- Rary
- Membros
- Estado: SP
- Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Manual
Problemas com ar Digital (hatch 10 / 11)
Ola amigos do C4C!
Pessoal, não encontrei um tópico falando sobre esses problemas.
Ontem fui na CSS tirar alguams varias duvidas bobas, testar a antena do C5 ( realmente a recepção é péssima e acabei ficando com a antena de torre de FM mesmo..) e aproveitei pra relatar os problemas abaixo:
1 - Com o ar (digital) desligado, eventualmente sai um pouco de ar quente, como se o mesmo estivesse ligado na potencia mínima.
Resposta CSS: deu explicações sobre tubulações do ar quente que passa perto do termino do parabrisa, disse algo sobre o fluxo de ar que acaba pegando calor do motor e manda pra dentro do carro, disse que nao sou o 1 que reclama e q infelizmente é do projeto do carro.
Porém, se eu ligar o ar e desliga-lo, o ar quente para de sair!!! ( esqueci de falar isso pro chefe da oficina, mas vou la sexta pra tentar uma atualização de SW para o delay, e vou dizer isso pra ver o que falam)
2 - As vezes o ar simplesmente liga sozinho! Com as últimas temperaturas utilizadas. Isso ocorreu alguams vezes que subi bastante o giro para fazer uns testes, em marchas baixas. As vezes em movimentações bruscas pelas ruas pessimas e esbuyracadas da cidade, o bendito ar tambem ligou sozinho.
Como nao consegui entender em qual situação ele cria vida e liga, não tive como cobrar a CSS por respostas. Preciso de tempo pra tentar forçar esse problema e mostrar pra eles.
Alias, com o ar digital não temos a possibilidade de simplesmente ligarmos o vento ou o desembaçador sem o ar condicionado propriamente dito, ligar junto. Acho isso muito ruim, mesmo porque nunca gostei de ar condicionado ( interior de SP, nadad e calor absurdo e no verao prefiro os ventos das janelas mesmo. Por aqui nao passamos mais que 5 minutos dentro do carro entao nem compensa usar o ar )
Alguém tem / teve problemas parecidos com esse?
Abraços a todos!!!
Pessoal, não encontrei um tópico falando sobre esses problemas.
Ontem fui na CSS tirar alguams varias duvidas bobas, testar a antena do C5 ( realmente a recepção é péssima e acabei ficando com a antena de torre de FM mesmo..) e aproveitei pra relatar os problemas abaixo:
1 - Com o ar (digital) desligado, eventualmente sai um pouco de ar quente, como se o mesmo estivesse ligado na potencia mínima.
Resposta CSS: deu explicações sobre tubulações do ar quente que passa perto do termino do parabrisa, disse algo sobre o fluxo de ar que acaba pegando calor do motor e manda pra dentro do carro, disse que nao sou o 1 que reclama e q infelizmente é do projeto do carro.
Porém, se eu ligar o ar e desliga-lo, o ar quente para de sair!!! ( esqueci de falar isso pro chefe da oficina, mas vou la sexta pra tentar uma atualização de SW para o delay, e vou dizer isso pra ver o que falam)
2 - As vezes o ar simplesmente liga sozinho! Com as últimas temperaturas utilizadas. Isso ocorreu alguams vezes que subi bastante o giro para fazer uns testes, em marchas baixas. As vezes em movimentações bruscas pelas ruas pessimas e esbuyracadas da cidade, o bendito ar tambem ligou sozinho.
Como nao consegui entender em qual situação ele cria vida e liga, não tive como cobrar a CSS por respostas. Preciso de tempo pra tentar forçar esse problema e mostrar pra eles.
Alias, com o ar digital não temos a possibilidade de simplesmente ligarmos o vento ou o desembaçador sem o ar condicionado propriamente dito, ligar junto. Acho isso muito ruim, mesmo porque nunca gostei de ar condicionado ( interior de SP, nadad e calor absurdo e no verao prefiro os ventos das janelas mesmo. Por aqui nao passamos mais que 5 minutos dentro do carro entao nem compensa usar o ar )
Alguém tem / teve problemas parecidos com esse?
Abraços a todos!!!
- fmiglior
- Moderador
- Veiculo: C4 VTR
Re: Problemas com ar Digital (hatch 10 / 11)
tem como ligar só o ventilador sem ligar o AC sim, basta aumenatar a velocidade dele e aperte o botão AC para desligar caso esteja estcrito AC no visor.
o meu as vezes q ficou saindo ar, com ele desligado foi depois de usar a função AUTO.
achava q o meu tava ligando sozinho as vezes, mas era eu que batia no botão de selecionar a temperatura sem querer.
o meu as vezes q ficou saindo ar, com ele desligado foi depois de usar a função AUTO.
achava q o meu tava ligando sozinho as vezes, mas era eu que batia no botão de selecionar a temperatura sem querer.
EX C4 VTR
-
- Membros
- Estado: SC
- Veiculo: C4 Pallas Exclusiv Flex Automático
Conforme o colega Rary falou, eu tambem não gosto de ar condicionado ligado, andando quando possível só com o ventilador ligado, só usando o AC quando realmente preciso e o AC digital do C4 tem alguns "problemas" que infelizmente, parecem ser do projeto mesmo, e que temos que conviver:
- Se o AC está desligado, só com ventilação ligada e estacionamos em algum lugar no sol, se a temperatura sobe muito, quando ligamos novamente o carro, o AC liga sozinho. Acho que esse comportamento só deveria ocorrer se a tecla AUTO estivesse ativada ao desligarmos o carro, onde o AC tentaria manter a temperatura definida no display. Apesar disso, o meu nunca ligou sozinho, após estar andando como comentasses.
- Mesma coisa quando, nesses dias frios aqui no sul, começa a sair ar quente assim que o motor aquece um pouco, e não acredito que seja o que o consultor disse, pois se diminuimos a temperatura do AC para o LO, para de sair ar quente. Isso, para mim, só deveria acontecer se o AC tivesse sido desligado com o AUTO ativado.
- A única forma de evitar isso é desligando de vez a ventilação, o que não acho uma característica boa deste projeto.
SDS,
- Se o AC está desligado, só com ventilação ligada e estacionamos em algum lugar no sol, se a temperatura sobe muito, quando ligamos novamente o carro, o AC liga sozinho. Acho que esse comportamento só deveria ocorrer se a tecla AUTO estivesse ativada ao desligarmos o carro, onde o AC tentaria manter a temperatura definida no display. Apesar disso, o meu nunca ligou sozinho, após estar andando como comentasses.
- Mesma coisa quando, nesses dias frios aqui no sul, começa a sair ar quente assim que o motor aquece um pouco, e não acredito que seja o que o consultor disse, pois se diminuimos a temperatura do AC para o LO, para de sair ar quente. Isso, para mim, só deveria acontecer se o AC tivesse sido desligado com o AUTO ativado.
- A única forma de evitar isso é desligando de vez a ventilação, o que não acho uma característica boa deste projeto.
SDS,
- Rary
- Membros
Opa, valeu pela resposta. Vamos la...fmiglior escreveu:tem como ligar só o ventilador sem ligar o AC sim, basta aumenatar a velocidade dele e aperte o botão AC para desligar caso esteja estcrito AC no visor.
Realmente, consegui fazer funcionar o ventilador apenas desligando a função A/C, eu ja havia tentado isso, mas se voce reprar, mesmo o ventilador tem uma pequena influencia da temperatura que voce deixa selecionado (por isso quando testei anteriormente, rapido, achei que o ar cond. continuasse trabalhando). Enfim, resolveu meu problema testar novamente, o vento funciona mesmo sem o ar ( mas se deixar no HI,por exemplo, o vento sai levemente quente e vice versa).
Como nao é frequente que sai oa r quente com ele desligado, nao sei se tem a ver com desligar o ar com a função AUTO selecionada, de qualquer forma, ta errado, se esta desligado nao deve sair anda pelas saidas de ar.
To começando a achar que o problema de ligar sozinho nao é do carro e sim o mesmo que voce citou rsrsrs deve ser minha mao q cria vida e bate no botão sem querer. Eu ja havia ligado o ar batendo a mao algumas vezes, ma eu percebia q tinha sido eu, algumas vezes arece q liga inexplicavelmente mesmo.... vamos aguardar mais um tempo pra ver.
Valeu!! abraços
- Rary
- Membros
Boa tarde Mangaba. É verdade, apesar de errado, não me incomodo do ar ligar sozinho quando deixado de baixo de sol forte. Concordo que deveria ligar somente se deixarmos no AUTO pela ultima vez usada. De qualquer forma, se voce desligar o carro com o ar ligado, ele vai ligar quando voce ligar o carro, estando o habitáculo quente ou frio, isso indifere do seu acionamento automático quando desligamos o ar antes de desligarmos o carro.mangaba escreveu:Conforme o colega Rary falou, eu tambem não gosto de ar condicionado ligado, andando quando possível só com o ventilador ligado, só usando o AC quando realmente preciso e o AC digital do C4 tem alguns "problemas" que infelizmente, parecem ser do projeto mesmo, e que temos que conviver:
SDS,
Sobre o ar quente, nao deve ser por casua de frio nao, isso ocorre comigo mesmo no calor. Então o seu tem o msmo problema que o meu. Exato, se ligarmos o ar, colocar no LO e desligar o ar, para de sair o ar quente (e nao sai frio), então é problema mesmo. Mas voces acham que os caras vao corrigir essas coisas?! Eu duvido muito, é perder tempo e gasolina levando o carro pra ver esse problema na css.... os caras parecem robos, dependem do lexia e só. se o computador nao axou o problema, nao tem problema! ai entra a engenharia social - inventar algo pro cliente de que aquilo é normal.
Abraços
- rodrigoc4sport
- Membros
- Estado: MG
- Veiculo: C4 Exclusiv Sport 2.0 Flex Manual
Qto a ligar somente o ventilador, ja te explicaram...
Qto ao ar condicionado ligar sozinho, é impossivel.. Acontece q qq movimento ou qq encosto nas rodinhas q controlam o ar condicionado, os mesmos ligam com a ultima temperatura usada anteriormente... Eu faço muito isso, qdo vou ligar o som, e acabo confundindo os controles do painel. So vejo q liguei o ar qdo sinto o vento gelado....
Abraço
Qto ao ar condicionado ligar sozinho, é impossivel.. Acontece q qq movimento ou qq encosto nas rodinhas q controlam o ar condicionado, os mesmos ligam com a ultima temperatura usada anteriormente... Eu faço muito isso, qdo vou ligar o som, e acabo confundindo os controles do painel. So vejo q liguei o ar qdo sinto o vento gelado....
Abraço
- piolho
- Membros
- Estado: DF
- Veiculo: Outros
Não sei qual é o comportamento de climatizadores automáticos de outras marcas, mas conheço gente que tem Peugeot que também reclama do ar quente que sai com o sistema desligado (deve ser coisa da PSA).
O que acredito que ocorra é o seguinte... Nos carros com sistema manual sempre tive o costume de manter o controle de temperatura na extremidade azul (ar frio máximo). Nesse, o equivalente desse controle seriam os botões giratórios de de temperatura (de 15 a 27°C acho...). Como costumo deixar entre 22 e 24°C, seria o equivalente a utilizar o controle de temperatura dos sistemas manuais mais ou menos no início da faixa vermelha (quente), onde um pouco do ar quente do sistema de arrefecimento do motor é jogado para o habitáculo.
Como não tenho paciência pra manter os controles no LO (low), para evitar que o sistema misture ar quente e, a cada vez que quiser o controle automático, ter que ficar novamente regulando a temperatura desejada, faço o seguinte:
O que acredito que ocorra é o seguinte... Nos carros com sistema manual sempre tive o costume de manter o controle de temperatura na extremidade azul (ar frio máximo). Nesse, o equivalente desse controle seriam os botões giratórios de de temperatura (de 15 a 27°C acho...). Como costumo deixar entre 22 e 24°C, seria o equivalente a utilizar o controle de temperatura dos sistemas manuais mais ou menos no início da faixa vermelha (quente), onde um pouco do ar quente do sistema de arrefecimento do motor é jogado para o habitáculo.
Como não tenho paciência pra manter os controles no LO (low), para evitar que o sistema misture ar quente e, a cada vez que quiser o controle automático, ter que ficar novamente regulando a temperatura desejada, faço o seguinte:
- Deixo os controles de temperatura sempre na temperatura que eu quero, mesmo com o sistema totalmente desligado.
- Quando começa o "bafo quente", aciono o botão de desembaçar o pára-brisas.
- Espero alguns segundos depois daquele "escândalo" todo de jogar ar pelas saídas superiores na velocidade 8 e aperto o botão "AUTO". Mais uns segundos depois, após a velocidade do pulsor / ventilador ter diminuído, desligo o sistema com o botão de diminuir a velocidade.
- rodrigo cardozo
- Membros
- Estado: RS
- Veiculo: Outros
Acredito que em todo sistema de A/C digital seja a mesma coisa... Venho da GM e é igual!piolho escreveu:Não sei qual é o comportamento de climatizadores automáticos de outras marcas, mas conheço gente que tem Peugeot que também reclama do ar quente que sai com o sistema desligado (deve ser coisa da PSA).
É um ritual meio chato, mas que refrigera a tubulação e que permite manter o sistema desligado, apenas com a ventilação natural, sem que aquele "bafo quente" fique na minha cara. :-)
- Deixo os controles de temperatura sempre na temperatura que eu quero, mesmo com o sistema totalmente desligado.
- Quando começa o "bafo quente", aciono o botão de desembaçar o pára-brisas.
- Espero alguns segundos depois daquele "escândalo" todo de jogar ar pelas saídas superiores na velocidade 8 e aperto o botão "AUTO". Mais uns segundos depois, após a velocidade do pulsor / ventilador ter diminuído, desligo o sistema com o botão de diminuir a velocidade.
Mas vamos lá, como achei a tua explicação perfeita (e tenho convicção que está correta), me permito complementar:
Não podemos esquecer que os carros têm ar quente, que é disponibilizado sem o uso do a/c. Ele funciona apenas utilizando como referência a temperatura indicada (no a/c digital) e, quando deixamos o marcador em qualquer temperatura diferente de LO, seria meio que óbvio que o sistema envie um pouco da mistura de ar quente que circula no mesmo.
Além disso, muitos parecem esquecer que o motor também envia ar quente p/ cabine, mesmo com o seletor no LO, toda vez que o carro é utilizado e o motor alcança a temperatura normal de funcionamento. Com o deslocamento, o ar que entra através do cofre do motor passa pelo sistema de ar do carro, acabando por entrar na cabine. Este fato é diminuído com o andar, pois naturalmente o motor vai dissipando um pouco daquele "forno' inicial (por ex, em estradas quase não notamos aquecimento na cabine, pois a velocidade é maior e a temperatura do motor cai...).
Como atenuar o problema: deixando a entrada de ar externa fechada (evitaria que o ar exterior "empurrasse" o calor do motor p/ cabine. Mas ATENÇÃO, não é recomendado andar muito tempo com o recirculador fechado, pois o nível de oxigênio da cabine pode baixar muito, podendo ocasionar problemas na respiração (quantos casos de óbitos em crianças deixadas em carros totalmente fechados já ouvimos?), sonolência, etc...
A propósito, o teu ritual também é válido, mas em regiões úmidas, por utilizar o a/c (quando acionar o AUTO), ele acaba por "umedecer" a tubulação, podendo gerar aquele outro "suposto" problema que alguns reclamam em muitos Fóruns por aí (inclusive no nosso): o embaçamento do párabrisas (quando, na próxima ligada somente da ventilação, sem o uso do a/c)!
Mas isto é assunto p/outro tópico...rsrsrsrs
-
- Membros
- Veiculo: C4 Pallas Exclusiv Flex Automático
Já notei que o AC esta ligando sozinho qdo o carro fica parado na garagem ou no sol.
Avisei a css pois acredito que isso não pode ser normal ou automático. Ficamos de programar um pitstop.
Se tiver alguma novidade, postarei aqui.
Avisei a css pois acredito que isso não pode ser normal ou automático. Ficamos de programar um pitstop.
Editado pela última vez por KAMIKA em 10 Set 2011, 17:57, em um total de 1 vez.
- Zeppelin
- Membros
- Estado: MG
Qndo o carro é desligado e a temperatura aumenta, qndo vc liga o carro o ar liga automaticamente. Se estiver muito quente e no automático, ele liga no maximo para resfriar o carro. Isto é normal.KAMIKA escreveu:Já notei que o AC esta ligando sozinho MAM qdo o carro fica parado na garagem ou no sol.
Agora se o ar liga sozinho com o carro ligado, não é normal. A não ser que o carro esteja virando robô...
C4 Hatch 2.0 BVM+Couro+Teto e Mala Preto Brilho+Antena C5+Filtro K&N+Atacamas Grafites+Eibach+Faróis Black

viewtopic.php?f=26&t=10229&start=140#p144273

viewtopic.php?f=26&t=10229&start=140#p144273