Após muita burocracia, ontem retirei meu C4 Lounge Tendance, branco perolado - cor lindíssima que sempre admirei nos Lexus.



A opção pela versão Tendance é estritamente pelo custo x benefício. Ela agrega bom nível de equipamento e segurança, custando (aqui) pouco mais que o C4 hatch de geração anterior e substancialmente menos que o Lounge THP.
O C4 hatch já atenderia às nossas necessidades, visto que Buenos Aires é uma cidade onde carro pode ser quase completamente dispensável, pois moramos 5 quarteirões de distância do trabalho. Vimos o 1.6 Pack e não optamos por ele por conta do pequeno espaço de porta-malas (temos um bebê - colocar qualquer coisa além do carrinho Quinny é complicado...) e o motor 1.6, além de ser um projeto antigo.
O C4 THP tem muita coisa a mais que o Tendance, óbvio. É praticamente outro carro, bem mais parecido, na verdade, com nosso carro anterior - também sedan, também turbo, super bem acabado e recheadíssimo de equipamentos. Pesou contra ele custar quase 2x o C4 hatch, o que, pelo pouco que realmente usamos o carro, não faria sentido algum.
Como rodei muito pouco no Lounge, o que posso comentar, até o momento, são alguns defeitos e qualidades que encontrei nele, no que tange acabamento e qualidade de construção.
Começando pelos defeitos, há rebarbas no acabamento de alumínio do painel e há um desnível perceptível pelos frisos da porta do passageiro, incrivelmente presente em 100% dos Lounge que encontrei aqui - absolutamente inadmissivel. O volante é gigantesco e realmente atrapalha a visão dos comandos. O câmbio tb é um pouco estranho pela minha falta de costume, pois prefiro engates curtos como o Golf, e a embreagem está alta, mas nada que um ajuste não corrija.
Ressalto a qualidade do isolamento acústico - não deve absolutamente nada ao nosso carro anterior, de segmento bem mais alto -, a linearidade do ganho de velocidade com o motor (embora eu sinta falta da "porrada" do turbo), o ar condicionado é glacial, o painel e comandos do carro são muitíssimo intuitivos e fáceis de configurar, a conexão multimidia é excelente, apesar da qualidade de som no buetooth ser baixa (sou um pouco audiófilo :P) e, por fim, o tratamento que eu tive no concessionário foi exemplar. Melhor que Audi dos Emirados Árabes, onde morávamos antes.
Algumas coisas que planejo fazer no carro, não necessariamente nesta ordem:
- baixar. Pelo amor de Deus, eu não estou brincando, este carro tem vão entre pneu e paralama maior que o C4 Aircross!!!! Já tem molas esportivas para ele??
- couro nos bancos e apoios de braço. Possivelmente caramelo.
- camera de estacionamento (ainda estou à caça de uma que sirva na luz de placa).
- fixar de maneira harmônica e sem marcas permanentes meu S3 ou um Tablet de 7" para usar como centro multimidia e GPS - principalmente como GPS, pois não conheço bem Buenos Aires e muito menos as estradas da Argentina.
Fiquem à vontade para sugestões e ajudar com os ups ;)

Ele na garagem!