Sensores "Bixados" - Causa: Pneus!
Fala pessoal,
Seguinte, tive um probleminha no meu VTR e uma boa parte do pessoal do forum já tem conhecimento, graças ao tal do FACE. kkk.. Mas vou explicar por completo aqui e detalhado agora.
Participei do último Track Day que rolou com meu "neguinho" (ainda não tem nome, mas vai esse por enquanto), beleza. Por volta de 14h, resolvi trocar os pneus e aproveita o preço mais em conta dos Yokohama que são vendidos lá no local, coloquei a única medida disponível (195-55) para as rodas originais. Voltei para frente do box de nossos amigos, me preparei para voltar a pista, chamei um colega que estava querendo dar um rolé de carona e partimos para a pista.
Na primeira curva o carro começou a apresentar os seguintes problemas:
Detalhe, não lembro muito as siglas, mas os problemas eu sei, rs.. são eles:
STOP - Clássico de qualquer problema que é detectado
Defeito no sistema de Anti Poluição
Defeito no ABS
Defeito no Controle de Tração
Defeito no Controle de Aceleração
Defeito no Farol Direcional
AirBag Desligado
Velocímetro Desligado
Contagiro entrou em modo de segurança (o carro não entendia as pequenas acelerações e nem a final, resultando um tranco nas retomadas e um corte de giro a 5800 RPM
Computador de bordo de fazer as medições de consumo (acredito eu por estar com o velocímetro desligado)
é, acho que foram "apenas" esses os problemas, rs..
Mas ai, tive que aproveitar o final de tarde dirigindo sem o tão sonhado controle de tração! kkk.. A melhor parte da historia, foi essa! Adrenalina em alta, chegou a tanto que rodei feio na curva da Junção, resultando inúmeras fotos dos paparazzis, rs... Infelizmente não consegui baixar meu tempo pois eu estava perdendo tempo tanto nas frenagens quanto nas acelerações com o corte de giro baixo, e ganhando nas curvas. Isso resultou em 1s a mais no meu tempo ideal. Mas a brincadeira foi boa de mais. Recomendo!
Bem, voltando ao problema do carro, fiz ontem a revisão de 30k da criança e aproveitei para passar no scanner e resolver esse problema que estava me chateando. Deixei o carro lá e fui resolver alguns outros probleminhas do meu outro chameguinho (Boleta GTI) e pedi para que o mecânico me ligasse quando tivesse qualquer posição sobre os defeitos. Recebi uma ligação dele e me perguntou, vem cá, por acaso esse problema aconteceu depois que você trocou esse pneu dianteiro? Ai eu falei, foi sim, com 5 minutos mais ou menos depois que troquei os pneus que comecou a acender tudo. Ai ele falou, então, esse é o problema!
Fui obrigado a perguntar, tá de sacanagem né? Rs... ai o cara riu e falou, não, esse é o problema do seu carro. Por ser uma medida diferente da traseira, o sensor de ABS está lendo errado e por isso está contagiando os outros sensores por questão de segurança.
Tirei meu carro lá da Cannes Citroen e fui morrer mais uma graninha na compra de novos pneus para a dianteira. Resultado, 800 estalecas gastadas para resolver. Sai da Michelin com novos pneus na dianteira, com medidas originais (195-65) e os problemas já estavam resolvidos, não precisei nem voltar na Citroën para zerar no scanner novamente. Já tinha morrido o problema.
Ainda bem que não foi nada pior, mas que eu já estava começando a ficar preocupado estava, achando que podia ser a "tal repimboca da parafuseta" que ninguem sabe o que é, e ai ia morrer dias na UTI. Felizmente, eram apenas os pneus, rs.. Ahn, e o pneu que estava na dianteira, vai ficar para o Goleta quando precisar, então não houve disperdício nenhum. ;D
Fica a dica pessoal.
Evitem de usar pneus com medidas diferentes em seus carros para evitar este tipo de problema e susto principalmente! kkk..
Desculpe a minha inexperiência em Foruns, nem vi como postar fotos ainda. Mas postarei assim que possível, prometo! ;D
Bem, espero ajudar alguem com essas informações e vamos que vamos!!!
Seguinte, tive um probleminha no meu VTR e uma boa parte do pessoal do forum já tem conhecimento, graças ao tal do FACE. kkk.. Mas vou explicar por completo aqui e detalhado agora.
Participei do último Track Day que rolou com meu "neguinho" (ainda não tem nome, mas vai esse por enquanto), beleza. Por volta de 14h, resolvi trocar os pneus e aproveita o preço mais em conta dos Yokohama que são vendidos lá no local, coloquei a única medida disponível (195-55) para as rodas originais. Voltei para frente do box de nossos amigos, me preparei para voltar a pista, chamei um colega que estava querendo dar um rolé de carona e partimos para a pista.
Na primeira curva o carro começou a apresentar os seguintes problemas:
Detalhe, não lembro muito as siglas, mas os problemas eu sei, rs.. são eles:
STOP - Clássico de qualquer problema que é detectado
Defeito no sistema de Anti Poluição
Defeito no ABS
Defeito no Controle de Tração
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é, acho que foram "apenas" esses os problemas, rs..
Mas ai, tive que aproveitar o final de tarde dirigindo sem o tão sonhado controle de tração! kkk.. A melhor parte da historia, foi essa! Adrenalina em alta, chegou a tanto que rodei feio na curva da Junção, resultando inúmeras fotos dos paparazzis, rs... Infelizmente não consegui baixar meu tempo pois eu estava perdendo tempo tanto nas frenagens quanto nas acelerações com o corte de giro baixo, e ganhando nas curvas. Isso resultou em 1s a mais no meu tempo ideal. Mas a brincadeira foi boa de mais. Recomendo!
Bem, voltando ao problema do carro, fiz ontem a revisão de 30k da criança e aproveitei para passar no scanner e resolver esse problema que estava me chateando. Deixei o carro lá e fui resolver alguns outros probleminhas do meu outro chameguinho (Boleta GTI) e pedi para que o mecânico me ligasse quando tivesse qualquer posição sobre os defeitos. Recebi uma ligação dele e me perguntou, vem cá, por acaso esse problema aconteceu depois que você trocou esse pneu dianteiro? Ai eu falei, foi sim, com 5 minutos mais ou menos depois que troquei os pneus que comecou a acender tudo. Ai ele falou, então, esse é o problema!
Fui obrigado a perguntar, tá de sacanagem né? Rs... ai o cara riu e falou, não, esse é o problema do seu carro. Por ser uma medida diferente da traseira, o sensor de ABS está lendo errado e por isso está contagiando os outros sensores por questão de segurança.
Tirei meu carro lá da Cannes Citroen e fui morrer mais uma graninha na compra de novos pneus para a dianteira. Resultado, 800 estalecas gastadas para resolver. Sai da Michelin com novos pneus na dianteira, com medidas originais (195-65) e os problemas já estavam resolvidos, não precisei nem voltar na Citroën para zerar no scanner novamente. Já tinha morrido o problema.
Ainda bem que não foi nada pior, mas que eu já estava começando a ficar preocupado estava, achando que podia ser a "tal repimboca da parafuseta" que ninguem sabe o que é, e ai ia morrer dias na UTI. Felizmente, eram apenas os pneus, rs.. Ahn, e o pneu que estava na dianteira, vai ficar para o Goleta quando precisar, então não houve disperdício nenhum. ;D
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Evitem de usar pneus com medidas diferentes em seus carros para evitar este tipo de problema e susto principalmente! kkk..
Desculpe a minha inexperiência em Foruns, nem vi como postar fotos ainda. Mas postarei assim que possível, prometo! ;D
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[b][color=#FF0000][[/color] Rene Amaral [color=#FFFFFF]-[/color] [color=#FF0000]Serva[/color][color=#000000]][/color][/b]
[b][color=#FF0000][[/color] Macae [color=#FFFFFF]------------[/color] [color=#FF0000]RJ[/color][color=#000000]][/color][/b]
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- BICUDO
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Re: Sensores "Bixados" - Causa: Pneus!
René, qual as medidas quê vc tava usando nas rodas dianteiras
Eu ri muito e vivendo e aprendendo.
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-
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Re: Sensores "Bixados" - Causa: Pneus!
Fala aí Rene!!
Caraca, nunca iria chutar a medida dos pneus. Vivendo e aprendendo X2...rsrsrs
Que bom que resolveu.
[]'s
Lincão!
Caraca, nunca iria chutar a medida dos pneus. Vivendo e aprendendo X2...rsrsrs
Que bom que resolveu.
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Re: Sensores "Bixados" - Causa: Pneus!
excelente post!
Nunca imaginaria!
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- Kbelooooo
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Re: Sensores "Bixados" - Causa: Pneus!
Eu nunca chutaria a medida dos pneus por já andar com medidas diferentes e nao ter acontecido isso!
E a coisa era bem diferente, aro 18 235/40 e aro 15 195/65!
Tá certo que andei pouco, mas eu ia gostar de brincar sem o esp!
Hahahaha
E a coisa era bem diferente, aro 18 235/40 e aro 15 195/65!
Tá certo que andei pouco, mas eu ia gostar de brincar sem o esp!
Hahahaha

Re: Sensores "Bixados" - Causa: Pneus!
Então, até onde entendi.
Não tem problemas usar pneus ou rodas diferentes. Contando que os pneus traseiros sejam iguais aos dianteiro e vice-versa.
No meu caso estava usando:
Dianteira - 195-55
Traseira - 195-65
Lembrando que apenas comprei esse pneu para aproveitar o preco e tentar ganhar mais um pouco de tempo, já que o meu antigo não estava lá essa grande coisa mais.
OBS: Eu não sei se usásse 195-15 (ou melhor, se tivesse) tambem daria o problema. Mas pelo que entendi foi devido a angulação causada pelos perfis diferentes dos pneus que estava deixando o ABS maluco e de quebra os outros tb, para que não rodar mais com o carro mesmo! kkk..
Vlw, qualquer coisa pergunta aew!
Abraços!
Não tem problemas usar pneus ou rodas diferentes. Contando que os pneus traseiros sejam iguais aos dianteiro e vice-versa.
No meu caso estava usando:
Dianteira - 195-55
Traseira - 195-65
Lembrando que apenas comprei esse pneu para aproveitar o preco e tentar ganhar mais um pouco de tempo, já que o meu antigo não estava lá essa grande coisa mais.
OBS: Eu não sei se usásse 195-15 (ou melhor, se tivesse) tambem daria o problema. Mas pelo que entendi foi devido a angulação causada pelos perfis diferentes dos pneus que estava deixando o ABS maluco e de quebra os outros tb, para que não rodar mais com o carro mesmo! kkk..
Vlw, qualquer coisa pergunta aew!
Abraços!
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[b][color=#FF0000][[/color] Macae [color=#FFFFFF]------------[/color] [color=#FF0000]RJ[/color][color=#000000]][/color][/b]
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Re: Sensores "Bixados" - Causa: Pneus!
O ESP/ABS mede a velocidade individual de cada roda. Numa curva com pneus identicos existe uma diferença de velocidade entre cada roda. Nesse caso a diferença é X e é considerada dentro dos conformes.
Com um conjunto de pneus diferentes, a velocidade de cada roda vai ser diferente em linha reta e vai ser diferente do padrao numa curva. Suponho que o ESP cruze esse perfil de velocidade na curva com um perfil padrao (ve que ta diferente, calcula uma possivel curva), com a taxa do giroscopio e do sensor do volante(ve que nao bate com a curva calculada) e com as aceleracoes(ve que o carro nao está escapando) e logo acusa erro e desativa.
Para alguns pode nao parecer obvio que usar pneu distintos vá causar problemas mas causa. Pode haver um ESP que funcione com pneus distintos? Sim, mas seria muito mais complexo e caro e talvez menos seguro.
Com um conjunto de pneus diferentes, a velocidade de cada roda vai ser diferente em linha reta e vai ser diferente do padrao numa curva. Suponho que o ESP cruze esse perfil de velocidade na curva com um perfil padrao (ve que ta diferente, calcula uma possivel curva), com a taxa do giroscopio e do sensor do volante(ve que nao bate com a curva calculada) e com as aceleracoes(ve que o carro nao está escapando) e logo acusa erro e desativa.
Para alguns pode nao parecer obvio que usar pneu distintos vá causar problemas mas causa. Pode haver um ESP que funcione com pneus distintos? Sim, mas seria muito mais complexo e caro e talvez menos seguro.
- fmiglior
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Re: Sensores "Bixados" - Causa: Pneus!
o problema ali não foi do ESP e sim do ABS, quando o ABS para de funcionar o ESP se desliga (como uma das formas dele atuar é freiando as rodas, sem abs ele não tem como saber a quantidade de pressão no freio e em vez de ajudar atrapalharia travando uma roda).
O ESP em si funciona com conjunto rodas e pneus diferentes atras e na frente, e carros ESPORTIVOS costumam ter medidas diferentes na frente/traseira, mas o ABS calibrado pra isso.
O ESP em si funciona com conjunto rodas e pneus diferentes atras e na frente, e carros ESPORTIVOS costumam ter medidas diferentes na frente/traseira, mas o ABS calibrado pra isso.
EX C4 VTR
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Re: Sensores "Bixados" - Causa: Pneus!
Acredito que essa seria a informação mais correta, pois principalmente na frenagem as rodas teriam além de velocidade, acelerações (no caso desacelerações) diferentes, mas não o suficiente para acionar o abs, e dai ele fica louco.fmiglior escreveu:o problema ali não foi do ESP e sim do ABS, quando o ABS para de funcionar o ESP se desliga (como uma das formas dele atuar é freiando as rodas, sem abs ele não tem como saber a quantidade de pressão no freio e em vez de ajudar atrapalharia travando uma roda).
O ESP em si funciona com conjunto rodas e pneus diferentes atras e na frente, e carros ESPORTIVOS costumam ter medidas diferentes na frente/traseira, mas o ABS calibrado pra isso.

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Re: Sensores "Bixados" - Causa: Pneus!
Mas eles vem setados para as medidas das rodas. No C4 ele usa a mesma medida para as 4 rodas, nao tem como colocar individualmente.fmiglior escreveu:e carros ESPORTIVOS costumam ter medidas diferentes na frente/traseira, mas o ABS calibrado pra isso.
E foi o ESP o motivo que desativou, tanto que foi na curva. Alias, é o mesmo módulo o ESP e ABS. E o ABS consegue funcionar com medidas diferentes de pneu.