- marcusthedriver
- Membros
- Estado: SP
- Veiculo: Outros
Re: Carros Importados tem alícota aumentada em 30 p. percentuais
E mais uma vez o Governo passa o povo pra trás... Essa medida, além de antiética também é ilegal, inconstitucional, o governo rasgou a constuição e jogou no lixo gente! Para se alterar a alíquota do IPI é preciso respeitar o princípio da anterioridade nonagesimal, ou seja, 90 dias de prazo para começar a cobrar com a alíquota mais alta...
Eu tenho fé que a ABEIVA vai conseguir derrubar esse decreto, pelo menos eu torço pra isso... No mais, eu torço pela manutenção dos empregos dos importadores e que um dia o povo brasileiro se toque que não é aumento tributo que se defende as indústrias, e sim dando melhores condições para o crescimento real da economia, e não através de uma bolha que nem estamos vivendo aqui...
Bruno, se puder alterar o título do tópico, a grafia correta é alíquota e não alícota...
Eu tenho fé que a ABEIVA vai conseguir derrubar esse decreto, pelo menos eu torço pra isso... No mais, eu torço pela manutenção dos empregos dos importadores e que um dia o povo brasileiro se toque que não é aumento tributo que se defende as indústrias, e sim dando melhores condições para o crescimento real da economia, e não através de uma bolha que nem estamos vivendo aqui...
Bruno, se puder alterar o título do tópico, a grafia correta é alíquota e não alícota...
Marcusthedriver - Agora de Japonês (sacrilégio eu sei rs) Nissan March SV 1.6 16v
- bruno figueiredo
- Moderador
- Estado: RJ
- Contato:
Re: Carros Importados tem alícota aumentada em 30 p. percentuais
É verdade! já está feito. Tive que reduzir os caracteres, pois o título do Tópico tem um nº máximo deles, e não aceitava alíquota, só alícota, rsrsrs...marcusthedriver escreveu:Bruno, se puder alterar o título do tópico, a grafia correta é alíquota e não alícota...
Abs.
Bruno Figueiredo.
- vagnitow
- Membros
- Estado: PR
- Veiculo: C4 VTR
Re: Carros Importados tem alíquota aumentada em 30 p percentuais
marcus, mas será respeitado a anterioridade nonagesimal, tanto é que por enquanto nada muda, até porque existe um prazo atual (acredito que exatamente os 90 dias) para que todas as marcas (incluindo as "nacionais") provem que tem 65% de produtos feitos aqui.
meu chefe que troca de carro como eu troco de cueca disse que alguns carros ja estão com valores mais caros (pasmem, os carros "NACIONAIS"), é eles vão se aproveitar, concorrência menor.
meu chefe que troca de carro como eu troco de cueca disse que alguns carros ja estão com valores mais caros (pasmem, os carros "NACIONAIS"), é eles vão se aproveitar, concorrência menor.
- VTRPOA
- Membros
- Estado: RS
vagnitow escreveu:marcus, mas será respeitado a anterioridade nonagesimal, tanto é que por enquanto nada muda, até porque existe um prazo atual (acredito que exatamente os 90 dias) para que todas as marcas (incluindo as "nacionais") provem que tem 65% de produtos feitos aqui.
Infelizmente acontecerá isso mesmo Vagnitow. Claro que irão inventar qualquer motivo para ´aumento´, a saída de é que pode-se chamar assim, serão as importadoras reduzirem suas grandes margens de lucro. Claro que não será a solução, mas ficará um pouco mais próxima dos valores das nacionais. Ou então que justifiquem o valor algo acima dos nacionais com a qualidade, acessórios, etc superiores. Ao menos terão que focar nos seus pontos fortes.
Agora em relação a todas as marcas nacionais comprovarem que tem 65% de itens feitos no país, isso vai ser MUITO interessante...
Abs!
VT[color=#FF0000]R[/color] Noir Obsidian, Aero, Xenon Direcional, Couro c/ aquecimento, K&N, Resolfen, Eibach Pro-Kit, Continental Extreme Contact, Mini Antena.
- vagnitow
- Membros
Ja esta refletindo essa situação na prática, viram a JAC ?
http://www.gazetadopovo.com.br/economia ... lta-de-IPI
http://www.gazetadopovo.com.br/economia ... lta-de-IPI
- mmbdp
- Moderador
- Veiculo: C4 Pallas GLX Manual
Postei lá no meupicanto.com:
Kia Forte (Cerato) automático: $ 16.200 = R$ 29856.60 (preço nos EUA)
Kia Cerato automático: R$ 61.900,00 (preço no Brasil sem o aumento de IPI)
Diferença: R$ 32.043,40
O carro é produzido na Coréia e exportado para os EUA e para o Brasil. Paga impostos aqui e nos EUA.
A diferença supera os 107%. Contando que o transporte tem custo semelhante e o imposto praticado neste Cerato vendido no Brasil era de 13%, quem é que abocanha o restante do LUCRO?
Depois de muito pensar nesse "CHORORÔ" de aumento do IPI, cheguei à singela conclusão de que, se a KIA e outros fabricantes de automóveis querem continuar vendendo bem aqui, que reduzam sua ABSURDA margem de lucro, pois se vendem aqui por mais do DOBRO que vendem nos EUA, podem reduzir o preço.
O Honda City produzido aqui custa menos da metade no México. Por que a Honda aqui tem que lucrar o dobro?
Então, tanto as montadoras aqui instaladas quanto as que importam os veículos têm lucro absurdamente grande, mas as aqui instaladas geram muito mais empregos diretos e indiretos, gerando também maior arrecadação. Ponto para elas.
Já as que somente importam os veículos, caso da nossa amada KIA, somente geram empregos no setor de vendas e manutenção. A produção e a arrecadação dela decorrente geram riqueza na já afortunada Coreia.
A medida é, na minha opinião, protecionista e dirigida. Mas não pode ser atacada por inescrupulosos vendedores de carros, que nos cobram caro pelo bem e muito mais ainda pela manutenção do mesmo.
Não sou partidário do Governo, não nutrindo simpatia alguma pela maioria das condutas deste. Mas passei a ter mais pavor dos empresários que querem reclamar do imposto sem diminuir sua ganância, ainda mais quando esses empresários demonstram total desrespeito e falta de preparo no trato com seus consumidores.
Vá a uma concessionária KIA, Hyundai, Audi, BMW e encomende um paralamas de um carro importado. Quantos dias sem carro?
Eu acho o seguinte: chorar não adianta. Adianta não trocar o carro agora. Quanto menos veículos vendidos, sejam importados ou nacionais, mais eles vão ver que os lucros devem diminuir.
Mas o brasileiro, povo "esperto" está se vangloriando porque comprou o carro agora, e pagou mais caro que custava, mas menos do que quando o imposto subir.
Somos realmente palhaços, mas não só pelo aumento do imposto, e sim porque compramos os carros não importa o que cobrem, ainda pagamos ágio. Estão pagando mais caro no veloster branco (5 mil reais a mais)...além do ágio pela exclusividade e sem perceber que até em mecânica a propaganda é mentirosa. Dizer mais o quê?
4rodas de outubro, pág. 28:
"...a JAC foi a única a se pronunciar. Além de manter o plano de instalar uma fábrica no Brasil (com início de produção em 2014), o presidente da marca, Sergio Habib, disse: "o estoque da rede permite a manutenção do preço dos carros no patamar atual por mais de um mês. Após esse período, a estratégia é repassar para o consumidor o menor aumento possível". A manobra, diz uma fonte ligada à JAC, "é baseada na cena atual. Mas a direção da empresa está confiante que as conversações com o governo venham a resultar num abrandamento das medidas. Ainda que nada melhore, o J3, por exemplo, aumentará, no máximo, 3 000 reais" - o repasse integral elevaria o preço de 37 000 para 47 400 reais."
- Habib acabou com a imagem da Citröen no Brasil enquanto manteve o monopólio da marca. E olha que as peças na PSA têm preço razoável e, se encomendadas da França chegam em 15 dias. Talvez tenha aprendido, pois a marca francesa de design apurado e tecnologia avançada até hoje não conseguiu afastar a imagem do pós-venda deficiente e da grande desvalorização de seus (excelentes) carros. Digo excelentes pelo custo x benefício, pois sempre ofereceram um pacote generoso se comparado ao dos carros de mesma faixa preço.
Já estou começando a achar que depois que passar o Aniversário de Papai Noel, com as ótimas vendas trazidas pelo bom velhinho e pelo 13° salário, o governo abaixa o imposto, e as montadoras-importadoras voltam a lucrar como antes. As nacionais (argentinas e mexicanas) lucraram muito nesse final de ano, e devem repartir seus lucros com os autores da genial medida protecionista.
- vagnitow
- Membros
Marcelo, apesar da sua indignação ter fundamento, não são exatamente esses que você apontou, a carga tributária incidente sobre um veículo automotor não se resume a apenas IPI..., de qualquer maneira concordo que eles tem lucros altos, que se aproveitam da situação, mas o lucro deles é bem menor do que você imagina (MAS FRISO, AINDA É ALTO).
- mmbdp
- Moderador
- Veiculo: C4 Pallas GLX Manual
vagnitow escreveu:Marcelo, apesar da sua indignação ter fundamento, não são exatamente esses que você apontou, a carga tributária incidente sobre um veículo automotor não se resume a apenas IPI..., de qualquer maneira concordo que eles tem lucros altos, que se aproveitam da situação, mas o lucro deles é bem menor do que você imagina (MAS FRISO, AINDA É ALTO).
Sei bem que existem vários outros tributos incidentes sobre veículos. Interessante notar que os outros impostos permanecerão inalterados, mas somente o aumento de 30% do IPI é que está em questão. O que justifica que o carro produzido aqui - e vendido no México - seja lá vendido pela metade do preço?
O custo de uma BMW, audi, mercedes, hyundai ou coisa que o valha é igual para venda aqui, nos EUA ou Europa, mas o valor praticado aqui é absurdamente maior, onde seus veículos são tratados como premium quando na Europa e EUA são comuns.
O Brasil é hoje o quarto mercado mundial de automóveis, mas é o lugar onde o carro tem a maior margem de lucro no mundo. Citei o exemplo do depoimento do nosso amigo Habib, da JAC - de não repassar o aumento ao consumidor, ou seja, reduzindo os lucros. Se o governo peida na farofa e volta atrás duvido que eles mantém baixa a margem de lucro e reduzem os preços.
O país é esse, gostemos ou não. Mas NÃO TEM JUSTIFICATIVA O PREÇO DOS CARROS AQUI. Como bem disse o Bruno Figueiredo: NÃO É HORA DE COMPRAR CARRO ZERO. Mas sempre é hora de mandar esses empresários e o próprio governo tomarem no olho do ...
- JohnZaccardi
- Membros
Galera.. nao adianta ficarmos discutindo aqui... quem faz so preços é o consumidor.
Se colocarem Uno Fire a 50mil e vender igual agua eles vao manter o preço a 50mil. Nao importa se é justo ou não.
O Brasileiro é "rico" e aceita esses preços.. é só parar de comprar, simples assim.
É que nós já nos acostumamos aos preços absurdos.. ja nos acostumamos a trabalhar quase metade do ano apenas para pagar impostos, ja nos acostumamos a ter carros defazados do mercado externo.
O poder está na mão do consumidor.. o problema é que pra mudar essa mentalidade é muito complicado...
Abs
Se colocarem Uno Fire a 50mil e vender igual agua eles vao manter o preço a 50mil. Nao importa se é justo ou não.
O Brasileiro é "rico" e aceita esses preços.. é só parar de comprar, simples assim.
É que nós já nos acostumamos aos preços absurdos.. ja nos acostumamos a trabalhar quase metade do ano apenas para pagar impostos, ja nos acostumamos a ter carros defazados do mercado externo.
O poder está na mão do consumidor.. o problema é que pra mudar essa mentalidade é muito complicado...
Abs
Agora: Audi A3 Sportback 2.0TSFI S-Tronic
Antes: C4 Hatch Exclusive Sport BVA
Antes: C4 Hatch Exclusive Sport BVA
-
- Membros
- Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
O IPI sobe, automaticamente todos os outros impostos (como o ICMS) que são calculados sobre o preço final também sobem. O Brasil é campeão em cobrar imposto sobre impostos.mmbdp escreveu: Sei bem que existem vários outros tributos incidentes sobre veículos. Interessante notar que os outros impostos permanecerão inalterados, mas somente o aumento de 30% do IPI é que está em questão. O que justifica que o carro produzido aqui - e vendido no México - seja lá vendido pela metade do preço?
Quanto aos carros feitos aqui custarem MUITO mais barato lá fora entra uma malandragem das fábricas:
Uma forma de remeter lucros ao exterior sem ter que declarar e ser taxado é exportar os carros por preços abaixo do custo. Assim a operação brasileira fica com o "prejuízo" (já lucram demais com o mercado interno) enquanto a matriz lucra em dobro.
Agora, ao final das contas quem faz o preço é o consumidor como os amigos já disseram. Nada justifica um Azera custar 72 mi e um Veloster 90mil. Nem um BMW de U$78mil custar R$550Mil no Brasil. As coisa "valem" o quanto o comprador está disposto a pagar.