Novidades relacionadas a linha C4.
Arr
Membros
Estado: SP
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

C4 e o ABS de 9ª Geração

Mensagem por Arr »

No autoentusiastas ví esse artigo aqui:

http://autoentusiastas.blogspot.com/201 ... lvido.html

Do Bob Sharp, um dos jornalistas com maior conhecimento técnico aqui no Brasil, mas também considerado um ranzinza por não gostar de certas "modernidades" como o ABS e o Air-Bag, finalmente aprovou o ABS depois de andar num C4 2010 na Europa (da mesma Geração que é vendida aqui)
Quando andei no JAC J3 notei que o ABS de oitava geração aplicado ao modelo apresentava boa calibração, tendo funcionamento quase imperceptível. Mas na recente visita ao Centro de Testes da Bosch, em Boxberg, ocasião em que pude experimentar o Tata Nano, me deparei com este C4 2010, entre os vários carros à disposição para se andar e experimentar as úlltimas tecnologias da empresa, com esse adesivo na porta: ABS 9, nona geração.

Ligado que sou à questão do ABS, que os leitores do AE sabem eu ter reservas quanto à sua eficácia quando se trafega sobre asfalto ondulado, me apressei em dirigi-lo.

Pedi que me levassem a um dos muitos trechos do campo de provas no qual houvesse asfalto de teste bem ondulado, principalmente depois que um engenheiro me disse que não havia mais o problema de o sistema ser "enganado" nessa condição de piso - sim, não sou absolutamente o único a perceber isso.

Passei várias vezes pelo trecho, desde devagar (40 km/h) a rápido (120 km/h), sempre aplicando freio com pressão máxima e, perfeito! O freio obedecia perfeitamente, mesmo com as rodas "voando" sobre os vales das ondulações, que era a condição em que o ABS dos carros que dirigi até então apresentava.

Eu sempre disse que o dia em que essa questão no ABS fosse resolvida eu o aprovaria. Pois isso acabou de acontecer nessa viagem à Alemanha.

Outro detalhe importante foi-me dito na ocasião, que é possível haver um interruptor para pôr o ABS fora de ação mas ser mantida a função EBD, a distribuição eletrônica das forças de frenagem (electronic brakeforce distribution). Mas agora, com o ABS de nona geração, deixou de ser necessário. Demorou 20 anos, mas foi resolvido, isso é o que importa.

BS
Alguém sabe se nossos carros de série tem essa 9ª geração do ABS ou por ser um carro de testes da Bosch teria algo que ainda não temos disponível?

Minha experiência com o C4, em 18.000 km só sentí meu ABS acionar uma única vez, e mesmo assim estava quase parado, a uns 30 por hora, quando um outro motorista mudou de faixa sem sinalizar quase em cima de mim.
Nunca testei pra valer em alta velocidade, também nunca sentí acionar em freadas fortes, mesmo em asfalto ruim, só sei que os freios do C4 são os melhores que já experimentei.

alvarovix
Moderador

Re: C4 e o ABS de 9ª Geração

Mensagem por alvarovix »

Estes dias o ABS me salvou... se eu estivesse em um carro com freios normais tinha dançado..... estava em uma estrada com muitas curvas, subindo uma serra para uma cidade aqui do interior do estado, a noite, e passei por um trecho sem asfalto em obras que precedia uma curva. Eu precisava reduzir rápido pq a curva estava chegando, mas não havia aderência suficiente pq era chão batido....... não tive dúvidas, enfiei o pé no freio sem medo!!!! Entrei na curva com a velocidade beeem menor e passei por ela normalmente.....
Sem ABS eu já teria entrado na curva rodando....rs....
Abraço, Alvaro .·.

[size=85]C4 Hatch GLX 2.0 BVA + Couro + G5 + Angel Eyes + Neblina c/ Xenon 6000K + Central Mult. + Câm Diant. e Tras. [/size]
http://www.c4clube.com/forum/viewtopic.php?f=26&t=7078

[img]http://img713.imageshack.us/img713/5075/assinf.jpg[/img]

JohnZaccardi
Membros
Veiculo: Outros

Mensagem por JohnZaccardi »

Eu nao sei se o nosso é de 9a geração, só sei que o 2010 na Europa é o modelo novo, nao o nosso.

Quanto ao nosso ABS, eu ja tentei fazer meu pedal trepidar mas nada.. Nas duas situações que tentei, uma de emergencia real quando o cara me cortou e outra na pista molhada, socando o pé propositalmente, o carro freou com maestria, porém o pedal NAO trepidou como o meu antigo 307 (2008) que trepidava em qualquer frenagem com pista irregular...

Sabem se isso é normal? De qualquer forma o meu C4 ANCORA qdo se pisa no freio :)
Agora: Audi A3 Sportback 2.0TSFI S-Tronic
Antes: C4 Hatch Exclusive Sport BVA

Arr
Membros

Mensagem por Arr »

John,
repara que o modelo da Bosch que ele andou e se refere no artigo é igual ao que é vendido aqui atualmente;

Imagem
(com os retrovisores antigos)

El Guapo
Membros
Estado: RJ
Veiculo: C4 Pallas Exclusive Manual

Mensagem por El Guapo »

ABS com pedal que trepida é de geração anterior, nas novas versões isso não ocorre mais.
JohnZaccardi escreveu:Eu nao sei se o nosso é de 9a geração, só sei que o 2010 na Europa é o modelo novo, nao o nosso.

Quanto ao nosso ABS, eu ja tentei fazer meu pedal trepidar mas nada.. Nas duas situações que tentei, uma de emergencia real quando o cara me cortou e outra na pista molhada, socando o pé propositalmente, o carro freou com maestria, porém o pedal NAO trepidou como o meu antigo 307 (2008) que trepidava em qualquer frenagem com pista irregular...

Sabem se isso é normal? De qualquer forma o meu C4 ANCORA qdo se pisa no freio :)

JohnZaccardi
Membros
Veiculo: Outros

Mensagem por JohnZaccardi »

Obrigado por esclarecer. O freio do C4 eh mto bom.
Outra coisa que notei eh q mesmo andando forte nao sobe aquele cheiro de freio característico.
Acho que o freio eh melhor distribuído. No meu antigo 307 ficava sempre cheiro de freio nas rodas dianteiras..

Mto bom saber q eh a 9a geração. Mais uma coisa pra me gabar :P
Agora: Audi A3 Sportback 2.0TSFI S-Tronic
Antes: C4 Hatch Exclusive Sport BVA

NovoRei
Membros
Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Manual

Mensagem por NovoRei »

Tenho boa certeza que o nosso é bosch 8.0 ou 8.1. Nao é 9.

fmiglior
Moderador
Veiculo: C4 VTR

Mensagem por fmiglior »

os dos VTRs, (pelos menos 2006 não sei os outros anos) é o BOSCH 8.0, HATCH, PALLAS e PICASSO são BOSCH 8.1
EX C4 VTR

Responder

Voltar para “Notícias”