- Wah
- Moderador
- Mensagens: 5296
- Registrado em: 16 Jan 2010, 00:29
- Estado: PR
- Cidade: Curitiba
- Veiculo: C4 VTR
- Localização: Brasil
Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM
Gui Castro, eu tbm troquei ontem o oleo do meu VTR pelo Mobil 5W40 API SN, paguei R$33,00 o litro tbm!!

- pedroaniz
- Membros
- Mensagens: 190
- Registrado em: 29 Mai 2011, 03:18
- Estado: DF
- Cidade: Brasília
- Veiculo: C4 VTR
Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM
Tem diferença de um óleo 100% sintético 5w40 API SN pra outro 100% sintético 5w40 API SN? Em teoria teriam o funcionamento quase idêntico, certo? Ou tem variação entre marcas?
Meu VTR
-Scorro S202 17'' com 225/45R17
-Sonar Chrome c/ 4300k
-LED neblina
-Eibach
-Meu set: RD4+USBbox > Scosche FAI3A > RockfordFosgate R600-5 Prime > Infinity 6030cs + JBL 638 + Pioneer TS-W254R || Cabos SSL
-Scorro S202 17'' com 225/45R17
-Sonar Chrome c/ 4300k
-LED neblina
-Eibach
-Meu set: RD4+USBbox > Scosche FAI3A > RockfordFosgate R600-5 Prime > Infinity 6030cs + JBL 638 + Pioneer TS-W254R || Cabos SSL
-
- Membros
- Mensagens: 47
- Registrado em: 28 Nov 2009, 16:45
- Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Automático
Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM
To indo trocar o óleo. Hehehe
- dacoregio
- Membros
- Mensagens: 183
- Registrado em: 14 Jan 2010, 12:21
- Estado: PR
- Cidade: Francisco Beltrão
- Veiculo: C4 Hatch 1.6 Manual
- Localização: Francisco Beltrão - PR
- Contato:
Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM
Há poderes lubrificantes diferentes.
Em tese, quem tem competência para fabricar um óleo 5W40 são grandes empresas. Então são todos aparentemente iguais.
Vá de grandes marcas como Mobil, Lubrax, Texaco.
A titulo de informação, um teste realizado com os 10 óleos mais tops dos Estados Unidos, a Castrol ficou só em 8º e 9º Lugar.
Total nem participou. Mobil ficou com 3º e 4º.
A classificação foi a seguinte:
1. AMSOIL - (NÃO TEM NO BRASIL)
2. BP Visco 5000 - (NÃO TEM NO BRASIL)
3 e 4. Mobil 1 - (DIFERENCIADOS PELO PREÇO - TEM NO BRASIL)
5. Hi-Tec HTO - (NÃO TEM NO BRASIL)
6. Shell Helix Ultra - (TEM NO BRASIL)
7. Royal Purple - (NÃO TEM NO BRASIL)
8. Castrol R - (TEM NO BRASIL)
9. Castrol SLX - (TEM NO BRASIL)
10. Torco - (NÃO TEM NO BRASIL)
O Link com o teste era este:
http://www.performanceoilnews.com/oils_ ... oils.shtml
Mais não esta funcionando mais...
Em tese, quem tem competência para fabricar um óleo 5W40 são grandes empresas. Então são todos aparentemente iguais.
Vá de grandes marcas como Mobil, Lubrax, Texaco.
A titulo de informação, um teste realizado com os 10 óleos mais tops dos Estados Unidos, a Castrol ficou só em 8º e 9º Lugar.
Total nem participou. Mobil ficou com 3º e 4º.
A classificação foi a seguinte:
1. AMSOIL - (NÃO TEM NO BRASIL)
2. BP Visco 5000 - (NÃO TEM NO BRASIL)
3 e 4. Mobil 1 - (DIFERENCIADOS PELO PREÇO - TEM NO BRASIL)
5. Hi-Tec HTO - (NÃO TEM NO BRASIL)
6. Shell Helix Ultra - (TEM NO BRASIL)
7. Royal Purple - (NÃO TEM NO BRASIL)
8. Castrol R - (TEM NO BRASIL)
9. Castrol SLX - (TEM NO BRASIL)
10. Torco - (NÃO TEM NO BRASIL)
O Link com o teste era este:
http://www.performanceoilnews.com/oils_ ... oils.shtml
Mais não esta funcionando mais...
Marcelo Monteiro Da Correggio
Audi A4 Sedan 1.8 Ambiente Turbo B8.5 - 2016
VW Parati GL 1.8 - 1990 - Gasolina - Webber TLDZ
Ex - Citroën C4 Hatch 1.6 16v GLX - 2010 - Flex Power
Audi A4 Sedan 1.8 Ambiente Turbo B8.5 - 2016
VW Parati GL 1.8 - 1990 - Gasolina - Webber TLDZ
Ex - Citroën C4 Hatch 1.6 16v GLX - 2010 - Flex Power
- robinholuz
- Membros
- Mensagens: 124
- Registrado em: 27 Fev 2012, 14:36
- Estado: RJ
- Cidade: Itaboraí
- Veiculo: C4 VTR
- Localização: Itaboraí - RJ
- Contato:
Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM
dacoregio,
Aprendi muito agora lendo esse tópico inteiro. Muito bom o nível de conhecimento que passa.
Minha dúvida é a seguinte, o Mobil que vc citou pode ser usado tanto por motores 1.6 flex quanto por motores 2.0 gasolina?
Peguei meu C4 VTR fazem duas semanas e quero trocar logo o óleo, por isso estou com essa dúvida.
Aprendi muito agora lendo esse tópico inteiro. Muito bom o nível de conhecimento que passa.
Minha dúvida é a seguinte, o Mobil que vc citou pode ser usado tanto por motores 1.6 flex quanto por motores 2.0 gasolina?
Peguei meu C4 VTR fazem duas semanas e quero trocar logo o óleo, por isso estou com essa dúvida.
C4 VTR | Manuguá 17" + 225/45
fb.com/robinholuz
fb.com/robinholuz
- robinholuz
- Membros
- Mensagens: 124
- Registrado em: 27 Fev 2012, 14:36
- Estado: RJ
- Cidade: Itaboraí
- Veiculo: C4 VTR
- Localização: Itaboraí - RJ
- Contato:
Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM
28 de dezembro de 2010 eu trabalhava na ANP. Eu que colocava no ar essas publicações. ;)GuiCastro escreveu:O Mobil tem o Super 3000 5W40 API SN... inclusive aprovado na PSA
http://nxt.anp.gov.br/nxt/gateway.dll/l ... plates$3.0
Eu paguei R$33,00 o litro..
C4 VTR | Manuguá 17" + 225/45
fb.com/robinholuz
fb.com/robinholuz
- dacoregio
- Membros
- Mensagens: 183
- Registrado em: 14 Jan 2010, 12:21
- Estado: PR
- Cidade: Francisco Beltrão
- Veiculo: C4 Hatch 1.6 Manual
- Localização: Francisco Beltrão - PR
- Contato:
Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM
Sim, qualquer motor pode usar este óleo. A viscosidade baixa dele o permite operar com uma faixa bem ampla de atuação.
Claro, há motores Ferrari, Mercedes, Porsche e outros veículos "pilantras" que utilizam normas mais complicadas. Para estes, o óleo custa R$ 70 o litro...
Nosso óleo mais humilde já não serve.
Porem para estes nossos motores convencionais, não há problema.
Só que, quando iniciei este tópico, em Outubro de 2011, este Mobil era o melhor disponível no mercado.
Em Fevereiro de 2012 já apareceu uma classe de aditivação SN, a que substituiu a SM.
Hoje, suas opções são as seguintes:
1) Mobil Super 3000 X1 5W40 API SN Sintético (R$ 35 o litro)
2) Lubrax Supera 5W40 API SN Sintético (R$ 32 o litro)
3) Lubrax Tecno 10W40 API SN Semi Sintético (R$ 18 o litro)
4) Lubrax Tecno 15W40 API SN Semi Sintético (R$ 18 o litro)
Qualquer um deles pode ser utilizado nos motores que tu citou. O numero 4 é o mais parecido com o Total Quartz 7000, o original Citroen. Ele é melhor na aditivação (SJ e SL no Total, SN no Lubrax).
Claro, há motores Ferrari, Mercedes, Porsche e outros veículos "pilantras" que utilizam normas mais complicadas. Para estes, o óleo custa R$ 70 o litro...
Nosso óleo mais humilde já não serve.
Porem para estes nossos motores convencionais, não há problema.
Só que, quando iniciei este tópico, em Outubro de 2011, este Mobil era o melhor disponível no mercado.
Em Fevereiro de 2012 já apareceu uma classe de aditivação SN, a que substituiu a SM.
Hoje, suas opções são as seguintes:
1) Mobil Super 3000 X1 5W40 API SN Sintético (R$ 35 o litro)
2) Lubrax Supera 5W40 API SN Sintético (R$ 32 o litro)
3) Lubrax Tecno 10W40 API SN Semi Sintético (R$ 18 o litro)
4) Lubrax Tecno 15W40 API SN Semi Sintético (R$ 18 o litro)
Qualquer um deles pode ser utilizado nos motores que tu citou. O numero 4 é o mais parecido com o Total Quartz 7000, o original Citroen. Ele é melhor na aditivação (SJ e SL no Total, SN no Lubrax).
robinholuz escreveu:dacoregio,
Aprendi muito agora lendo esse tópico inteiro. Muito bom o nível de conhecimento que passa.
Minha dúvida é a seguinte, o Mobil que vc citou pode ser usado tanto por motores 1.6 flex quanto por motores 2.0 gasolina?
Peguei meu C4 VTR fazem duas semanas e quero trocar logo o óleo, por isso estou com essa dúvida.
Marcelo Monteiro Da Correggio
Audi A4 Sedan 1.8 Ambiente Turbo B8.5 - 2016
VW Parati GL 1.8 - 1990 - Gasolina - Webber TLDZ
Ex - Citroën C4 Hatch 1.6 16v GLX - 2010 - Flex Power
Audi A4 Sedan 1.8 Ambiente Turbo B8.5 - 2016
VW Parati GL 1.8 - 1990 - Gasolina - Webber TLDZ
Ex - Citroën C4 Hatch 1.6 16v GLX - 2010 - Flex Power
- AndréLS
- Membros
- Mensagens: 405
- Registrado em: 15 Nov 2009, 15:41
- Estado: SP
- Cidade: São Paulo
- Veiculo: C4 GLX 1.6 Flex
- Localização: São Paulo
Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM
Comando, por que abandonou o uso do w30 pelo w40?
- dacoregio
- Membros
- Mensagens: 183
- Registrado em: 14 Jan 2010, 12:21
- Estado: PR
- Cidade: Francisco Beltrão
- Veiculo: C4 Hatch 1.6 Manual
- Localização: Francisco Beltrão - PR
- Contato:
Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM
Comando ou Dacoregio?
Se for eu, não que eu abandonei.
É que a jogada grande é minimizar atrito na hora da partida. Isso quem faz e o numero antes do W.
A variação da viscosidade de 30 para 40 e vice versa melhora a economia do motor após quente forçando menos a bomba de óleo e facilitando o escoamento pelos tubos do bloco e do cabeçote..
Mas acho mais importante o atrito a seco quando a gente vira o motor, principalmente, aqui onde eu moro, de manha... Semana passada, todos os dias estava + 2° C. Computador de bordo do C4 avisando: RISCO DE CAMADA DE GELO NA PISTA.
Tem gente com o nosso carro que nunca vai ver uma mensagem dessa... Aqui no Sul é direto.
O óleo duro de frio dentro do motor levando um tempão para chegar nas partes moveis. Quando mais fino, melhor.
90% do desgaste do motor esta na hora da partida. Se tu minimizar esse problema, o motor do carro beira a eternidade. Quanto mais tempo o motor conseguir rodar quente, melhor. Quando menos partidas tu der no motor, melhor.
Se for eu, não que eu abandonei.
É que a jogada grande é minimizar atrito na hora da partida. Isso quem faz e o numero antes do W.
A variação da viscosidade de 30 para 40 e vice versa melhora a economia do motor após quente forçando menos a bomba de óleo e facilitando o escoamento pelos tubos do bloco e do cabeçote..
Mas acho mais importante o atrito a seco quando a gente vira o motor, principalmente, aqui onde eu moro, de manha... Semana passada, todos os dias estava + 2° C. Computador de bordo do C4 avisando: RISCO DE CAMADA DE GELO NA PISTA.
Tem gente com o nosso carro que nunca vai ver uma mensagem dessa... Aqui no Sul é direto.
O óleo duro de frio dentro do motor levando um tempão para chegar nas partes moveis. Quando mais fino, melhor.
90% do desgaste do motor esta na hora da partida. Se tu minimizar esse problema, o motor do carro beira a eternidade. Quanto mais tempo o motor conseguir rodar quente, melhor. Quando menos partidas tu der no motor, melhor.
AndréLS escreveu:Comando, por que abandonou o uso do w30 pelo w40?
Marcelo Monteiro Da Correggio
Audi A4 Sedan 1.8 Ambiente Turbo B8.5 - 2016
VW Parati GL 1.8 - 1990 - Gasolina - Webber TLDZ
Ex - Citroën C4 Hatch 1.6 16v GLX - 2010 - Flex Power
Audi A4 Sedan 1.8 Ambiente Turbo B8.5 - 2016
VW Parati GL 1.8 - 1990 - Gasolina - Webber TLDZ
Ex - Citroën C4 Hatch 1.6 16v GLX - 2010 - Flex Power
- eduardoapena
- Membros
- Mensagens: 198
- Registrado em: 13 Jul 2010, 15:27
- Estado: MG
- Cidade: Belo Horizonte
- Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM
Dacoregio,
E o tempo de troca a cada 10.000? Você concorda? Pergunto isso porque tem mecânico que diz que 10.000 é muito.
E o tempo de troca a cada 10.000? Você concorda? Pergunto isso porque tem mecânico que diz que 10.000 é muito.