- brunollo
- Membros
- Estado: DF
- Veiculo: C4 VTR
Re: Citroen C4 VTR N/A Project - Projeto Rafale + outras ideias
Consultei meu pai. Conversamos um bocado, ele gosta mais de tucho mecânico que hidráulico, e gosta de mexer é em carburado. Eis a explicação:
Provavelmente essa válvula é mais curta mesmo para dar gap pro pistão. Ele explicou que isso é muito comum em 16v, e citou até (vergonha, vergonha, eu já montei um monte mas n sabia disso) o C20XE que usa o mesmo esquema em relação ao Ecotec normal. MAAAAS (e aí vem o pulo do gato):
O velho falou que, se montando as válvulas e der pra prender as travas nos tuchos, os tuchos (como são hidráulicos) provavelmente conseguem regular essa diferença de 0,8mm. Ele lembrou que os tuchos hidráulicos de Opala, por exemplo, conseguem uma distensão bem maior que essa, e que essa é a maior vantagem dos tuchos hidráulicos. VC conseguem bons levantes e boa duração com eles, e fica fácil regular. Pra rua, é o ideal. Como sugestão, ele recomendou vc afundar a sede em 0,4mm e deixar os outros 0,4mm com o tucho. E disse (palavras dele) "provavelmente o jirico vai ter que usar um óleo mais fino se quiser girar pra mais de 7mil com esse esquema, pros tuchos não descarregarem!"
Sobre os comandos, procede. É pra dar espaço pros pistões. Agora, de posse dessa informação, vou falar: com os comandos originebas, um trabalho de dutos no cabeção, essa válvulas e bons coletores de admissão e escape, esse motor vira bem, talvez encoste ou até passe dos 170cv. AGORA SIM!!!
Fmiglio, vc tem as specs dos comandos do EW10J4S? VC consegue mandar pra mim?
Provavelmente essa válvula é mais curta mesmo para dar gap pro pistão. Ele explicou que isso é muito comum em 16v, e citou até (vergonha, vergonha, eu já montei um monte mas n sabia disso) o C20XE que usa o mesmo esquema em relação ao Ecotec normal. MAAAAS (e aí vem o pulo do gato):
O velho falou que, se montando as válvulas e der pra prender as travas nos tuchos, os tuchos (como são hidráulicos) provavelmente conseguem regular essa diferença de 0,8mm. Ele lembrou que os tuchos hidráulicos de Opala, por exemplo, conseguem uma distensão bem maior que essa, e que essa é a maior vantagem dos tuchos hidráulicos. VC conseguem bons levantes e boa duração com eles, e fica fácil regular. Pra rua, é o ideal. Como sugestão, ele recomendou vc afundar a sede em 0,4mm e deixar os outros 0,4mm com o tucho. E disse (palavras dele) "provavelmente o jirico vai ter que usar um óleo mais fino se quiser girar pra mais de 7mil com esse esquema, pros tuchos não descarregarem!"
Sobre os comandos, procede. É pra dar espaço pros pistões. Agora, de posse dessa informação, vou falar: com os comandos originebas, um trabalho de dutos no cabeção, essa válvulas e bons coletores de admissão e escape, esse motor vira bem, talvez encoste ou até passe dos 170cv. AGORA SIM!!!
Fmiglio, vc tem as specs dos comandos do EW10J4S? VC consegue mandar pra mim?
Minha tolerância anda negativa com asneiras...
- fmiglior
- Moderador
- Estado: SP
o Brunollo, postei umas informações sobre o Ew10j4s aqui: viewtopic.php?f=22&t=7946&st=0&sk=t&sd=a&start=50 veja se ajuda, posso até procurar mais coisas sobre o motor e sobre a injeção nos manuais tecnicos da citroen.
EX C4 VTR
-
- Membros
brunollo, acho que por enquanto não vou usar comandos mais bravos, portanto, vou por hora trabalhar somente o cabeçote.
Pelas imagens abaixo, parece que o cabeçote não vai suportar 2mm a mais para cada válvula.

Mas encontrei uma empresa que me pareceu muito competente, a Tecnomec. Especializados em cabeçotes, fazendo o trabalho aumentando o fluxo no cabeçote original.
Acho que vou começar com válvulas originais e depois coloco os comandos.
Pelas imagens abaixo, parece que o cabeçote não vai suportar 2mm a mais para cada válvula.

Mas encontrei uma empresa que me pareceu muito competente, a Tecnomec. Especializados em cabeçotes, fazendo o trabalho aumentando o fluxo no cabeçote original.
Acho que vou começar com válvulas originais e depois coloco os comandos.
-
- Membros
- Veiculo: Outros
- Contato:
Boa noite pessoas...
Estive pensando “cá com meus botões” e já aviso que não quero criar discórdia ou ser o advogado do diabo, mas sim só entender uma coisa...
Alterando o comando, mexendo em cabeçote e essas coisas o brunollo comentou que o carro talvez chegue aos 170cv (ou mais, ou menos, whatever)...
Como vocês pretendem medir este ganho?
A resposta pode ser óbvia (dãã): dinamômetro na criança!
Oras bolas, e como saber se a medição do dinamômetro está “correta” (descontando as margens de erro)?
Sendo um pouco mais direto, por que com as alterações não tão radicais (filtro, CAI, remap, escap, etc) há um ceticismos sobre os ganhos (já discutidos extensivamente em outros tópicos) e com estas discutidas aqui não?
Calma!! Calma!! Não fiquem nervosos!! Vou escrever novamente que “não quero criar discórdia ou ser o advogado do diabo”, só quero entender a lógica da coisa...rsrsrs
NOTA: partindo do principio que as duas medições (alterações “leves” e alterações “hardcore”) serão feitas em um dinamômetro neutro e não anabolizado...
[]’s
Lincão!
Estive pensando “cá com meus botões” e já aviso que não quero criar discórdia ou ser o advogado do diabo, mas sim só entender uma coisa...
Alterando o comando, mexendo em cabeçote e essas coisas o brunollo comentou que o carro talvez chegue aos 170cv (ou mais, ou menos, whatever)...
Como vocês pretendem medir este ganho?
A resposta pode ser óbvia (dãã): dinamômetro na criança!
Oras bolas, e como saber se a medição do dinamômetro está “correta” (descontando as margens de erro)?
Sendo um pouco mais direto, por que com as alterações não tão radicais (filtro, CAI, remap, escap, etc) há um ceticismos sobre os ganhos (já discutidos extensivamente em outros tópicos) e com estas discutidas aqui não?
Calma!! Calma!! Não fiquem nervosos!! Vou escrever novamente que “não quero criar discórdia ou ser o advogado do diabo”, só quero entender a lógica da coisa...rsrsrs
NOTA: partindo do principio que as duas medições (alterações “leves” e alterações “hardcore”) serão feitas em um dinamômetro neutro e não anabolizado...
[]’s
Lincão!
Você é de SP ou Região? Participe dos nossos encontros semanais! Clique aqui e saiba mais!
C4Clube no Facebook
C4Clube no Facebook
- fmiglior
- Moderador
tem um jeito melhor de medir lincão hehehe passa no dino e ve quando deu... ai chama um carro q tenha um CV próximo ao que deu no dino pra acelerar e ve hehehehe.
EX C4 VTR
-
- Membros
Lincão, o certo é você levar o carro para fazer as passadas no dino, e não o seu preparador.
Tipo já tenho o carro passado original e o preparador vai passar depois que terminar de instalar o escape(o mecânico dele esqueceu de passar o termotape no coletor).
Mesmo sabendo que ele vai passar no Dynojet vou levar em outro dinamômetro e fazer outra puxada.
Além da injeção estar totalmente otimizada para extrair a melhor potencia do motor para o dia a dia. E se vc fazer um remap, legal, vai deixar a mistura mais gorda e adiantar o ponto e extrair uns pôneis a mais. Mas na minha opinião não vale o sacrifício de deixar o carro muito mais propenso a quebras aumentando consideravelmente o consumo de combustível.
Por isso você só vai ganhar potencia melhorando todo o sistema em um motor aspirado. Por exemplo o coletor de escape estrangula a saída dos gases, pois ele foi projetado para ser silencioso e adequado aos níveis de poluentes vigente.
Por isso que o povo fica cético quando vê um remap dando 170 cv só com filtro e sem catalisador.
Tipo já tenho o carro passado original e o preparador vai passar depois que terminar de instalar o escape(o mecânico dele esqueceu de passar o termotape no coletor).
Mesmo sabendo que ele vai passar no Dynojet vou levar em outro dinamômetro e fazer outra puxada.
Então os ganhos não devem ser muito expressivos pois o sistema tem muita restrição, não é tirando o catalisador e colocando um filtro de auto-fluxo que vai resolver o problema.Sendo um pouco mais direto, por que com as alterações não tão radicais (filtro, CAI, remap, escap, etc) há um ceticismos sobre os ganhos (já discutidos extensivamente em outros tópicos) e com estas discutidas aqui não?
Além da injeção estar totalmente otimizada para extrair a melhor potencia do motor para o dia a dia. E se vc fazer um remap, legal, vai deixar a mistura mais gorda e adiantar o ponto e extrair uns pôneis a mais. Mas na minha opinião não vale o sacrifício de deixar o carro muito mais propenso a quebras aumentando consideravelmente o consumo de combustível.
Por isso você só vai ganhar potencia melhorando todo o sistema em um motor aspirado. Por exemplo o coletor de escape estrangula a saída dos gases, pois ele foi projetado para ser silencioso e adequado aos níveis de poluentes vigente.
Por isso que o povo fica cético quando vê um remap dando 170 cv só com filtro e sem catalisador.
-
- Membros
- Veiculo: Outros
- Contato:
Essa era a minha dúvida....a forma de verificação é a mesma...dtorres escreveu:Lincão, o certo é você levar o carro para fazer as passadas no dino, e não o seu preparador.
Concordo plenamente e pessoalmente acho que tudo isso que você está planejando (e já fez) é muito mais legal pelo aprendizado em sí (lógico também que nem todo mundo quer chegar a este nível de aprendizado)...dtorres escreveu:Por isso que o povo fica cético quando vê um remap dando 170 cv só com filtro e sem catalisador.
É que tem gente aí - COF COF, né brunollo, COF COF - que judia do pessoal que diz que tirou 170cv com filtro+remap+escap...hehehehehe
[]'s
Lincão!
Você é de SP ou Região? Participe dos nossos encontros semanais! Clique aqui e saiba mais!
C4Clube no Facebook
C4Clube no Facebook
- Igs
- Membros
- Veiculo: C4 Hatch 2.0 Manual
Fala gente, olha to aqui na Alemanha ate o dia 27 e queria saber se vale a pena investir nos cat catcams....ja v muita gente falar que mudança de comando e f*da já que em baixa o carro fica lerdo, e eu moro em sampa, claro pego estrada todo dia mais 90 por cento do meu tempo estou em baixa já que o transito e uma m*rda. O carro já e mole no alcool em baixa....vale a pena pedir umas catcams enquanto estou aqui e quanto posso esperar de ganho? Precisaria fazer trabalho de cabeçote ou válvulas para utilizar comandos mais agressivos ou seria plug and play?
Olha sempre gostei de papo de preparação mais vcs aqui estao num nivel mais avançado kkk e estou aprendendo.
Poderia tb haver danos ou maiores desgastes?
Olha sempre gostei de papo de preparação mais vcs aqui estao num nivel mais avançado kkk e estou aprendendo.
C4 Hatch 2.0: VENDIDO
-
- Membros
O comando é plug and play, só vai precisar fazer um remapeamento para extrair os pocotós que o comando traz. Mas não é remap tipo nascarchips não, é coisa que vc vai deixar com preparador e gastar um bom tempo e grana para acertar.Igs escreveu:Fala gente, olha to aqui na Alemanha ate o dia 27 e queria saber se vale a pena investir nos cat catcams....ja v muita gente falar que mudança de comando e f*da já que em baixa o carro fica lerdo, e eu moro em sampa, claro pego estrada todo dia mais 90 por cento do meu tempo estou em baixa já que o transito e uma m*rda. O carro já e mole no alcool em baixa....vale a pena pedir umas catcams enquanto estou aqui e quanto posso esperar de ganho? Precisaria fazer trabalho de cabeçote ou válvulas para utilizar comandos mais agressivos ou seria plug and play?
Este comando você consegue até 30 cv a mais de potência e o torque também vai aumentar. Não acho que vá estragar o torque em baixa rpm.
É uma mod que pretendo fazer em breve, fiz a cotação na catcams e sai 499 euros.
- Igs
- Membros
- Veiculo: C4 Hatch 2.0 Manual
Vish caro! Acontece que que já fiz muita cágado com o carro e aprendi depois como fazer do jeito certo, e como este mod seria hardware f**a e caro num quero chegar em sampa com ele e dar na m*RDA sabe? Tipo agor o carro so pode andar acima do trocentos quilômetros com ultra mega podium nas quintas dias 14 te tempo fechado hahahahh. Eu uso o carro todos os dias, e sim o meu escape faz barulho pra caramba porque curto muito o ronco do bicho. Mais explica de novo, em portugues pf e onde teria que fazer e mais ou menos por quanto?
C4 Hatch 2.0: VENDIDO