Estou iniciando este Tópico que está diretamente relacionado à interligação em rede multiplexada ou Mux
CALCULADOR X BSI (EM REDE CAN)
Pretendo abrir este tópico para discutirmos todos os assuntos relacionados à eletrônica embarcada...
Um Grande abraço a todos,
Segue Abaixo Vídeo de um Quadripropeler elétrico
http://www.youtube.com/watch?v=FM31QMOD ... re=related
Rodrigo
Le Garage

Clique Abaixo
E confira dois vídeos meus que fiz uns tempos atrás..
http://www.youtube.com/watch?v=iFanFgnfEO8
http://www.youtube.com/watch?v=9TbnIUQN ... r_embedded
O automóvel desde a sua invenção, vem se desenvolvendo para atender aos desejos e necessidades de seus compradores, as normas de segurança e as reduções de emissões de poluentes etc..
Sistemas eletrônicos cada vez mais complexos fazem parte dos automóveis de hoje, tais como:
Injeção Eletrônica de Combustível,
Transmissão automática controlada eletronicamente
Freios com sistema ABS,
Air bag´s,
Suspensão eletrônica,
etc..
O aumento dos equipamentos eletrônicos embarcados, provocaram um crescente aumento na quantidade e complexidade dos cabos e conexões elétricas dos automóveis.
Na década de 50, um Peugeot 203 possuía em seu interior um chicote elétrico com aproximadamente 50 fios, num total de menos de 60 metros e um mesmo número de conexões.
Quarenta anos depois um 406 ano 98 possui um total de 1.100 fios nos seus chicotes elétricos, com mais de 2.000 metros de comprimento e um mesmo número de conexões...
A grande quantidade de fios e conectores limita e encarece o desenvolvimento dos veículos.
A multiplexagem restabelece com larga vantagem, as possibilidades de evolução no âmbito da eletrônica embarcada, já que em seu principio de funcionamento ela elimina consideravelmente a quantidade de fios, sensores, conectores e calculadores, pois se vale do compartilhamento de informações.
Os sistemas eletrônicos do novo C4 estão interligados em rede e trocam informações através de um único par de fios de cobre, que percorre todo o carro, chamado BUS ou rede mux
Multiplexagem e Eletrônica
OM...
Dando início então ao tópico, quero detalhar um pouco sobre o princípio de funcionamento de caixas de serviços inteligentes (BSI) e calculadores de injeção, como eles se intercomunicam entre sí e como é que realmente é por dentro de uma rede multiplexada.
Primeiramente quero introduzir com uma análize de como era antes da multiplexagem...
Antigamente lá na época dos 106,ax á 605,xm, tudo que precisavamos ligar assim como um botão no painél como aquecimento de bancos e suspenssão esporte por exemplo, era tudo interligado componente a componente, dificultando muito os ramais dos chicotes e muitos conectores,dando muito mal contato e ficando muito caro...
Então imagine assim: Que por exemplo você tenha que acender 10 lampadas em tempos diferentes, ou seja,10 interruptores,10 soquetes e 10 pares de cabos interligando um a um..
Cabos,fios,conectores,interruptores,soquetes,tudo para ligarmos dez lampadinhas...
Imaginem só como é que é atráz do painél do 605...
Muitos conectores
muito mal contato com o tempo...
Para facilitar o entendimento do que é a Multiplexagem e como funciona, podemos fazer a comparação com o sistema telefônico de nossa rua.
Para cada linha telefônica da rua temos um par de fios indo da central telefônica mais próxima até a entrada da casa.
Podemos imaginar o diâmetro de um cabo telefônico de uma avenida como a Paulista em São Paulo.
Ou ainda uma situação mais crítica, um cabo submarino entre a América do Sul e a Europa, se trabalhasse com pares de fios, qual seria seu diâmetro?
A Multiplexagem, através do compartilhamento e das fibras óticas possibilitou a considerável, redução de diâmetro dos cabos e o aumento da eficiência.
Esta nova tecnologia bastante complexa, simplifica o funcionamento do novo C4, mas por outro lado exige, pela sua complexidade técnica um alto nível de conhecimento em eletrônica das pessoas que farão o suporte do produto.
Como podemos ver, que antigamente tudo era interligado fio a fio.
Mas aí então a Psa ,uma das pioneiras neste seguimento fez uma modificação em seus carros...
Rede mux...
Sem muitos fios , mas com uma rede nova. (rede Mux)
Então eu me pergunto: Como faria para controlar minhas lâmpadas atráves de interruptores e sem fazer ligação com estes fios(10 pares)?
Colocando um Par de fios para dados>>>
É mais ou menos assim:
Vamos Associar que temos dois níveis de estado:
Ligado < On-Hi ou 1>
Desligado <Off-Low ou 0>
Então temos Zero ou Hum, Ligado e Desligado.
Confira o vídeo abaixo para melhor entendermos
http://www.youtube.com/watch?v=k3QTyY7D ... re=related
http://www.youtube.com/watch?v=0oGGNtD_b0U
É possível acionarmos várias lampadas,comandos,motores,travas através de um comando em dados (chamado de bit)101010101010 que passam apenas por um fio.
Esta disponibilização acaba de resultar em um novo canal de dados, que somado com todos os periféricos do carro ,podemos ter uma rede bem complexa com apenas algumas simples ligações entre sí...
Por que o número de sistemas complexos vêm aumentando :
Segurança ABS, Sistemas complexos de injeção, Controle de Tração, Controle de estabilidade (VDC), Controle Inteligente de velocidade com radar anticolisão .
Conforto Transmissão automática, Suspensão com gestão eletrônica ...
Comunicação Celular/ rádio-telefone, ajuda à navegação, ligação veículo / infraestrutura link,
Todas estas funções são gerenciadas eletronicamente e necessitam de uma complexa rede de cabos elétricos :
para se conectar aos diversos componentes do sistema
sobretudo estas novas funções têm necessidade de trocar informações entre si.
Existem vários tipos de redes integradas ao sistema embarcado:
Entre elas temos:
Rede Van Confort
Rede Van Car 1
Rede Van Car 2
Rede Can
A rede van car 1 e van car 2 irei falar mais para frente....
Vamos Observar a rede Van e rede can ok...
Rede can (Communication Area Network)
Rede van (Vehicle Area Network)
Rede can se refere a todos os equipamentos direcionado ao funcionamento de segurança,motor,freios,ou seja partes externas ao veículo
Rede van se refere a todos os equipamentos referentes a integração do conforto do habitáculo,tais como:
Ar condicionado,computador de bordo,buzina,seta,radio,telefone,gps,etc.
A Rede VAN
Resumo das principais características
Norma ISO 11519-2
Identificadores (endereço) sobre 12 bits
Velocidade de até 250 kbits/s (no 406: 125 kbits/s)
Comprimento dos dados de até 28 bytes
Possibility of requesting acknowledgement
Resposta na trama
Diagnósticos de Linha
Espera / Ativação
Modo de emergência no caso de ruptura de um cabo
Arquitetura livre
16 estações máximas por bus físico (no 406: 7 estações)