamente crítico e se o filtro não for bom, a sujeira pode ir parar dentro do motor (dá uma lida neste relato do Romero:
viewtopic.php?f=18&t=8587 ).
Uma loja no Brasil que tem dois modelos de Simota de 3 polegadas é a StreetPower:
http://www.streetpower.com.br (procure por Simota - de 77mm).
Como dito pelo bb, é mais uma alteração de barulho do que outra coisa, a não ser que você faça também uma CAI (cold air intake), por exemplo essa do Cyro
viewtopic.php?f=20&t=6536 .
Na
teoria, um filtro esportivo serve para o motor ter mais ar, o que renderia uma melhor performance, mas o filtro “cônico” (esse externo, que fica fora da caixa do filtro original) pega muito ar quente do motor, o faz com que o ar fique menos denso, por sua vez com menos oxigênio, fazendo assim a mistura ar/combustível ficar mais pobre.
Esse lance que o fotografoRJ comentou pode ser um bom projeto para fazer o seu filtro pegar ar frio, aí sim você terá um ganho de performance (pífio, mas terá).
fotografoRJ escreveu:Lincoln, muito bao a sua comparação através do vídeo. Para quem não conhecia ainda as diferenças de sons entre o filtro original e o esportivo, agora não tem mais dúvidas.
Estou preparando um tópico sobre o meu novo filtro esportivo, que já está funcionando no carro, e é composto de dois filtros de 4" em "L", ou seja, em ângulo de 90º. E também uma "parede" de material isolante térmico, que está isolando totalmente o calor que vem do motor, para a área do filtro. Estou rodando com essa configuração a duas semanas para teste, e o isolamento é surpreendente. O duto aonde é conectado os dois filtros, chega a ficar gelado, devido ao alto fluxo de ar frio que passa por ele.
Em breve, eu posto esse tópico com detalhes, para ajudar aos amigos do C4C.
Abraços,
Renato Coelho
fotografoRJ,
Poste sim o resultado do projeto, principalmente a parte do isolamento térmico!
[]’s
Lincão!