Boa noite a todos,
Sou novo por aqui e já fiz minha apresentação no clube.
Meu intuito neste post é pedir aos caros colegas algumas informações sobre o carro em questão (C4), pois muito se lê por aí, mas nada como falar com o dono.
Serei breve ao descrever um pouco minha situação, mas lá vai... Tenho 28 anos (casado) e nunca tive um automóvel, preferi lutar por uma moradia primeiro e graças a Deus já venci esta etapa, agora estava na procura de um belo automóvel.
Me perdoem se eu falar asneiras aqui, mas como um leigo no assunto automobilístico eu estava indo de sandero stepway por R$ 46.000,00 zero, foi aí então que de tanto me falarem pra pesquisar um carro melhor (semi-novo completo) foi que encontrei o C4 Hatch e outros (I30, Focus e Civic) a um preço que eu poderia pagar.
De todos estes meu interesse focou-se no CITROËN C4 2.0 EXCLUSIVE 16V FLEX 4P MANUAL 2009 ou 2010, novo ainda não rsss.
Gostaria que os caros freqüentadores deste fórum descrevessem um pouco suas experiências com este veículo para que eu pudesse ter uma idéia de como é manter este automóvel.
Abrirei o jogo com vcs , digamos que possuo esta grana em mãos e que tenho uma renda mensal razoável, o que me diriam se comprasse logo de cara (primeiro carro da vida), um C4? Minha falta de experiência faria com que eu me assustasse com seu consumo/manutenção e seguro? Sei o que vcs poderão dizer... "o prazer em tê-lo compensa qualquer custo", mas é este um dos motivos em que me preocupo, pois gostaria de realizar um sonho mas temo por um pesadelo em seu lugar.
Vejam se meus cálculos estão corretos...
1 - seguro de 2500~2800 reais?
2 - consumo, varia entre 5~6 km/lts é isto mesmo?
3 - IPVA de um carro de 50.000,00 a 4% daria mais ou menos 2.000 ao ano, confere?
4 - as peças desta maravilha é algo difícil de encontrar? suas revisões são pagáveis? digo assim porque na quatro rodas o teste do I30 foi elogiado, porém em todo momento focaram a manutenção das revisões, onde consideravam um pouco abusivas. O C4 segue esta mesma linha?
5 - Por que será que encontro vários anúncios deste carro no http://www.webmotors.com.br e outros sites com ano 2009-2010 e quilometragem baixas? tipo de 7 a 15km? a impressão que deu em alguns casos foi que, por alguma razão, estavam fugindo do carro...
Imagino que por serem donos, vcs saibam os pontos fortes e fracos do C4.
Por favor... dêem vossas preciosas opiniões e ajudem um cego em seu caminho, sei que carro não é investimento mas também não queria fazer bonito pra depois fazer feio, se é que me entendem.
Agradeço toda ajuda possível, seja ela uma crítica ou uma dica construtiva.
Obs: Não quero criar polêmica e nem ofender ninguém com minhas dúvidas.
Abraço a todos.
- pedroaniz
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Re: A procura de um carro...
Olá amigo, seja bem-vindo ao clube.
Quanto às perguntas:
1 - seguro de 2500~2800 reais?
Varia MUITO de acordo com o perfil. Como você já passou dos 25 e é casado, saiu da faixa de alta periculosidade, e deve ficar entre 2500 e 3000. O meu, no meu nome (21 anos), sendo que é um VTR, ficaria 3800. No nome da minha mae (45 anos, etc... melhor perfil) e com meu nome como motorista adicional ficou uns 3100, eu acho.
2 - consumo, varia entre 5~6 km/lts é isto mesmo?
Nao posso falar do alcool, mas na gasolina (o meu nao é flex) o meu faz 12 na estrada e 8,5-9 na cidade (brasilia). Mas eu ando tranquilo.
3 - IPVA de um carro de 50.000,00 a 4% daria mais ou menos 2.000 ao ano, confere?
IPVA vai pela FIPE e a porcentagem de cada estado. Em GO é 3%, tem que ver a do seu estado.
4 - as peças desta maravilha é algo difícil de encontrar? suas revisões são pagáveis? digo assim porque na quatro rodas o teste do I30 foi elogiado, porém em todo momento focaram a manutenção das revisões, onde consideravam um pouco abusivas. O C4 segue esta mesma linha?
As revisões podem ser um problema, porque as peças e mao de obra na concessionaria sao muito caras, mas isso eu imagino que seja igual a outras marcas. Se você comprar as peças originais em lojas especializadas ou mesmo na concessionaria e levar em uma oficina especializada em PSA sai de um terço a metade do preço. De maneira geral, até 50000km o custo é praticamente o fixo das revisoes, que sao bem baratos. A partir daí, vale a pena sair das concessionarias.
5 - Por que será que encontro vários anúncios deste carro no http://www.webmotors.com.br e outros sites com ano 2009-2010 e quilometragem baixas? tipo de 7 a 15km? a impressão que deu em alguns casos foi que, por alguma razão, estavam fugindo do carro...
Quando a quilometragem é baixa demais é bom desconfiar. Entretanto, no caso especifico do VTR, muitas vezes ela é baixa por que algumas pessoas consideram o carro como de final de semana, etc. e andam pouco mesmo. Não é raro encontrar VTR 2008 com menos de 25000km. Já sobre o Pallas eu nao sei te informar...
Boa sorte na compra...
Quanto às perguntas:
1 - seguro de 2500~2800 reais?
Varia MUITO de acordo com o perfil. Como você já passou dos 25 e é casado, saiu da faixa de alta periculosidade, e deve ficar entre 2500 e 3000. O meu, no meu nome (21 anos), sendo que é um VTR, ficaria 3800. No nome da minha mae (45 anos, etc... melhor perfil) e com meu nome como motorista adicional ficou uns 3100, eu acho.
2 - consumo, varia entre 5~6 km/lts é isto mesmo?
Nao posso falar do alcool, mas na gasolina (o meu nao é flex) o meu faz 12 na estrada e 8,5-9 na cidade (brasilia). Mas eu ando tranquilo.
3 - IPVA de um carro de 50.000,00 a 4% daria mais ou menos 2.000 ao ano, confere?
IPVA vai pela FIPE e a porcentagem de cada estado. Em GO é 3%, tem que ver a do seu estado.
4 - as peças desta maravilha é algo difícil de encontrar? suas revisões são pagáveis? digo assim porque na quatro rodas o teste do I30 foi elogiado, porém em todo momento focaram a manutenção das revisões, onde consideravam um pouco abusivas. O C4 segue esta mesma linha?
As revisões podem ser um problema, porque as peças e mao de obra na concessionaria sao muito caras, mas isso eu imagino que seja igual a outras marcas. Se você comprar as peças originais em lojas especializadas ou mesmo na concessionaria e levar em uma oficina especializada em PSA sai de um terço a metade do preço. De maneira geral, até 50000km o custo é praticamente o fixo das revisoes, que sao bem baratos. A partir daí, vale a pena sair das concessionarias.
5 - Por que será que encontro vários anúncios deste carro no http://www.webmotors.com.br e outros sites com ano 2009-2010 e quilometragem baixas? tipo de 7 a 15km? a impressão que deu em alguns casos foi que, por alguma razão, estavam fugindo do carro...
Quando a quilometragem é baixa demais é bom desconfiar. Entretanto, no caso especifico do VTR, muitas vezes ela é baixa por que algumas pessoas consideram o carro como de final de semana, etc. e andam pouco mesmo. Não é raro encontrar VTR 2008 com menos de 25000km. Já sobre o Pallas eu nao sei te informar...
Boa sorte na compra...
Meu VTR
-Scorro S202 17'' com 225/45R17
-Sonar Chrome c/ 4300k
-LED neblina
-Eibach
-Meu set: RD4+USBbox > Scosche FAI3A > RockfordFosgate R600-5 Prime > Infinity 6030cs + JBL 638 + Pioneer TS-W254R || Cabos SSL
-Scorro S202 17'' com 225/45R17
-Sonar Chrome c/ 4300k
-LED neblina
-Eibach
-Meu set: RD4+USBbox > Scosche FAI3A > RockfordFosgate R600-5 Prime > Infinity 6030cs + JBL 638 + Pioneer TS-W254R || Cabos SSL
Re: A procura de um carro...
Obrigado pela sua contribuição caro amigo, realmente ajuda muito estas informações.pedroaniz escreveu:Olá amigo, seja bem-vindo ao clube.
Quanto às perguntas:
1 - seguro de 2500~2800 reais?
Varia MUITO de acordo com o perfil. Como você já passou dos 25 e é casado, saiu da faixa de alta periculosidade, e deve ficar entre 2500 e 3000. O meu, no meu nome (21 anos), sendo que é um VTR, ficaria 3800. No nome da minha mae (45 anos, etc... melhor perfil) e com meu nome como motorista adicional ficou uns 3100, eu acho.
2 - consumo, varia entre 5~6 km/lts é isto mesmo?
Nao posso falar do alcool, mas na gasolina (o meu nao é flex) o meu faz 12 na estrada e 8,5-9 na cidade (brasilia). Mas eu ando tranquilo.
3 - IPVA de um carro de 50.000,00 a 4% daria mais ou menos 2.000 ao ano, confere?
IPVA vai pela FIPE e a porcentagem de cada estado. Em GO é 3%, tem que ver a do seu estado.
4 - as peças desta maravilha é algo difícil de encontrar? suas revisões são pagáveis? digo assim porque na quatro rodas o teste do I30 foi elogiado, porém em todo momento focaram a manutenção das revisões, onde consideravam um pouco abusivas. O C4 segue esta mesma linha?
As revisões podem ser um problema, porque as peças e mao de obra na concessionaria sao muito caras, mas isso eu imagino que seja igual a outras marcas. Se você comprar as peças originais em lojas especializadas ou mesmo na concessionaria e levar em uma oficina especializada em PSA sai de um terço a metade do preço. De maneira geral, até 50000km o custo é praticamente o fixo das revisoes, que sao bem baratos. A partir daí, vale a pena sair das concessionarias.
5 - Por que será que encontro vários anúncios deste carro no http://www.webmotors.com.br e outros sites com ano 2009-2010 e quilometragem baixas? tipo de 7 a 15km? a impressão que deu em alguns casos foi que, por alguma razão, estavam fugindo do carro...
Quando a quilometragem é baixa demais é bom desconfiar. Entretanto, no caso especifico do VTR, muitas vezes ela é baixa por que algumas pessoas consideram o carro como de final de semana, etc. e andam pouco mesmo. Não é raro encontrar VTR 2008 com menos de 25000km. Já sobre o Pallas eu nao sei te informar...
Boa sorte na compra...
Tenho comigo que o VTR é algo que possamos chamar de "esportivo de verdade", acredito que seu seguro é um pouco mais elevado em relação aos outros, estou certo?
Sou de Campinas - SP, por isso acho que a alíquota seja 4% para o IPVA.
Quanto à manutenção da Citroen acho que fica no mesmo patamar da Honda em questão custo de peças e mão de obra, sei que é meio cara, mas este tipo de carro dá muita manutenção? porque minha família já tiveram alguns populares que não saiam da concessionária.
Vou utilizar o carro somente nos fins de semana mesmo e segundo meus cálculos andarei uns 4.000 km por ano pois viajo muito pouco e trabalho de fretado.