Acabei de chegar da oficina onde fiz a troca da correia dentada do VTR. Meu carro está com 55.543km e por mais que existe aquele papo de que a correia aguenta até uns 70.000km, acho que é o tipo de manutenção preventiva que pode lhe salvar de um gorda conta na oficina caso ela estoure.
Como estou de férias do trabalho, fiquei o dia inteiro na oficina acompanhando a troca (xeretando, enchendo o saco, rsrsrs) e tirei algumas fotos a “cirurgia”.
Proteção da correia desmontada:
Caixa da correia nova:
Uma foto das entranhas:
A correia antiga:
Reparem que no caso da correia antiga, o principal sinal de desgaste são as marcações dos dentes no lado externo da correia. Quanto maior (mais “forte”) o sinal, mais desgastada a correia está.
O custo total da troca foi de R$788, sendo:
- Correia: R$ 135,00
- Rolamento: R$ 145,00
- Tensor: R$ 208,00
- Mão de obra: R$ 300,00
As peças são as 10 (correia), 12 (rolamento) e 11 (tensor) do esquema abaixo:

O serviço foi feito na Motor Fast (maiores informações: viewtopic.php?f=18&t=8388 )
Não cheguei a pesquisar o valor deste serviço ou das peças em outros lugares (já desisti de cotar estas coisas na CSS), mas achei o valor dentro do aceitável principalmente pela confiança que o pessoal da Motor Fast passa...
Fato curioso: o serviço estava sendo terminado, eis que chega um tal de Rodrigo para dar uma mão ao mecânico que estava fazendo a troca e papo vai, papo vem, descubro que ele é o le garage! Sim, aquele que comentou algumas idéias sobre aumento de potência no C4...Sim, ele existe, hehehehehe...trocamos uma idéia sobre a preparação que ele tem em mente e, ao que tudo indica, a preparação que ele pretende realizar vai fazer o C4 ficar do capeta...rsrsrs
[]’s
Lincão!