Tudo relacionado a personalização da linha C4.
Igs
Membros
Estado: SP
Veiculo: C4 Hatch 2.0 Manual

Indução/Alimentação Forçada - Forced Induction

Mensagem por Igs »

Fala Galera, ( tive que escrever tudo isso de novo pq o site fez logoff quando enviei...que raiva!!!....)

Estou iniciando este topico para falar de alimentação ou Indução forçada. Durante a ultima semana tivemos intensas discussões baseadas no famoso Dyno Day e eventualmente cheguei a seguinte conclusão, se queremos mas potência ha 3 caminhos básicos de faze-lo,chega de milagro.
C4 Hatch 2.0: VENDIDO

Igs
Membros

Re: Indução/Alimentação Forçada - Forced Induction

Mensagem por Igs »

1)O primero - que o Spawn e o Brunollo estão seguindo- e o NA Tuneup, ou seja Motor Naturalmente Aspirado
( projeto Rafale)
De certa manera, o projecto mais ambicioso, longo e trabalhoso. Skill points + Infinito

2)Redução de peso ( Do qual o Brunollo ja falou)

Ex: Carro do Grande Ettore - (Vodka Bottles + Pó)
(kkkk sorry meu num deu pra segurar)

A Redução de peso não e realmente valida pra quem quer usar o carro como DD. Isto pq envolve retirar do carro quaisquer peça que não seja nessesaria para o funcionamento do vehiculo ex Step, Vidros ( trocar por plasticos ou redes) ar condicionado, bancos traseiros, borrachas etc. Ou seja não e valido para o dia a dia, so para competição. Para falar a verdade esta opção não da mais potência ao motor em si, porem eleva a relação peso/potência do carro.
Não o façam...fica feio

Imagem

Igs
Membros

Mensagem por Igs »

3) A terceira opção e a Indução Forçada ( em carro frances é Big Balls + infinito ...kkk)

Basicamente a alimentação forçada utiliza um compressor, ha dois tipos, Supercharger e Turbo, discutiremos ambos.
Tanto os turbocompressores quanto os Superchargers são chamados os sistemas de indução forçada. Eles comprimem o ar que entra no motor. A vantagem da compressão do ar é que ele deixa mais ar dentro de um cilindro. Mais ar significa que mais combustível pode ser injectado, então você recebe mais potência de cada explosão em cada cilindro. Um motor com indução forçada produz mais potência do que o mesmo motor sem o dispositivo.

A alimentação típica proporcionada por um turbocompressor ou um Supercharger é de 6 a 8 libras por polegada quadrada (psi). Como a pressão atmosférica normal é de 14,7 psi ao nível do mar, você pode ver que você está recebendo ar cerca de 50 por cento mais comprimido. Portanto, seria de esperar obter 50 por cento mais de potência porem não é tão facil. Não é uma solução perfeitamente eficiente, embora você possa obter ums 30 a 40 por cento de melhoria o que é bastante.

A principal diferença entre um turbocompressor e um compressor é a fonte de alimentação. Algo tem que fornecer a energia para o funcionamento do compressor de ar.

Turbo

Imagem

O metodo mais conhecido por aqui e o preferido da galera Tuning, e o Turbo, uma pecinha endiabrada que é que da os maiores impulsos de potência ( especialmente em motores pequenos de alto giro). Ou seja bunda mole + Turbo = +CV ( varios mais...)

A melhor forma de descrever um turbo e como dois conchas de lesma lado a lado conectadas internamente. A Primeira esta conectada ao sistema de escape e vai girando a turbina conforme o fluxo dos gases deste vão passando. Ao mesmo tempo esta turbina vai girando a sua irmã, conectada ao sistema de admisão. Esta via girando e sugando e comprimindo ar, que a rotações predeterminadas e solto de uma vez ao motor. ( o famoso PSS )
Com isto vem um BOOST enorme de pressão e potência.

Imagem

De certa forma o Turbo e mais eficiente ja que ele utiliza pressão desperdiçada pelo carro.
Por outro lado são infames pela sua dificuldade de instalação que é demorada e tem que ser muito bem feita ja que um erro na calibrarão poderia mandas pressão demais ao motor severamente danificando-o ou no avesso não dar a força esperada.

O turbo e geralmente mais facil ( por aqui) ja que ha mais oficinas que o instalem, porem cuidado, ja que o atrito causado pelo turbo faz com que as peças do motor durem bem menos e durante o processo varias peças terão de ser trocadas e ou reforçadas para lidar com a grande pressão infringida. A transmissão também sofre muito atrito ja que é forçada a acelerar giros muito rápido.

Ou seja, sempre com calma, vá aos poucos com a pressão e nunca forçar demais o motor. O caro desta opção vem do preparo, que e longo e difícil. O Turbo também causa muita pressão na saída do escape, precisando de novos colectores, escape e no mínimo um catalisador novo.

No caso do Turbo ha varias opções de tamanho, giro e pressão, turbos stage 1, 2 e o temido 3. Ha tambem os intercoolers que ajudam a resfriar o ar que entra no motor, ja que ar comprimido esquenta, e ar quente e menos denso que ar frio, porem estes tendem a de-presurizar o ar com trajectórias compridas ergo mais pressão sera necessária.

O turbo, apesar das suas dores de cabeça, e a opção mais intensa, e proporciona os maiores ganhos, de uma só vez!! Porem não funciona bem a baixos giros e precisam de altas rotações para funcionar, ergo rice burners os usam muito.
Por ultimo ha o maldito turbo lag que e o tempo que o compresor presica para comprimir e soltar o ar quando vc afunda o pedal. Novas tecnologias quase suprimiram esse acontecimento mais é o maior tormento da galera turbo, ele demora pra accionar, mas ele funciona mto bem.

Com um turbo ha de aprender muito, e constantemente monitorar varios aspectos do carro pra não estourar os canecos porem quando solta, vai que vai!!

Supercharger

Imagem

Este não e muito commum por aqui ja que serve mais em motores grandes de baixo giro...porem não é exclusivo e ja usei num 1.5. Em um Supercharger, há uma correia que conecta diretamente ao motor. Ele obtém sua energia da mesma forma que a bomba de água ou o alternador. Eles tem duas turbinas helicoidiais que giram e empurram ar ( +/-) comprimido ao motor de forma constante e são conhecidos por um leve assobio.

A sua vantagem e a facilidade da sua instalação. Em varios casos ha Superchargers feitos para o seu motor, e são kits BoltOn ou seja...plug&play.
O supercharger, por sempre acompanhar as rotações do motor, se bem escolhido, não tem o perigo da sobre-alimentação e ergo o kabum.

O bom deles e que a força que geram sempre sera bem distribuída na curva de rpm e com poucas exceções ( a baixisima rotação) sempre proporcionaram força ao motor.
Nunca proporcionaram o boost de um turbo porem a força melhor distribuida vale mais no dia a dia ( e eu diria na pista também mais heis uma batalha centenária e essa e só a minha opinião). Eles também igualizam a altos giros e por isso são usados muito em Muscle cars ( tipo Mustang Super Snake) de baixas rotações.

Os dois maiores problemas dos Superchargers são o seu preço elevado, nos EUA um pequeno ( pra motor 1.5) pode custar mas que $3500, e o segundo e clearance ( altura em comparação ao capo). Em muitos casos eles são montados acima do bloco do motor, o capo pode não fechar direito sendo necessária uma alteração no neste.
Enfim os Superchargers são uma opção mais segura porem o valor das peças ( peçA) e maior e aqui no brasil não ha muitas oficinas que o proporcionem ou instalem.

Bom ambas são technologias incriveis, ambas darao uma boa cavalagem a qualquer carro. Por outro lado ambas são um tanto perigosas para o motor ( se não calibradas corretamente) e bem caras requerindo de 7K pra cima muitas vezes, mas como tudo na vida depende de vc e o acerto e perfil que queira pro carro, sem falar das Dilmas no bolso.

Desfrutem e Happy Cruising!

- Inacio

( ps este artigo foi bem básico se tiverem mais perguntas e só falar ..tambem desculpem a fragmentação porem o site não me deixava fazer um ENORME Post...aparecia sempre erro...)

adal_abade
Membros
Veiculo: C4 Exclusiv Sport 2.0 Flex Automático

Mensagem por adal_abade »

Apesar do que diz aí no teu post, o supercharger deve se adaptar bem a carros pequenos, tem um que já saiu de fábrica com supercharger, como o caso do Fiesta...

Aliás me lembra bem a propaganda do gol turbo que ironizava o supercharger do concorrente...

[b][color=#000040]Imagina nóis de Audi, ou de [u]Citröen[/u], indo aqui, indo ali, Só pam, De vai e vem,
Aí truta, é o que eu acho, Quero também,
[u]Mas em São Paulo, Deus é uma nota de 100,[/u]
VIDALOKA!!![/color][/b]

Igs
Membros

Mensagem por Igs »

opa o que diz é que se adapta melhor a eles, porem como disse ja usei num 1.5 que teve ganhos incriveis. Foi um kit bolt on num Scion Xa nos EUA

serginhoarnoud
Membros
Estado: RS
Veiculo: C4 Exclusiv Sport 2.0 Flex Manual

Mensagem por serginhoarnoud »

Gostei bastante do tópico, bem direto e explicado. Agora só faltam alguns exemplos da 3ª opção que sejam membros aqui do clube ! Haha
BMW 120i

Igs
Membros

Mensagem por Igs »

A se num sabe, podem haver projetos ja em andamento ;)

murgolindo
Membros
Veiculo: C4 VTR

Mensagem por murgolindo »

será que existe um supercharger plug and play pro motor do c4? ia vender vários aqui no fórum!
C4 VT[color=#FF0000]R[/color]
TETO BLACK PIANO
AERO
COLUNAS DI-NOC
XENON DIRECIONAL
LEDS INTERNOS
RODAS GALLOP VENEZA
ANTENA C5
Molas H&R

[url=http://imageshack.us/photo/my-images/641/dsc01224i.jpg/][img]http://img641.imageshack.us/img641/9621/dsc01224i.th.jpg[/img][/url]

BICUDO
Moderador
Veiculo: C2 VTS do Bicudo

Mensagem por BICUDO »

Comos algums ja sabem com a compra do C2 o motor desse ja tem uma boa base para uma preparaçao....tanto quanto TURBO quanto de supercharger...a que mais me agrada em termos de desempenho e o Charger
apos algumas pesquisas....achei essa empresa...em eles usam o mesmo Dyno Race como local para mediçao...
segue site...
ainda nao tenho referencias sobre serviçoes e preços....

mas acho que vou fazer uma visita em breve....

http://www.mvspreparacoes.com.br/

abraços

adal_abade
Membros
Veiculo: C4 Exclusiv Sport 2.0 Flex Automático

Mensagem por adal_abade »

[b][color=#000040]Imagina nóis de Audi, ou de [u]Citröen[/u], indo aqui, indo ali, Só pam, De vai e vem,
Aí truta, é o que eu acho, Quero também,
[u]Mas em São Paulo, Deus é uma nota de 100,[/u]
VIDALOKA!!![/color][/b]

Responder

Voltar para “Personalização e Tuning”