Teve um problema no seu C4 e resolveu? Ensine aqui como! Não sabe solucionar o seu? Pergunte Aqui!
andresberze
Membros
Estado: PR
Veiculo: C4 VTR

Cambagem danificando os rolamentos

Mensagem por andresberze »

Boa noite. Em julho troquei os pneus 15" do meu VTR, e após uma revisada na suspensão, foi feito a cambagem no veículo. Na primeira viagem (de apenas 100km ida/volta) os DOIS rolamentos dianteiros começaram a roncar, sendo que tive que trocar o par (brincadeirinha de 900,00...).

Semana retrasada remontei minhas rodas 18", levei o carro pra alinhar e balancear em Curitiba e verificando a necessidade de nova cambagem (pois o carro tá puxando muito pro lado direito) o pessoal da oficina não quis mexer no auto afirmando que nova cambagem iria destruir meus rolamentos novamente. Falaram ser necessário um serviço de torno na suspensão do carro, pois devido a buraqueira dos nossos asfaltos, não haveria como fazer a cambagem nas rodas sem detonar os rolamentos.

Algum colega do clube já teve esse problema? Se sim, como foi resolvido?

GuiCastro
Membros
Estado: SP

Re: Cambagem danificando os rolamentos

Mensagem por GuiCastro »

Eu conversei com um conhecido meu, que é mecânico, esses dias a respeito disso.

Ele me falou que tem duas maneiras que o pessoal faz a cambagem.

Uma delas é deformando o amortecedor, entortando mesmo. Mas é errado, pois na hora ele fica bom,mas o material deformado, se conforma e volta à posição normal. Nesse tempo de deformar e conformar, o rolamento é afetado, pois as pistas dele são forçadas em direções que não deveriam, causando danos.

A segunda forma é retirar o amortecedor e tirar material do mesmo (passar no torno), parece que até raspando ele tem como, mas fica um serviço pior. Esse tipo de cambagem é melhor, pois garante que o material não irá voltar e não força os rolamentos.

Eu espero ter explicado direitinho. Caso tenha alguma dúvida, me pergunte que eu volto a conversar com ele.
zz

andresberze
Membros
Estado: PR

Re: Cambagem danificando os rolamentos

Mensagem por andresberze »

Obrigado pela resposta, foi bem esclarecedora!!

Pena que ficarei sem o carro por 02 dias pra fazer esse serviço (que nem é feito na minha cidade...).

Responder

Voltar para “Manutenção e Prevenção”