http://autoentusiastas.blogspot.com/201 ... lvido.html
Do Bob Sharp, um dos jornalistas com maior conhecimento técnico aqui no Brasil, mas também considerado um ranzinza por não gostar de certas "modernidades" como o ABS e o Air-Bag, finalmente aprovou o ABS depois de andar num C4 2010 na Europa (da mesma Geração que é vendida aqui)
Alguém sabe se nossos carros de série tem essa 9ª geração do ABS ou por ser um carro de testes da Bosch teria algo que ainda não temos disponível?Quando andei no JAC J3 notei que o ABS de oitava geração aplicado ao modelo apresentava boa calibração, tendo funcionamento quase imperceptível. Mas na recente visita ao Centro de Testes da Bosch, em Boxberg, ocasião em que pude experimentar o Tata Nano, me deparei com este C4 2010, entre os vários carros à disposição para se andar e experimentar as úlltimas tecnologias da empresa, com esse adesivo na porta: ABS 9, nona geração.
Ligado que sou à questão do ABS, que os leitores do AE sabem eu ter reservas quanto à sua eficácia quando se trafega sobre asfalto ondulado, me apressei em dirigi-lo.
Pedi que me levassem a um dos muitos trechos do campo de provas no qual houvesse asfalto de teste bem ondulado, principalmente depois que um engenheiro me disse que não havia mais o problema de o sistema ser "enganado" nessa condição de piso - sim, não sou absolutamente o único a perceber isso.
Passei várias vezes pelo trecho, desde devagar (40 km/h) a rápido (120 km/h), sempre aplicando freio com pressão máxima e, perfeito! O freio obedecia perfeitamente, mesmo com as rodas "voando" sobre os vales das ondulações, que era a condição em que o ABS dos carros que dirigi até então apresentava.
Eu sempre disse que o dia em que essa questão no ABS fosse resolvida eu o aprovaria. Pois isso acabou de acontecer nessa viagem à Alemanha.
Outro detalhe importante foi-me dito na ocasião, que é possível haver um interruptor para pôr o ABS fora de ação mas ser mantida a função EBD, a distribuição eletrônica das forças de frenagem (electronic brakeforce distribution). Mas agora, com o ABS de nona geração, deixou de ser necessário. Demorou 20 anos, mas foi resolvido, isso é o que importa.
BS
Minha experiência com o C4, em 18.000 km só sentí meu ABS acionar uma única vez, e mesmo assim estava quase parado, a uns 30 por hora, quando um outro motorista mudou de faixa sem sinalizar quase em cima de mim.
Nunca testei pra valer em alta velocidade, também nunca sentí acionar em freadas fortes, mesmo em asfalto ruim, só sei que os freios do C4 são os melhores que já experimentei.