Discussões gerais sobre todos os carros da linha C4.
ernanidamasceno
Membros
Estado: RJ
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Comparativo C4 Pallas 2013 x Civic 2012/13

Mensagem por ernanidamasceno »

Olá Pessoal,

Atualmente sou proprietário de dois carros médios sedam:

- Citroen C4 Pallas GLX 2.0 16 v Flex. Auto - Ano 2013 - (5.000 km rodado)

- Honda Civic LXL 1.8 16 v Flex. Auto - Ano 2012/13 - (20.000 km rodado)

Queria compartilhar com todos as vantagens e desvantagens de cada um em relação ao outro, fazendo um breve comparativo. Trata-se de um comparativo sem detalhes técnicos com resultados como tempo de aceleração, frenagem, etc. como fazem as revistas com pilotos repórteres. A intenção é descrever algumas vantagens e desvantagens, que eu notei um sobre o outro, para descrever a melhor opção de uso entre os dois automóveis.

Tudo se trata da minha opinião como usuário. Sou suspeito por dar preferência ao C4 Pallas, mas vou tentar ser bem sincero.

Aparência:

- O C4 Pallas apesar de ser considerado Médio Sedam, ele parece mais um sedam grande quando comparado com o Civic, isso em todos os aspectos. O C4 é maior, e possui visual de carro executivo, respeito, imponente, sério. Apesar de ser o mesmo modelo desde 2007 (acho), ele tem um visual ainda bem moderno e tecnológico, com lanternas trazeira e dianteira ainda compatíveis com a atualidade. Quando alguém te vires andando num C4 Pallas, esse alguém vai te respeitar.

- O Cívic apesar de ser considerado Médio Sedam, ele parece mais um Médio Cupê, se não fosse às portas trazeiras. Possui uma aparência mais esportiva, jovem e compacta. Apesar desse modelo com a sua nova trazeira bem polêmica, ainda assim tem sido o mais vendido da categoria.

Espaço interno e conforto:

- Sem sombra de dúvidas o C4 Pallas é mais espaçoso e mais confortável, possui bancos são mais macios, suspensão mais macia e possui mais espaço para as pernas para qualquer passageiro. As portas abrem mais e são maiores. Cabem três adultos atrás com tranqüilidade.

- Para quem utiliza cadeirinha de criança instalada no banco de traz, informo que no C4 Pallas cabem três cadeirinhas tranqüilo, já no Civic somente é possível utilizar duas cadeirinhas. Com a terceira cadeirinha a porta não fecha. (tenho três filhos).

- O Civic é muito duro. Parece que o carro foi rebaixado com molas cortadas. No entanto a suspensão é muito boa. Não bate nada. É toda firme sem folgas nem barulhos. Absorve pouco impacto. Responde rápido.

- No Civic, adultos com mais de 1,80m no banco de traz, bate com a cabeça no teto.

- O porta mala do Civic é pequeno e possui pouco aproveitamento de espaço com tanta curva e ondulações.

- O porta mala do C4 Pallas não preciso falar nada. É o maior que já vi, e ainda possui poucas saliências, sendo possível explorar melhor seu espaço.

- O acabamento plástico e forro de portas do Cívic é de melhor qualidade e são mais firmes, não fazem barulho, rangido, diferentemente do C4 Pallas.

Painel:

- O Painel é briga feia. Eu acho os dois muito lindo. O Cívic com o painel revolucionário de dois andares e com I-Mid (CB) que também é câmera de ré (que vem de série). A iluminação em tons de azul, que podem ser configurados para âmbar, vermelho, cinza, etc. Pode inserir qualquer foto de papel de parede, etc.. é muito bonito. A desvantagem, é que o Painel do Civic é um pouco poluído de informação.

- O painel do C4 Pallas é mais sério e mais limpo, com a meia Lua do painel central, com três display na mesma direção e central de volante fixo dão um ar futurista. Tudo possui muita simetria. Muitos quando entram no C4 Pallas falam “que espaçonave!!!” O Plástico do painel do C4 Pallas parece ser de melhor qualidade.

- Os comando no volante do C4 Pallas sendo com miolo fixo, acho melhor para ser utilizado. No Civic com a direção virada, às vezes me perco onde estar o botão que eu quero (me enrolo todo). No volante do Civic é possível somente controlar o CB, piloto automático e o som, já no C4 Pallas é possível, além disso, controlar outras funções como iluminação e A/C. Acho que faltou no C4 Pallas comando no volante central o botão para retroceder musica. (seta para esquerda, que pode exercer outras funções do CB). Outra coisa é a buzina do C4 Pallas que poderia ser no meio do miolo, acho que seria mais usual.

- O Painel do Civic é grande demais, avançado para cima do motorista, atrapalhando quem tem pernas grandes para entrar no carro (joelho sempre bate no painel na hora de entrar). Isso também faz gerar pontos cegos, pois o condutor fica muito distante do pára-brisa.

BT:

- O BT do C4 Pallas é sensacional. Adorei a qualidade.
- No Civic acho que para atualidade, o BT deveria vir de serie. Neste modelo LXL não possui BT. Somente a partir de 2013 passou a vir de serie.

Piloto Automático:

- Prefiro do C4 Pallas, devido o mostrador indicar a velocidade a qual esta programada. O Civic não aparece à velocidade programada, além do acelerador do volante responder muito lentamente. O Civic não possui limitador de velocidade.

Ar condicionado:

- Ambos possui ar digital e são muito bons, gelam muito.
- A vantagem do C4 Pallas é que o ar é Bi zone. Desvantagem do C4 Pallas é que a ventilação do ar condicionado faz mais ruído de vento, quando é necessário maior fluxo de ar. Parece-me que as saídas do fluxo do ar do C4 Pallas é limitada, gerando ruído do vento soprando, parecendo que o ar esta preso. Isso só ocorre quando o ar é bem requisitado. O fluxo do ar do Civic sai das bocas (maiores) do painel com maior facilidade, gerando menor ruído do vento mesmo com maior fluxo de ar e apresenta mais eficiência quando o carro estiver muito quente.

Segurança:

- Ambos para estas versões, possuem ABS com freio a disco nas quatro rodas e Air bag duplo. Possui ótima estabilidade em curvas. Sinto-me bem seguro em ambos.
- Acima de 160 km/h, o C4 Pallas me passa mais segurança. Parece ser mais estável.

Ruído interno:

- O C4 Pallas possui melhor vedação. Ele é bem mais silencioso. O Civic a 100 km/h faz mais ruído de vento.
Já com relação a barulhinhos internos, o C4 Pallas já aparece uns barulhinho aqui, outro ali, principalmente nos plásticos de portas. O Civic não bate nada.

Economia:

- O C4 Pallas possui tanque de combustível maior, porem menos autonomia.

- No civic existe duas tampas de combustível, a do tanque comum localizada na lateral trazeira e a do tanquinho de partida a frio no pára-lama dianteiro, e ambas podem ser abertas com comando internos no interior do veiculo, não sendo necessário chave e nem abertura do capo para abastecer o tanquinho. Diferentemente do C4 Pallas, que necessita de chave para o tanque comum e abertura do capô para acesso do tanquinho de partida a frio.

- A média de consumo do C4 Pallas na cidade 5,5 km/L e 10,8 km/L na estrada, já o Civic consome 9,1 km/L na cidade e 14,8 km/L na estrada. Uso em ambos somente gasolina aditivada BR (supra). Já cheguei utilizar a gasolina pódio em ambos, porem não achei surgir efeito algum, nem no consumo, nem no desempenho, somente no bolso $.

- O Civic possui o botão modo de dirigir “econ”, que aperfeiçoa o consumo, porem retarda um pouco as retomadas. Mas retarda muito pouco, vale a pena utilizá-lo em modo “econ”. O Botão “econ” retarda a abertura da borboleta de entrada de ar de combustão do motor, na relação de marchas do cambio automático e também alivia o peso que o compressor do A/C interfere no motor, diminuindo a eficiência do ar condicionado, tudo isso para economizar combustível. Eu sempre uso com o botão “econ” ligado, pois a perda de eficiência da aceleração é muito pequena, e a do A/C é praticamente desconsiderada. Um detalhe é que ao exigir do motor uma aceleração mais brusca, o sistema desconsidera automaticamente o botão “econ” e entra momentaneamente em modo normal de condução, até que o carro retorne a situação de cruzeiro, portanto, vale à pena dirigir sempre em modo “econ”.

Desempenho:

- O C4 Pallas atende melhor nas retomadas e acredito que também na final. Porem na arrancada o Civic é mais esperto. Se pisar fundo no Civic ele sai cantando pneu. Em baixas rotações ele é nervoso.

Cambio Automático:

- O Cambio automático do Civic é de 5 marchas e é um tremendo Luxo. Ele parece que sabe o que o condutor quer fazer.

- Tudo depende mais do pé do condutor do que da rotação do motor. Exemplo: Se sair com o carro andando bem devagar, logo ele vai passar a 2° e se continuar bem devagar, a menos de 20 km/h ele passa para 3°, e assim vai. É possível andar a 45 km/h mantendo o pé levinho em 5° marcha em modo automático. Mas se for exigido, ele responde muito rápido, sem nenhum solavanco ou tranco, muito suave, já fiz todos os teste e fico sempre impressionado, até de 5° para 1° marcha não se sente nada e nas reduzidas rápidas até parar o carro, ele vem reduzindo sem nenhum tranco. Só para vocês terem uma idéia, com o carro parado e com o pé no freio, você pode selecionar em modo manual, colocar 2°, voltar para 1°, colocar ré, selecionar automático, tudo sem nenhum impulso, solavanco ou barulho. Um tremendo luxo.

- O Civic possui um sistema que ao pisar, dependendo do torque, ele decide se é necessário reduzir marcha (s) ou somente aumentar rotação do motor mantendo a mesma marcha. É como se desacoplasse para patinar para poder ganhar RPM/potencia (a famosa beliscada na embreagem dos carro manuais). Exemplo: a 120 km/h com 1900 RPM em 5° marcha, ao pisar no acelerador somente um pouco, o giro do motor sobe para uns 3000 RPM, mantendo em 5° marcha (uma sensação de elasticidade) somente se pisar mais, ele reduz para 4° ou 3°....

- No Civic, quando selecionado para modo manual é possível trocar marchas através das borboletas no volante. É possível também em automático (sem passar para manual) atuar nas borboletas no volante e intervir nas marchas e segundos depois se a condução for de cruzeiro, ele retorna para automático automaticamente.

- O Civic também possui o modo “S” como no C4 Pallas, que deixa a relação de marcha mais reduzida. Em manual é possível sair em 2° marcha, porem não possuem o botão para condução em neve.

- O cambio do C4 Pallas me atende muito bem, não tenho problemas com ele, mas não se compara com o do Civic. Parece-me um cambio de menos tecnologia, sempre percebo alguns pequenos solavancos, principalmente nas reduções. Ele deixa o motor trabalhar com RPM muito alto sem passar a próxima marcha mesmo mantendo o pé leve.

Considerações Finais:

- O Civic não tem sensor de Chuva, BT, Limitador de Velocidade, possui poucos porta objetos, abertura da mala não tem amortecedores, o A/C não é bizone, a iluminação interna é precária, espaço interno é menor, mala pequena, é duro demais, transfere muito ruído de vento na estrada, chave não é canivete e possui mais pontos cegos. No entanto, possui manutenção mais barata, ótima pôs venda, baixa desvalorização, baixo valor de seguro, baixo consumo, direção mais leve, ótimo cambio automático de cinco marchas com borboletas, câmera de ré integrada no painel e tem aparência mais esportiva.

- O C4 Pallas não tem a 5° marcha, não tem borboletas no volante, não tem câmera de ré, não tem abertura do tanque no interior do veiculo, consome mais, valor de seguro é superior, pôs venda ruim e alta desvalorização. No entanto é mais espaçoso, mais macio, mais confortável, mais silencioso, A/C bi-zone, Limitador de velocidade, sensor de chuva, porta luva refrigerado, maior porta mala com melhor acabamento interno da mala com abertura auxiliada por amortecedores, mais comando no volante, BT, mais porta objetos, perfume no painel, melhor desempenho e tem aparência mais imponente.

- Bancar um C4 Pallas é mais caro (custo / beneficio), mas para quem pode, com certeza será mais bem servido.

- O Civic pode não atender muito bem uma família de cinco pessoas, devido espaço interno e porta mala ser limitado.

Conclusão:

Aqui em casa, utilizo da seguinte forma: O Civic é o carro da cidade (para trabalho), e também é o que minha esposa utiliza. O C4 Pallas somente eu dirijo e é preferencial da estrada e/ou para lazer.

- Eu particularmente, como um pai de família com três filhos, me identifiquei mais com o C4 Pallas, senti ser mais carro, mais masculino, mais imponente.... Se tivesse que ter somente um deles, escolheria ter o C4 Pallas. Por isso disponibilizo o Civic para minha esposa utilizar, até porque, minha esposa não se identificou muito para conduzir o C4 Pallas (adorei rsrsr), achou grandão, ela prefere o Civic, ela dominou bem o Civic, no entanto, no banco carona comigo dirigindo, ela prefere andar no C4 Pallas, devido dar maior conforto.

- Na cidade o Civic é mais pratico, mais espertinho em baixa rotação no transito, direção é mais leve, é menor, mais fácil de estacionar, tem ótimo jogo de direção, (com a direção toda virada, ele é capaz de fazer a volta em torno de si quase sem rodar uma das rodas trazeira). Por conta disso, procuro economizar meu Pallão e andar no Cívic na Cidade.

- Na Estrada eu prefiro o C4 Pallas, pois ele me oferece muito mais conforto, melhor posição de dirigir, me sinto mais seguro, menos ruído, etc. Exemplo: fazer uma viagem de 500 km nele é possível chegar ao seu destino descansado. È mais prazeroso. Gosto da suspensão tipo barca na estrada como os antigos Opalões. Navegando!

- De qualquer forma, são dois ótimos carros, e depende como, onde e de que forma será utilizado.

É isso ai Pessoal, falei muito. Espero ter agregado.

Espero comentários.

Ernani Damasceno
Imagem

Visite Tópico Painel Azul digito branco Invertido [ u r l = viewtopic.php?f=20&t=35004 [/url]

piolho
Membros
Estado: DF
Veiculo: Outros

Re: Comparativo C4 Pallas 2013 x Civic 2012/13

Mensagem por piolho »

Massa o comparativo. Melhor do que a maioria das revistas / sítios que temos por aí.
Só não entendi o que é "BT".

ederlima14
Membros
Estado: RN
Veiculo: C4 Pallas Exclusiv Flex Automático

Mensagem por ederlima14 »

Parabéns, colega, excelente comparativo. Como disse o amigo piolho, melhor do que muitos feitos em revistas especializada.

Concordo plenamente com tudo que foi exposto nesse comparativo.

Já tive 02 civic's (um 2003 e outro 2007, ambos automáticos) e pra mim o pallas é superior ao civic (refiro-me aqueles da geração que saiu de linha há pouco, esse novo não posso opinar pois nunca andei num) em todos os aspectos à exceção de 02: 1- câmbio e 2- liquidez de mercado.

Mas por outro lado, esse civic atual parece também ser um bom carro. Se eu tivesse condição de adquirir (e manter) 02 veículos, certamente ele seria o outro que estaria em minha garagem. Até lá estou feliz com meu pallas.

Abraços.

Sergitow
Membros
Estado: PE
Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Automático

Mensagem por Sergitow »

Se o Pallas viesse com esse câmbio novo de seis marchas...

ernanidamasceno
Membros

piolho escreveu:
Massa o comparativo. Melhor do que a maioria das revistas / sítios que temos por aí.
Só não entendi o que é "BT".

BT = Abreviação de Bluetooth.

Grande Abraço
Imagem

Visite Tópico Painel Azul digito branco Invertido [ u r l = viewtopic.php?f=20&t=35004 [/url]

Wah
Moderador
Estado: PR
Veiculo: C4 VTR

Mensagem por Wah »

Parabéns pelo comparativo! Excelente!!
Imagem

leokb
Membros
Veiculo: C4 GLX 1.6 Flex

Mensagem por leokb »

Mano, isso que eh comparativo de verdade. Falou tudo o que o usuário comum quer ouvir sem aquele monte de balela das revistas especializadas.
Eu sempre tive essa dúvida e vc veio direto ao ponto. Ficou muito bem escrito e objetivo. Minha família está crescendo e para se sincero eu estou inclinado a sair do meu C4 hatch para um Honda.

Abc
Léo

ernanidamasceno
Membros

Ok, Obrigado a todos pelos elogios.

Fiz esse comparativo com fotos lado a lado de cada detalhe, interno, painel espaço, porta mala, porem infelizmente não pude postar as fotos, devido um bloqueio de rede existente aqui no meu trabalho.

Mas assim que possivel (em casa), vou editar o topico postando as fotos.

Qualquer duvida referente aos modelos, fiquem a vontade para perguntar.

Bração a todos.
Imagem

Sergitow
Membros
Estado: PE
Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Automático

Mensagem por Sergitow »

Cara, minha namorada (atual) tem um Civic. Do ano, branco, top. Ela pira no meu C4. Vive dizendo que, se tivesse me conhecido antes de comprar o carro dela, seria mais feliz, porque eu faria ela comprar o C4... :D

ernanidamasceno
Membros

leokb escreveu:Mano, isso que eh comparativo de verdade. Falou tudo o que o usuário comum quer ouvir sem aquele monte de balela das revistas especializadas.
Eu sempre tive essa dúvida e vc veio direto ao ponto. Ficou muito bem escrito e objetivo. Minha família está crescendo e para se sincero eu estou inclinado a sair do meu C4 hatch para um Honda.

Abc
Léo

Valeu, muito obrigado!!

Quiz fazer um comparativo bem usual para nos ajudar mesmo.

Agora estou querendo que alguem que tenha, compare o civic x C4 Lounge THP. Acredito que o THP dê um banho no civic.
Imagem

Responder

Voltar para “Assuntos Gerais”