Re: Estalos depois de parar.
Olá meu amigo, o barulho é normal em qualquer mecanismo que sofra esforço e consequentemente caloria. Ocorre uma dilatação de alguns componentes devido a força e esforço, onde após vc parar o seu veículo e ter diminuido a refrigerção direta que ocorre na movimentação, tende a retornar ao estado inicial se contraindo novamente. Portanto alguns estalos são realmente normais. Ocorre que em alguns veículos o sistema de refrigeração é direto e em outros é eletro-magnéntico, ou seja, em uns mesmo após parar o veículo ele continua refrigerando, e em outros quando se desliga o veículo vc percebe que ele desliga a ventoinha de refrigeração. Como no meu carro ocorre a segunda citação, quando viajo ou ando por muito tempo principalmente em trânsito pesado, quando paro o veículo procuro deixar o motor em funcionamento até desarmar sozinho o sistema de refrigeração. fazendo isso refrigera-se mais o motor e consequentemente vc vai ouvir menos ou nenhum estalo devido ao aquecimento dos componentes de seu veículo.
Um abraço, CVC.
Um abraço, CVC.
- kneotti
- Membros
- Estado: PR
- Veiculo: C4 VTR
cvc escreveu:Olá meu amigo, o barulho é normal em qualquer mecanismo que sofra esforço e consequentemente caloria. Ocorre uma dilatação de alguns componentes devido a força e esforço, onde após vc parar o seu veículo e ter diminuido a refrigerção direta que ocorre na movimentação, tende a retornar ao estado inicial se contraindo novamente. Portanto alguns estalos são realmente normais. Ocorre que em alguns veículos o sistema de refrigeração é direto e em outros é eletro-magnéntico, ou seja, em uns mesmo após parar o veículo ele continua refrigerando, e em outros quando se desliga o veículo vc percebe que ele desliga a ventoinha de refrigeração. Como no meu carro ocorre a segunda citação, quando viajo ou ando por muito tempo principalmente em trânsito pesado, quando paro o veículo procuro deixar o motor em funcionamento até desarmar sozinho o sistema de refrigeração. fazendo isso refrigera-se mais o motor e consequentemente vc vai ouvir menos ou nenhum estalo devido ao aquecimento dos componentes de seu veículo.
Um abraço, CVC.
Primeira vez que escuto falar que a ventoinha desliga com o carro..... Em todos os carros que tive, nunca desligaram e inclusive chagavam a ligar algum tempo (segundos) após desligar o carro....
No C4 nunca prestei atenção, mas na Xsara Picasso da minha esposa já notei a ventoinha ligada após o carro desligado também.
- JohnZaccardi
- Membros
- Estado: SP
- Veiculo: Outros
A Ventoinha do C4 desliga com o carro.
Outro carro que faz isso eh o Subaru Impreza, mas concordo que a grande maioria (que vejo por aí) continua com ela ligada mesmo depois do carro ser desligado.
Abs
Outro carro que faz isso eh o Subaru Impreza, mas concordo que a grande maioria (que vejo por aí) continua com ela ligada mesmo depois do carro ser desligado.
Abs
Agora: Audi A3 Sportback 2.0TSFI S-Tronic
Antes: C4 Hatch Exclusive Sport BVA
- Kbelooooo
- Membros
- Estado: RS
Não faz muito sentido o carro ficar coma ventoinha ligada após o desligamento, afinal a bomba d'água está parada e a água não vai refrigerar o motor, a única coisa que vai esfriar é o radiador.

- kneotti
- Membros
O sentido eu não sei, talvez seja só agilizar o processo de resfrio do radiador mesmo, mas ontem, quando minha esposa chegou com a Xsara Picasso, fui pegar nossa bebê e ao sair do carro, ligou... Devia ter passado por volta de 1 minuto....
Quero ainda fazer o teste com o VTR, para para dizer a verdade, nunca notei a ventoinha ligada.
O barulho deve ser muito discreto, pois lembro que no gol GIII que minha mãe tinha era praticamente um liquidificador ligado pelo barulho....
Quero ainda fazer o teste com o VTR, para para dizer a verdade, nunca notei a ventoinha ligada.
O barulho deve ser muito discreto, pois lembro que no gol GIII que minha mãe tinha era praticamente um liquidificador ligado pelo barulho....
- Kbelooooo
- Membros
No meu ponto de vista não adianta ficar ligado, mas vai saber o que passa na cabeça de quem projetou isso hahahaha
Acho que o motivo não seria resfriar o radiador pois o problema de até temperatura é grave no motor, mas sei lá né!
E é verdade, eu tinha um gol g4, nossa senhora parecia um furacão quando ligava a ventoinha! Hehehe
Acho que o motivo não seria resfriar o radiador pois o problema de até temperatura é grave no motor, mas sei lá né!
E é verdade, eu tinha um gol g4, nossa senhora parecia um furacão quando ligava a ventoinha! Hehehe

- kneotti
- Membros
Encontrei este texto na net.
Não sei se é verdade ou não, mas achei coerente a explicação.
http://autoservico.blogspot.com.br/2008 ... o.html?m=1
Não sei se é verdade ou não, mas achei coerente a explicação.
http://autoservico.blogspot.com.br/2008 ... o.html?m=1
- Kbelooooo
- Membros
É mais ou menos o que eu quis dizer hahahaha
acho que ficou bem explicado :)
acho que ficou bem explicado :)

- kneotti
- Membros
Sim, sim.
Postei mais pela jstificativa do ligar ou não ligar após o desligamento do carro.
O que muda é o tipo do "controlador" da ventoinha somente.
Postei mais pela jstificativa do ligar ou não ligar após o desligamento do carro.
O que muda é o tipo do "controlador" da ventoinha somente.
- JohnZaccardi
- Membros
- Estado: SP
- Veiculo: Outros
É isso mesmo que o texto fala... é normal! Acho melhor.
Uma coisa que percebo eh que a ventoinha, qdo esta um pouquinho mais quente, aciona imediatamente qdo vc liga o A/C... só e discreto o barulho dela se vc esta de vidros fechados, caso contrario vc percebe bem, ainda mais qdo vc esta em algum ambiente fechado (garagem), mas nao chega a incomodar e sim, é mto mais silencioso do que dos carros antigos... do meu 206 era um furacão kkkk
Abs
Uma coisa que percebo eh que a ventoinha, qdo esta um pouquinho mais quente, aciona imediatamente qdo vc liga o A/C... só e discreto o barulho dela se vc esta de vidros fechados, caso contrario vc percebe bem, ainda mais qdo vc esta em algum ambiente fechado (garagem), mas nao chega a incomodar e sim, é mto mais silencioso do que dos carros antigos... do meu 206 era um furacão kkkk
Abs
Agora: Audi A3 Sportback 2.0TSFI S-Tronic